Portagens em Portugal: Há alteração nas classes de veículos
O Governo português anunciou hoje alternações ao que diz respeito às portagens, mais concretamente à classe de veículos.
Na informação publicada no site oficial do Governo, pode ler-se que foi aprovado o decreto-lei que procede ao ajustamento das classes 1 e 2 de veículos para efeitos de aplicação das tarifas de portagem por quilómetro de autoestrada.
Segundo as informações publicadas, com a presente alteração, passam a beneficiar da tarifa de portagem da classe 1 veículos automóveis com peso bruto inferior ou igual a 2300 kg, altura ao primeiro eixo inferior a 1,30 m e que cumpram a norma ambiental EURO 6 relativa às emissões automóveis.
O diploma vem adequar o quadro normativo nacional à legislação europeia em matéria de segurança rodoviária e de sustentabilidade ambiental dos transportes, promovendo a coerência no tratamento dado aos utilizadores das autoestradas.
Norma ambiental EURO 6
A norma europeia Euro 6 é uma norma ambiental que entrou em vigor em setembro de 2015. O seu objetivo é limitar as emissões de determinados gases poluentes produzidos por veículos rodoviários. Por outras palavras, obriga os fabricantes a criar carros e camiões mais limpos. Os fabricantes estão a ser obrigados a cumprir os níveis de emissões cada vez mais reduzidos de partículas e de óxido de azoto (NOx).
Inicialmente aplicadas a veículos pesados, desde 1991 as normas europeias aplicam-se também aos veículos ligeiros. Nos últimos anos, as emissões de óxido de azoto foram consideravelmente reduzidas e a tendência mantém-se.
Estas normas para os veículos ligeiros estão numeradas de 1 a 6. Quanto maior o número, mais recente é a norma. A Euro 6 é a norma mais recente e aplica-se a todos os veículos matriculados a partir de 1 de setembro de 2015 inclusive. Isto significa que todos os novos veículos comercializados num Estado-Membro da UE após esta data devem cumprir a norma Euro 6.
De referir que o ajuste ao nível das classes já vinha a ser reivindicado pelo setor, nomeadamente, pelo grupo PSA, que tem uma fábrica em Mangualde e tinha referido que o investimento em Portugal poderia estar em causa caso se mantivesse o modelo de pagamento das portagens ser anexado à altura dos veículos.
Com esta alteração, a nova viatura que está a ser fabricada em Mangualde, passa a ser considerada classe 1, e assim a pagará menos de portagens, por ter mais de 1,10 metros de altura.
Este artigo tem mais de um ano
Deixaram novamente as motas de fora, uma vergonha
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As motos são classe 1 se tirarem bilhete nas portagens. Mas se adoptarem via verde têm 30% de desconto. Não se entende bem porque é que têm classe inferior só com via verde. Mas em boa verdade também não entendo bem porque é que há pessoas que ainda não têm via verde, seja carro ou moto!
As motas deviam pagar no máximo 50% de classe 1. O desgate que provocam no piso é uma fracção do que um carro provoca.
praticamente não desgastam. os carros deitam óleo, são 4 rodas gigantes, são mais pesados e ocupam mais área por isso a mota deveria de pagar 25% da classe 1.
tenho a viaverde e pago com 30% de desconto mas acho que deveria de ser descontado mais.
as auto-estradas não são apenas piso, tens iluminação, vegetação etc.
mas concordo as portagens para as motas deveriam ser mais baratas com ou sem via verde.
Finalmente, apenas com … 30 anos de atraso, alinhamos as classes dos veículos, para este efeito, pelo mesmo valor de altura que os restantes países da europa. Mas ainda assim conseguimos deixar de fora a coerência no que se refere aos motociclos.
Quantos aos motociclos nada de novo… daqui a 30 anos talvez haja novidades, é preciso é encher os cofres seja com portagens, multas ou inspecções que não dão em nada.
A esquerda queria separar as motas para pagarem menos. Mas nada feito. Acho que nem foi a parlamento.
A viaverde faz 30% de desconto, já é uma boa fatia!
Fui eu que percebi mal ao ler ou ficou ainda pior?
Pelo que entendi as novas regras para classe 1 são:
Peso bruto inferior ou igual a 2300 kg;
Altura ao primeiro eixo inferior a 1,30;
Norma ambiental EURO 6.
Isto quer dizer que veículos anteriores a 2015 sem norma EURO 6 ficam fora da classe 1?
Deve ser mau entendimento meu, pelo menos espero bem que sim!
A minha interpretação é que esses 3 factores, se todos cumpridos, conferem classe 1 a veículos que eram considerados classe 2.
As restantes situações continuam a ser como eram.
Por exemplo: jipes velhos continuam a ser classe 2, muito por causa de não cumprirem a norma ambiental em causa.
Também entendi isso…
fiquei a pensar o mesmo…
e também não percebi a parte final que diz que paga menos portagens por ter mais de 1,10m. não seria paga menos portagens por ter menos de 1,30?
O carro da PSA em causa, que tem 1,10m de altura no primeiro eixo, paga menos, assim como todos os veículos matriculados depois de 1 de Setembro de 2015 inclusive, que cumpram as normas acima descritas.
ex: o meu Patrol de 97 não é abrangido porque não é euro 6.
bom dia João,por aquilo que eu estou a perceber (e nunca me tinha apercebido sequer dessa historia da norma euro 6 ,pois era suposto a partir de 95 todos os carros ja a cumprirem)o meu frontera também não esta abrangido pois por aquilo que estive a pesquisar agora está dentro da norma 3.sabes o que é necessário fazer e alterar para que passe a cumprir esta norma 6 ?obrigado
não leste mal, as mudanças apenas beneficiam as viaturas novas motor euro 6 e altura superior a 1.30cm que passavam a classe 2 assim com a alteração passam a classe 1, já os carros antigos mantém-se tudo igual como até agora…
um remendo na lei para resolver um problema com os fabricantes de automóveis…
Está bem escrito. Percebeste mal.
“Passam a beneficiar” e “alarga classe 1” significa que a classe 1 passa a ficar com mais veículos ficando estes a pagar menos que pagam agora.
fui ler o comunicado do conselho de ministros e diz exatamente o que está no texto: “passam a beneficiar da tarifa de portagem da classe 1 veículos automóveis com peso bruto inferior ou igual a 2300 kg, altura ao primeiro eixo inferior a 1,30 m e que cumpram a norma ambiental EURO 6 relativa às emissões automóveis.”
a minha interpretação é: os três critérios aplicam-se a qualquer viatura de qualquer tipo e têm que ser cumpridos em simultâneo, se falhar um deixa de ser classe 1.
a ser assim:
– alarga-se a abrangência com a altura passar para os 1,3m;
– mas restringe ao excluir da classe 1 qualquer veículo que não cumpra com a norma euro 6.
ou seja, será que vamos ver um ligeiro vulgar que “ontem” era classe 1 sem margem para dúvidas a passar para a classe 2 porque é mais antigo e não cumpre a norma euro 6?
esta é a minha dúvida
Muito bem observado. Por um lado querem que se compre carros novos para a França e Alemanha ficarem com o lucro, e não tendo em conta que os IPO verificam as emissões em cada Inspeção.
Ainda falta saber é se as concessionárias das autoestradas ainda vão pedir indemnizações pelo valor que vão deixar de receber e se alguém lhes vai responder que o decreto lei agora aprovado devia ter características retroativas, tendo as concessionárias que devolver anos de portagens mal cobradas. O meu Chevrolet Trax paga classe 2 desde 2013 por ter 1,11cm no eixo… Enfim…
Isto traz água no bico… Pelo que se lê, um carro que agora não cumpra as 3 regras (por exemplo não cumpra o Euro 6) vai passar a ser classe 2. Será isso? Para a Brisa é um excelente negócio! E para o governo ainda mais. Se for apenas uma adenda às regras anteriores, menos mal.
Falava-se também em baixar portagens para 50% para motas, mas esta também parece que foi esquecida.
Não.
Não a norma euro 6 só se aplica a veiculos 2015 em diante, isto significa que todos os modelos produzidos que não cumpram a norma passam a classe 2 .
Nos anteriores não é aplicável
“A Euro 6 é a norma mais recente e aplica-se a todos os veículos matriculados a partir de 1 de setembro de 2015 inclusive.”
Não passam a classe 2, as regras de classe 1 em vigência devem manter-se, não faz sentido isso ser alterado.
Do que leio, entendo que os veículos que ate agora foram considerados classe 2 e que cumpram os requisitos acima indicados passam a classe 1.
Exatamente !
Em qualquer circunstância isso é um absurdo completo os carros serem nas portagens dependendo da tecnologia que usam para se locomover. As emissões dos veículos já são taxadas, querem taxar a mesma coisa quantas vezes?
eu não percebo as diferenças nas classes, cá altura de eixo e tretas, até parece que importa muito. se tiver um carro com uns amortecedores com 10m de altura, é classe 20?
óleo na estrada, barulho, desgasta no alcatrão, …
Só um ignorante é que pode achar que as taxas da “ecologia” estão relacionadas com o ambiente, é tudo negócio, tudo. Os alemães e os franceses precisam urgentemente de vender carros. Quem tenha um carro mais antigo deita o seu para o lixo mesmo que ainda o esteja a pagar, e volta a contrair uma dívida à banca francesa e alemã para a que a festa continue.
é mesmo isso. se lixe o ambiente. viva o petróleo e à poluição!
não seja infantil
Quero saber o que vai acontecer aos comerciais que têm peso bruto acima dos 2200kg e que pagavam classe 1.
Igual. Classe 2.
Mas espera pelo DL sair no DR.
“O diploma vem adequar o quadro normativo nacional à legislação europeia em matéria de segurança rodoviária e de sustentabilidade ambiental dos transportes, promovendo a coerência no tratamento dado aos utilizadores das autoestradas.”
Qual é a dúvida? É uma transposição para Lei nacional. Não é negócios. Quem está na classe 2 com aqueles termos passam agora a classe 1. O resto penso que não se mexe.
Leiam o decreto lei;
Fazem tudo pela calada, alem de ter a via verde também é só para veículos com matricula a partir de 1 de Janeiro de 2019.
Salvo melhor opinião, só passa da classe 2 para a classe 1 se preencher comulativamente os 3 requisitos exigidos. Se falha num deles, continua na classe 2.
Os que já eram da classe 1 não mudam para a classe 2, obviamente…!
Salvo melhor opinião, só passa da classe 2 para a classe 1 se preencher comulativamente os 3 requisitos exigidos. Se falha num deles, continua na classe 2.
Os que já eram da classe 1 não mudam para a classe 2, obviamente…!
Mantém-se então a classe 2 para o Tesla X …
Não faço ideia, nem entendo, porque é que isto não pode estar dividido em classes mais simples:
Motos
Ligeiros
Pesados Passageiros
Pesados Mercadorias
*Mas que raio de diferença vai fazer se um ligeiro tem mais ou menos de 1,10m de altura no eixo da frente?!
Ora, até que enfim alguém vai ao ponto da questão.
Quando dizem “O diploma vem adequar o quadro normativo nacional à legislação europeia em matéria de segurança rodoviária e de sustentabilidade ambiental dos transportes, promovendo a coerência no tratamento dado aos utilizadores das autoestradas.” Mentira! Nos países da Europa que conheço os veículos ligeiros pagam classe 1 independentemente de alturas, tracção 4×4, ou peso bruto qualquer até os 3.500 kg dos ligeiros.
Além disso, acho que os veículos mais antigos e teoricamente mais poluentes deveriam andar nas autoestradas para se evitar passarem no meio das populações, ou seja, até deveriam ter desconto 😉
Em relação aos carros mais antigos: Não tinha pensado dessa forma, mas é um bom ponto de vista. Mas por outro lado, os pesados e carros maiores normalmente até gastam mais, logo poluem mais e nas autoestradas pagam sempre mais também
Bom dia,
Tem toda a razão, é uma discriminação o fator ambiental com as classes de portagens.
Mas não é só isso, esta lei é mais uma habilidade do governo para continuar a encher as concessionárias. É que só beneficia desta vantagem os motores euro 6. Ou seja, só os mais recentes. Mas segundo o que se pode ler na lei é vão já começar a pagar classe 2 por exemplo as PIKUP, que até agora pagam classe um porque tem menos de 1.10m ao primeiro eixo mas o peso bruto de 2610kg. Há muitos caos destes eu por exemplo tenho uma 4×4 que paga classe 2, só em Portugal porque é classe um em Espanha, Marrocos e em t6oodo o lado. Tenho 4×2 de tem menos de 1.10m e paga classe 1, agora começa a pagar classe 2, como eu há milhares no pais, gostava que me esclarecessem isto
Alteram-se as classes devido aos novos “tempos”, falando claro de SUV’s e afins… e actualizarem as velocidades na autoestrada…não? Não digo meterem máximas de 150km/h mas se calhar 130 ou 140 não era mau pensado…
Com a ganância atual em Portugal, nos custos de combustíveis dentro das autoestrada. No futuro, ter um veículo elétrico e viajar numa autoestrada será um drama e caríssimo, quando for a pagar. Lembrem-se que a eletricidade, é uma das mais caras da Europa. Então dentro de uma autoestrada !?
Os carros matriculados a partir de Jameiro de 2015 são obrigados a cumprirem a norma Euro&. Não significa que carros anteriores não cumpram esta norma que na prática são valores de emissão. A Nv200 tem 1,18 ao eixo e peso bruto de 2200 , mas de 2013 se tiver o tal nível de emisoes, passa a classe 1. Era uma aberração, porque mais leve e mais compacta do que outros comerciais. Claro que só comprei porque tive desconto e pensei que usava menos nas AEs. Aliás fiz queixa no provedor mas ele pediu-me que fizesse queixa junto do governo e depois lhe comunicasse como correu o processo. Surreal…
Actualizem que a norma em vigor é a Euro 6D (Temp)…bastante diferente da Euro 6 , exactamente por ese motivo foi necesario rever estes valores e do IUC
A Renault/dacia não tem nada a dizer? Rebaixaram o Duster e só agora é que estes animais resolveram o assunto?
Rebaixamos um e adicionamos peso ao kadjar com uma versao especial so para Portugal por culpa destas leis da tanga sem sentido nenhum.
meu rico Peugeot 108 de 2018 quer dizer vou pagar menos
O mais giro é que desde Janeiro já existe uma resolução no sentido dos motociclos pagarem metade da classe 1… Talvez até 2050 a coisa passe a valer 😛
https://www.dn.pt/motor-24/interior/parlamento-aprova-que-motociclos-paguem-metade-da-classe-1-nas-portagens-9028373.html
Esta lei é mais uma habilidade do governo para continuar a encher as concessionárias. É que só beneficia desta vantagem os motores euro 6. Ou seja, só os mais recentes. Mas segundo o que se pode ler na lei é que vão já começar a pagar classe 2 por exemplo as PIKUP, que até agora pagam classe um porque tem menos de 1.10m ao primeiro eixo mas o peso bruto é de 2610kg. Há muitos casos destes eu por exemplo tenho uma 4×4 que paga classe 2, só em Portugal porque é classe um em Espanha, Marrocos e em todo o lado. Tenho uma 4×2, que tem menos de 1.10m e paga classe 1, agora começa a pagar classe 2, como eu há milhares no pais, gostava que me esclarecessem isto.
Vamos divulgar o que esta a passar ao lado até dos jornalistas.
Obrigado a todos
E uma vergonha pois aqui en frança a gente paga classe um para todos os carros e jeeps com a condição que nao ultrapassem 2 m de altura
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Gatunagem!