Portagens baixam 30% nas ex-SCUT… mas apenas para pesados de mercadorias
São muitos os que têm defendido que as portagens, especialmente no interior, deveriam ter um valor inferior no sentido de contribuir para a competitividade da atividade económica. O governo nunca cedeu a tais "pedido" mas, há agora um desconto de 30% para os pesados.
Saibam quais as autoestradas abrangidas por este desconto.
De acordo com o que é revelado pelo Jornal de Notícias (JN), nesta edição de segunda-feira, os pesados de mercadorias vão pagar menos 30% no valor das portagens nas antigas SCUT do interior e do Algarve (A22, A23, A24, A25 e A4). O jornal refere que esta medida será aprovada em breve em Conselho de Ministros, onde serão também anunciadas outras medidas de apoio ao interior.
Segundo o ministro Adjunto do primeiro-ministro, Pedro Siza Vieira, o objetivo destas medidas é “contribuir para a competitividade da atividade económica” nessas regiões. Apesar de se ter chegado aos 30% de desconto, o valor da redução no custo de portagem começou por ser de "apenas" 15%.
Apesar de ser um começo interessante para a mudança, alguns empresários lamentam que os ligeiros de mercadorias e as viaturas particulares sejam excluídos deste desconto.
O Governo prepara-se para anunciar uma medida que só beneficia, e mesmo assim pouco, as empresas de transportes. E os empresários que não tenham pesados mas apenas ligeiros de mercadorias, que são a maioria daqueles que aqui existem? E os cidadãos? A redução ou eliminação de portagens é a medida que traria impactos imediatos nestes territórios
Presidente da Associação Empresarial da Beira Baixa, José Gameiro
Além desta medida, o primeiro-ministro António Costa já tinha anunciado uma redução do IRC para empresas instaladas no interior.
Este artigo tem mais de um ano
É parece que a greve dos caminhoneiros aqui no Brasil ajudou vocês até aí em Portugal .
Ajudou mesmo, começaram a ver que também aqui têm força, ameaçam com paralisar tudo e quem se lixa é o mexilhão… Como sempre… Algum oportunismo ofusca os direitos legítimos do protesto… É a minha opinião.
Cá tbm ameaçaram. E da ultima vez que fizeram greve não foi bonito :/
É uma greve ilegal. Não é sequer considerado greve.
Os lobbies a funcionarem. Inadmissível!
Não é bem assim as portagens para pesados de mercadorias estavam caríssimas no interior, temos movimentos para trazer pessoas para o interior mas para isso é preciso virem empresas também, e ao preço que as portagens estavam era insustentável para elas levar o seu produto para os portos, principalmente tendo em conta que as vias ferroviárias de mercadorias no interior são praticamente inexistentes.
…e baixar as portagens 30% vai resolver isso ? Estás a falar de que empresários ?