PplWare Mobile

Porque razão será o iOS mais fluido e sólido que o Android?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. João says:

    A meu ver o iOS só é mais fluido que o Android pois o iOs é feito para meia 3 ou 4 configurações e o Android é aplicado em milhares.

    E quem fala de iOS também pode aplicar o mesmo ao Windows vs Mac…

    • Tiago says:

      Sou da mesma opinião…
      A Apple faz (e bem) o seu SO para o “seu” hardware, logo conhece bem as configurações que deverão de ser feitas.

      Já o Android é feito para correr em vários dispositivos com as mais variadas especificações e configurações, o que, como é óbvio, é mais difícil de afinar e é normal ocorrerem erros.

      Já para não falar das linguagens utilizadas, que o autor do tópico mencionou.

      Não sou grande expert nestes SO, nunca trabalhei com dispositivos Apple (apenas experimentei os de colegas) e tenho um Android há cerca de um mês que serve só mesmo para me iniciar na área (Optimus Pequim – Android 2.1), pois apenas dei 19,99€ por ele numa promoção que a Optimus fez.

      • Gonçalo says:

        O mesmo se aplica a consolas vs PCs/MACs/Portateis, etc. onde pior hardware por ser fixo de versão em versão de consolo facilita (em muito) um desenvolvimento de código optimizado e que aparente ter melhor desempenho que num código para um hardware superior mas com outro SO, outras drivers, etc.

      • ZéBedeuVGBR says:

        Não é bem assim, o problema de um sistema operacional “terceirizado” como o Android é que necessariamente ele deve rodar uma camada de software acima do que rodaria o iOS, pois essa camada “acima” seria justamente a parte que não se importa em que hardware está rodando, o trabalho pesado é dos fabricantes de celulares pois a camada mais baixa do software tem que ser deles e aí entram os problemas, duas camadas de software feitas por empresas diferentes tendo que conversar entre sí (firmware + rom + drivers vs Android). É aí onde o android mais perde em relação ao iOS. Seria a culpa maior. A outra parte é culpa da própria arquitetura do Android, a forma como ele executa seus aplicativos, como mencionado no excelente texto. O Android cria máquinas virtuais cada vez que executa um aplicativo.

    • Revolution says:

      Concordo totalmente, é muito mais fácil programar para 4 dispositivos do que milhares deles, eu pessoalmente tenho um “Optimus Bosta” por isso o meu termo de comparação é diminuto, e como qualquer pessoa que gosta de tecnologia, adorava ter um
      Ipad, Iphone etc, mas também gostava de ter um dispositivo high end com android, só me falta tempo($$$$), mas voltando ao cerne da questão não fazia sentido que os tab’s e o smarthphone da apple se arrasta-sem com o IOS, alias nem me passa pela cabeça que a apple o pudesse fazer, porque ai sim era o descalabro,programar para 4 dispositivos, cobrar uma pipa de massa, ter uma politica tão particular que a apple tem sobre os seus produtos. Dificilmente o android ira ser tão bem conseguido como o IOS, talvez no futuro em dispositivos da google.

      • Marisa Pinto says:

        Mas eu também tenho um Optimus BOSTON, e olha que de bosta não tem nada… é um smartphone super resistente, que funciona na perfeiçao, tem tido as suas pancas por também eu exigir muito dele e de quedas etc, mas é smartphone para correr tudo na perfeição sem se queixar muito ou tanto como já vi alguns 😉

        • Revolution says:

          Sim Marisa é verdade,o meu deu 2 tombos jeitosos e está pronto para as curvas,eu pensava que devido a sua capa de plástico ultra fina se ia partir todo, mas pelo jeitos não, a sua flexibilidade torna-o mais resistente ao impacto :), eu estava a comparar em relação ao Iphone e os High End…Usas a rom original?

      • m4nr_ says:

        Bem, mas ainda há o Windows Phone, que também é programado para diversas configurações e ainda assim é mais fluído que o Android…

        Pode ter algo a haver com a linguagem de programação, como foi referido no texto com o iOS, ou mesmo pela implementação de requisitos mínimos para o SO.

        Talvez, se o objectivo do Android for mesmo batalhar com a Apple (e, talvez, com a Microsoft, afinal, é tudo concorrência…) o melhor seja mesmo remodelar todo o Android, e não estou a falar do que aconteceu com o ICS, mas de uma maneira mais radical, estilo Windows Mobile 6.5 -> Windows Phone 7.

        • Fleshfly says:

          Tenho um ipad2 e um galaxy tab 8,9 Lte (1,5ghz), nem sequer é possivel comparar! O galaxy tem 0 de fluidez e se abrir duas ou 3 aplicaccoes e o descalabro total. O ipad esta anos luz em todas as frentes e custa o mesmo que o galaxy.

        • Jose says:

          É mesmo da linguagem de programação, o java é uma linguagem que até pcs consegue por a arrastar, mesmo optimizado, não é uma boa linguagem para se programar.

          • miguel says:

            espero que realmente tenhas conhecimento de causa quando fazes uma afirmação dessas, nomeadamente que o prob é da dalvik machine e não do Java. Mandar para o ar um comentário só porque sim não faz muito sentido. Java não é uma boa linguagem para se programar é uma afirmação ridícula.

        • Ricardo says:

          É verdade que o Windows Phone tem de correr em mais dispositivos diferentes que o iOS, mas a Microsoft impõe fortes restrições nas configurações de hardware aos fabricantes (ao contrário da google), além do que a maioria das aplicações se baseiam no paradigma metro, que suponho tenha sido bastante optimizado para correr nessas mesmas configurações.

          @Jose: provavelmente percebi mal, mas dizer que Java não é uma boa linguagem para programar também é um pouco forte de mais, com tanta coisa a correr Java por aí 🙂
          um programa compilado para uma máquina virtual (java->JVM, C#->CLR, etc) pode não ter tanta performance como o seu equivalente em código nativo, mas tem garantias de correr em todas as plataformas onde uma implementação da máquina virtual exista, o que facilita bastante a tarefa dos programadores quando desenvolvem para várias configurações de hardware diferentes. Em parte compreendo a utilização de Java no Android, dado o número massivo de dispositivos a suportar, mas não deixo de concordar que o java está a limitar seriamente a performance.

    • wiiware says:

      Isto não faz sentido nenhum comparar enfim
      metem o HTC one X frente ao iphone 4s é a diferença é abismal ate da vontade rir

      é mesmo que comparar um ferrari a um fiat uno
      Android só é lento em dispositivos de baixa gama é mesma coisa que iphone 3gs com ultima versão do ios borraxe todo lol

      • Ai não faz sentido? Olha eu tenho um Optimus One armv6 com 600mhz, um Nexus S armv7 com 1ghz, um Galaxy Note armv7 dual-core a 1,4ghz, um One X armv7 1,5ghz quad core e um Galaxy Nexus 1,2ghz. Achas mesmo que não sei comparar toda a gama de Androids com toda a gama de iPhones? E em todas as gamas todos os Androids são lentos e se arrastam comparado com os respectivos iPhones.

        Comprar o Android topo de gama com o iPhone 4S (topo de gama da Apple) claramente não faz sentido nenhum.

        Não deixo de preferir o Android pela sua personalização, mas é um facto que o iOS é muito mais rápido e sólido que o Android 4.0.3 que equipa o melhor smartphone (em termos de hardware) do mundo.

        • wiiware says:

          Nem comento tal disparate, o HTC one X é rápido e fluido em todos os aspectos nada de quebras de fluidez pelo contrario é o Smartphone do momento tem tudo que uma maquina precisa , é uma excelente maquina e ultra rápido ate agora ainda não ouvi queixas bem pelo contrario , queixas há do iphone 4s por ser demasiado limitado e já estar ultrapassado
          o iphone 4s é uma autentica peça de museu comparado com a concorrência

          https://www.youtube.com/watch?v=Ldq2tNLRDwA
          Wake up apple

          • Onde me viste escrever que o One X era lento e que tinha quebras de fluidez? Eu disse que o iOS era mais fluido e sólido que o Android.

            Se não sabes distinguir entre hardware e software então nem vale a pena continuar 🙂

            Abraço, bom fim de semana.

          • Dude says:

            És um verdadeira parasita a tecnologia..lê….pensa e depois comenta

        • wiiware says:

          infelizmente não sabes o que dizes
          se o HTC one X se todos os sites dizem que é o melhor smartphone feito ate data.
          Peça de museu é iphone 4s que se mantem igual ao outros desde o inicio

          o hTC one X tem tudo que é preciso Android 4 e Sense 4 é muito rápido e fluido o TOPO DE GAMA e ganhou premio da WMC 2012 como Smartphone do ano é o primeiro QuadCore da Nvidia se isto não chega acordem para a vida a apple esta morta desde que saiu o primeiro Android lol

          • xivi says:

            a apple está morta??? droid fanboy ao extremo. Ridículo no minimo

          • wiiware says:

            Não consigo perceber como é que ainda se vendem essas peças de museu chamadas iphone enfim contra Apple fans nada feito
            https://www.youtube.com/watch?v=Ldq2tNLRDwA

            Quadcore 1.4 da Nvidia com 12 núcleos Cuda GPU é uma autentica Bala se isto é lento lololol Rápido , fluido em todos aspectos Basta ver nos jogos o Riptide Gp corre a 60 frames com dobro dos graficos do iphone que corre apenas a 30frames com algum LAG
            ou ShadowGun a diferença nestes jogos é abismal estamos a falar de 4x mais potencia gráfica, o HTC one X Arruma com concorrencia para canto da 20 a zero ao iphone

          • Joel says:

            Todos os sites dizem que o HTC one X é melhor que o iphone 4s.

            lol RIDICULO, só deves ver os sites que te interesa só pode… ou andas a sonhar muito.

          • Relvas says:

            @Wiiware- Devias olhar menos aos spec’s. Spec’s não são tudo. não é por ser quad-core que há partida vai ser melhor que o dual core!!!!

            Sabes bem que a optimização de sistema é o que mais importa, com menos conseguir mais!!!!!

            Eu já tive oportunidade de mexer num One X, e gostei bastante mesmo. nada a ver com o restos dos androids. Tal que acabei de comprar um para o meu pai.. e olha que sou utilizador Apple em mac e iphone.,

            Mas para mim, dada a minha depedência de certas coisas fico ainda com o que tu chamas desactulizado 4S.

            Que ao que muito te enganas, ainda enxerga uma grande performance, bem como vai receber actualizações durante uma meia duzia de anos. Já com o one x apenas quando a htc e operadores bem o entenderem. Dizeres que é desactualizado e etc. só te fica mal. E vê-se claramente que só sabes olhar a uma face da moeda e não há outra! Em termos de fluídez sabes que o iOS é maior porque prioriza as animações, face ao desempenho.

            Como já disse gosto basntante dos 2. O one X tem grandes hipoteses de ser dos melhores produtos deste ano, mas ainda falta.. falta meio ano. Falta o novo iPhone, o grande novo SGS III.. etc..

            Têm calma e não sejas tão fanático 😉

            Cumps

          • MasterHD says:

            Para que um Os rápido se de funcionalidade é zero? básico e simples demais , e de rápido não tem nada o Ios , se rapidez é deslizar entre os menus no iphone é fácil vão ao android 4 ao launcher e a fluidez é superior ou a mesma

          • Paulo says:

            O meu tractor puxa mais que o meu carro, mas não me serve para ir ao café. Acho que um iphone que dá luta a droids novos todos os meses com cada vez mais cores diz tudo acerca da qualidade do produto. Agora Droids de ultima geração e iphones de ultima geração não são para as vossas/nossas unhas, por causa de esbardalharem dinheiro é que o país está assim.

          • Paulo says:

            Só fala mal dum Apple quem não tem um, quem queria ter mas não tem estaleca para tal, ou quem anda a dormir…! Wake up…!

          • Nha says:

            Isto de dizer que uma é melhor só porque vem com hardware X,desculpe lá mas, são coisas… Eu ainda não entrei na era Smart, ainda th telemóveis(2) digo que um (samsung) tem 5 Mgp de câmara e outro (sonyericsson) tem 3 Mgp, mas se vires as fotografias das duas ficavas com a vergonha da de Samsung, por isso deixa-te dessas comparações,

        • MasterHD says:

          Duvido muito que tenhas algum Android caso contrario não falavas sem fundamentos
          o oneX é Arm9 Quadcore 1.4 Gpu 12 cores o que resulta numa excelente velocidade e performance

        • MasterHD says:

          Análise HTC One X – O melhor smartphone do mundo

          Criado por Francisco Franco em 24 de Abril de 2012 | 187 comentários
          deves ser bipolar agora estas falar mal do Android e dizer bem do iphone ???? não te percebo sinceramente quem compra Android nunca mais volta ao iphone digo eu ….

          • Bolas…será que não se sabe ler neste país? O One X é um telemóvel equipado com Android. O iPhone é um telemóvel equipado com iOS. Eu disse que o One X é o melhor smartphone do mundo. Mas digo que o iOS é o melhor sistema operativo em termos de solidez e fluidez.

            Qual é a dúvida?

          • Joel says:

            Francisco Franco estas correcto, caga para estes totos…

          • Joel says:

            O iOS é mais estável sim senhor, e só não vê que não quer.

          • Semnome says:

            Francisco Franco tu estás correcto, existem é pessoas que não sabem ler.

            Alguns exemplos para ajudar os mais tapados:

            O que é que interessa ter um quad-core se o programa que temos para correr não está optimizado para multi-core?

            -/-
            Voltando atrás no tempo, sim tenho um PC com uma intel core-duo 2gb de ram e etc (hipotéticamente melhor PC naquela altura) mas tenho o VISTA instalado.
            em comparação está alguém com por exemplo um computador com menos specs mas a correr o XP. O PC não é o melhor do mundo mas o SO é muito mais estável que o Vista.

            ————-/—————–

            As Specs não são tudo. Ter o melhor carro em specs NÃO SIGNIFICA ser o melhor piloto do mundo.

          • Miguel Santos says:

            Não, não!! A minha pilinha é que é a maior!

        • MasterHD says:

          A duvida é se a Apple paga para andarem a dizer isto o ios é tão limitado que nunca mais compro iphone , quero um Os que seja funcional e de para mexer ao nosso gosto não um os basico e simples demais como o ios é comparar Alhos com bogalhos …
          » uma coisa é um os básico e simples para quem não gosta de personalizar o os e quer uma coisa demasiado básica e simples pois percebe pouco do assunto e não se esta para chatear com personalização e extras e gosta de dizer tenho um iphone lol

          » quem realmente faz uso dum Smartphone compra um Android Alem da excelente gama de aplicações tem um OS rápido , fluido e muito estável e um nível de personalização único que distingue o seu Smartphone dos outros todos como as imensas opções do HTC Sense 4 é unico e brutal…
          Ter um Android é ser livre e ser diferente de tudo o resto

          • Relvas says:

            Amigo mas será que não falas uma coisa com jeito?????

            Para que raio é que tenho de estar a amaricanar (personalizar) o meu telemóvel???? será que não tens mais nada para fazer? Sabes o que são miudas ao menos. Já falaste com uma??????

            é possivel sim personalizar o iPhone. Jaibreak. Se o sinto necessidade em fazer? nao. Se o iPhone é limitado? não. Se eu sou limitado por não o fazer? não. tenho um QI bastante elevado, e percebo mais de programação mesmo não sendo a minha área de com que tu algumas vez hás-de perceber!

            Dizeres que um iPhone é básico só mostra a tua ignorância!

            Sim existem equipamentos Android bons (viste ao contrário de ti soube falar bem) assim como o iPhone é um excelente equipamente. De longa duração!

            Para de ser ressabiado. O iOS é mais fluido. E não digas como noutro post que é so para ver velocidade de ecrã porque não é!!!!!

            ou será que tu és mais intiligente que eu.. e que metade das pessoas que estão aqui e sabem do que falam! ao contrário de ti?????

            Ter android. É estar perdido. ficar à espera de actualizações para um equipamente que custou 400-500€ e que nem as pode chegar a receber.

            ter android? é permitir eu conseguir espiolhar a vida toda de colegas minhas. Só porque não sabem resguardar o telemóvel, e porque o sistema é aberto.

            Ter android? é ter aplicações com menor performance, e com muitas vezes interfaces sofríveis, que nos tablets então não são mais que maximizações das aplicações de telefone..

            Ter android? poder ter mallwares com fartura.

            Parece que ter android, afinal. UPS,

          • Ciro Espítama says:

            É incrível como se atira a honra das pessoas ao lixo simplesmente por não concordarem com as suas opiniões…

          • ZéBedeuVGBR says:

            “uem realmente faz uso dum Smartphone compra um Android Alem da excelente gama de aplicações tem um OS rápido , fluido e muito estável…”

            Essa parte só pode ter sido piada! rápido, fluido e estável são justamente coisas que ele não é, ponto!

            Para meu uso pessoal prefiro o Android, pois pode-se deixar ele 100% livre de travas, até modificá-lo via console linux é possível, sem amarras de bibliotecas tipo iTunes, posso copiar e transportar qualquer tipo de arquivo abrir arquivos em qualquer pasta como num PC etc.

            O smartphone com android é para quem gosta de ter um PC em sua mão, ponto.

            Já o iOS é outra filosofia, vai muito além das diferenças de sistema operacional. Como sistema operacional é sim muito melhor que o Android, mesmo que ainda a Apple não tenha implementado uma multitarefa mais próxima da real, como no Android. As diferenças de interface são de deixar nosso amigo verdinho corado de vergonha.

        • R!cardo says:

          “One X armv7 1,5ghz quad core”
          “Quadcore 1.4 da Nvidia com 12 núcleos Cuda GPU”
          “oneX é Arm9 Quadcore 1.4 Gpu 12 cores”

          Existem assim tantas versões do cpu? O meu diz que é Tegra 3…

          E já agora Francisco Francos, já experimentas-te um HP Touchpad com Android?

        • Serva says:

          Francisco , vou-te responder a este teu comentário dizendo uma coisa muito simples , tu numa semana neste mesmo blog deste uma volta de 360º , apresentaste a todos nós o HTC como o Iphone Killer e os adjectivos que deste nem foste minimamente comedido eram só maravilhas não existia Lag melhor display que o Iphone e agora diz-me lá tu que me acusaste de te estar a faltar ao respeito , como é que mudas assim de opinião em 7 dias e segundo o teu artigo após 24 horas após comprares o Ipad , se alguém te faltou ao respeito foste tu mesmo pela tua falta coerência e precipitação , isto deve ser uma mal do nosso País hoje diz-se que é branco amanhã que é preto .

          Quanto ao teu trabalho na XDA eu tenho o máximo respeito pelo que tens feito e tens dignificado o nosso País , nunca te quis tirar os teus méritos , mas penso que foste tu que neste artigo contradizendo tudo o que tinha dito no da passada semana que te lançaste para a fogueira , sabes que existem posturas que não levam em linha de conta a inteligência dos outros e isso é mau .

          Já o disse neste post , mas até gostaria que se fizesse um censos como foi feito o ano passado mas desta vez com as preferências dos nossos leitores e até qual a expectativa dos nossos leitores num blog como o Pplware que é uma das paginas mais visitadas no mundo sapo , para se perceber de facto quem é que faz deste blog para além dos CEOs e colaboradores um dos dos blogs de maior prestigio na língua de Camões .

          Cumprimentos

          Serva

      • Manuel Serol says:

        Confirmo, o 3GS com a ultima versão do IOS borra-se todo!!

      • Vcosta says:

        Não sei onde é que viste isso.
        Tenho um 3GS com a última versão do IOS e podes crer que é tudo menos lento.

        Ainda por cima atolado de jogos instalados pelo meu filho.

    • Marcos says:

      Concordo contigo João

      • MasterHD says:

        Começou a luta sem lógica dos Apple Fan
        o Wiiware tem toda a razão sejamos realista e não enganados por marcas como Apple que prometem e depois no final o resultado é fraco

        • Ciro Espítama says:

          Então um sujeito que sempre usou Android, mas deu uma opinião baseada em uma experiência pessoal real é Apple fan?

          • Johny says:

            Este MasterHD esteve bem em começar a falar de Fans.. mas enganou-se a dizer que eram os Apple Fanboys. De fanboys só vejo o wiiware e o masterhd mesmo…. lololol. cego é cego.. não há nada a fazer 😛

    • SUSU says:

      Consulto frequentemente o PPLWARE mas confesso que não tomo atenção a todas as noticias e comentários. Mas gosto e concordo com o que tem sido escrito no comentário do João e já há muito que defendo o mesmo.

      O iOS e tudo o que é da Apple é bom porque eles fazem os seus sistemas operativos orientados a 3 ou 4 configurações do hardware.

      O Linux e o Windows, tem esse grande problema, tem que se ajustar a tudo e a mais alguns pares de botas. Experimentem a ir a ir só à página da Intel e vejam quantos processadores eles têm.

      Não haja que dúvida que hoje as linguagens de alto nível são famosas porque qualquer “um” pode programar. Linguagens de baixo nível são mais feias, mas sem sombra de dúvida que permitem um melhor desempenho.

      Há uns tempos vi uma empresa que um equipamento em tinha instalado como sistema operativo Linux. Acontece que esse Linux foi despido ao máximo possível, com isso só ganharam uma velocidade estontante da execução das tarefas e um consumo muito baixo de energia.

    • Crake says:

      Pois é mais rápido sem dúvida alguma.
      Só que infelizmente para utilizadores como eu que necessitam de equipamentos Dual-Sim, só Android, e claro os antiguinhos Windows Mobile 6.5 !

    • Helder Ramos says:

      Lol nada disso é que os aparelhos da apple sao feitos com um processador duplo ou seja 2 processadores por isso eles sao rapidos e fluidos e caros tambem…

  2. JohnyMyko says:

    É bastante bom e interessante ver alguém que utilizou um sistema durante muito tempo e agora experimentando o outro consegue dizer o que está bem e mal em ambos, sem insultar e sem ser “o fanboy”, admitindo que um consegue ser melhor que outro nalguns aspectos sem criar guerras. Parabéns! Deveria haver mais textos assim pela internet.

    • Manuel Serol says:

      Exactamente, é sem guerras e sem ataques que se deve discutir os temas, tal como este foi abordado dessa forma.

    • pratas says:

      concordo plenamente, foi o primeiro texto sobre o assunto que consegui ler i concluir que é imparcial, pois secalhar por um pouco de programacao i de informatica, os android fans que surgiram nem perceberam do que o texto se tratava tal a maneira que eles tao cegos pelo android (i antes que falem eu sou utilizador android mas nao precizo de ser cego) por isso compriendo que seja dificil para eles perceberem o contiudo do artigo.

      as minhas filicitacoes francisco franco pelo opiniao

    • Bonifácio says:

      Francisco estás lá em cima por este texto!
      Independente de qual a tua opinião apresentas-te de forma correta. E não te deixes afetar por comentários manhosos como do wiiware, todos devemos ver os dois lados das coisas e deixar de ser tendenciosos só porque gosto mais daquilo ou de isto…
      Abraço.

  3. Silva pacita says:

    Concordo, quando ponderei comprar um tablet, fui direito ao asus transformer prime e ao iPad. A primeira impressão que tive foi a mesma, que o iPad tinha mais fluidez. Pensando que seria do asus, testei outros tablets com android e obtive o mesmo resultado… Até testei o tablet da sony. Não digo que um é melhor que outro, apenas que nota-se a fluidez na utilização do iOS. acabei eventualmente por comprar o iPad.

  4. Nelson says:

    Qual é a novidade?

    O iOS sempre foi muito SO muito mais fluido e sólido que o android…só não vê isso quem não quer…ou então quem nunca trabalhou com iOS.

    • Marisa Pinto says:

      A questão está em ‘porquê?’

      • kekes says:

        Porquê? Nem faz falta complicar, tem a haver com a quantidade de aparelhos diana de cada SO, muitos vs muito poucos

      • Nuno Silva says:

        Muito simples. Multitasking!

        Enquanto Android usa puro multitasking o iOS pausa as aplicações em background (não consomem muitos recursos). E para dar a sensação de fluidez, o iOS dá prioridade ao tacto. Seja qual for a aplicação a correr e o utilizador tocar no ecrá, a aplicação é posta em standby e liberta todos os recursos para dar a sensação de fluidez.

        iOS é fluido e bom, não digo o contrário. Mas prefiro perder um pouco na fluidez e ganhar no multitasking.

        Os meus dois cêntimos.

  5. Marisa Pinto says:

    Excelente artigo Francisco!
    Eu também sou utilizadora de Android, e já experimentai vários smartphones/tablets Android, e agora com o iPad consigo dizer também que este é um sistema muito mais ‘leve’ que responde talvez melhor ou de forma mais concisa ao que o utilizador lhe pede.

    Tenho vários jogos no iPad e aí nota-se bastante essa diferença. Quase que nem noto que estou a tocar no ecrã. 😉

  6. Artur says:

    Pelos vistos é sólido mas corrector ortográfico nem vê-lo

  7. Artur says:

    Já agora semântico também

  8. Infelizmente esta é também para mim a dura verdade. Aliado ao facto da fragmentação em termos de hardware, o que deixa as coisas muito mais fora do controlo da google.

    Talvez por isso começo a ponderar mudar de SO num futuro próximo (passar para iOS ou WP). Espero que o fracasso do Ice Cream Sandwich sirva para a Google abrir os olhinhos tal como a Microsoft fez com o Vista.

    • RickPinto says:

      Concordo Plenamente…

      Acho que numa primeira fase, a google deveria limitar o hardware a ser utilizado pelo android, de forma a dizimar, todos os bugs ou fragmentações futuras…
      É certo que a culpa de toda a fragmentação é das marcas de telemóveis, mas a google também é um pouco culpada.

      Quando a fluidez, realmente o autor do artigo tem razão. No entanto como já foi dito, é mais fácil aprimorar um sistema para somente um conjunto de peças de hardware, do que para uma infinidade de soluções de hardware…

      Eu sou utilizador de android (Evo 3D)e nunca trocaria pelo iOS, quer seja pela fluidez ou não…

      Só pra dar um motivo, acho estúpido as aplicações (de multimédia, por exemplo) não acederem as mesmas pastas de telefone livremente. É simplesmente estúpido…
      No android posso ter inúmeros leitores multimédia e aceder aos meus ficheiros com qualquer um.

  9. Artur says:

    Isto não é para ser mauzinho, mas vocês já têm credibilidade para fazer uma coisa mais profissional. Não a mandem pela janela fora

  10. Miguel says:

    Eu sou utilizador de android, dado que nao tenho meios monetários para adequirir um iphone, mas realmente acho que a google podia tentar algo diferente.
    Já no outro dia fui a uma loja onde estava em exposição o samsung note, e epah dado o hardware fiquei bastante desiludido com o desempenho, os lags e tudo mais.
    realmente por manterem depois um bom trabalho que a apple começará a ganhar terreno, a não ser que a google começe a fazer algo realmente relevante acho que não vao ter muito sucesso.

    • Serva says:

      Miguel ,

      Desculpa , mas eu tenho 5 dispositivos Android em casa e não tenho LAG , nem percebo a razão dessa afirmação , já quando foi do artigo do Sony se falava em LAG quando os proprietários destes dispositivos diziam não compreender aonde estava o Lag .

      Cumprimentos

      Serva

    • João Mateus says:

      Lento ficam todos os dispositivos que estão em exibição nas lojas. Todos eles, dada a quantidade de coisas que as pessoas se metem a instalar, a quantidade de widgets que metem a correr ao mesmo tempo, etc.

      Os iPad’s e iPhones, não permitem isso e portanto não sofrem desse mal.

      Tanto Android como iOS têm os seus prós e contras. Tenho um Samsung Galaxy S, e não experimento lag’s nenhuns, e atenção que este sofre bastante com testes. Depende do que as pessoas fazem com os seus telemóveis. Eu já assisti a iPhones a bloquearem e a iPads a bloquearem também, mas lá está, depende do que se está a fazer com eles.

      • Luís Alves says:

        Ora cá está um comentário que se possa aproveitar finalmente!!!
        Francisco Franco: Bom trabalho!!! Isenção acima de tudo é o que define um bom jornalista.

  11. End of Times says:

    Este tipo de opiniões serve uma vez mais para reforçar o que penso: a fluidez, qualidade e versatilidade de um sistema operativo depende de cada utilizador e do seu gosto. Sem querer entrar em polémicas:
    – Tenho um ipod 4g 4ª geração, com o ultimo iOS actualizado. De vez em quando e na transição de ecrãns lá paralisa um bocado. E mais: quando acoplado a um despertador da ihouse com interface ipod, atrapalha-se às vezes. E mais: o próprio despertador traz um guia advertindo que talvez tenha de fazer um reset a ipod de vez em quando porque pode bloquear mesmo.
    – Tenho um galaxy s2 desde Dezembro com android 2.3.4: sem nenhum erro nas transições. Todas as aplicações que pretendo, tenho instalado. Só reinicio o telefone porque de vez em quando tenho de mudar o cartão sim… porque nunca entrou em crash, nem boot, a bateria dura-me 2 dias…
    Em conclusão: o ios pode ser mais refinado a nível gráfico mas não bate o android… e cada vez mais desenha-se aplicações para o android enquando o ios subsiste na lenda do hype, da moda… porque os famosos têm um ipad ou um iphone nunca um android… mas também se verifica que o que se vê nas revistas dos famosos é tudo plástico, é tudo fachada… a apple é mesmo uma fachada…

  12. BTN says:

    A razão é mesmo por ser programado em linguagem Java, a Google ainda pensou em alterar isso (deixar de usar a maquina virtual dalvik)a quando do desenvolvimento do iCS mas depois acabou por abandonar essa ideia devia há perda de compatibilidade com as apps existentes! A única forma do Android ser rápido é com hardware cada vez mais potente, enquanto que o iPhone e o Windows Phone como foram escritos em linguagem nativa, não precisam de ter hardware tão potente para terem o mesmo desempenho que um Android!

  13. Fantástico artigo!

    Existem, de facto, diversas lacunas no desenvolvimento/ do Android – e isso aliado à fragmentação, transformam o sistema numa grande “dor de cabeça”.

    Agora seria interessante adicionar o Windows Phone a esta comparação, e ver qual dos três levava a melhor.

  14. Valente says:

    Nesta altura do teu campeonato era altura para esta experiencia. Muito boa e excelente artigo.

  15. Vitor says:

    Sinceramente…. Também tinha uma opinião sobre o iOS bastante negativa até ao momento em que decidi adquirir um IPhone 4.

    • Joel says:

      Muita gente que critica aqui o iPhone, nunca o teve na vida, a não ser mexer nele nas lojas ou de algum conhecido. Mas isso não é a mesma coisa.

  16. Cláudio Esperança says:

    Isto de utilizar uma máquina virtual tem sempre vantagens e desvantagens. Aa principal vantagem é abstração do sistema operativo por uma camada aplicacional responsável pela tradução das instruções, o que torna muito mais fácil portar o android para diversos dispositivos com hardware bastante diferente. É evidente que esta “tradução” das instruções implica sempre custos de processamento que, apesar de serem minimizados por mecanismos de cache, fazem com que note sempre uma diferença relativamente às linguagens compiladas e mais próximas do hardware.

    No entanto creio as coisas continuaram a melhorar, não só pelo facto de a evolução do hardware permitir implementar outros mecanismos que irão reduzir o diferencial entre os dois sistemas, como as novas tecnologias que vão tornando os sistemas operativos cada vez menos importantes.

  17. Serva says:

    Francisco ,

    E experimentaste um tablet com ICS ? …. eu não estou assim tão de acordo contigo , em relação aos tablets ainda não existe concorrente para o IOS muito devido aos atrasos no lançamento de tablets com ICS isso concordo , lembro que o Android não foi construído a pensar nos tablets e tudo o que saiu foi aplicar uns pensos rápidos , agora em relação a smartphones fico na dúvida se quem escreveu o artigo sobre o HTC é a mesma pessoa que está a escrever agora , eu sinceramente até fiquei incomodado de tantos adjectivos a elogiar o smartphone e o ICS .

    Aqui ficam as minhas dúvidas que deverão ser as mesmas de muitos de nós que leram e até criticaram alguns aspectos menos positivos do HTC eu incluído , numa semana conseguiste chegar a todas estas não conclusões e dúvidas que ficam no ar ?

    Cumprimentos

    Serva

    • Eu não apontei nenhum defeito ao HTC, eu disse que o iOS era mais rápido e mais fluido, são coisas diferentes.

      Não há tablets com Android que consigam oferecer uma experiência de utilização melhor que o iPad. Sim já me passaram mais de 10 tablets Androids pelas mãos: todos os tablets da Samsung, o primeiro e o segundo Transformer, o Sony, os toshiba…

      É só a minha opinião, não é nenhuma verdade absoluta.

      • MasterHD says:

        A serio isto é demais estes Apple Fan não sabem mesmo que dizem , por Favor alguma vez na vida o ios é mais fluido que Android só se for por ser demasiado básico e simples o que é uma grande falha do meu ponto de vista.
        Quem não percebe nada de Smartphones e quer uma coisa basica e simples compra iphone .
        Que faz realmente uso e não usa para brincar e dizer que tem um iphone

        Nem pensa sequer compra um Android HTC ou Samsung que são os melhores , rapidos fluidos e com uma excelente personalização

        • Estou a ver que conheces bem o Francisco e todo o trabalho que ele tem feito no Android.

          Estás também ciente do hardware a que ele tem acesso e a experiência que tem nesta área.

          As tuas palavras demonstram também que devias informar-te um pouco mais antes de escreveres o que disseste aqui e nos comentários seguintes.

          Mas ok, as figuras são de quem as faz!

          • Semnome says:

            Ora nem mais Pedro Simões!

            Começo a perceber que os Fanáticos por Android são mais “obtusos de pensamento” que os da Apple!

            Obrigado Francisco por ajudares a revelar quão obtusa pode ser a cabeça de um fanático.

            FANATISMO faz mal, seja qual for o tema/área. Mais acrescento para quem tem dificuldades em entender isto é um Artigo de Opinião, não foi uma declaração de verdade universal. XD

        • Hattori Hanzo says:

          Só gajos “bad ass” é que têm Androids, os “dummies” vão todos para o iPhone! Deve ser por isso que pessoas que nada entendem de tecnologia (ironic mode) como o Vítor M., o Carlos Martins ou o Francisco Franco agora, vêem aspectos positivos no iOS. Por amor de Deus! Vamos parar de guerrinhas estúpidas.
          O Francisco não cometeu nenhum “pecado mortal”, apenas expressou objectivamente porque acredita que o iOS é mais fluido que o Android. Uma conclusão que a grande maioria das pessoas que usam os dois sistemas já teve. Tenho um Galaxy S e um IPhone 4, comprados com alguns meses de diferença, e noto claramente o “peso” do SO da Google. Isso quer dizer que desgosto do telemóvel? Nem por isso, pois ele preenche algumas funções que o iPhone não faz.
          Comprar um aparelho não significa aderir a um clube ou uma religião. Se nesses campos do relacionamento a razão passa longe, pelo menos no campo da tecnologia deveria imperar critérios mais técnicos e deveria haver respeito pelas escolhas das outras pessoas. Mas, infelizmente, o que ocorre é o inverso. Muitas pessoas aferram-se a ideias pré-concebidas e deixam qualquer discussão racional de lado em prol da sua escolha, que é a certa. Logo, os “infiéis” que professam ideias ou gostos contrários devem ser enforcados, esquartejados e queimados em praça pública!
          Menos radicalizamos, menos agressividade e mais respeito aos outros, suas opiniões e gostos. Ou não sabemos mais viver em comunidade?

          • Serva says:

            Peço desculpa, mas o que tens a dizer sobre este artigo , aonde estão os factos e o rigor para que afirmações como as que foram feitas no artigo são feitas por meras impressões de quem comprou um Ipad e vai logo de dar largas a sua imaginação , eu sei quem é o Francisco Franco e conheço o seu trabalho no XD developers , não é esse trabalho que está em causa , mas sim a qualidade dos seus artigos aqui no Pplware .

            Cumprimentos

            Serva

          • Luislelis says:

            Agora estiveste muito bem, intolerancia e um grande problema sim sr.
            Incapacidade de alguns em nao mudar de ideia mesmo sabendo q o que pensavam, em tempos fazia centido e era verdade mas como tudo agora e diferente.
            Confusio?

        • Relvas says:

          E tu percebes muito de telemóveis é? antes de tares a falar tal barbaridade?

          Vai aprender um pouco antes.

          se não fosse o iphone….

          ah, e continua a ser sempre o iPhone.

          Dor de cotovelos, ressabiados… isso é outra conversa.

          Incrível como nunca o iOS pode ser melhor em qualquer coisa que o Android, que vós fanboys, picai-vos todos..

          Ide chorar para um canto. Quando aprenderes e tiveres, uma coisa chamada ecossistema entre o teu telemovel, pc, e tablet. Ai logo falais comigo.

        • Joel says:

          Devias mudar de nome para MasterSD.

      • Serva says:

        Mas não estamos a falar do IOS versus Android , não vejo a razão de se enfatizar a questão do mercado de tablets , qual é a vantagem e o que é que provas com isso , nada a meu ver .

        Cumprimentos

        Serva

        • Ciro Espítama says:

          Talvez porque seja essa a razão pela qual ele escolheu o iPad, porque o mercados de tablets é dominado pelo iOS. Não há tablets Android que tenham um desempenho satisfatório até agora. Isso pode melhorar? Claro, mas isso é como a a economia portuguesa, vai melhorar, mas não se sabe quando…

      • Hugo Soares says:

        Caro Francisco Franco, admiro a sua paciência para ler e responder aos comentários de alguns leitores deste site. Há claramente pessoas muito confusas e desinformadas.

        Obrigado por ter partilhado a sua experiência.

  18. L. Mata says:

    Se achas o iOS mais fluido que o Android devias também ver o Windows Phone. Com menos memoria, com menos processador e menos GPU, consegue ser fluido, estável e rápido.

    O problema do Android é que não foi feito de raiz a pensar na performance mas na flexibilidade. Tanto a Apple como a Microsoft sabem com que hardware têm de lidar. Mais a Apple do que a MS mas mesmo assim no mundo MS há um conjunto de requisitos minimos e todo o sistema é optimizado para isso. O mesmo com a Apple. No Android isso não acontece e o problema é não só a fragmentação de versões como software pouco optimizado. Isso acaba até por ser bom porque foi por causa dessa falta de optimização que os fabricantes viram-se na obrugação de investir em mais hardware para aproximar os utilizadores de andrid do mesmo nivel de experiencia dos outros sistemas. O resultado esta a vista. Eu só posso imaginar o que um windows phone com um quad core e um terga 3 sería capaz de fazer.

    • Ciro Espitama says:

      Concordo. Já tive em mãos por uns dias um Lumia 800 e fiquei muito impressionado com o aparelho. Diria que é tão fluido quanto o iOS. Claro que não muitos aplicativos e nota-se que o sistema está um pouco “verde”, mas gostei muito do conjunto da obra. Creio que um futuro não muito distante o WP e o iOS firmar-se-ão como a excelência e o Android será o SO mais usado nos aparelhos media e baixa gama.

    • Relvas says:

      Sim, o WP7, a par do iOS é dos sistemas que mais gosto e respeito!

      o trabalho desenvolvido pela MS nesta área está mesmo muito bom, e acredito que prestes a ficar melhor quando sair a nova versão!

      • Luis Lopes says:

        exacto, pois mostra k o android so consegue ser competitivo com o ios devido ao hardware k existe nos modelos de gama alta, diria eu os telms comparaveis com o iphone 4/4s e diria o lumia 900/800 e titan 2. qual ker um dos modelos nao android k falei dei, trabalham de maneira mais fluida do k o android com processadores supostamente mais “fracos”
        pra tirar a verdadeira duvida, nao gostava de ver o iphone ou o lumia com um quad core e etc, gostava era de ver um topo de gama da android so com um single core como estes, ver o k acontecia ao telm?
        o forte da android diria nem é o SO mas sim os telms k trazem o sistema

      • MasterHD says:

        tu es burro ou comes realva ?

        contra apple fans nada feito acorda para vida e ve video WAKE UP para apple fans recomendado

        • Relvas says:

          Quando não se têm argumentos é assim não é? desce-se o nível.. tipico de putos que não percebem nada e mandam bitaites.

          bitaites que nem consegues justificar, porque és um fanboy (sim tu és) só porque tens android..

          volto a dizer! nao percebes mais disto que eu.

          Eu tenho iPhone4S, o one X, e muito em breve o lumia 900!!! destes todos.. continuo a preferir o iphone 4S por isso abre tu os olhos. Wake up! ah, e se soubesses essa publicidade foi feita pela blackberry não tem nada a ver com android, ups.. desculpa é verdade!

          Nao me dou mais ao trabalho de responder a PUTOS como tu, mini-master-SD

          • MasterHD says:

            cortador de relva fica lá com o teu iphone e não xateis se tivesse HTC one X por esta altura já tinhas vendido o iphone e nunca mais compravas Apple lol

  19. Hanoch says:

    Sempre tive essa mesma sensão mesmo sem ter o nível de conhecimento que você possuí! Agora acho que o Android tenta correr em tantos hardwares diferentes que complica. Enquanto o iOS tem só uma fabricante de Hardware, fica muito mais facil de corrigir bugs, melhorar o sistema e tudo mais!

    ps.:”quantas vezes o meu sistema fica bloquead porque uma app que descarreguei vem mal programada”

    Faltou um “o” em bloqueado não?

    • Serva says:

      Hanoch ,

      Boa tarde , estás enganado , olha para estes links :

      http://wintech.com.pt/content/view/11872/1/

      http://wintech.com.pt/content/view/11809/1/

      http://wintech.com.pt/content/view/11865/1/

      Explica lá isto sff

      Cumprimentos

      Serva

      • Joel says:

        Este senhor simplesmente quer vender o seu produto, lol

        Olha agora por causa disto quer dizer que os produtos da Apple não são seguros…

        Tenho windows e mac e nunca usei antivirus no mac e no windows já, e mesmo assim, oi oi…

        • Serva says:

          Eu também não uso em Linux , mas sabes é uma conduta errada , pensamos que somos uns chicos espertos e depois é que são elas , o malware ataca tudo , neste momento o Linux é mais poupado não por ser mais seguro , mas sim pela sua cota de mercado , o mesmo já não se pode aplicar a Microsoft que apesar de tudo é a que mais defesas tem contra estas maleita e a Apple que como se sabe tem-se dedicado muito pouco a proteção dos seus utilizadores .

          Cumprimentos

          Serva

      • Hanoch says:

        Não coloquei em cheque quem tem mais bugs ou quem tem menos. To dizendo que com o controle de todo o hardware para o qual você desenvolve um software, fica muito mais fácil corrigir falhas e fazer o software funcionar melhor. Ou você consegue atualizar o seu android com apenas um clique?

  20. João Duarte says:

    Falas aí no Crash das apps e a mim aconteceu-me um caso engraçado. O meu telm é o meu despertador mas no outro dia a aplicação Relógio crashou a meio da noite e quando uma app crasha o Android fica à espera de input do user para saber o que fazer, ou seja, de manhã não houve despertador para ninguem 😛 O que vale é que nem acordei muito tarde.

    Em relação ao iOS correr mais fluido do que o Android, eu acho que grande parte deve-se ao facto de o iOS estar feito para correr em equipamentos especificos e o Android não. Um bocado como o Mac OS e o Windows.

  21. Tony_tha_Mastha says:

    Venha o Windows 8 para dar a volta ao campeonato.

  22. Jorge says:

    Concordo perfeitamente com tudo que foi aqui publicado. A Apple é sem dúvida lider no que toca a estabilidade. Mas não nos esqueçamos de uma coisa. A Apple desenvolve para 1 único produto/hardware (ex: iPhone, iPad, MacBook), logo tem mais que obrigação de optimizar o dito software de tal modo que a integração seja realmente eficaz. No caso do Android (e também como acontece nos Desktops com Windows) existem MUITOS dispositivos, provenientes de vários fabricantes, logo é normal que hajam mais falhas porque não se está a desenvolver para um hardware especifico mas sim algo que SUPOSTAMENTE DEVE correr em vários tipos de hardware. Daí também o facto da Google optar pelo Java, pois torna-o mais independente do hardware. Se o Android fosse escrito em linguagens de mais baixo nível, haveriam grandes especificidades de hardware o que por sí faria com que não houvessem tantos dispositivos, melhorando talvez a estabilidade.

    Trata-se de opções. Ou seja, o que é que o utilizador pretende ?

    • Valente says:

      Boa ideia

    • Gomes says:

      Concordo contigo, mas o facto de usar java é que não a google poderia utilizar o linux por completo no seu SO, evitava a o inconveniente java aqui as aplicações poderiam ser em muitas mais linguagens rapidez capacidade para vário hardware entre outras vantagens.
      O nokia n900 e n9 para mim são um exemplo que se devia observar talvez existissem problemas no n900 mas pelo que vi o n9 é muito bom e trás uma interface nova e muito bonita.
      Utilizo android mas espero que para Setembro quando supostamente o WebOS for divulgado como open source alguma marca o utilize pois esse SO é linux com uma agradável interface pode ser que este perdure e não cai como nas mãos da HP ou o Meego/Maemo nas mãos da Nokia e talvez para o inicio do proximo ano já exista um novo SO para apimentar a “guerra” dos smartphones

      PS: como tablet o Vivaldi(antigo nome Spark tablet)) parece ser estar muito bom, é uma questão de esperar mais umas semanas para começarem as entregas, agrada-me poder utilizar o KDE num tablet livre em que posso colocar qualquer SO penso que isto seja o futuro tal como nos PCs o utilizador deveria ter a escolha de que SO instalar/utilizar para não falar de um novo paradigma utilizado pelo KDE Plasma Active

      • Serva says:

        Concordo

        Serva

      • Jorge says:

        Percebo a tua ideia mas as coisas simplesmente não funcionam e nem fariam sentido funcionar assim. Se a google optasse por uma solução 100% linux não haveria o lado “proprietário da coisa”. Ou seja, pegando no caso do Mac OS que é baseado em freeBSD, achas que faria algum sentido a Apple retirar o tal lado proprietário que referi, passando a ter uma solução completamente livre ? Óbvio que não! É necessário fechar código, manter sempre o lado proprietário que nos dê a mais valia de ir á guerra e competir. Vês Ubuntu a competir no mercado com Windows e Mac OS ? Óbvio que não. E por muito que me gostasse de extender nesta conversa só tens que pensar no seguinte: Não é uma questão de estabilidade ou de ser tecnologicamente melhor. É que as soluções proprietárias têm sempre muito mais força que as open source (mesmo que por vezes nem melhor sejam). “O que os olhos n vêem o coração não sente”.

        E para que vejas que n estou a ser fanboy, utilizo linux e windows todos os dias. E ambos, sinceramente, são muito bons.

        • Serva says:

          Essa sem dúvida é uma das grandes verdades , tenho de concordar contigo , apesar da Google ter libertado o código resta sempre uma arma para o que der e vier e a qualquer momento podem alterar tudo com umas linhas de código .

          Excelente observação .

          Cumprimentos

          Serva

  23. Fantástico artigo.
    Finalmente alguém escreve o que eu estou farto de dizer.
    Tenho um 3GS e fico admirado como continua a comportarse bem mesmo comparado com androids mais recentes.
    Mas não tenho dúvidas que o android liderá os smartphones.
    Pode ser menos estável mas para telefones mais baratos é excelente as possibilidades que oferece.
    Para um telefone a rondar os 500 euros… para isso compro um iPhone!

    • Cap says:

      Concordo. Muito bom artigo. Factual e interessante. Infelizmente vêm sempre aqueles comentários emotivos, esquecendo a questão curiosa que o artigo aponta.

    • Diogo Ferreira says:

      Concordo plenamente.
      Sem duvida que o IOS e muito rápido, estável, etc..
      Mas nos estamos em Portugal e não são muitos os que podem pagar as quantias que pedem por um “iDevice”, logo acabamos por cair nos Androids.
      Recentemente um fornecedor apresentou-me um tablet 7″ android por 160 euros. Pensei eu “Mais um Android 2.3” mas apresentou-mo com actualização oficial para ICS. E verdade que não experimentei por muito tempo mas não se portou nada mal, POR 160 EUROS…
      Para quem quiser ver as especificações segue link…
      http://goclever.com/goclever_tab_i71#specification
      Esta é para mim a grande vantagem do Android em relação ao IOS.

    • João Reis says:

      Concordo também, para gastar 500€ não hesitem é iPhone, se não estiverem satisfeitos garanto que vendem por pouca perda de dinheiro, enquanto Android, para já nunca daria mais de 200€ por um Android,quem experimentou os 2 entende bem isto.

      É claro como água.

  24. Hélder Ferreira says:

    Uma comparação lógica e concreta entre iOS e Android teria de ser feita com equipamentos iguais, por exemplo com dois iPhones ou com dois HTC One X.

    A Apple cria o iOS destinado a um conjunto de hardware especifico com X potencialidade, resumindo, o iOS aproveita em 85%, mais coisa menos coisa, do hardware do iPhone a que a versão é destinada.

    Já o Android e também devido à sua fragmentação, não aproveita o que deveria aproveitar do equipamento (se aproveitar uns 75% do equipamento é muito) em que está instalado, estou a falar das stock roms, claro.

    Por isso que a fluidez, estabilidade e a solidificação do iOS é muito melhor.

    Agora, para o Android combater de igual para igual com o iOS, o Android teria de aproveitar o máximo possível do hardware do equipamento onde está instalado.

    Já foi dito N vezes, as comunidades criam muito melhores roms, cujas aproveitam mais do potencial do equipamento do que as rom criadas pelas marcas / operadoras.

    Hoje li uma comparação parecida a esta, igualmente entre Android e iOS, mas é completamente absurdo comparar.
    É que comparar um sistema destinado a um conjunto de hardware especifico com um sistema que funciona praticamente em qualquer gama e tipo de hardware, é uma comparação desigual.

    É como comparar Windows (numa máquina) com Mac OS X (numa máquina Mac), não estou a falar nas seguranças ou coisas do género, falo das potencialidades dos sistemas nas máquinas onde cada um está instalado.

    • Sergio says:

      Claro que podes comparar. Porque o utilizador final quer lá saber se o Android é feito para muitos hardware. Ele quer saber é do dele.
      Claro que como programador sei muito bem o que temos de sacrificar em nome de tornar as coisas genéricas

      • Hélder Ferreira says:

        Pois o problema é esse.

        É que quem faz este tipo de comparações, comparações em pontos de benchmarks, etc, não põe em causa todos os detalhes, por isso que disse que estas comparações, que costumam fazer, entre Android e iOS são absurdas, não têm sentido sem terem em consideração todos os pontos.

        Na lógica, um sistema que é feito para um hardware especifico será muito melhor que um sistema desenhado para funcionar em vários tipos de máquinas e / ou em vários tipos de hardware.

        A Apple só fabrica dois tipos de dispositivos móveis (não contando com iPod’s e outros dispositivos da mesma gama), o iPhone e o iPad, obviamente que o iOS será totalmente optimizado para estes equipamentos, e obviamente que o sistema será muito mais fluido, funcional, etc, nestes dois equipamentos.

        Já o Android é usado em N equipamentos de N marcas / operadoras em todo o mundo.

        Se o iOS fosse desenhado com a mesma finalidade que o Android (ser usado por vários equipamentos com N tipos de hardware), o iOS seria igual ao Android, iria caber a cada marca / operadora dar as devidas optimizações para aproveitar ao máximo o hardware dos seus equipamentos.

        É por isso que costumo nem me dar ao trabalho de comentar este tipo de comparações, porque para mim, não têm qualquer sentido lógico.

        • Sergio says:

          Estas comparações não são feitas sob o prisma do desenvolvedor, mas sob o prisma do utilizador. O utilizador final não quer saber como foi feito, nem porque foi feito assim. Quer é olhar para a experiencia de utilização. É fluido ou não fluido. É robusto ou não é robusto.
          Claro que depois podemos teorizar porque é que com hw superior não consegue ser superior nesses campos. Foram aqui propostas duas razoes com muita validade. O que dizes só vem de encontro a isso mesmo. BytesCodes, mesmo com JIT exigem processamento que codigo compilado nativo não exige. Só por aí o Android já estar a desperdiçar perfomance. Depois quando queremos tornar o software genérico a complexidade aumenta absurdamente. Vou dar um exemplo simples. Imagina que no ios só existe uma resolução (existem duas, mas uma é o dobro da outro o que facilita e muito as contas. basta fazer um shift de 1 bit). Agora imagina que queres desenhar um quadrado que ocupa metade do ecran. Imagina que a funçao se chama rect. bastaria colocar rect(x1,y1,x2,y2) em os xi,yi eram numeros. Se tivermos muitas resoluções, o valor de x1, y1,x2,y2 vai ter qye se ser calculado, pois são valores relativos às dimensoes do ecran. Todo o código de uma app tem do kernel tem de ir ao encontro de permissas deste genero. Mesmo que não seja feito no codigo, é feito no driver. O compilador do IOS pode ser suficientemente inteligente para evitar estes calculos.
          Como já disse, esta não é uma comparação para ver quem é o melhor desenvolvedor. Serve apenas para explorar porque é que com menos hw se consegue fazer coisas mais fluidas. Se efectivamente o são, tem de haver justificação, logo faz sentido a discussão. Claro que não é a discussão de muitos fan boys que aqui se vê. Mas a esses só se liga, porque dizem tanta asneira que até irrita

          • Hélder Ferreira says:

            Verdade.
            Eu não defendi que o Android é melhor que o iOS, ou que o iOS é melhor que o Android, cada um deles têm propósitos diferentes e cada um deles têm os seus pontos fortes e pontos fracos.

            Exactamente.

            Era isso que estava a tentar defender.

            O iOS foi criado com o propósito de servir só dois equipamentos móveis, o iPad e o iPhone.

            ————————-
            Agora para aqueles que estão a dizer que o Francisco Franco é um Apple FanBoy, vocês não sabem nada de nada e não conhecem o Francisco, porque se o conhecessem e se tivessem dois dedos de testa, a primeira coisa que afirmavam seria, Android FanBoy, porque daqui do Pplware e das pessoas que conheço que usem Android, o Francisco é aos potes o maior Android FanBoy que conheço, acho que muitos sabem disso.

          • Fanboy na medida em que adoro o Android e toda a personalização que oferece, mas não tenho duas palas nos olhos e sei também quais os seus defeitos 🙂

        • Hélder Ferreira says:

          Eu sei Francisco. 😀
          Há vários tipos de fanatismo.

          E a caracterização de fanboy que te dei foi nesse sentido que falaste, não no sentido de insanity fanboy (duas palas nos olhos como referes), como se vê muitos por ai.

  25. Bruno Gonçalves says:

    Tenho um Galaxy Nexus e acho tão fluido como um iphone, se o nexus tem melhor hardware já não sei.. acho que quando se escolhe um smartphone é mais pelo conceito e características que cada um dele traz.

    Fui para um Android inicialmente com um Ideos X5 porque não existiam iphones a 150€ x). Quando troquei pelo Nexus mesmo que este fosse tão caro (que não é) quanto um iphone continuaria a ir para o Android, não pelo SO mas sim pelo tamanho do ecrã ;).

    Porque é que o iPhone é mais fluido com menos hardware, bem se pensarmos que se o Google fizesse só Google Phones e lançasse telefones de x em x anos se calhar a história seria bem diferente não acham?

    No final como se ganha mais dinheiro? Estratégia da Google ou da Apple? Tudo se resume a isso 😉

  26. Marco says:

    Os tablets com win8 irão revolucionar o mercado.

    Serão fluidos e muito semelhantes aos SO do nosso PC

  27. wiiware says:

    Isto é ridículo mas contra Apple fans nem vale pena perder tempo
    estão a dizer que o fiat Uno (iphone 4s) é mais rapido que o ferrari (htc one X ) abram os olhos sff WAKE UP
    São tantas a falhas do iphone 4s que nem vale a pena perder tempo
    quem passa dum iphone para um Android nunca mais quer Apple …

    e podem ter nitro que o fiat uno não anda mais que ferrari por mais que inventem e usem argumentos

    O HTC one X é o Smartphone mais rápido feito a hoje a velocidade é incrível deixa concorrência a Anos Luz de distancia, é rápido muito fluido e estável. o Android 4 com Sense 4 não dão minima hipótese há concorrência duvido muito que alguma vez na vida a Apple consiga fazer uma maquina tão boa lol

    • Nelson says:

      LOOOOOOOOOOOOL

      Bem, tu acabaste de ganhar o prémio para o maior android fanboy do mês!!!

      Apontas falhas ao iphone, mas não desenvolves o assunto…CLARAMENTE não sabes o que dizes…

      • MasterHD says:

        A luta começou com este artigo feito por um Apple Fan extremo e sem argumentos por isso não percam tempo , o Os da Apple não e mau mas se há opções de escolha e muita gente prefere o Android por ser rápido fluido e eficaz outros preferem coisas básicas e simples demais como iphone cada um e livre de escolher agora comentar sem fundamento não por favor ….

        • Relvas says:

          O Francisco Apple Fan boy extremo??? tu sabes do que falas? ou és só retardado?.

          Tens um QI tão baixo, que por vezes fico parvo com estes comentários. Se não fosse o iPhone.. a esta altura tavas com um telefone tipo blackberry com o logo da google. como eles queriam fazer. Porque copiar é o forte deles.

          NAO chames básico a um iPhone porque sabes, ou devias saber, que não é. Talvez a pessoa ou ser básico aqui seja teu!

          sabes que o iPhone também é comercializado livre de operador certo? ou é tudo ignorância.

          • MasterHD says:

            Ta calado não sabes que dizes , vendi o iphone e jurei nunca mais que valente bosta o android mais basico arruma com iphone para canto

          • Relvas says:

            @master HD! não digas piadas que eu não me posso rir agora. Das duas uma.. ou não percebes nada daquilo.. ou és alta fanboy para dizeres que até o mais básico arruma LOOOL

            tipo do android fanboy!

            as aplicações para o android nao têm ⅓ da qualidade!!!!!!!! e não tou a falar em números! e isto sem sequer falar das aplicações para o tablet android que é uma tristeza… Essas são aplicações de telemóveis esticadas! nada mais.. em 90% das situações! por isso vives lá na tua ignorância e:

            1) NAO me voltas a mandar calar.
            2) Informas-te antes de deitar tudo abaixo! até WP7 é mil vezes melhor que o android! ok? doeu? ainda doi?

          • MasterHD says:

            Tas mesmo todo ceguinho o video de protesto Wake up foi feito para pessoas como tu ….

            Aprende com quem sabe HTC
            HTC STORY
            https://www.youtube.com/watch?v=pwpaxbXDecg
            Quem faz uso realmente da maquina não compra um brinquedo de moda …
            o iphone é um brinquedo de moda nada mais, e Apple na inventou coisa nenhuma apenas copiou o que já existia a maneira Apple.
            HTC STORY
            https://www.youtube.com/watch?v=pwpaxbXDecg
            Quem faz uso realmente da maquina não compra um brinquedo de moda …

          • Andre says:

            Desculpa? Mas a Apple não copia? Deves estar a brincar. Até o sistema de notificações do Android copiou no último iOS.
            Vocês só vêem o que os outros copiam da Apple e esquecem-se que a Apple também vai buscar bons exemplos a outros lados.

          • Joel says:

            O MEU DEUS, como isto é possível MasterSD.

            PS: escrevi MasterSD de proposito, porque HD nao tens nada.

          • Semnome says:

            MasterSD já pensaste que “Não podes fazer da Parte um todo”???

            O autor deste artigo têm mais Androids que tu tens de pontos de QI. Tu deves ser daqueles que tem dificuldade de compreensão, e que não percebe que um apreciador de carros desportivos pode elogiar um carro de família.

            Um coisa é comparar HArdware outra é comparar sistemas operativos.

          • Relvas says:

            @Master HD! lol deixa-me rir.. cego?

            nota-se quem tem falado mal sem argumento. dizendo que um telemovel não tem qualquer função e é basico! resume-te à tua insignificância! porque não tenho pachorra para te responder. Sabes o que foi o proteste wake up? uma maneira falhada de tentar humilhar as pessoas sem usar argumentos. Má publicidade, e muita gente concorda comigo. Do mesmo formato que se fosse feito contra a microsoft ou contra outra empresa. Eu não ia igualemente gostar.

            Eu não comprei o iphone por ser moda, como não comprei um mac por ser moda, já há muito tempo uso ambos. Mesmo antes de saberes o que era um smartphone e sei do que falo. Ao contrário de ti, não venho com falsos argumentos sem cabimento..

            só há uma coisa que eu escolhi por moda 😉 um boa namorada! e com essa não estou também nada arrependido 😉

            A apple não inventou os smartphones, pois não. Revolucionou-os, sem dúvida.
            ——-

            @Andre – podes-me ter interpretado mal, eu não disse que a apple não copia. Apenas referi, que ouve significativamente uma diferença entre o pré-iphone e o pós-iphone, repara, o google phone que era suposto ser tratava-se sim de um telemóvel com specs semelhantes ao BB, isso viu-se nas imagens derivadas das patentes. Não estou a dizer que pelo contrário a Apple nunca copiou. a apple copiou desde a GUI a muitas coisas. Vês.. não olho só para um lado 😉

        • PapiMigas says:

          O Francisco Franco é dev para o kernel de Android (entre outras coisas), sabe do que fala. Apesar de eu não concordar com a comparação que faz não é necessário insultar. Ele tem argumentos para a comparação.
          Quanto a lag no Android… não tenho isso no meu Samsung por isso não sei do que falam. Cump

        • Paulo Cabecinhas says:

          Eu gosto mais de android do que de iOS, tanto que, se a apple nao mudar a sua filosofia, nunca me vão apanhar com um iDevice. Mas o facto é que, pelo menos a nivel dos tablets, nenhum bate o iPad. Não sei se leste num dos comments do Francisco quantos androids é que ele tem.
          Se não percebeste o que o artigo quis dizer lê-o novamente quantas vezes precisares para o perceberes.

          Obrigado pelo artigo Francisco. Está muito bom.

    • Miguel XPTO says:

      E dados concretos? Isso é que era de valor.

      Já agora, não foste tu o artista que comprou um iPhone e o foi trocar porque não gostou? LOL

    • Wiiware é assim se queres meter na minha boca coisas que eu não disse então peço-te por favor para não voltares a comentar neste artigo. Eu comparei o iOS com o Android (Sistemas operativos/software). Eu não disse que X telemovel era melhor que Y ou que o iPhone era melhor que o One X. Acorda, tira a cabeça de dentro da areia e lê melhor o artigo que eu escrevi para que se pudesse discutir inteligentemente os factos que apresentei. Agora vires inundar este espaço dedicado a discussão com posts de fanboy é ridiculo, falta de ética e falta de respeito para quem escreve para o pplware e para os utilizadores que vêm ler o que nós produzimos.

      Não vou tolerar mais comentários deste género vindos de ti.

      Passa um bom resto de fim de semana.
      Abraço

      • Deixa Francisco, ele apenas consegui descarregar mais um pouco da raiva que tem contra tudo o que não é Android.

        O problema dele é que não vê mais do que Android e tudo o que digam, mesmo sendo óbvio é considerado um ataque.

        Aposto que se tivesses dito apenas bem do iOS o discurso dele era o mesmo.

        Esqueceu-se que está a baralhar tudo e a tentar confundir quem lê os comentários.

        Felizmente, e os restantes comentários provam isso mesmo, a opinião que exprimiste é generalizada e muitos concordam contigo.

        Mesmo os que discordam não recorrem a “certos expedientes” mais básicos e compreendem o que está a ser comparado.

      • Zé Trolha says:

        Sr. Francisco Franco, se o seu objectivo era comparar o iOS com o Android então deveria te-lo feito usando o mesmo hardware uma vez que para efectuar comparações tem de manter todos os outros parâmetros constantes. Como isso não foi feito a sua opinião e por isso este artigo que publicou vale ZERO.

        • Paulo Cabecinhas says:

          Sendo assim o artigo ainda vale mais, pois existem tablets android com mais specs que o iPad, e mesmo assim são mais lentos. Por isso não vale a pena entrar por aí…

        • Ainda mais me ajudas. Se com um hardware mais fraco o iOS é superior em termos de usabilidade então a diferença está no software e não no hardware, tal como expliquei no artigo.

          Ah se tiveres algum artigo que valha mais que ZERO envia-nos para geral@pplware.com para o publicarmos.

          Cumps.

        • MasterHD says:

          tens toda a razão
          por essa logica o ultimo ios como ja foi dito no iphone 3gs tambem tem lag tremendo e borrax-x todo ….

          o Android só e lento em baixas gamas de resto é muito rapido e fluido

        • antonio says:

          concordo, e sem ofensa pois eu não estou cá para guerras isto é discussão destrutiva mas sim construtiva, a meu ver o autor e isso acontece a todos simplesmente ficou maravilhado com mais um equipamento novo e perdeu logo a imparcialidade a qual compreendo

      • Ciro Espítama says:

        Está certo! Não se deve alimentar trolls e haters. Proponho que os comentários sejam feitos através de login no IntenseDebate, Twitter, Facebook, o que seja. De modo a afastar os trolls e manter o debate no terreno das ideias e não das agressões.

      • Tiago Dias says:

        Francisco, não vale a pena tentar falar ou argumentar com o wiiware.. é uma perda de tempo tentar abrir-lhe os olhos. É o perfeito exemplo de alguém cujo objectivo é apenas trollar, repetir um sem número de vezes o mesmo texto sem sentido, sem fundamento… Deixa para lá 😉

    • Joel says:

      O que tu escreves é tão ridículo, que nem consigo acabar de ler… ou nunca tucas-te num iphone, ou não percebes nada disto.

  28. BigLord says:

    Honestamente não me surpreende, como muitos já disseram atrás a Apple só faz o seu sistema operativo para os seus próprios produtos (como a Nintendo só faz jogos para o seu próprio hardware) e a Google faz para toda a gente excepto a Apple. Logo, é lógico que a Apple arrisque usar línguagem quase-Assembly para programar os seu SO.

    É uma comparação injusta, a meu ver. A força dos smartphones Android não está na rapidez do seu SO, pois é obviamente inferior ao iPhone. As partes boas são outras, que não vou enumerar porque são francamente fáceis de entender 😛

    • antonio clemente says:

      @BigLord deixa de ser assim não fica bem pois neste momento o pessoal que ler o teu comentario vai ver que és uma pessoa com palas nos olhos, e mostra muita ignorância

  29. Linuxiano says:

    Boas, realmente seria interessante também comparar com o Windows phone, assim que possível, ontem vi uma notícia em que o cofundador da apple, Steve Wozniak, elogiava o WP, dizendo que está mais “intuitivo e bonito” do que o iOS. Vindo de quem vem, deu-me curiosidade em saber. Eu pessoalmente ainda vou na era dos dumbphones, estou a tentar poupar o máximo possível para poder comprar um ultrabook com Windows 8 no final do ano, para assim trabalhar à vontade fora de casa e não ter que carregar o meu Toshiba com quase 3kg às costas. Neste capítulo, a Apple claramente ficou acima dos restantes porque já faz algum tempo que lançou o Macbook Air e só agora é que a Intel lançou os conceitos de ultrabook e só agora é que a Microsoft vai entrar nos dispositivos móveis, um pouco tarde a meu ver, mas ainda a tempo. Portanto até lá quero ficar por dentro deste ramo dos dispositivos portáteis e agradecia que fizessem mais comparações deste tipo. Estou curioso para ver se a cartada de unificação da Microsoft (win8 para phones, tablets e PC’s) vai dar frutos e “assustar” a Apple e Google.

  30. Luis Reis says:

    Leiam este artigo e digam-me quem é mais estável e tem melhor performance:

    http://phandroid.com/2012/02/03/android-vs-ios-which-is-really-more-stable-new-data-may-surprise-you/

    • Serva says:

      Pois é eu também já publiquei acima uns links acerca das vulnerabilidades que são bem maiores em IOS comparativamente ao Android , enfim , que fiquem a discutir , esta polémica era desnecessária e sinceramente não esperava que o Francisco Franco fosse tão pouco rigoroso , limitou-se após comprar um Ipad uma serie de coisa que restam provar , aqui desculpem mas os galões são só para quem os merece .

      Cumprimentos

      Serva

      • Paulo Cabecinhas says:

        Isso não é bem assim. Neste artigo falou-se apenas em fluidez e estabilidade, ainda não mexi em nenhum tablet android tão fluido como o iPad, já para não falar na optimização das apps.
        Não gosto de Apple, mas este artigo tem toda a razão de ser.
        Cumprimentos

      • Serva, é muito simples, isto é um artigo para criar discussão e debate com base em argumentos técnicos que expus no artigo. Não gostas, too bad. Se vamos entrar por aí fui dos poucos alunos que passou à cadeira de Sistemas Operativos no meu curso (faculdade) à primeira com uma boa nota. Isso aliado a quase dois anos de experiência em development em Android, desculpa a arrogância mas sei MUITO bem do que falo. O artigo foi rigoroso e técnico o suficiente para o meu objectivo. Mas se quiseres eu escrevo um artigo a explicar como o Kernel do iOS e do Android utiliza semáforos para a sincronização de tasks e para gerir os recursos o melhor possível.

        Agradecia que não me voltasses a insultar ou a dizer que sou incompetente ou pouco rigoroso (por este e por todos os outros posts que espalhaste por todo este artigo).

        Cumprimentos e bom fim de semana 😉

        • João Reis says:

          Não adianta, se ler os posts desse utilizador ele é todo simpático mas não entende nada disto.
          É um fanboy que nunca experimentou iPhone e manda vir.

          Androids são óptimos/qualidade preço os que menos de 250€, mais do que isso invistam num iPhone vão ficar totalmente bem servidos além de desvalorizar Muito menos do que um Android, sim também há dados sobre isto concretos.

          • Serva says:

            Fanboy eu ? … Francisco podes puxar a vontade dos Galões eu certamente de programação não percebo nem um décimo do que tu percebes , mas sei analisar quando os artigos que leio seja de que área for estão ou não correctos na sua metodologia e o teu tem frases como esta após 24 horas com o Ipad cheguei a esta conclusão ! …. queres que te escreva mais alguma coisa acerca dos erros grosseiros do teu artigo .

            Cumprimentos

            Serva

          • Vítor M. says:

            Vais escrever o quê se o que o Francisco escreveu é baseado num conhecimento muito intimo com os factos e, como ele falou, tem muito de opinião de power user.

            E tu?

          • antonio clemente says:

            @João Reis
            cada um compra o que quer e pode,
            mas agora vens dizer para comprar androids por menos de 250?
            que? com medo que compremos um telemóvel pelo mesmo preço ou menos e que ganhe aos pontos a única coisa que a apple vende é que nem existe seleção lol ou compras aquilo ou … compras aquilo mais um lol ainda chamam limitados de cabeça a quem usa e abusa de todas as opções que existe no mercado apple nem moda é , mas sim um fascínio que muitos que têm um pensa logo eu é que tenho um telemóvel lol depois de comprar usa-se uns dias e que arrependido que estou de comprar esta b*sta
            sim podes-me chamar fanboy mas de tudo menos apple que coisa mais horrível e não me espando mais nos adjetivos para não ser rude com os outros usuários
            graças a Deus que temos muita escolha !!! 😉 que? estas com medo da concorrência ? pois ja vi que és fanboy da apple parabéns e boa sorte “fun mode”, enquanto tens 3 ou 4 equipamentos nós que não gostamos de nada da apple temos muitas opções 😉 de todos os preços , performances ,cores ,estilos , marcas, e claro sistemas operativos em especial no meu caso o android que é simplesmente mais um distro de linux sendo este o operativo do futuro adoro open source

        • Serva says:

          Nunca te insultei , se sim aonde ? … e depois o teu artigo de técnico não tem nada , limitaste-te a dar a tua opinião e a levantares algumas das possibilidades para que essa tua impressão fosse demonstrada tecnicamente , não vi benchmarks , não vi nenhum tipo de teste , que queres que te diga ? limitaste-te a dar a tua opinião que começou por ser sobre tablets mais concretamente o Ipad e concorrentes Android , mas que acabaste por generalizar a todo o IOS versus o Android , quando a uma semana com poupa e circunstancia apresentavas o HTC Iphone Killer que tinha tudo do melhor , lag nem ver etc , o que critico é a tua falta de consistência nas opiniões que debitas , parecendo-me que ficas muito entusiasmado com um novo brinquedo e tens necessidade de escrever e partilhar esse teu entusiasmo , já me tinha parecido isso no tópico do HTC e agora claramente neste baralhaste-te todo .

          Cumprimentos

          Serva

          • antonio clemente says:

            @Serva
            nâo teria dito melhor simplesmente subscrevo cada letra que escreveste pois é exatamente o que presenciei quando li a “comparação de fluidez”
            sem ofensa mas sinceramente quem lê pela primeira vez este “artigo” até e não tiver noção até pensa que é verdade

      • antonio clemente says:

        @serva
        subscrevo o que dizes!!!

  31. Pedro Coelho says:

    Boas

    Eu era utilizador do iPad e passei para o Android (Asus Transformer).
    Para mim o iPad é o melhor tablet devido ao seu sistema, mas tem algumas falhas que me fizeram mudar. Como por exemplo, a falta de um gestor de ficheiros, pois sem isso não consigo anexar vários documentos a um e-mail no iOS.
    Como utilizo bastante o e-mail, essa falta não me permite ter um aparelho iOS.
    Quanto à parte da fluidez e da velocidade, concordo em parte.
    Algumas reviews que li falam de problemas que nunca tive, ou mesmo quem conheça com Android nunca tiveram. Não vou falar que não tiveram problemas, mas problemas também tiveram amigos meus com o iPhone e eu com iPad, poucos, muito poucos, mas tivemos. Problemas sempre haverá com todos os dispositivos.
    Para mim o grande problema do Android é a fragmentação do mesmo, tantos dispositivos e todos com aplicações próprias diferentes, com utilizações diferentes.
    Também aplicações mal feitas para Android são um problema, mas eu utilizo o minimo de aplicações. Uso as que vieram com o Asus, mais o K9 para o e-mail e a partir daqui apenas aplicações web. E ainda não tive problemas.
    P. S. O teclado é um bonús muito bom, não sei como consegui sobreviver no iPad sem um teclado. Tudo é mais rapido.

  32. Sergio says:

    Francisco, conseguiste escrever um artigo que descreve a 100% o que penso sobre este assunto.
    Sou programador de baixo nível e alto nível. Nesta pequena pausa que fiz para vir ao pplware estou a programar em C para um ARM Cortex M3 e simultaneamente em C# para PC.
    Enumeraste exatamente as duas razões porque também teorizo sobre a menor fluidez no android.
    Pelos vistos não fui o único a notar alguns pequenos solovancos no One X. Mas, obviamente não podia ter a certeza acerca disso, já que foi sobre umas 4 ou 5 experiencias em FNAC’s. É um grande telemóvel (em todos os sentidos), mas esse lag que se sentia às vezes deixava-me um pouco frustado. Esta foi uma das razões porque não optei por ele. Nem foi pelo equipamento. Lembro-me perfeitamente de dizer ao meu colega: “não vou para Android, o telemovel é fixe, mas por agora quero ir para IOS”. E não o fui por causa desses dois factores: fluidez e solidez. Foram exatamente esses dois factores que me levaram a escolher o iphone.
    Bem…e o meu 4S chega esta semana. Tenho andado a fazer uma pre-seleção de apps e algumas só com jailbreak. Muito provavelmente virá com o IOS 5.1 e terei de esperar. Mas as coisas que quero também podem esperar um pouco. Quero um dialer com T9 de jeito, photo contacts pq não passo sem eles (90% ou mais dos meus contactos tem fotos), Wifi finder por motivos profissionais, SB Settings por motivos óbvios e mais uns quantos tweeks que também só são precisos devido ao meu lado geek

  33. Carlos says:

    Primeiro de tudo, gostaria de congratular todo o vosso excelente trabalho.

    Dado querer comprar um telemóvel novo, tenho pesquisado imenso e imenso sobre OS e sobre hardware.

    Chego à conclusão, que ao pesquisar Apple, procuro um produto monótono. Poderei sempre mudar, fazendo Jailbrake. Será correcto?

    Ao ver o android, vejo algo diferente, algo à minha maneira. Onde posso alterar basicamente quase tudo. Onde a rapidez está lá, onde está lá tudo!

    Obviamente que em qualquer dos sistemas, os utilizadores podem ser o próprio crash do sistema.

    Independentemente da obtenção da fiabilidade e da fluidez, não acham, que outras grandes coisas infelizmente se perdem?

    Cumps

  34. Vitor Martins says:

    Que piada…eu nem li o raio do texto todo. Então o caríssimo está a chamar fluido a pedaço de software? iOS Vs Android? Curioso, eu nao consigo sentir bits e bytes…

    É Apple Vs Samsung Vs HTC Vs Etc etc etc.

    A fluidez não vem do sistema operativo, não vem do software, vem do hardware!

    Solidez? bom, isso há muitos pontos de vista e bem descritos nos outros comentários!

  35. Luis Castro says:

    Como já foi dito acima e muito mais fácil programar para 4 dispositivos do que milhares deles… Daí a adoção do java por parte do android, que permite correr este SO em milhares de dispositivos sem ter de o reconfigurar. Obviamente que a apple como só possui 4 configurações de hardware (desenvolvidas por eles), podem tirar o máximo partido do mesmo e da linguagem de baixo nível (objective-c). E mesmo ao nivel da correcçao de bugs, gestão de memoria, gestão de bateria ou processador o trabalho da apple é mais facilitado, pois eles conhecem profundamente o seu hardware e desenvolvem os compiladores a pensar nisso.
    Gostava de ver o android especificado a 4 dispositivos, isso sim ja nos dava uma base para comparar com a apple.

    • Sergio says:

      ninguem quer saber se são melhores os engenheiros responsáveis pelo IOS se os do Android. os do Android até poderiam fazer maravilhas se tivessem apenas 4 dispositivos, MAS NAO OS TEM. O que interessa é a experiencia do usuário. Um utilizador não quer saber o que tem debaixo do capô. Quer saber é das apps. E essas tem de corresponder

      • Luis Castro says:

        O desempenho das apps e que conta, para o utilizador comum, mas também nao disse o contrario. Apenas tentei explicar o porque do IOS ser mais fluido e solido que o android. Quem estiver dispostos a dispensar um valor elevado por um telemovel deve optar pelo IOS, sem duvida…

    • Rui says:

      Não concordo que seja pelo facto de haver muitos dispositivos que funcionam em Android que o sistema pode ser ou não mais lento.

      O Windows corre em inumeros dispositivos e não é por isso que é lento.

      Se calhar o problema foi a opção que foi feita (Java) que não foi a mais feliz, e agora voltar atrás é complicado…

  36. Gouveia says:

    Andam os fanboys da Apple a manchar o Android com a questão de vírus e malware, a fazer-lhe o mesmo que fizeram com o Windows ao longo dos anos, aproveitando-se de serem a minoria de mercado para continuar a espetar a unha nos preços e a aclamar oferecer um produto de qualidade superior e os que não conseguem comprar são a ralé da tecnologia. Esse tem sido o hábito da Apple desde sempre. Mas agora que começam a ficar mais populares, a máscara já está a cair. Vejam só o que diz o CEO da Kaspersky Labs: http://www.techspot.com/news/48359-kaspersky-ceo-says-mac-security-is-10-years-behind-microsoft.html

    Microsoft 10 anos à frente da Apple em termos de segurança. E o pior é que a Apple nem sequer tem uma equipa dedicada exclusivamente à segurança dos seus sistemas. Falem do Android falem, quando a moda pegar, quero ver esses Macs e iOS todos infectados a dar pau. É inadmissível uma empresa de topo nesta área não ter uma equipa exclusivamente para Segurança…

    • Rui says:

      e o que é o teu comentário tem a ver com o artigo do pplware?

    • Serva says:

      Eu também estive para publicar este artigo , mas abre lá este .

      http://wintech.com.pt/content/view/11809/1/

      Cumprimentos

      Serva

      • Vítor M. says:

        Pois, aqui mostras o teu calcanhar de Aquiles… é que não interpretas em condições a informação.

        Uma coisa é o Safari ter determinado número de vulnerabilidades (e influenciar todo um sistema operativo) e outra coisa é haver malware que se aproveita dessa vulnerabilidade com sucesso… o que de facto não acontece. E porque será?

        Provavelmente se conhecesses melhor os ambientes que tanto criticas saberias esse porquê.

        Não caias no erro de ler os posts na diagonal e interpretares só que te te cai no goto.

        • Serva says:

          Eu não interpreto bem ? … porque porque existe uma nota final que informa que no mês de Março a Apple fez um número recorde de correcções , qual foi a parte que eu não entendi .

          Cumprimentos

          Serva

          • Vítor M. says:

            Não entendeste o que é uma vulnerabilidade e o que é malware… uma coisa não é a outra 😉 é isso que não entendeste.

            As correcções fazem parte, ainda bem que existem.

          • Serva says:

            Não consigo responder ao teu post , mas vulnerabilidades convidam o malware é assim que eu entendo e suponho que esse conceito é Universal

            Cumprimentos

            Serva

    • PGP says:

      1. penso que se deveria informar (bastante) melhor sobre a diferença entre vírus e malware (a notícia que provocou “escândalo” nos media era sobre uma falha no Java);
      2. está a confundir sistemas operativos desktop com os de smartphone;
      3. a opinião de um CEO de uma empresa que quer entrar no mercado Apple vale o que vale…
      4. a Apple tem uma equipa dedicada a segurança (a equipa que insiste não existir esteve presente, à vista de todos, na Black Hat Conference).

      • Serva says:

        Então as noticias de 600 mil Macs infectados era fictícia , OK

        Cumprimentos

        Serva

        • PGP says:

          Onde é que eu disse que a notícia era fictícia!? Apenas afirmei que a falha estava no Java e não no OS (como diz claramente na notícia). Sabes a diferença entre os dois!? Se, por exemplo, o Mozilla Firefox apresentar uma falha de quem é a culpa? Do Microsoft Windows, Mac OS X, Ubuntu, Fedora, …?

  37. Chambel says:

    O android tem como ponto forte a diversidade de equipamentos 🙂

  38. Chambel says:

    teste do android

  39. Dumitru Toderici says:

    Francisco Franco excelente artigo! Vi em muitos comentarios os outros embirrarem contigo! E como tu disseste axo que nao se sabe ler bem neste país 🙂 Pois o Htc One X é sim ao momente o melhor do mundo, mas como tu dizes o iOS é mais fluido isto nao queira dizer que seja melhor ou mais rapido em algumas aplicaçoes ou do genero! Enfim bom artigo mais uma vez! Estou do teu lado! Nao fizeste nada de errado muito pelo menos!!!

    • Serva says:

      De facto esta conclusão foi ma daquelas que obedeceu ao método experimental dito de cientifico , fico espantado com a falta de rigor deste post , aliás como já tinha acontecido moutros anteriores como o do HTC .

      Cumprimentos

      Serva

      • Vítor M. says:

        Espantas-te com muita facilidade, principalmente se não houver consenso em torno dos teus gostos pessoais.

        • Serva says:

          Não se trata de gostos especiais , este mesmo autor , escreveu um artigo na passada semana sobre o HTC e pelo que entendi esteve algum tempo a fazer experiências , o titulo era será este o Iphone Killer ? … segundo esse post o HTC tinha o melhor display que o Iphone melhor hardware , lag não existia e ainda tinha a vantagem de vir com o ICS , qual é o meu espanto quando vejo o mesmo autor num intervalo de 1 semana a contradizer tudo o que disse , eu para mim já chega , eu ainda não disse que o Android era melhor que o IOS em nenhuma das minhas intervenções , não insultei ninguém mas por favor não insultem a minha inteligência nem a dos nossos leitores assíduos .

          Cumprimentos

          Serva

  40. Dumitru Toderici says:

    *muito pelo contrario xDDD erro meu agora!

  41. joaquim says:

    Vou comprar um tablet nos próximos tempos. Andei a experimentar superficialmente o assus transformer prime e o ipad3 numa loja. O assus é fluido, mas quando experimentei o ipad não me restaram dúvidas: o pessoal da apple sabe cativar potenciais clientes na parte gráfica, porque os olhos também comem. Pelo menos a mim convenceram-me.

  42. Gomes says:

    já ha muito que nao lia nenhuma discussao sobre apple vc android, mas as coisas mantêm-se basta dizer que o iphone ou android é melhor que o outro e pronto vem logo pessoas muito indignadas… nenhum sistema é perfeito todos tem as suas coisas boas ou mas. tenham a capacidade de reconhecer isso para poder discutir algo de maneira minimamente construtiva! critica-se muito os fan boys, mas os android boys estão muito piores na maneira como falam da apple, parece uma discussão Benfica porto, nao faz qualquer sentido, para dizer que a apple ou o android sao porcaria mais vale nao dizer nada, isto e um blog de tecnologia e pretende-se aprender alguma coisa. tenham a humildade para conseguir discutir o que existe de bom numa e noutra plataforma bem como para admitir os problemas que existe numa e noutra.
    (desculpem pela falta de acentos, nao tenho teclado português)

  43. Nuno says:

    Quanto à linguagem é obvio que o Objective-C é mais eficiente e nem vale a pena discutir mas pensar num sistema global para todo o hardware tem destas coisas. Quanto à “ilusão” de fluidez do iphone não é ilusão é verdade mas… de um lado temos um sistema a correr vários processos ao mesmo tempo distribuindo tempo de processamento e do outro um que pára tudo para que o que o utilizador está a fazer seja o mais suave possível.

    Claro que quando estou a ouvir musica e o market está a fazer updates de umas aplicações enquanto eu estou a ler os emails vou sentir lag (para não falar das apps, às vezes mal programadas, a consumir memória e tempo de processamento em background). É uma coisa má? Não, apesar de ser chato sentir um bocado de lag de vez em quando.

    Quanto à abertura do market só acho bem que seja livre para qualquer um! Cada um instala o que lhe apetece e se quiserem instalar aplicações pagas e bem pagas elas são tão eficientes e bonitas como as do IOS.

  44. -_-' says:

    A razão é simples: Objective-C vs. Java, a.k.a. Native vs. Virtual. Nativo “ganha” sempre.

  45. João Santos says:

    Trabalho com iOS e Android há cerca de ano e meio e posso dizer que a sensação que tenho é exactamente a do autor. Uma grande quebra de performance mesmo nos dispositivos de alta gama Android quando comparados com iOS.

    Em termos de desenvolvimento, iOS é tão mais simples de trabalhar e o Android com o seu Java lento e maluco uma dor de cabeça…

  46. Tiago says:

    Excelente artigo, focando simplesmente a diferença ao nível destes dois OS, ao nível da solidez e fluidez. Tenho um sapo a5 com “miseros” 600 mhz num single core, com uma ROM ICS não oficial, mas a fluidez que encontrei nas poucas vez que experimentei iOS é incrível (comparando com um 3gs). Não mudo para iOS, não pela excelência de OS que é, mas sim pela diversidade de “customização” que o android oferece nas diversas comunidades. Mais uma vez, excelente artigo com uma simplicidade que até eu, muito leigo, consegui perceber as diferenças, nestes dois importantes aspectos, entre estes dois SO.

  47. jorge says:

    Viva

    Eu como utilizador de 3 tipos de tablets (Windows 7, Android 3.2, Android 4 e iOS) estou completamente de acordo com a opinião do Francisco.
    O iOS é o melhor sistema operativo para tablets. Mais fluido e leve.
    Para mim até o Windows 7 é melhor num tablet que o Android, pois é mais fluido. O meu tablet Windows tem um Atom com 2GB RAM e 32 flash.

    E não é como alguém diz que se torna um S.O. mais fluido por correr num hardware mais potente…

    A linguagem em que é feito, quanto de mais baixo nível melhor.
    Já todos devem ter visto como as aplicações Java são bem mais lentas que outras…porque será ?

    Cumprimentos

    • OBERION9000 says:

      ISSO SO TEM UMA RESPOSTA DEPENDE DA SUA MAQUINA O IOS UO ANDROID MAS O WINDONS ESTA A ANOS LUS DE DISTANCIA EM TERMOS DE SO TODOS OS UOTROS FICARAM PARA TRAS POIS SE QUISERMOS COMPARALOS E SO VER O QUE PARA ALEM DA ESTABLIDADE NU WINDOWS PARA QUALQUER UTELIZADOR E SINPLES E FLUIDA TRANPARENTE .EM FIM O RESTO E PURA TEMDENCIA PARA CONSUMIR E PASAGEIRO POIS O IOS NAO EVULUIO PUOCO E O ANDROID IGUALMENTE EMBORA SEJA MAIS RECENTE SE NAO FOSSE O IPHONE NAO SEI O QUE SERIA E SOA SISTEMAS PARA MAVEGAR JOGAR UNS JOGUITOS E POUCO MAIS ENFIM DEPENDE DO UTELIZADOR E PARA QUE FIM OK

  48. Nuno says:

    Um dos sistemas operativos com maior potencial, que poderia misturar a estabilidade de iOS com a componente open-source de android foi cancelado, falo do MeeGo. Quem já experimentou sabe do que falo.

  49. Rui says:

    Hehehehe. Faz-me lembrar os vários fans Apple que eu conheço. Vêm sempre comparar a fluidez do telemóvel como forma de mostrar que o smartphone deles é o melhor! 😛

    “É o mais fluido!!!”

    Tenho um SGSII e quase não faz diferença… Quero é velocidade de processamento e flexibilidade de sistema.
    Claro que sendo um sistema muito mais básico e para um único aparelho era inadmissivel.

  50. xivi says:

    quando os droid boys ouvem falar de qualquer produto da maça ficam cá com uma azia…. tenham calma pá, vao la actualizar, ou tentar acutalizar os vossos droidzitos, ups…. 😛

    • Paulo Cabecinhas says:

      Tenho android 4.0.4 no meu sapo a5… (que custou 100€)
      Já disse noutros comentários que concordo plenamente com o artigo, mas esse não foi um bom exemplo.

  51. jpng81 says:

    O java não digo que seja mau, mas sempre foi um cancro em termos de velocidade e é claro que android sofre com as emulações.
    Eu queria ver estes telemóveis android a correrem linux nativo mesmo no sistema sem emulações nenhumas, isso sim é que já se podia debater com os aparelhos da aple na boa.
    Vamos lá ver se agora com a vinda de novos modelos de tablets em 2013 já seja possível correr linux decentemente.

    • Serva says:

      Eu também estou a espera que isso aconteça , existem boas perspectivas para que o KDE entre no mercado nos tablets e pode ser que estendam aos smartphones .

      Serva

  52. anonimo says:

    Sou a favor do android por causa da personalização e outros factores que o android permite. Creio que faltou um ponto neste artigo que foi a maturidade do código IOS o primeiro iphone já foi lançado há vários anos e mesmo antes os ipod’s já utilizavam este sistema. O android está a melhorar em cada versão lançada mas ainda é muito recente por isso ainda tem muito espaço para melhorar.

    Cumprimentos

  53. MasterHD says:

    Rapidez vs funcionalidade
    Para que um Os rápido se de funcionalidade é zero? básico e simples demais , e de rápido não tem nada o Ios , se rapidez é deslizar entre os menus no iphone é fácil vão ao android 4 ao launcher e a fluidez é superior ou a mesma
    o iphone é um brinquedo de moda nada mais, e Apple na inventou coisa nenhuma apenas copiou o que já existia a maneira Apple.
    HTC STORY
    https://www.youtube.com/watch?v=pwpaxbXDecg
    Quem faz uso realmente da maquina não compra um brinquedo de moda ….

  54. fiendmost says:

    bem legal o artigo, sou leigo no assunto, mas gostei da sinceridade e objetividade do autor. parabéns!

  55. Andre says:

    LOOOL.. Nunca usastes um tablet Android e começas logo a dizer isto: “Porque não há um único tablet com Android que funcione correctamente. O Honeycomb foi uma desgraça, nem com dual cores poderosíssimos se consegue aguentar sem se arrastar por todos lados.”

    Meu amigo, tenho um Asus Transformer e com a última versão do Honeycomb 3.2.1 aquilo era tão fluído e rápido como o iOS do IPad 2 e sei o que digo porque em casa tenho os dois.
    Com o Ice Cream Sandwich nada alterou, a não ser uns SOD que pelo menos para mim já foi resolvido com o último update.

    • Vítor M. says:

      Ele deve ter já mais horas de tablet android que tu 😉 vai por mim!!! Uma coisa é ele ter um dele, outra é ele ter acesso a material que ainda nem no mercado nacional foi lançado e usar vários durante algum tempo….

      A riqueza de informação parte logo daí 😉

  56. ... says:

    Estes sistemas operativos não se comparam como vocês o fizeram, são totalmente destinados a categorias diferentes de utilizadores. O IOS é mais “amigo” do utilizador devido a sua simplicidade, e tem um grande leque de aplicações (onde nos dias de hoje as apps já saiem para os 2 SO), mas sendo um SO fechado, deixa muito a desejar as pessoas que querem fazer mais do seu telefone. Android, é para um grupo de pessoas mais interessadas no tema “smartphone” , porque é aberto e tem grande comunidade, logo aí permite grandes alterações no SO sem precisar de fazer upgrade ao hardware. Tive 2 iphones e ainda tenho um 3g, de momento tenho um Nexus S e nenhum iphone iguala a rapidez do meu telefone, não é por isso que vou considerar “mais solido” que o ios. Este artigo foi criado pela pessoa errada, nunca explorou um Android de forma correcta para saber o potencial da plataforma.

  57. Miguel Meira says:

    Fiz este comentario com um WP7 e é mais fluido que o meu iPhone 4. 🙂

  58. Manuel says:

    Caro amigo.

    Estou em total concordância contigo.

    Também eu tive smartphones Android e andava com o dilema de adquirir um Tablet ou com Android, ou IOS.

    E uma das coisas que me faziam confusão era a pouca duração das baterias nos tablets android. Não faz qualquer sentido tablets com baterias que duram 3 ou 4 horas. É ridículo!!

    Perante tal facto adquiri um Ipad 1 de um amigo que queria efectuar um update para o 3. Calhou bem porque poupei uns cobres e assim matava a curiosidade ao mesmo tempo.

    E meus caros, tenho de tirar o chapéu a Apple, por muito que isso me custe, porque estou rendido à facilidade de funcionamento do aparelhometro…

    Ah! E a batéria dura, dura, dura!!!

    Abraço

  59. João C says:

    Já não tenho a fonte comigo, mas lembro-me de ler que uma das razões da maior fluidez da interface do iOS deve-se ao facto de os processos relativas à interface terem mais tempo de CPU comparativamente aos restantes, já no Android todos os processos são tratados de “igual” modo, já para não falar que a optimização do sistema para um número reduzido de hardware ajuda bastante. Quando ao java isso é muito relativo, a sua performance depende muito da máquina virtual onde está a correr, da qualidade do código e do que está a correr, em algumas situações o java é muito rápido. Mas não esquecer que parte do Android é escrito em C (kernel, middleware, livrarias e APIs) e que é possível usar o NDK para escrever apps em C em vez de java (com SDK).

  60. Rui says:

    Excelente artigo Francisco! 🙂

    Queria aproveitar para fazer novamente uma pergunta sobre o artigo sobre o HTC one X… Como é que se pode afirmar que o ecrã do One X é o melhor do mercado? Que dados fundamentam essa afirmação ou é apenas uma opinião pessoal?

    Não é para criticar, mas sim para pereber se houve algum teste que permita aferir que A é melhor que B.

    Saudações e continuação dos excelentes artigos.

    • Serva says:

      Pois , os tais critérios pessoais

      Serva

    • Por um lado é preferência pessoal, por outro por factos. O tipo de tecnologia deste ecrã oferece uma fiabilidade de cor acima de todos os outros. A nível dos pretos o AMOLED é muito superior e isso também é preciso realçar. Outro ponto a seu favor é a grande densidade de pixeis e o tipo de matriz utilizada, faz com que os pixeis não sejam visíveis em qualquer situação. Lado a lado com o ecrã do meu Galaxy Nexus percebe-se bem. No GN vejo pixeis por todo lado devido a matriz pentile, no One X nem um pixel.

      Esclarecido?

      • Rui says:

        Viva Francisco,

        Esclarecido mais ou menos. 🙂

        Era interessante haver dados sobre os comparativos de ecrãs… certamente há software que faça esse tipo de análises e se houver a possibilidade de apresentarem um comparativo desses pelo pplware seria fantástico e com certesa um artigo que teria muito gosto em ler.

        Como o iPhone tem o ecrã com maior densidade de pixeis, fiquei intrigado em perceber como é que o ecrã do one X é superior. Tenho pesquisado na net e não encontro resposta… 🙂

        Saudações

  61. Paulo Parreira says:

    Boa noite
    Não sou especialista em software nem hardware, mas sou um utilizador interessado.
    Tenho um Ipad 2 e um boston e um Hwaei.
    Acho que o ipad realmente é muito rápido e fluido.
    Comparado com o sistema android ainda este está a pensar e já o ipad está onde queremos.
    O que não me agrada é a limitação que nos impoe nos programas e que não são compativeis facilmente com o windows e com o android

  62. João Paulo Pereira says:

    A diferença estará nos requisitos de qualidade necessários para disponibilizar uma aplicação ao público.

    Tanto quanto sei, a Apple pede imensos requisitos de qualidade e rejeitam uma grande parte das aplicações que se candidatam a venda. Para o Android já não se passa o mesmo.

    Enquanto que o Android é um sistema mais robusto (corre em muito mais hardware, multi-thread) este sofre de aplicações menos optimizadas para além de correrem numa máquina virtual. Por outro lado a Apple com iOS tem um SO talhado para hardware especifico com aplicações feitas em objective C a correr bem mais perto do kernel.

    Com tempo e hardware mais poderoso as aplicações Android serão suficiente rápidas e fluídas para serem consideradas iguais às do iOS. Para já, a falta de rigor imposto às das aplicações Android e o facto de as aplicações correrem na dalvik VM prejudicam a experiência do utilizador final do Android quando comparado com o iOS.

  63. carlos says:

    posso dizer que de todos os tablets que experimentei (na fnac worten etc) o mais fluido e rapido foi sem duvida 1 Sony com Android…. muito fluido mesmo….

  64. João Semedo says:

    Não concordo com o artigo nem com as muitas opiniões que li.

    Um leigo que leia isto fica a pensar que não é possível fazer software fluido/rápido em Java. Deve também ficar a pensar que o Android é inavegável.

    É verdade que linguagens de mais baixo nível como C, C++, Objetive-C, etc, são mais eficientes que outras linguagens tipo Java. Não é no entanto verdade que seja essa a razão fulcral das diferenças de fluidez entre iOS e Android.

    O Android não está todo feito em Java, muito do seu core está naturalmente escrito em C/C++ por razões de eficiência. A arquitectura do Android é que é totalmente diferente da arquitectura do iOS, e a forma com são desenhados e implementados também é decisiva.

    A razão é bastante simples. O iOS é parte de uma arquitectura fechada e 100% controlada pela Apple. É um Sistema Operativo desenhado para 2 ou 3 devices feitos in-house pela Apple. Está por isso altamente optimizado, independentemente de estar escrito em Objective-C. Poderia ser escrito em Java com os mesmos resultados em termos práticos.

    O Android é um SO altamente escalável e flexível, desenhado para correr em centenas de devices, que apenas têm que cumprir certos requisitos de hardware e que podem ser totalmente diferentes.

    O exemplo dos emuladores não é correcto e mais uma vez o emulador do Android não é lento por ser feito em Java, até porque mais uma vez, o emulador do Android muito provavelmente deve estar escrito em C/C++. As diferenças estão mais uma vez, no facto do emulador Android emular nativamente todas as configurações de hardware, incluído a arquitectura ARM.

    Em última lugar, discordo da classificação que dão de “bom Sistema Operativo” só porque é ligeiramente mais rápido/fluido. Certamente que rapidez e fluidez são características a ter em conta em qualquer programa. Mas não considero que no caso do iOS/Android seja uma diferença gritante, tão pouco noto qualquer diferença de rapidez/fluidez entre o meu Galaxy Note e um iPhone 4S, mas conheço as diferenças entre outros devices.

    O que é muito mais importante para classificar de um “bom Sistema Operativo” é avaliar o que ele faz e a liberdade com que me permite fazer. Neste aspecto, considero o Android ser muito mais vantajoso, mas mais uma vez, devo estar mal habituado com o meu Galaxy Note em que literalmente se pode trabalhar eficientemente.

    • PapiMigas says:

      Muito bem, subscrevo.
      Conheço e reconheço o trabalho do Francisco Franco há quase 2 anos no mundo Android.
      Acho que precipitou-se por 2 motivos:
      – deu uma visão pessoal, deveria ter guardado a opinião para o seu blog pessoal.
      – deveria aguardar 1 ou 2 meses, andar a instalar e remover apps, mods, etc como faz aos seus Androids para por fim dar o seu veredicto.
      Cumps

      • Serva says:

        Claro não era em 24 horas que ficava com uma opinião destas e ia a correr fazer uma artigo , tenham dó , provavelmente as aplicações que crasham são devido as suas experiências(ossos do oficio) , mas essa não é a realidade da grande maioria dos utilizadores de Android , falou no Facebook eu por azar ou por sorte não ligo a esse maldito programa , mas já que são tantas poderia ter enumerado .

        Cumprimentos

        Serva

      • Vítor M. says:

        Repara que ele só com estas horas de utilização intensiva (não é a primeira vez que ele usa um equipamento com iOS, é a primeira vez que o tem de forma intensiva) conseguiu ver logo a qualidade de um vs o outro… imagina agora com um ou dois meses de funcionamento 😉

        • João Semedo says:

          Acredito que com um ou dois meses de funcionamento é que o Francisco vai sentir as virtudes do Android em relação ao iOS.

          Foi o que me aconteceu. O iOS é apelativo e fluido no primeiro contacto. Para quem está habituado ao Android nota logo isso. Mas depois é que vem o outro lado da moeda e se começam a notar as limitações do iOS face ao Android.

          Seja como for, o Francisco não se precipitou no artigo em si, porque constatar que o iOS é mais fluido que o Android é fácil. Ele precipitou-se foi nas razões que tentou encontrar, pois também sendo eu um programador Android, não concordo com nenhuma delas. Mas isso já referi no meu comment anterior.

          • Vítor M. says:

            Quais limitações? É que eu quase que si o que vais dizer 😉 como limitação e olha que isso não é assim tão expressivo.

            Claro que há diferenças e, como já referi, uma medida não serve a todos mas no que o Francisco refere em termos de utilização (e digo-te que é isso o mais importante no verdadeiro termo da venda) ele descobriu isso facilmente. Em termos de programação, ele poderá explicar-te melhor o que quer dizer com o que referiu… mas ele um power user e deve ter claramente a sua opinião sustentada em facto muito concretos.

        • Serva says:

          Não é isso que está escrito no artigo .

          Serva

    • Silva do Café says:

      Bem observado João não percebo como é que o autor do artigo, pessoa versada em ambos os S.O. faz uma comparação tão básica entre um emulador (Android) e um simulador (Apple). Desde quando se avalia a performance do que quer que seja em cima de emuladores/simuladores.
      Enfim, dito isto há que defender um pouco a honra do Java.De facto sendo uma linguagem de mais alto nível rivaliza hoje em dia com o C/C++. Muitas vezes não é mais utilizado porque é mais simples usar o C/C++ por diversas razões esta linguagem é mais adequada. Nomeadamente escrever drivers/fazer IO de baixo nível.

      Desenvolvo (pouco) para Android mas não sou profundo conhecedor da arquitectura. De qualquer forma aquilo que me parece é que a linguagem java neste caso é usada apenas e só como linguagem de base para aproveitar os muitos programadores que existem. O resultado da compilação nem sequer é “bytecodes” como habitualmente e sim algo de mais baixo nível.

      • Vítor M. says:

        Agarraste “um exemplo académico” para ponto de apoio, quando o autor deixa factos muito mais incisivos que não te vejo a citar, esse era a ponta fragil de uma corda que não sabes por onde começar?

        O Francisco é um expert e realmente consegue esse equilibrio de opinião e vejam o artigo como explicativos de uma embalagem completa.

    • Vítor M. says:

      Não concordo. Diferenciaste alguns aspectos, ok são muito válidos sim senhor, mas se falas no conjunto então aí o Android fica claramente a perder, não só quem questões estruturais como em questões de segurança, de aparências, de fluidez, de serviço no conceito futurista, etc…

      O que apelas ser liberdade… eu chamo de paliativo, o iOS tem uma abrangência muito maior… mesmo fora da Store “oficial”.

      • João Semedo says:

        Não concordo contigo.

        Estás a definir um bom sistema operativo essêncialmente pela aparência e rapidez/fluidez, não por tudo o que ele é e tudo o que ele faz.

        Ora, podes ter um iPhone4S/iPad2 com uma aparência bonitinha e navegação mais fluida que qualquer outro device, e ficares convencido que tens o melhor device/so do mercado.

        Eu sou utilizador Android e iOS, e quando passo do Android para o iOS o que mais sinto são limitações. Limitações à personalização, limitações à utilização. O que afirmo com conhecimento de causa, é que o Android é um sistema operativo muito mais produtivo para o utilizador que pode personalizar e utilizar com muito mais liberdade que o iOS.

        Seja como for eu próprio já estou noutro nível. Desde que comprei o Galaxy Note que já não consigo olhar para os outros smartphones ou tablets como olhava. Considero o Galaxy Note um device excepcional, onde realmente consigo trabalhar produtivamente no dia-a-dia, coisa que nunca consegui com um smartphone (seja iPhone ou seja equivalentes Android) ou mesmo tablets (sejam iPads ou equivalentes Android).

        https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=FvH6vbhOs6Y

    • Serva says:

      Excelente post , concordo 100% .

      Aceita os meus sinceros cumprimentos

      Serva

  65. David G. says:

    “Depois basta correr um emulador do Android e ir tomar um café, voltar e ainda estar a inicialiazar, já para não falar do lag de outro mundo que se sente a correr um emulador do SO da Google.”

    A partir da API 17 o emulador está muito mais rápido quer a iniciar, quer a compilar/executar as aplicações. O lag ficou igualmente reduzido.

  66. Porconta says:

    Vámos lá tirar as camisolas clubisticas e falar sério qual o melhor sistema, pois desta forma um gajo fica mais confuso, OK.

    • Vítor M. says:

      Tens a opinião do Francisco, um especialista em Android que falou tal e qual como de facto o assunto é na realidade. Eu digo isto há alguns anos… mas as pessoas têm de usar, testar e integrar nas suas vidas estas máquinas, depois tudo o resto fica aquém de um iPad ou iPhone… acredita 😉

      • Luis Lopes says:

        exacto nada como usar os varios SO. ja usei os 4 principais, ios/wp7/bb/android
        o meu gosto dos SO é msm essa a ordem k escrevi sendo o ios o meu preferido, mas tou no wp7 neste momento!!!
        cada um ker certas coisas do telm e cada sistema tem as suas coisas, dai é tentar usar pra saber

  67. Bruno Rodrigues says:

    Excelente artigo! Parabéns!
    Mas já era de prever tanta azáfama, pois o assunto é delicado.
    Todos defendem o que têm (seja android ou ios), e são poucos os que conseguem “olhar de fora” e ter uma opinião.
    Em primeiro lugar acho que as pessoas não estão a perceber o conteúdo do artigo. Como o autor já referiu apenas foi comparada a fluidez e solidez. Não se compararam outros factores como a quantidade de aplicações, a possibilidade de personalização, etc.
    E em termos de solidez e fluidez estou completamente de acordo! E é algo absolutamente visível! Eu tive uma ipad 2 durante aproximadamente um mês. E era muito fluído e sólido! Raramente crashava, com muito poucos erros tento no sistema operativo como nas aplicações. Depois tive oportunidade de mudar para um tablet android, o Asus TF101. Na altura não hesitei porque o android tem mais opções de personalização, tem flash (para mim faz diferença porque uso o tablet para ver tv online em sites), é possível ver vídeos em formato avi e com legendas (sem grandes problemas… No ios é necessário converter. Ver um vídeo em avi no ios consome a bateria em 1 hora).
    Mas depois de algum tempo de uso… Os erros são muito frequentes até em aplicações bem conhecidas como o “Angry Birds”. Consome bateria desmedidamente (em suspensão gasta quase tanto como ligado) e tem muitos problemas na fluidez e solidez. Há a agravante de o hardware do ipad ter muito melhor qualidade… Passados 6 meses desde a troca, confesso que estou arrependido. Pesando os prós e contras, o ipad sai a ganhar apesar de todas as limitações que possa ter.
    E acho que com tanta desfragmentação será difícil algum dia o android ter a estabilidade do ios. Talvez o windows tenha mais sorte, dado o seu controlo mais rigoroso sobre os dispositivos.
    Esta é apenas a minha opinião pessoal, também baseada na experiência.

    Cumprimentos

  68. Diego says:

    Para acabar com a desinformação gerada pelo post:

    The Root Cause

    It’s not GC pauses. It’s not because Android runs bytecode and iOS runs native code. It’s because on iOS all UI rendering occurs in a dedicated UI thread with real-time priority. On the other hand, Android follows the traditional PC model of rendering occurring on the main thread with normal priority.

    This is a not an abstract or academic difference. You can see it for yourself. Grab your closest iPad or iPhone and open Safari. Start loading a complex web page like Facebook. Half way through loading, put your finger on the screen and move it around. All rendering instantly stops. The website will literally never load until you remove your finger. This is because the UI thread is intercepting all events and rendering the UI at real-time priority.

    If you repeat this exercise on Android, you’ll notice that the browser will attempt to both animate the page and render the HTML, and do an ‘ok’ job at both. On Android, this a case where an efficient dual core processor really helps, which is why the Galaxy S II is famous for its smoothness.

    On iOS when an app is installing from the app store and you put your finger on the screen, the installation instantly pauses until all rendering is finished. Android tries to do both at the same priority, so the frame rate suffers. Once you notice this happening, you’ll see it everywhere on an Android phone. Why is scrolling in the Movies app slow? Because movie cover thumbnails are dynamically added to the movie list as you scroll down, while on iOS they are lazily added after all scrolling stops.

    mais no post completo:

    https://plus.google.com/100838276097451809262/posts/VDkV9XaJRGS

    resultado de uma busca rápida no google por: why android ui is laggy

    • Serva says:

      Fantástico , eu claro que opto pela opção da Google , já muito tempo que existe a discussão do multitasking na Apple , e este post vem confirmar o que todos os utilizadores de Android que muitas vezes são tratados como burros já sabiam , sempre se soube do fanatismo que existia na Apple o que não é fluido não é cool , mesmo que a aplicação seja de enorme valor , isto foi sempre o que a Apple nos habituou .

      Excelente pesquisa

      Cumprimentos

      Serva

    • Não é desinformação. O que postaste é real mas apenas realças o objectivo do meu artigo que era para debate. O que postaste já eu li há meses, tal que expliquei isso no artigo.

      A meu ponto é: até que medida é que a forma como o iOS gere a UI é melhor, ou não que a gestão do Android? É mais fluida? Sem dúvida. É positivo ou negativo? Não sei, mas eu gosto. Então qual o melhor Sistema Operativo? Não sei, mas eu prefiro um sistema mais fluido. Qual Sistema Operativo vou escolher? Não sei, experimentem os dois e usem o que gostem mais.

    • Porconta says:

      Agora sim fiquei de veras informadíssimo com este comentário parabéns ao autor.

  69. DK says:

    Estava a ler o artigo, e a concordar e discordar (na maioria das vezes) com algumas e outras coisas, e a pensar “ok, é uma opinião válida, mas não muito informada, de um utilizador de Android que entrou agora no mundo de iOS”, até que cheguei à parte dos “emuladores”. Foi a gota de água.

    Quando não se sabe a diferença entre um emulador e um simulador, e se compara os dois, isso a modos que invalida um pouco o “expertise” do autor.

    Deixei de ler aí o artigo, e não vou comentar mais.

    • Vítor M. says:

      Deverias ler, até porque é um artigo de um especialista em Android, alguém que está fortemente informado e tem contacto com os temas de forma muito íntima. Acredita, perdes uma boa janela de informação quando não lês.

    • Serva says:

      E eu acrescento mais , como é que chegamos a conclusão que o IOS é mais sólido ? … porque a aplicação do facebook estoirou , tenham dó , este artigo revela um estado de alma , não revela a verdade dos factos nem sequer houve um esforço neste artigo para o fazer .

      Cumprimentos

      Serva

      • Vítor M. says:

        Podes minimizar e esquecer o que foi dito para teres razão… com esse teu argumento nada poderá ir contra a tua opinião… ele é de tal forma redutor que…

        Enfim, Serva, lê o artigo do Francisco, ele está numa posição muito… mas muito melhor que a tua para ter este tipo de reacções e escrever artigos destes… mas muito garanto-te 😉

        • Serva says:

          E eu sou utilizador diário do Android e não me revejo nesses crashs que se fala , ,já instalei algumas aplicações que não eram compatíveis ou que necessitavam de root isso sim , para além disso reinicio o telefone de 15 em 15 dias ou quando me lembro para libertar a memoria residual de todos os processos abertos e fechados , existem aplicações que eu uso para fazer isso mas chega a um ponto que só resolves mesmo reiniciando , mas atenção eu trabalho com estes dispositivos e dou um uso intensivo não sou um utilizador comum , o desgaste no meu SGII é enorme se comparar com os Nokias que tive que chegavam a desligar-se sozinhos não existe qualquer comparação .

          Existem aqui alguns utilizadores que dizem que os Android que possuem são lentos , se verificarmos são essencialmente telefones de inicio de gama com pouca memória rom e já cheia até ao limite , eu sou muito critico desse aspecto do Android deveria ser proibido pela Google venderem-se telefones com a memoria rom tão ezigua , um dos exemplos é o Galaxy Gio e não custa assim tão barato isso é uma vergonha .

          Serva

          • Sergio says:

            Aqui concordo contigo. O Galaxy Gio é uma vergonha. Convenci a minha ex-mulher a comprar um android e então foi-se para um baratinho para ela começar. Arrependo-me à brava porque está a ficar com a ideia errada do que é um smartphone.
            Aquilo é mesmo muito mau

  70. Chambel says:

    o android tem mais variedade de equipamentos 🙂

  71. Michele says:

    O que foi dito aqui nesta opinião é verdade, tive um HTC Magic com sistema operativo Android e tenho actualmente um Iphone 4 com iOS, tudo bem que o HTC Magic teve dos primeiros sistemas operativos da Android, mas nessa altura um amigo meu tinha um Iphone dos primeiros e o sistema operativo iOS já nessa altura era bem mais fluido solido e seguro de utilização.

  72. ios vs apple says:

    acho que o ideal é comparar um samsung galaxy com um iphone ou um tablet samsung com um ipad…htc não se compara nem nunca se comparou com nenhum dos dois. ai a opiniao ja não pode ser a mesma, meu caro. se essa opinião é por experiencia propria então está muito mal formulada pois nunca é a mesma coisa comparar a experiencia ”vivida” num smartphone ou num tablet. artigo muito mau! (digo isto mesmo gostando bastante do SO da apple tal como do Android!).

  73. Mad says:

    Eu ainda uso o meu velhinho nokia 5110 e apanho rede em todo o lado e a bateria dura me 15 dias.

  74. Faustino says:

    Antes de mais nada sou utilizador de Android e já utilizei trabalho do Francisco (X5 que agora está com aurora do dzo) por isso sei que as opiniões dele são com conhecimento de causa e com o meu comentário não pretendo insultar ninguém.

    Fluidez- estou de acordo que o IOS é mais rápido mas as razões já estão todas acima descritas e basta uma analogia simples para se perceber: um carro com um motor de um Honda Civic nunca deveria bater um carro de várias centenas de milhares de euros com um motor com o dobro da potência. Ariel Atom 2 vs Ferrari 599 GTO, vejam Top Gear é fantástico. Definir bem o que se precisa e só utilizar isso é muito vantajoso.

    Solidez- Aqui é que discordo, podes até ter razão, mas os exemplos deveriam ser outros, porque se um programa “estoira” porque o programador fez asneira, que culpa tem o sistema operativo disso? Se não existirem mecanismos para tratar disso convenientemente aí é outra coisa.
    Mais uma analogia se tenho uma estrada e decido andar em cima das paredes que culpa tem a concessionária de estradas por isso.
    Eu pessoalmente não me choca a forma como o Android trabalha e prefiro que ele continue a fazer tudo (multitarefa) do que simplesmente dar-me atenção máxima quando lhe toco para pensar que está tudo a trabalhar, para mim é preferível um trabalhador a um graxista ;).

  75. Xis says:

    Estável e rápido tambem é o symbian, o bada, etc…boa sorte com eles!!!
    E atenção, não confundir a fluidez do system ui com a rapidez do aparelho, não vejo mais rapidez em nenhum iOS a executar as tarefas, não é mais rápido nos jogos ou nos programas, talvez seja a ir até à pasta onde eles estão…

  76. Até que enfim alguém o diz. Tenho um iPhone 4 e um Asus Transformer Prime. O iPhone arruma o Transformer Prime a um canto, seja em vídeo, fotografia, música, jogos… Estou neste momento com o ICS e é só problemas. Próxima compra: iPad 2, não vale a pena comprar o iPad 3, a diferença é mínima e a retina não justifica a compra. O Asus só mesmo para desenvolvimento de apps e emuladores de consolas, de resto fiquei bastante desiludido. É uma pena dizer isto, tinha grandes esperanças no Android 🙁

    • John says:

      O ecrã do ipad3 é absolutamente fantástico, na minha opinião por si só é justificação para trocar o ipad2.

      É indescritível a diferença, tão bom que é.

      • João Reis says:

        acredita que não vale, eu já usei o 3 e uso o 2 todos os dias, o que vi foi ligeiramente melhor mas apenas em textos pequenos (em que acabas sempre por fazer zoom) é que notas a grande diferença de nitidez.
        Por si só não compensa te garanto.

        Claro que quem gostas destes gadgets muda e acabou.

    • João Reis says:

      Concordo com tudo, também tenho o ipad2 e não vejo interesse para o 3 vou esperar mais 1 anito este bomba nas horas, é absolutamente fantástico. Alias considero o iPad a melhor invenção Apple a seguir ao iPod.

  77. Nuno says:

    Tenho Android e não mudo porque é um sistema aberto e mais personalizável, mas concordo com o Autor (Francisco Franco) deste artigo quando diz que o IOS é mais fluido que o Android.
    Já tive vários aparelhos Android e já experimentei os vários iphones e, de facto, são bastante mais fluídos. Para não falar no design das interfaces mais simples, sóbria e homogénea.

    Até o Windows 7 (phone) consegue uma fluidez invejável comparada com a maioria dos Android. Mas, também não compro Windows Phone porque é um sistema fechado e faltam algumas funcionalidades.

    No geral concordo com o Autor (Francisco Franco). Não obstante, cada utilizador é que saberá o que é melhor para si, por isso, dizer que este ou aquele aparelho é melhor é muito relativo…

    • Relvas says:

      Excelente comentário!

      Realmente o que mais vejo em diferença iOS/Android. É mesmo a mau ver a interface ser uniforme. o que no caso de se ser jovem não é para nós um problema, mas num caso de adulto de maior idade torna-se dificil usar um equipamento que varia muito de interfaces, não mantendo a sua uniformidade/homogeneidade.

      No entanto, e claro tendo recomendado o one X ao meu pai embora use iPhone, gosto também de observar a diversidade, e concordo que por vezes onde o iPhone acerta também consegue falhar.. faltando no uso de diferentes temas. Gostei bastante do one x. sendo o ultimo htc que tivesse contactado o htc hero vi uma diferença brutal. e uma maior maturidade por parte da google e htc.

      Agora acho que por enquanto a meu ver um dos factores marcantes é as aplicações. Não é da quantidade a que me refiro. Mas sim da qualidade, se bem que o android consegue fazer o mesmo ou quase o mesmo, muitas vezes as aplicações mostram desleixo na interface. uma interface não pensada. que consegue ser bastante superior em iOS. Talvez pelos desenvolvedores, talvez pela própria falta de guias para criação das app’s. Isso vê-se até nas aplicações para tablet que não aproveitam o ecrã sendo apenas uma aplicação de telemóvel ordinaria redimensionada

    • Vítor M. says:

      Nuno, partilho da tua opinião em género e número.

      No entanto o iOS para quem gosta de “recriar” tem um “mundo” à parte muito interessante, muitas vezes desconhecido, mas muito completo.

  78. hmmm says:

    Se a parte da solidez vem de ter aplicacoes q causam nullpointer, entao essa comparação nao esta certa. Qq pessoa aqui pode “googlar” as chatisses q mta gente tem pra ter apps aprovandas na appstore. A Apple tem de aprovar tdas as apps q la estao isso implica q eles testam e garantem a qualidade, certo, mas tb demoram tempo, atrasam as coisas e podem fazer uso de censura em alguns casos. Ja li de situações de quem tinha apps aprovadas, precisava de fazer updates urgentes e tinha q esperar q os aprovassem!! WTF?!? Assim, prefiro q existam umas apps esquisitas q me bloqueiem o Desire(q logo logo as desinstalo) do q fazer parte de um “ecossistema” manhoso controlado por meia duzia de caramelos…….

  79. Tiago Dias says:

    Excelente artigo Francisco!

    Dos textos que mais gostei de ler nos últimos tempos 😉 Retrata exactamente o que sinto ao usar Android e iOS. Adoro o Android, gosto bastante de usar, mas como principal dispositivo para utilizar no dia-a-dia não houve ainda nenhum que me fizesse deixar o iOS, pela fluidez, pela estabilidade, pelo todo que s\ao os dispositivos Apple.

    Parabéns pelo artigo 😉

    PS: Venha esse trabalho no iOS! 😀

    • Obrigado Tiago! Tal como tu também adoro o Android mas há que concordar que o iOS é mais agradável de se usar. Mesmo assim não ha nada como alterar um Kernel quando compro um Android novo eheh.

      Abraço.

      • filipe says:

        condordo com tudo o que o autor disse, eu usei android desde os primeiros HTC e depois mudei para IOS, a sistema é bastante mais fluido que android sem duvida, só é pena é o IOS ser fechado e a nivel de personalização estar atras do android.
        para mim o ideal seria um iphone 4s com algum nivel de personalização :-). de notar que tenho um iphone 4s e um xperia s, não sou fanboy de lado nenhum, para mim o melhor equipamento é aquele que satisfaz as minhas necessidades 🙂

  80. the man says:

    90% destes caramelos fala sem experiência própria, a grande parte deles nunca experimentou nem nunca usou um iphone ou um ipad.

    E não é ir a uma fnac e fazer 2 ou 3 slides no ecra que é experimentar, porque eu aposto o que quiserem, alias ponho a cabeça na guilhotina que se algum deles compra-se ou até lhes oferecerem um iDevice, amanha estavam aqui a dizer o melhor possível.

    Porque eu tenho imensos amigos mas imensos mesmo que trocaram para IOS ou até mesmo tem android e na escolha do tablet foram para o iPAD e mudaram drasticamente de opinião, drasticamente.

  81. John says:

    Bem aplaudo a humildade com que o Francisco admite ser a opinião dele e não uma verdade absoluta.
    Pelo menos nisso ainda não foi convertido pelo Vítor.

    • Vítor M. says:

      Não converto ninguém e nem é isso que pretendemos fazer em nenhum assunto, agora o que eu tenho dito como minha opinião e verdade que me serve e não esqueças John que tudo o que digo é o que eu entendo e sigo, não quero que tomes as dores dos outros, tem tido no mercado em geral eco.

      Quer isso dizer e com esta opinião do Francisco que… estou certo!

      Agora, essa é a minha convicção e é sobre esses pressupostos que rejo a minha vida no mundo da tecnologia… não o faço com o que tu achas que é a verdade, eu sigo o que EU acho… 😉

      E não é que estou certo? 😀

      • John says:

        Nem precisei de ler o teu comentário todo basta ler a última frase. E é aí que falhas na minha opinião, ninguém sabe tudo sobre tudo, e mais! Defende como uma verdade absoluta, o que acho que ninguém pode fazer ao tratar os temas que falamos.
        De qualquer maneira já percebi quem é o chefe aqui pelo teu iconezinho…

        • Vítor M. says:

          E não disse que sabia tudo, foste tu que provavelmente assim o entendeste, mas o que deixo desde há… 7 anos a esta parte, são opiniões baseadas em factos e em experiência pessoal.

          A questão é que devemos dar às pessoas a oportunidade de usarem, testarem serem elas a terem uma opinião e não usarem uma opinião de terceiros.

          No nosso caso, como prova da soberania intelectual de cada um, discordamos de muitas coisas, temos posições diferentes em relação a muitos assuntos, cada um esgrima os seus argumentos com a sua opinião… as verdades absolutas, John, são um mito 😉 deixa que te diga isso para te ajudar a entender daqui para a frente melhor a vida.

          Em relação ao iconezinho, isso incomoda-te?

          Ou serve de conforto para que justifiques haver uma outra verdade diferente da tua e com isso vives melhor?

          Assume e defende o que acreditas, vai pela tua experiência e mostra as tuas convicções… tem a humildade de te adaptares e corrigires se estiveres errado
          ou se tiveres que adaptar a tua opinião às alterações normais… faz isso é assim que acredito ser a forma correcta de viver numa sociedade pensadora.

          Eu respeito a tua opinião, mas exijo que respeites a minha sem a truncar.

          Não é esse o principio da liberdade de opinião?

  82. Mike says:

    Devo concordar com o autor. Não possuo nenhum tipo de smartphone, mas do que pude experimentar, iOS ganha em fluidez. O problema do Android sempre foi ser demasiado aberto; falta de controlo tornou a sua “evolução” incerta.

    Note-se que nada tenho contra Android users, e não consideraria comprar um dispositivo iOS mesmo que pudesse (prefiro o Windows Phone).

    A meu ver, um telefone não deveria ser um dispositivo no qual eu precisaria de root + custom ROM para poder usar decentemente; devia poder ligá-lo e usá-lo. Naturalmente, há quem discorde, e quem goste de experimentar, nada contra. Eu considero o telefone um utilitário, algo do qual dependo, daí achar que a fiabilidade vem em primeiro lugar. E no Android sempre senti que não tinha isso.

    • Serva says:

      Quem é que te disse que precisas de fazer root para usares um Android decentemente , eu não tenho nenhum dos meus com root , não sinto essa necessidade de instalar Roms cozinhadas que essas sim podem trazer problemas .

      Cumprimentos

      Serva

      • Vítor M. says:

        Lá está o que o Android passa para as pessoas, é tão livre que ficam os utilizadores sempre com a certeza que para ser usado decentemente… tem de ser “rooteado” 😉

      • Mike says:

        Falo da experiência que tive com vários telefones baixa, média, e alta gama, em lojas, de amigos, etc. Sempre me pareceram mais fluidos e responsivos depois de levarem com um Cyogenmod ou Oxygenmod… Naturalmente que, não tendo nenhum, isto não é mais que um mexericar rápido, não é nada a fundo.

  83. John says:

    Aproveito e deixo uma sugestão ao pplware, desculpem o spam.
    Podiam acrescentar uma funcionalidade que “minimiza”/”esconde” os reply’s a um comment assim ficava mais fácil seguir todas as opiniões.
    Se o utilizador estiver interessado nos reply’s “abre” e lê.
    Assim ficava mais leve e fácil de acompanhar as opiniões de todos.

    • Vítor M. says:

      Estamos a estudar uma forma, não sei se essa será a mais interessante, isto porque os replays são muitas vezes um novo sub-trema, uma dica importante e isso é útil, mas sim, vamos ver algo para tentar melhorar este aspecto. Obrigado.

  84. Xis says:

    “Tudo flui, não há quebras…parece que finalmente há um Android que não tem lag.”

    “…comparando o meu HTC One X com o “velhinho” iPhone 4 (quad-core vs single-core respectivamente) o iOS é substancialmente mais rápido, fluído e mais agradável de se usar (devido à fluidez) do que o One X.”

    Estas duas frases escritas pela mesma pessoa com uma diferença de 5 dias.
    Pergunto eu:
    O que terá mudado para que aquilo que era “sem lag” tenha passado a ser menos agradável de usar por ser menos fluido???

    • Vítor M. says:

      Não foram, não te enganes vá!!!! 😉 Olha que contra factos os teus argumentos são parcos!!!

      • Xis says:

        Desculpa??? Não entendi o que queres dizer.

        “Análise HTC One X – O melhor smartphone do mundo
        Criado por Francisco Franco em 24 de Abril de 2012”

        “Porque razão será o iOS mais fluido e sólido que o Android?
        Criado por Francisco Franco em 29 de Abril de 2012”

        Não foi a mesma pessoa que escreveu as duas frases??

        • Vítor M. says:

          Vê o timming das coisas… aí é que está a tua falta de rigor 😉

          • Xis says:

            A sério, definitivamente não entendo o que tu queres dizer…

            Eu perguntei o que mudou em 5 dias para um produto sem lag passar a ser menos agradável de usar devido ao lag. um post foi feito 5 dias depois do outro, onde está a minha falha no timming?

            Em segundo lugar, quando dizes: “Não foram, não te enganes vá!!!” estavas a referir-te a quê? Ao facto de eu dizer que as frases
            foram escritas pela mesma pessoa??

            Se pretenderes responder pensa no que vais escrever, não te baralhes todo outra vez.

          • Vítor M. says:

            Agora já referes que foram 5 dias… eu não estou baralhado, tu é que estás a baralhar a cronologia de publicação dos posts para confundir os temas de cada post e se seguires a ordem temática verás que faz sentido 😉

            O primeiro fala do smartphone, em questão, dentro do segmento Android, o segundo fala da utilização do iPad versus a utilização num vasto leque de dispositivos Android. Qual é a dúvida?

            Foram escritas pela mesmo pessoas mas em cenários diferentes… óbvio!

          • Xis says:

            Quando uma pessoa diz que um dispositivo não tem lag e depois diz que esse mesmo dispositivo se torna pouco agradável devido ao lag, independentemente do que está a analisar, está a contrariar-se.
            Isso foi o que aconteceu. Num post anterior do Francisco, ele disse que o One X não tem lag, e 5 dias depois, para justificar outro assunto, disse que já tem.

            Eu entendi que num post está a ser analisado o hardware do dispositivo e noutro um sistema operativo, de qualquer maneira lag é lag e o One X não deixa se ser o One X por estar envolvido na análise do SO Android vs iOS em vez do dispositivo HTC.

      • Xis says:

        E atenção que os argumentos não são meus, são do autor destes dois posts que eu apontei…

        • Vítor M. says:

          Claro, mas o que te peço só é para compares seja o que for mas para teres em atenção o timming, quando um foi escrito e quando o outro foi escrito, porque se misturares tudo… até parece realmente incongruente… mas não é é muito bem organizado e justificado 😉

      • Serva says:

        Demasiadas incongruências eu também tinha chamado a atenção para esse facto , o que é estranho neste blog é que nos temas dedicados a Apple praticamente não existem posts versus participação , tenho verificado nos posts sobre Linux ou Android uma maior participação , exactamente a relação oposta pela Administração deste blog , são só os meus 5 cents .

        Cumprimentos

        Serva

        • Vítor M. says:

          É mentira. Se existem incongruências porque não as expões? Isso de atirar a pedra a esconder a mão… é Serva, mas sabes bem que conheço a tua opinião homem!

          Em todos os temas tens algo a dizer, mas no que toca às “coisas” da tua preferências, ou marcha tudo ao som da tua banda ou estão desatas a disparar, sabes bem que é verdade. Nesta tema em particular o Francisco apresentou um artigo de opinião, sustentou o que afirmou e tem provas dadas dentro de um segmento que tanto a pregoas e como tal, podes até discordar com factos da tua experiência, nunca atirares ao autor do post dúvidas infundadas quanto à sua qualidade como power user android, desculpa lá mas isso é deselegante de tua parte.

          Repara se me vês a discordar só porque sim, no assuntos de Android exclusivamente (principalmente programação)? Não, vai ver que não, porque tenho a minha opinião e é sobre ela que recai o que eu disser, e nessa área os autores dos posts têm mais experiência do que eu, posso em muitos não me rever mas não vou para lá só dizer mal por dizer, sem apresentar dados concretos que sustentem a minha opinião e será sempre, mas sempre, a minha opinião.

          Tem lá isso em atenção.

          Abraço e cumprimentos.

          • Serva says:

            Aonde é que eu disse mal ? …falei que o artigo está mal estruturado e com imensas contradições se não concordas com o que escrevo rebate com argumentos válidos não te ponhas a filosofar , o que parece aqui é que não pode existir o contraditório , e sabes para se chegar a verdade tem de haver contraditório senão as coisas não funcionam .

            Cumprimentos

            Serva

    • Um Android sem lag é uma coisa. O iOS ser mais rápido e fuido que um Android é outra. Não consigo perceber onde esta a dúvida. Não é pelo iOS ser mais fluido que um Android tem lag, nem vice versa… Enfim 🙁

  85. Kingdra says:

    OMG o fuzilamento que vai aqui, a morte, o horror a ANIQUILAÇÂO.

    Lol.

    Sai uma pessoa do trabalho vem aqui ao pplware ler um artigo muito bom e vê toda esta carnificina desnecessária por um assunto que e mais uma opinião pessoal do que uma questão de hardware.

    Quem gosta de iOS gosta de iOS, e quem gosta de android gosta de android, e quem muda de um para o outro e porque não esta satisfeito e muda ponto final.

    Agora a minha opinião sincera já tendo em mãos dispositivos com ambos os os’s de topo, que em termos de estabilidade e de fluidez o iOS não tem rival ate a data, ( que se note que não tenho nenhum iphone ou smartphone com android mas sei do que falo.) o android e um diamante ainda a ser lapidado e acredito que em umas versões futuras será bem melhor por aqui estarei para ver.

    Já agora, enquanto se atiravam a garganta uns dos outros não sei se foram capazes de avisar o autor do artigo do facto de ele se ter enganado numa frase. Pois claro que não viram, só viram a vossa fúria de fanáticos.
    Francisco no fim do artigo, na seguinte frase: “quantas vezes o meu sistema fica bloquead porque uma app que descarreguei vem mal programada e fica ali a tentar aceder a entradas num array que não existem” o bloqueado ta mal escrito mas fora isso grande artigo parabéns.

    E por fim uma mensagem para os meus grandes amigos os profetas “DO FIM DO MUNDO” tenham cuidado com que andam a ler na net, o que andam para ai dizer que esta a morrer, a acabar, ou a falir, e que um empresa não se vai abaixo so porque uma empresa faz um estudo ou alguém diz que vai acabar isso não e um verdade absoluta e lembrem-se que uma marca não feita de estatísticas especulações ou “opinaçoes”, e feita dos seus seguidores, daqueles que gostam do que ele representa e lhes oferece por isso, enquanto houver alguém que se identifique com ela, ela não esta morta. Por isso tenham cuidado por a sapos MUITO difíceis de engolir.

    E acabou o meu testamento já algum tempo que não comentava aqui no pplware e é bom estar de volta, alguns erros ou incoerência no meu português e puro produto de muito sono e 12 horas seguidas de trabalho. Peço desculpa se magoei a susceptibilidade de alguém, e a todos aqueles que a carapuça servir um concelho. Enfiem-na ate tapar a cara toda para ver se esconde alguma vergonha.

  86. Santos says:

    Caro Francisco. Excelente artigo.
    Eu utilizo dois equipamentos, ambos para uso profissional, e curiosamente um é o HTC ONE X e o outro um iPhone 4S.
    São como acho que todos já compreenderam dois excepcionais telefones.
    Em termos de experiência para o utilizador, que é o único que importa, ambos são excelentes, ambos totalmente fluidos e ambos muito rápidos.
    Concordo com algumas das intermináveis respostas, que efectivamente o hardware nao é o relevante, mas sim o que podes tirar dele, e isto, aplica obviamente também ao SO , ou melhor ainda, aplica à combinação dos dois.
    Ambos são bons, fluidos, mas o Android de facto falha em algo tremendamente critico. A falta de controlo total da Google nas apps que o market disponibiliza.
    Se instalas muita coisa, vais acertar mais cedo ou mais tarde numa app mal desenhada que te vai encher o Android de bugs, desgraçar a bateria etc. E pior ainda … É que por vezes nem sabes qual a app que realmente te estraga tudo … E acabas num restore do sistema.
    A Apple controla isso muito bem, por isso seja iPhone ou iPad, o resultado e a boa experiência de utilização estão garantidas.
    Em boa verdade, até um vírus podes colocas no Market da Google e a Malta sem saber … Lá vai matar telefones.
    Se um dia a Google acordar para o controlo do que disponibiliza, ganha qualidade nos equipamentos e gera a segurança na instalação de apps que hoje nao existe.
    Honestamente eu até tenho receio de instalar apps de programadores que nao conheça no Android … Nunca se sabe a bomba que lá vem dentro.

    • Serva says:

      Boa tarde ,

      Santos , desculpa mas o IOS tem jailbreak porque as supostas aplicações com todo o controle do Mundo têm vulnerabilidades , mas para as questões de bateria o 4S deve vir infectado de origem , porque ao fim de muitos meses do seu lançamento e com vários upgrades de software esse problema ainda não está resolvido .

      Cumprimentos

      Serva

      • Diogo says:

        Boa noite,

        o iOS tem jailbreak porque não há nada neste mundo que seja impossível de hackear…nem PC’s nem Mac’s nem nada. Mas as apps são claramente mais seguras no iOS que no Android e a história comprova tal facto pois já houve alguns surtos de vírus no Android.
        Em relação ao artigo, gostava de dar os meus parabéns por mais um bom artigo e dizer que como utilizador de ambas as plataformas concordo plenamente com o Francisco.

        Cumprs

  87. 1º comparar 50 mil versoes do android entre tlm e tablets com o IOS do ipad simplesmente é uma besteira.
    2º o IOS do ipad é melhor mas nao significa que seja o MELHOR do MERCADO, à concorrencia melhor
    3º Quando falas de iphones ou novos ipad muti core e tablets e smartphones single core tas te a esqueçer que IPHONE E IPAD = topo de gama com gama media e baixa
    4º há aplicaçoes que dao crash e outras que nao depend tudo da solidez de programaçao tb ha iphones que dao o pifo e bloqueiam, so what?
    5º parabens pela apresentaçao, mas como tudo é discutivel…

    • Vítor M. says:

      Olha que não existe. No mercado ou nesse segmento não há ainda e olha há quanto tempo foi lançado o iPad, que não existe concorrência a sério.

      Não é uma questão do processador, não é a questão de ter mais ou menos RAM, não é a questão de ter um ecrã Retina ou outra qualquer tecnologia, não, trata-se do conjunto e da experiência que o utilizador obtém.

      Acredita… o iPad até hoje não tem concorrente.

      O teu quinto ponto… concordo e como em tudo nesta vida, há opiniões contrarias e cada um de nós fala com as suas convicções, realmente tudo é discutível… no plano supra-genérico.

  88. Luis Lopes says:

    infelizmente houve algo k se passou e nao consegui fazer o upload do meu testamento, mas escrevo novamente mas resumindo. eu ja utilizei os principais SO k estao no mercado neste momento, ios, android, blackberry e wp7. tdos têm os seu pros e contras, dps de usar os 4, posso dizer k tenho a minha ordem de preferencia do k mais gosto pro k gosto menos é o seguinte, ios, wp7, bb e dps android. em seguida vai o k acho pessoalmente de cada SO.
    o ios da apple, um SO simples de usar, devido a ter praticamente so 2 modelos no activo, o retina display é um forte, o melhor k ta no mercado diria eu, actualizacoes a horas, a camera do 4, consegue ser melhor do mt modelos k dizem ter uma camera com mais mpx, trabalhar com o itunes pode ser chato e se kiseres mexer nele, tens o jailbreak.
    o wp7, um sitema tb simples e minimalista. a precisar de algum trabalho ainda, mas tb é o mais novo dos SO, mas sem duivda devido ao ser leve, tiramos a verdaderia forca dos modelos k trazem este SO. falta lhe as apps claro, mas leva um ponto a favor devido as apps serem feitas msm pro sistema, nao como o ios e o android k sao iguais, os live tiles dao lhe uma certa graca, é um SO completamente diferente e fresco e pra kem usa mt as redes sociais, o forte dos wp7, o people hub e me hub, algo excelente k nenhum outro SO tem algo parecido com.
    o bb, ja nao é tao simples é verdade, mas sem duvida um telm pra trabalhos profissionais como nao ha. o unico SO com modelos de topo com teclado qwerty e os sistema de mails, é topo sem duvida
    finalmente, o android. sim sr o sistema aberto é porreiro e os widgets têm a sua graca, mas é um telm mais pros “geeks” na realidade, pois se agente agarrar em tdos os android em portugal, acredito k so 1/4 deles tem o root feito! diria k o forte do SO é poder meter la apps pagas sacadas da net sem pagar, pois o principal da android nao acho k seja o SO, mas sim os modelos dos telms k trazem o sistema!!!
    como se ve neste artigo, isto é um artigo sobre os SO e nao os modelos como alguns fanaticos andam a por em kestao aki nos comentarios e pra esses fanaticos, quanto mais cores um telm tem, mais rapido vai a bateria, por isso, os multi core, coisa k so os android têm, nem é tdo uma vantagem.
    cada um de nos é k sabe o k precisamos do nosso telm, dai so esprementando tdas as opçoes validas, é k podemos dizer qual é melhor, mas esse melhor é pras necessidades de cada um, nao de tdos, ahhh e se vao fazer isso como eu fiz, pelo menos facam tal coisa com telms k sao minimamente equivalentes, no meu caso, iphone 4, galaxy s2, bb 9900 e nokia lumia 800!
    cada modelo tem os seu fortes tb, mas como ja sabemos, isto é um artigo sobre SO e nao modelos
    cumps

    • Nuno says:

      “o ios da apple […] o retina display é um forte, o melhor k ta no mercado diria eu, actualizacoes a horas, a camera do 4, consegue ser melhor do mt modelos k dizem ter uma camera com mais mpx.”

      “isto é um artigo sobre SO e nao modelos”

      É preciso comentar o que se passou aqui em cima?
      Sistema Operativo – Software.
      Displays, câmaras e outras punhetices – Hardware.

      “quanto mais cores um telm tem, mais rapido vai a bateria, por isso, os multi core, coisa k so os android têm, nem é tdo uma vantagem.”

      Vou já vender o meu Macbook Pro e comprar um single core porque esta coisa dos cores é uma cena que não assiste a ninguém… afinal de contas ninguém precisa de verdadeiro multitasking.

  89. Cisko75 says:

    Por todas estas razoes resolvi fazer uma mudanca radical. Jative o iphone4 e o galaxys2. Dois excelentes telemoveis, boas especificacoes…enfim tudo. No entanto cansei-me do ios e do android. Cansei-me do arraial de quadrados com as apps. O ios e mais fluido e o android e customizable. Mas sao aborrecidos. Neste meu proximo upgrade ficarei com o lumia 900. Nao ha OS mais atraente e diferente q o windows mango. E e Nokia

    • Joel says:

      E como em todos os outros, vai acabar por te encher desse e passar para outro provavelmente. Já te tirei a pinta toda, és daqueles que o ultimo é sempre o melhor…

      Ou estou muito enganado ou vai daqui a uns tempos quando te fartares do Windows, passar para o iphone outra vez…

  90. Júlio says:

    Olá a todos este foi um bom post algo que ainda ninguém se tinha “lembrado” de falar lol

    Quanto ao que foi dito é realmente verdade… o IOS é mais fluido e a probabilidade de dar problemas é menor… já no android muitas vezes as aplicações bloqueiam e fazem o smartphone “morrer”..

    Também de realçar que as vezes os iphones e ipad morrem… eu só tenho android e trabalho várias vezes com produtos apple e por isso concordo com o editor… o IOS é mais fluido

    O android para ser muito fluido teria de ser desenhado para cada máquina e segundo sei o ICS ainda não está preparado para quad-cores?!

  91. Pedro says:

    Cada um defende a sua dama, quem tem iPhone defende Apple, quem tem Android defende a Google. Quem tem os 2 consegue mais facilmente ver vantagens e desvantagens em cada um deles mas pelo que aqui vejo esta discussão é e será sempre uma never ending story… eu tenho um 3GS e um Android 2.1. O 3GS apesar da idade continua a funcionar nas horas, mesmo com o iOS 4.3 e nao o trocava a nao ser por outro iPhone. Afinal de contas, equipa que ganha nao se mexe… 🙂

  92. André Neves says:

    É realmente chato ver aqui pessoas que probavelmente nunca debitaram uma linha de codigo (nao sabem dos teus trabalhos), e estarem a criticar o artigo de uma pessoa que esta muito por dentro do assunto da qual fala. Dou-te os meus parabens pelo antigo bem elaborado e tambem pelo teu trabalho tanto a nivel de kernels como de apps. Es um exemplo de bom trabalho. Tambem tenho dispositivos android e ios, e posso concordar cm a tua opiniao no que toca a linguagem em que os sistemas sao desenvolvidos. De resto era interessante depois de aprefundares mais os conhecimentos no ios, fazeres uma analise mais forte de comparacao.

  93. Diogo says:

    Como vem aqui sendo mencionado que é injusto comparar um sistema desenhado para muitos dispositivos, quero que vocês saibam… que o facto de a Apple construir uma solução extremo-a-extremo é um decisão de Jobs e que tem todo o mérito. Tristeza existe nas empresas que pensam que apenas podem ser empresas de software ou de hardware.

  94. Fábio Reis says:

    Acho sempre piada este tipo de threads porque nem preciso de entrar para saber o que vai nos comentários.

    Ninguém vos paga para defenderem nem Android nem iOS! Todos os sistemas operativos, independentemente do equipamento para o qual tenham sido desenhados, é inevitável terem falhas! Agora quem apenas fala nelas sem ter em conta as vantagens de cada um… Eu peço desculpa pelo adjectivo, mas é alguém burro, com aliás já vi por aqui uns quantos.
    Não uso Android, já experimentei e sinceramente parece-me uma cópia do iOS melhorada. Sim, eu disse que é melhorado pois sendo um sistema operativo de código aberto é mais facilmente adaptado ao gosto de cada um, mas lá está, isso também trás defeitos. Não sendo necessária uma licença de programador para executar aplicações no sistema operativo, trás uma insegurança brutal aos equipamentos que o correm!

    iOS com jailbreak, para mim é o melhor sistema operativo do mundo, embora sem jailbreak pessoalmente o considere um pouco aborrecido.

    Queria apenas aqui dizer, para quem disse que o 3Gs se borra todo com a última versão do iOS. Vocês são burros? É um telemóvel super antigo! Não importa se é iPhone ou não! Foi lançado em 2009, e querem mete-lo a correr um sistema operativo de 2012 que foi lançado para um telemóvel que está duas gerações à sua frente? Pelo menos ainda dá para actualizar! E só actualiza quem quer.

    Pensem da seguinte forma:
    iPhone foi o primeiro telemóvel a usar a tecnologia touch (estou a falar de electricidade estática e não de pressão), a partir dai todos os telemóveis do mercado começaram a fazer o mesmo.

    iOS sai primeiro, Android sai como resposta.

    Óbvio que o que sai depois é sempre melhor, pega o que saiu primeiro como base e é só construir a partir dai!
    “Android é ser diferente de tudo o resto”
    Meus amigos… A partir do momento em que o OS Android está disponível desde 20€ até 600€, não vejo onde encontram a distinção.
    Eu uso o iPhone 4, saiu em 2010, é velhinho como disseram, e ainda faz comichão a quem compra Android novos a tentarem provar que têm um telemóvel melhor do que o meu. (O que até podem ter, mas eu pessoalmente nunca abri nenhum concurso, apenas acho piada que quando compram vêm logo mostrar-me a gabar-se que tem isto e aquilo melhor do que o meu lol)

    Peço desculpa pelo comentário gigante e provávelmente com falta de continuidade em cada raciocinio que fiz, mas com o sono é normal, peço que continuem o meu raciocinio a quem de facto ler este comentário pois vão entender o que quis dizer.

    Cumprimentos

  95. Mr. Pinipon says:

    Um bom artigo com muita mistura de fanboy’s flame war ao barulho como é costume mas perdoem-me a expressão mas “gostos são como as cuecas, cada um tem as suas!” 🙂

    Apenas queria deixar um reparo ao autor do artigo Francisco Franco (que está muito bem escrito), que em Android não programas apenas em java, podes utilizar o NDK para desenvolvimento que apesar de também passar pela Dalvik VM pode trazer ganhos de performance. Citando a informação disponivel do site de desenvolvimento do Android:
    “Android applications run in the Dalvik virtual machine. The NDK allows you to implement parts of your applications using native-code languages such as C and C++. This can provide benefits to certain classes of applications, in the form of reuse of existing code and in some cases increased speed.”
    Source: http://developer.android.com/sdk/ndk/overview.html

    Obviamente não vai fazer milagres mas acima de tudo permite desenvolver em C/C++ e não apenas Java como foi indicado no artigo. Aliás, o colega “João C” já fez referência a isso.

    Peço desculpas se estou a ser redundante mas acho que deve ser considerado este factor pois nem todos utilizam Java mas sim C/C++ no desenvolvimento das suas aplicações.

    Peace! 🙂

    • Exactamente. Não sei até que ponto é que se pode usar native-code para desenhar uma aplicação inteira devido à forma como uma app é constituida (parte java e parte xml), mas é algo para eu averiguar.

  96. Luis says:

    Boas, já utilizei android uma vez, e foi no galaxy S, não gostei na verdade, embora seja sistema aberto, por acaso iOS nunca experimentei.

    Neste momento estou com um samsung wave S8500 com o sistema Bada, por acaso corre bem, pois tal como ios é feito para apenas alguns equipamentos, o bada pode ser pouco conhecido e tal, mas acho-o rapidito, gostava de experimentar Iphone, mas duvido que fica-se com ele, não é que não goste, mas para ler SMS com letras big mesmo, devido a problemas e visão tenho de manter samsung. 🙁
    É algo que me deixa triste, só a samsung, pelo que sei, é que tem possibilidade de ler sms com letras grandes.

    Android penso que nunca vou para ele, tem algus problemas de fluidez.

    Gostava de dar uma sugestão, era bom também fazer um pequeno teste entre sistemas proprietários de cada marca, seria algo porreiro para saber qual o melhor 🙂

    estava a pensar agora comprar Galaxy S2 ou wave 3, mas acho que vou querer continuar em Bada, embora tenha poucas apps 🙁

    Uma questão que gostava que alguém me dissesse, os que conhecem bem o iPhone.
    Como é as letras dos SMS do iphone?

    Por último, bom artigo.

  97. Marco C says:

    Antes de mais os meus Parabéns pelo artigo. Mostra nāo ser tendencioso, e analisa algo que agora começa a ser a grande diferença entre os equipamentos, o Sistema Operativo.
    Nāo me rest am dúvidas e por experiência que iOS está à frente do Android, principalmente pelo mesmo ser desenvolvido para um reduzido número especifio de apparelhos, como conquênciaestá optimizado para as mesmas, o que oculta as suas falhas e dá fluidez. O Andróide infelizmente não tem esse luxo, é desenvolvido como algo genérico e depois adaptado consoante o aparelho, daí as falhas inerentes. A Microsoft parece que percebeu isso, e corrigiu o erro com a pareceria com a Nokia, o Windows Mobile está muio bom e no caminho certo. Mas parece qu outras marcas começam a perceber isso e a Sony parce ser uma delas com a hipótese no horizonte de um OS próprio, pois está-se numa fase em que as máquinas são excelentes, as ficam limitadas pelos OS usados e exigências dos utilizadores.
    Comento om ulizador regular de Andróide e iOS, e com a oportuninadedeter experimentado a sério o Windows.
    Aqui parece-me que a critica /análise foi bastant constructiva e sem intensão de criar quezílias. Tentem não ser fanáticos, até as próprias marcas copiam especificações e características umas das outras para sementarem melhorar, o que é a melhor prova que o Andróide e o iOs /Apple têm ambos coisas boas e más, e sempre alo a aprender mutuante com o utilizadores.
    Bem hajam

  98. Ricardo Amaral says:

    Tinha escrito um post enorme mas isto deu erro ao postar e não consegui voltar atrás e recuperar o texto. Portanto vou só dizer o seguinte…

    Este artigo está cheio de desinformação. E fazer o trabalho de casa antes, não? Não é preciso “teorias” sem qualquer fundamento, basta os factos e acreditem que eles andam por aí. Investiguem mais que faz falta a uma data de artigos que tenho visto por aqui ultimamente.

  99. Tiago Oliveira says:

    Excelente artigo!
    Sinceramente vou esperar até ao lançamento do novo Iphone e do novo SGS III para decidir por um deles… Já experimentei os seguintes:
    Iphone 4S: iOS deveras mais fluido, mas com limitações ao nível de transferências Bluetooth, e de apps gratuitas.
    SGS II: Vence naturalmente na parte do “customize”. Porque quase tudo é gratuito, e o que não é, é fácil de arranjar. Na minha opinião vence também no aspecto que me permite sincronizar contactos gmail (seja tlm ou email).
    Outra coisa que me intriga entre os 2 é o facto do Iphone quando conectado ao PC, tem que ser sincronizado via iTunes, enquanto um SGS pode ser acedido como um simples slave USB.

    Abraço
    Bom trabalho

  100. Rúben Guedes says:

    Em relação ao que disseram que a apple faz sistemas comparativos para meia duzia de equipamentos, nao deixa de ser verdade. Contudo ja fiz o comparativo do meu Mac a correr windows contra um outro pc com as mesma componentes a correr windows. E a conclusao a que cheguei o Mac com o windows corria mt melhor que o pc que foi construido para esta plataforma.

  101. djnasty says:

    Uma coisa vos digo eu suso muitos programas de voip num ipd touch 4g e digos para uma aparelho que n é telefone passa a ser um maravilhoso telefone com boa qualidade, uso viber meu preferido na qualidade voz, mobile voip, softphone e navego imenso na web oiço radio online no carro, tb tenho android devido ao seu valor baixo mas n se compara ao ios em termos de funcionamento de apps tanto na rapidez como na qualidade de som.. ns ou fanboy nem de ios nem de android, apenas o ios ta um passo a frente em software so para ser meiguinho

    • Serva says:

      Como é que ouves radio no carro com um Ipod que só tem WIFI ? essa é boa .

      Serva

      • Rui says:

        LOL, Like!

        Por acaso até é possivel, só que também não acredito que seja feito. Basta teres uma daquelas pens que partilham net por wifi que passa a ser possivel ouvires rádio, embora seja repescado e muito lento. Exageros há em todos os lados, idevices e androids 😀

        Eu pessoalmente saco podcasts para o iPhone e oiço no carro quando vou para o trabalho, por bluetooth.

        Saudações

    • RCS says:

      Qualidade de som? Mas isso depende do dispositivo em si, não do SO. Estamos a misturar alhos com bugalhos ?

  102. djnasty says:

    Uma coisa vos digo eu uso muitos programas de voip num ipd touch 4g e digos para uma aparelho que n é telefone passa a ser um maravilhoso telefone com boa qualidade, uso viber meu preferido na qualidade voz, mobile voip, softphone e navego imenso na web oiço radio online no carro, tb tenho android devido ao seu valor baixo mas n se compara ao ios em termos de funcionamento de apps tanto na rapidez como na qualidade de som.. ns ou fanboy nem de ios nem de android, apenas o ios ta um passo a frente em software so para ser meiguinho

  103. José Fonseca says:

    Gostei muito do artigo, ainda mais vindo de alguém que tem experimentado e programado o Android mesmo a nível do Kernel. As diferenças apontadas têm mesmo a ver com as estratégias e decisões sobre como os diferentes SO operam, o que é muito interessante de analisar. Como em tudo, há prós e contras nas diversas abordagens, mas no final há uma que dá melhores resultados do que as outras, pelo menos nos aspectos mais relevantes (os que mais importam para os utilizadores do dia-a-dia).

  104. Couves says:

    Quê? Fuído e Sólido?? Então isso nao é paleio de fan boy?
    De uma vez por todas! NÃO! NÃO É!

  105. Xoxota says:

    1. O IOS só por si é de longe mais fluido, consistente e sólido que o Android.

    2. Qualquer aplicação “soa” melhor em IOS.

    3. Há muito que o Android saiu do controlo da Google e passou a ser uma manta de retalhos, a chamada vaca mal parida.

    4. Párem de confundir liberdade, software livre, criatividade com estas questões! A questão aqui tem a ver com QUALIDADE! Nada mais do que isso.

    • Oscar Marques says:

      Não resisti a esta piada.
      [joke]
      Mas quem melhor do que o/a Xoxota para falar de fluidez.
      [/joke]

      Concordo com o comentário
      Abraço

  106. Oscar Marques says:

    Há muito que desisti desta luta.
    A alguns, como é o caso de muitos aqui, só digo:
    – Fiquem com a bicicleta que eu fico com os pedais!

    Francisco Franco,
    Obrigado por disponibilizares os pedais a quem os souber adaptar à bicicleta.

    muito obrigado e cumprimentos

  107. Daniel says:

    Bom dia. Desculpa discordar quanto aos crash das apps contigo Franco, mas eu vi um estudo onde mostrava que o Android tinha muito menos crash que o IOS.

    http://www.forbes.com/sites/tomiogeron/2012/02/02/does-ios-crash-more-than-android-a-data-dive/

    Mas claro que não podemos dar um estudo como uma verdade absoluta. Mas comparando os telemóveis dos meus irmãos (Iphone 4s) com o meu Galaxy Nexus, não noto diferença nenhuma.

    Cumprimentos e bom trabalho…

  108. Paulo P. says:

    @Francisco franco, tens toda a razão neste artigo, eu tive a mesma experiência, mas o que fiz foi instalar o linux no meu transformer, e que diferença, nem android nem ios lhe chegam aos calcanhares…

  109. Tiago says:

    Tenho um iphone 3gs e um galaxy S. Nem vou perder tempo com fanboyzismos de uma parte nem da outra. Só posso dizer uma coisa, concordo a 100% com o texto mas tenho também uma ressalva a fazer. IOS é muito bom mas com jailbreak, pois desta forma instalo o que eu quero e faço do ios e abre um leque de possibilidades que o ios de raiz não permite fazer. Quem nunca experimentou ios com jailbreak vive muito limitado… mas com jailbreak não há grandes razões para ir para Android. Volto a repetir, tenho os dois cá em casa (ios+jailbreak e android).

    • RCS says:

      Não tens widgets no android que te aumentam a produtividade? Com jailbreak talvez tb haja umas coisas parecidas, mas a diversidade deve Muito menor.

  110. Gualter Cardoso says:

    Bom Dia,

    Eu tinha o mesmo Problema que Tu, era uma ANTI-APPLE tudo mais porque tudo o que mais precisamos Pagamos ou então temos Publicidade que até estorva, mas no Entanto comprei um Ipad 2 e aí tudo mudou, tenho um telemovel com Ice 4.0 e adoro, mas depois de testar vários tablets Android nenhum me conquistou até que um dia por curiosidade experimentei o Ipad 2 e aí foi sem duvida “Amor à Primeira Vista” Fluido, Seguro de Si, Rápido, Sem Brakes, simplesmente Simples/Rápido e Bom…

    Para mim, uma pessoa ANTI-APPLE … Tablets para já é Apple e tudo o resto não chega nem Perto da Performance que se obtêm num IPAD.

    Cumprimentos,

  111. André says:

    Concordo… Só tenho Android, mas sempre que mexo num iPhone noto bem a diferença de velocidade na UI… Mas não passa disso! Simplesmente a GUI é mais fluída… A minha teoria equipara-se à tua segunda…

    Quanto à escrita… No geral está boa, mas queria só deixar um conselho (não leves a mal). Lê tudo de novo depois de escreveres… Tens parágrafos com frases exactamente iguais:

    “…curiosidade decidi então adquirir um iPad.”

    “…desde então que ando de olho no iPad. Porquê iPad? Porque não há um único tablet com Android que funcione correctamente.”

    “…tablets com o 4.0 ainda são muito poucos…ou seja só me restou comprar um iPad.”

    “Pensei que estava a imaginar coisas então decidi ir buscar um iPad para ser o meu primeiro dispositivo móvel da Apple”

    Força nisso 😉

  112. JCampos says:

    Nunca vi um artigo com tanta falta de rigor neste blog! O que é uma pena porque o blog não nos habituou a isso… Não estava à espera de um artigo cientifico com detalhadíssimos fundamentos mas a base não pode ser a opinião pessoal nem o “acho que deve ser”. Opiniões pessoais não são factos e representa apenas a experiência vivida por quem a escreve.

    • Serva says:

      Boa tarde ,

      Nem mais, foi isso que disse desde o inicio , depois claro admiram-se de todos estes comentários que também falam das suas experiências pessoais para ver no final quem é que ganhou a quem e depois como o Andre já percebeu existe aqui muito spam da parte de leitores que com outros nomes postam comentários idênticos para fazerem mossa , de facto um post para esquecer .

      Cumprimentos

      Serva

    • Obrigado. Faça o favor de escrever um post para geral@pplware.com com todo o rigor e manhas técnicas que conseguir encontrar, teremos todo o prazer em o publicar.

      • Serva says:

        Francisco ,

        Boa tarde , eu penso que tu ainda não entendeste o meu ponto de vista , é lógico que eu não tenho nem de longe nem de perto os teus conhecimentos técnicos , eu não os ponho em causa em nenhuma das minhas intervenções critico isso sim a forma como o escreveste , certamente sentiste-te demasiado empolgado com a tua maquina nova que tinhas a 24 horas e extravasaste esse teu entusiasmo para o blog , não podes ficar chateado de outras pessoas terem opiniões diferentes da tua , que eu saiba isso não é nenhuma ofensa desde que não se falte ao respeito , coisa que não fiz mas que infelizmente houve quem o fizesse , ficaste irritado comigo porque estive muito activo neste post , bom ou se quer um blog com massa cinzenta ou se quer um blog de YESMANS .

        Não leves a peito o que escrevo , espero que possas pelo menos reflectir no que eu escrevi e muitos dos nossos leitores que também de uma forma educada escreveram , espero que estejamos esclarecidos .

        Cumprimentos

        Serva

  113. Pedro says:

    Boas a todos
    Excelente artigo, parabens 🙂
    Esta discussão gerada…. certos comentários que por vezes nem se quer deviam ser postados…

    Mas treta à parte, Francisco e utilizadores de iDevices, ouço comentários dos meus colegas que o bluetooth no iphone n
    ão é compativel com quase nada sem ser outros iphones, como faço para passar ficheiros de Windows para o iphone?

    Este aparelho dá para personalizar imgem de fundo e etc? é que pelos coments deu-me a entender que não…

    Tenho um SGS 2 pela módica quantia de 60€ sem estar fidelizado a nenhum contrato, mas estou a pensar juntar uns trocos para um iphone… talves o 4s quando o 5 for lançado… Qual a duração de bateria no 4s com as actualizaçoes decentes?

    Obrigado
    Pedro

    • Rui says:

      Boas,
      Como utilizador de iDevices e de Android, acho que te posso dar alguns esclarecimentos que espero ser imparcial.

      Compatibilidade do Bluetooth: Os kits mãos livres funcionam 5 estrelas com os iPhones, e é possivel enviar ficheiros para outras plataformas com aplicações tipo Bump que é gratuita na app store. Se queres enviar ficheiros tipo um nokia, esquece… não dá.

      Dá para mudar a imagem de fundo, em modo bloqueado e desbloqueado, e dá para tirar prints do que está no ecrã sem ter que instalar qualquer app. Dá para mudar a localização dos icons das apps e organizar por pastas.

      Passar ficheiros para o iPhone… tens o itunes. Para partilha de ficheiros uso muito o dropbox. Mas tens mais. Como gestor de ficheiros podia ser mais completo. Que ficheiros precisas de passar para o iPhone?

      Tenho o iPhone 4 e a bateria dura-me +- 2 dias. Depende da utilização. Se usar muito, chamadas (2 a 3h) e net, dura 1 dia.

      Mais dúvidas pergunta.

      Saudações

    • js says:

      Pedro,
      Com vários programas podes passar documentos. (com ou sem itunes)
      Um dos melhores (iFiles 2,99€) vale cada tostão
      http://www.ifilesapp.com/
      Pode funcionar como um disco wi-fi
      Ligado a partir do itunes ou com o ifunbox.
      Liga-te a quase todas as contas de serviços “cloud”, ftp, etc…
      Já tive jailbreak, mas decidi comprar esta app, pois acho que esta app merece.

      • Serva says:

        Eu acho tudo isto fantástico , aqui foi afirmado que basicamente os utilizadores de Android não compram aplicações , o que não é de todo verdade , mas pareçe que esta premissa também se aplica a alguns utilizadores de jailbreak que têm as aplicações sem pagarem e crackadas estragando assim o ambiente de aquário que a Apple protagoniza e deitando por terra um dos argumentos deste artigo a tal solidez .

        Cumprimentos

        Serva

        • Rui says:

          Lá por ter jailbreak não quer dizer que não se compre aplicações.

          Eu fiz jailbreak para ter acesso a algumas coisas extra e para experimentar apps antes de as comprar. Se gosto, compro.

          Como também faço desenvolvimento, não acho piada usarem o meu trabalho sem a devida compensação 🙂

          Saudações

  114. Bruno Jesus says:

    É verdade que o iOS dá a impressão de ser mais fluído que o Android mas isso não faz do iOS melhor SO que o Android, a fluidez não é tudo. O Android tem os seus defeitos mas na minha opinião é melhor do que o iOS porque temos mais controlo sobre o equipamento e podemos fazer o que queremos (root, custom rom…), é a tipica flexibilidade dos sistemas Linux.
    O Android é como uma caixa de legos, tenho as peças todas na mão e faço o que quero, com o iOS tenho um brinquedo já montado em que so posso fazer alguns ajustes.

    • Rui says:

      A partir do momento em que fazes o que queres (root, custom rom…), ficas sem garantia 🙂

      E não me parece que tenhas mais controlo sobre o equipamento… a partir do momento em que instalas apps que elas proprias fazem aquilo que tu não queres, onde é que fica o teu suposto controlo?

      Não digo que o Android seja melhor ou pior que o iOS, cada um com os seus gostos, mas no iOS não ficas limitado a fazer apenas alguns ajustes. Sei que há essa ilusão mas isso não é verdade. E se quizerem ir mais longe, é fazer jailbreak, que ao contrário de fazer root não se perde a garantia 🙂

      Saudações

      • Serva says:

        Rui ,

        O controle que se fala são as tuas decisões acerca do que queres fazer do dispositivo que compraste e não o que qualquer manga de alpaca quer que tu faças numa coisa que foste tu que pagaste , esse é o controle que se fala , mas para te esclarecer ainda mais sobre o controle eu tenho 4 launchers instalados incluindo o da Samsung e não precisei de fazer root ao telefone para instalar estas personalizações , nos 5 Androids que tenho em casa nenhum está igual 3 são da mesma marca é esse controle que se fala .

        Depois não é preciso instalares aplicações crackadas porque existe quase sempre a mesma aplicação gratuita com publicidade em rodapé e que faz 90% do que a paga faz .

        Cumprimentos

        Serva

        • Rui says:

          Viva Serva,

          ” e podemos fazer o que queremos (root, custom rom…), ”

          Parece-me que li fazer root, certo?

          Sim, o Android permite ter mais flexibilidade, mas também tem o seu calcanhar de aquiles. Era bom que falasses desses problemas que a flexibilidade nos traz… Que tal? É um bom desafio. 😉

          Nos iDevices tb podes ter aplicações com a tal publicidade, que depois se encarrega de tratar dos 90% de bateria que são consumidos como extra (possivelmente). Eu prefiro gastar 0,79€ do que ter a publicidade.

          Se tivesse dinheiro para esbanjar até comprava um Droid topo de gama para experimentar melhor, já que a minha experiencia pessoal não foi a mais feliz.

          Mas realmente não consigo perceber bem essa questão do controlo da Apple, dá a perceber que aquilo é um colete de forças tipo manicómio. Se calhar por ter saido dum nokia com symbiam para um iphone, que não sinto essa falta de liberdade que é apregoada. Dava-me jeito algumas coisas, concordo, mas há outras que tenho e no android sei que não existem (ou pelo menos não existiam) 🙂

          Enfim, cada um com os seus gostos

          Saudações 😀

          • Serva says:

            Rui ,

            Muito boa noite , neste momento é difícil é não encontrares uma aplicação no Google play que faça o que pretendes , normalmente existem várias e quando quero experimentar faço o download e se gostar fica se não gostar desinstalo .

            A única aplicação que comprei 3x foi o Quick Office , de resto não tenho sentido a falta de aplicações de qualidade que sejam pagas existe sempre ou quase sempre a versão free que como disse não faz tudo o que a aplicação paga faz mas fará certamente cerca de 90% , como não uso jogos provavelmente será porventura esse o segredo para não sentir necessidade de comprar mais aplicações .

            Cumprimentos

            Serva

          • Rui says:

            @Serva, compras-te 3x a mesma aplicação??? Porque?

          • Serva says:

            Rui não consigo responder ao teu post , este post já vai tão longo que o lugar para se responder já surge cortado , é simples a minha resposta a tua pergunta como te disse tenho 5 Android sendo que 3 deles necessitam de uma aplicação decente que possa substituir o Word e o Excell , daí a compra ter sido efectuada 3 vezes é cara custa quase 15 € , mas é indispensável para o meu trabalho e de alguns elementos da minha família , é claro que os 5 Android não são todos meus , todos usamos Android em minha casa , espero ter respondido a tua pergunta.

            Cumprimentos

            Serva

          • Rui says:

            Viva Serva,

            por acaso já vai um pouco longo 😀

            Já deve ter batido os records de comentários.

            A pergunta não foi com objectivo de criticar mas sim para me esclarecer e perceber o motivo dessa compra.

            Eu tenho iPhone e iPad. Ao comprar uma aplicação para o iPhone, automáticamente fico com ela disponivel para o iPad também sem ter de a comprar novamente… No Android não funciona de forma identica? A compra não fica associada a uma conta e depois é possivel usar nos restantes dispositivos associados a essa conta?

            Saudações

  115. foxmullder says:

    @Relvas Para quem tem um QI tão elevado, o respectivo Português é deveras diminuto, à semelhança da humildade, devo dizer.

    • Relvas says:

      Caro, o meu IQ é um facto e nada têm a ver com o facto como escrevo inglês.
      Erros de sintaxe, e falta de acentos derivam na maioria das vezes pelo facto de comentar num tablet, e de ter pouco tempo para o fazer, não têm em nada o facto de não saber portugues (dado que essa nem é sequer a minha área.. é medicina). Eu sei ser humilde, apenas não vale a pena demonstrar a quem como o masterhd fala da boca para fora, sem perceber nada do que fala.

      cumprimentos à tua alma

    • Serva says:

      Rui ,

      Boa tarde , infelizmente não , funciona como a Microsoft x € por cada licença .

      Cumprimentos

      Serva

  116. Ana Narciso says:

    Grande artigo, Francisco.

    Desde a inauguração do novo edifício da Microsoft, já tinhas lamentado o lag dos Android comparado com os Windows Phone. Já andavas com o olho num iPad3… e no HTC One X… não resististe 😛

    Sim, de facto é verdade. Eu tenho um Samsung Galaxy S (o primeiro) e ele arrastaaaaaa-se como nunca! Mete raiva. Uma pessoa dá mais de 400 euros por um gadget e em tão pouco tempo, é o que se vê.

    Depois a falta de suporte por parte dos fabricantes… é gritante. Um utilizador de Android é quase que obrigado a fazer root ao telemóvel para conseguir um SO minimamente actualizado… é uma pena.

    Gosto mais do Android do que do iOS em muitos aspectos, como a maior quantidade de apps grátis, face ao iOS. Há também uma maior liberdade de instalação de apps, sem ser necessário “jailbreak”. E menos maior censura no market (do Android). Mas isto acaba por ser também um dos pontos fortes do iOS. Controlo e estabilidade.

    São gostos…

    • RCS says:

      Cara Ana, se tens um Galaxy S e ele se arrasta é porque não o estás a utilizar como deve ser :).
      Aconselho-te a experimentares a GarmerzRom ( Gingerbread de alta performance. Acompanha um SGSII não kitado ) ou então a experimentares a INFINITUM ( se preferires o ICS ).
      Se queres performance máxima, é a GamerzRom, se quiseres ICS tb não ficas mal servida.

      Dizer que o SGS se arrasta é porque não se está a tirar proveito do bicho. Isto é garantido.

      • Ana Narciso says:

        Não sou a única, tenho um amigo com o mesmo problema no mesmo dispositivo. E não tenho milhões de aplicações instaladas, nem widgets. Nem coisas ligadas quando não preciso.

        Hei-de experimentar então essas, começando pelo Infinitum. É que agora habituei-me ao ICS e não quero outra coisa…

        Cerca de 2 meses após adquirir o SGS, coloquei-lhe a Darky’s ROM, conheces? Achei um pouco mais rápido que a ROM original, mas com o tempo e as novas versões… foi ficando insuportável.

        • RCS says:

          Conheço a Darky perfeitamente. Usei essa rom durante algum tempo. É uma rom boa, mas a GamerzRom ganha-lhe por uma diferença significativa.
          Esta infinitum é muito interessante, mas não tão rápida como uma boa rom gingerbread. Uma dica, desliga as animações das janelas em settings->developer. Há restrições que se têm e devem tomar quando se quer por o ICS num dispositivo com 512 de RAM.

    • Pois não resisti. Tanto o One X como o iPad alargaram e muito a minha visão desde mundo dos dispositivos móveis, por isso não me arrependo nada e os ter adquirido.

  117. FSantos says:

    Quem pode me dizer, em relação aos 2 sistemas qual se aproxima mais da utilização de um portátil?

    PS: Utilizo apenas para navegar na net, vídeos no youtube, assistir tv online e utilização do Office (word, excel, powerpoint).

    É que estou a pensar em trocar um portátil meio avariado (tem o ecrã estragado) por um tablet.

  118. SamC says:

    Muito bom artigo, isento e claro, parabéns!
    Li só na diagonal os comentários, e o sim o factor hardware+software é muito importante para uma análise equiparada, mas neste caso com as diferenças que são apontadas, não faz sentido.

    O java sempre teve problemas de velocidade, em qualquer plataforma e por isso para mim sempre foi o maior culpado do desempenho do Android.
    No entanto, parte da boa experiência que o iOS proporciona, tem a ver com o “toque da Apple”, exceptuando os erros da springboard, quando uma app crasha, simplesmente fecha sem aviso. No Android aparece uma mensagem de erro na maioria das vezes. A Apple ter optado por não colocar mensagem de erro foi um um passo inteligente para o comum utilizador não dar tanta importancia ao crash da aplicação (o que ainda acontece algumas vezes), a pessoa insistes novamente automaticamente e não fica tanto com a ideia que houve um erro.

  119. Nuno Santos says:

    Foi uma analise boa. Mas será que é justo analisar um produto em tão pouco tempo de uso e compara com outros? Será que o mais justo não seria personalizar o Ipad, instalar aplicações, fazer jailbreak, carregar o ipad com aplicações e fazer o mesmo num dispositivo android? Eu tenho usado android a 2 anos (comecei com o Galaxy S na altura que saiu e depois o SGS2 também na altura em que saiu) tenho notado algumas lacunas como a necessidade de estar a matar os processos, e os consumos de bateria que o android tem. Mas comparativamente ao iphone (que na qual ja fui um utilizador e digamos que com alguma experiencia) pude notar sucessivos reboots automaticos, tive varias vezes que fazer hard reset, por diversas vezes ficava sem rede. Na verdade o IOS é mais leve do que o android, mas se formos a ter em conta factores como idade do IOS (tempo suficiente para correções) e o facto de o android ser mais multi-plataforma que o IOS podemos muito bem entender o porque de o IOS ser mais solido que o Android. O que fazer com um dispositivo tão solido quando na verdade não me dá todas as funcionalidades que preciso? Falo de coisas com autonomia, pois é quase certo que para teres um IOS conforme se deseja precisas ter um computador com itunes. Para definir uma musica como toque preciso de um app. Partilha de ficheiros por Bluetooth é para esquecer. Substituição da batéria mais complexa (Quando nos demais dispositivos até posso ter duas baterias e substituir facilmente). Um dispositivo que com uma unica pancada ou queda transforma-se em um conjunto de cacos… Penso que o futuro será mesmo android, vamos dar tempo ao tempo…

  120. Lmrs666 says:

    Boa tarde,
    Gostaria de dar os parabéns pela publicação, não só pelo conteúdo mas também pela coragem, é algo q n compreendo, eu tb sou utilizador android e sou o primeiro a dizer q quem queira um tlm sem problemas em dores de cabeça compre um iphone. Para quem gosta de experimentar sem problemas de crash’s e bloqueios compre um Android.
    Em relação ao tema concordo q a diversidade de equipamentos é um dos “problemas” do SO android, juntando ás múltiplas alterações feitas pelas marcas aos equipamentos q nos chegam às mãos.

  121. FerreireX says:

    Uma coisa k vejo é k os fans do android sao mt mais agressivoes e so veem o android a sua frent, mts nem sequer experimentaram o iOS e dizem sempre k o andoid é melhor, no qual axo k esse tipo d pessoas sao completamente tapadas.
    comecei com iOS e agora possou tb andoid um tlm com versao 2.3.4 e um tablet com versao 4, e digo o meu iphone 3G é simplesmente fantastico, com processador mt mais lento k o meu android actual e subrecarregado d coisas consegue se portar mt melhor, e nc mas nc me deu nenhum problema, com carradas d jailbreak e origem nc deu problemas e os andoids sempre k fasso uso a serio ou msm antes d fazer a serio ele ja bloqueia sem contar do consumo d bateria doido.

    • João Semedo says:

      Como user Android e iOS, considero o teu argumento claramente calunioso. Chega a ser engraçado que rotules os Android users de super-fanáticos, e depois concluas o teu comentário com algo como:

      “o meu iphone 3G é simplesmente fantastico”

      “os andoids sempre k fasso uso a serio ou msm antes d fazer a serio ele ja bloqueia”

      Já tive 3 Androids e nunca tive problemas. Até à bem pouco tempo usei exaustivamente um modesto Sapo A5 com Android 2.2 e sempre fiz quase tudo o que fiz com um iPhone 3G. E nunca tive problemas com os dois.

      Agora possuou um Galaxy Note e comparar isto com um iPhone ou outros Androids é mesmo comparar “galáxias” diferentes lol :P. Com o Galaxy Note faço mais do que fazia com um iPhone+iPad juntos, e adivinha: é fluido e não tenho problemas nenhuns.

      Não estou a criticar o iOS nem o iPhone nem o iPad, porque também os utilizo. Estou a criticar a tua intervenção caluniosa de que o iOS é perfeito e o Android só bloqueia. Isso nem sequer é um argumento sério.

  122. Almeno Rocha says:

    Eu gosto muito do meu ASUS TF201, pena o GPS não funcionar… LOL
    Mas a ASUS já resolveu e vai enviar de borla um extrazito…
    Mas está aqui uma guerra engraçada entre fanboys… 🙂

  123. RCS says:

    Será este o artigo com mais comentários no pplware ?

  124. FG_Joker says:

    Experimenta um SII e vais ver o que é fluido!

  125. Xis says:

    Agradeçam-me, acabei de deixar o pplware aberto em todos os iPads da apple store de liverpool…LOL

  126. Xis says:

    E digo-vos, fazer scroll para o ultimo comentario no safari do iPad é obra….falta-lhe aquela cena do lado direito para puxar a pagina para baixo, tem de se andar a arrastar a pagina aos bocados.

  127. Carlos says:

    Epá, cum caneco.

    Tanta zaragata porque alguém teve a ousadia de constatar o facto que o iOS num iPad (que é um dual core a -talvez- 1GHz) é mais fluido que *todos* os Androids.

    E é.

    Porque é concebido para ser assim.

    É como o Windows Phone, que é mais fluido num single core a 1GHz que qualquer Android dual core a 1,5GHz.

    Porque também é concebido para ser assim.

    Porque ambos, o iOS e o Windows Phone, são de origem multithreaded (ambos têm um thread exlusivamente para desenhar o ecrã), usam o GPU para tudo, e usam muito processamento assincrono. E ambos usam código nativo (coisa que supostamente o Dalvik também usa mas até a famosa lentidão do Java a Google copiou).

  128. Bruno Gonçalves says:

    Fica a sugestão para um artigo: Serval Project no Android.

    http://www.servalproject.org/

    • Serva says:

      Bruno ,

      Não conhecia este projecto sempre a aprender , pelos conceitos parece ser bem interessante , vamos ver quando é que vem a luz do dia e o impacto da mesma

      Serva

  129. SUSU says:

    Desisti de ler todos os comentários, infelizmente. Sendo o PPLWARE um “forum” livre e que tanto tem dado à nossa comunidade é muito triste ver alguns comentários extremistas e não ponderados.

    Pessoal não desanimem, continuem com o bom trabalho, e deixem essas carroças vazias passar.

  130. Commendatore says:

    Ora bem, eu começo por dizer que não percebo PUTO de programação. A minha área é outra e como tal, não comento.

    No entanto posso falar da minha experiência com Android e com a Apple…
    Sou engenheiro mecânico e como tal tenho colegas que vibram com os Powerbooks e afins da marca da maçã.

    Quando avariam… é melhor mandar para o lixo porque dá menos trabalho do que tentar saber onde arranjar.

    Querem “brincar” ao photoshop? Sim o SO da Apple é realmente fluido e com uma aparência que faz isso mesmo. Aparenta.
    Basta cronometrar o tempo de abertura de um Photoshop por exemplo por ser algo corriqueiro num Apple, e depois num PC Normal..com windows. No windows a animação das barras do loading dá sono… mas é mais rápido.
    QUerem “trabalhar” a sério…têm de meter bootcamps e afins porque os programas que puxam pelas máquinas…não existem para Apple: AutoCads, Soliworks, ProEngineer, Katia, só para citar alguns dos que uso. Logo aí…já diz muita coisa. São bons para tudo, mas afinal têm de correr em ambiente windows para se poder trabalhar seja o que for.

    Quanto ao Android vs Iphone. Realmente o IOS é fluido e ninguém pode sequer tentar comparar a fluidez das “ANIMAÇÕES”, onde ganha claramente o Iphone, mas e o resto?
    As funcionalidades? As garantias? A comunidade de programadores?
    Software obsoleto no android??? lol esta desculpem, mas… só mesmo para quem nem Root sabe fazer a um Android. O que não falta para aí são Kernell´s optimizados e Roms que deixam os telefones nalguns casos 30% mais “fluidos” e limpos do que originalmente.

    Depois…ter de pagar por tudo e mais alguma coisa?
    Não obrigado. Sim o IOs tem aplicações espectaculares e imensamente estáveis, mas como o “povo” consome Android, já é rara a aplicação de jeito que não exista para Android.

    Agora há que reconhecer que são excelentes aparelhos em todos os aspectos os que a marca da maçã lança. A começar pelo Design e a terminar na robustez aparente.

    Mas será que o facto de serem ou não mais fluidos é que me faz gastar 600euros num Iphone? Claro que não. Por ter jogos mais fluidos????? Epah… para jogar há playstations, há PCs que rebentam qualquer Apple.

    Voltando aos Smartphines…Prefiro dar 2 vezes 300euros em aparelhos quase topo de gama num espaço de 2 ou 3 anos e estar sempre melhor equipado do gastá-los num Iphone.

    No dia que a Apple me pagar o MacBook Pro, o Ipod e o iMac que estão a fazer de pisa papeis cá em casa por terem avariado do nada e no caso do Ipod nem a garantia servir, aí sim, posso considerar voltar a comprar alguma coisa da Apple. Até lá, enganem a malta que vive para os Instagram e inutilidades afins.

    São segmentos de mercado diferentes.
    O android é um Nissan GTR que por metade do preço destroi ou anda ao lado de um Porsche 911 Turbo.

    Agora e para finalizar esta longa lenga lenga, respeitem-se mais e não esqueçam porque raio a apple vende tanto: STATUS.
    TUdo se resume a isso. STATUS

    • Jysk says:

      Nisto estou a 100% de acordo contigo. iPhone = Status ou mesmo algum dos outros Androids caros. Issot tudo e status e nada mais

      • Vítor M. says:

        Status? Não vejo onde isso seja condição sine qua non para ter um iPhone. Agora se queremos ter um dos mais conceituados equipamentos de comunicação de todos os tempos, aí sim é condição sine qua non ter um iPhone.

        Falas com alguma inveja, quererás tu um iPhone? 😀

        Olha que quem o tem, não o tem por vaidade, tem-no por ser super intuitivo, uma peça de qualidade em termos de materiais (o que se traduz em duradouro), tem-nos por ser seguro, por ser… basicamente o melhor dos conjuntos (máquina, sistema operativo, aplicações e serviços).

    • Vítor M. says:

      Quando quiseres um bom “mecânico” para um Mac… diz, assim podes ajudar quem está desinformado nesse sentido 😉

      Até posso deixar já uma dica: Loja dos Neurónios.

  131. Gerardo says:

    Já repararam que a pouco e pouco o exército Apple vai caindo e sendo desmascarado? Tenho acompanhado estas guerras e adoro ver que já ninguém fala dos iPhones, já não se esbatem argumentos. É ponto assente, está derrotado e ultrapassado. Já ninguém fala do iOS. É factual, o Android é rei e senhor. Depois de tudo isto ter sido facilmente vencido pela Google, os Apple fans viraram-se agora para o último bastião da Maça, o iPad. Quais irredutíveis 300, agarram-se ao seu ultimo dispositivo que ainda dá alguma luta, preferindo morrer, a admitir que o mundo já os aplaudiu e agora está rapidamente a esquece-los. É fácil ver, que como o Windows massacrou a concorrência, um sistema que obriga a comprar o software e o hardware juntos, nunca poderá concorrer um sistema aberto que nos permite total liberdade de escolha ao nível do hardware. O Android não se limita aos smartphones, serve para qualquer dispositivo que a nossa imaginação permita. A liderança incontestável presente e futura do pequeno robô verde é por isto. O resto são conversas da treta.
    A futuro está ao virar da esquina, e a Apple não faz parte dele. Não porque não possa, mas porque não quer. Ela quer o vosso dinheiro, e vende-vos ilusãoem troca. Simples.

    • MasterHD says:

      Concordo a 120%

      A Apple gosta de enganar o consumidor com mais um iphone igual ao anterior …
      No android a evolução tem sido enorme arruma a concorrência para canto Basta ver o HTC one X comparado com iphone nem vale a pena
      O oneX esta a anos luz da concorrência da 20 a zero ao iphone em tudo mas em tudo mesmo
      . o iphone foi morto e enterrado desde que saiu o primeiro android , nunca mas nunca mais volta a ser o mesmo …

    • POliveira says:

      @Gerardo

      O teu avatar demonstra imediatamente que não és parcial. Se tivesses só o robô, ainda é como o outro, agora ter algo a atacar a Apple?! é mesmo de quem está ressabiado com alguma coisa.

      “Já repararam que a pouco e pouco o exército Apple vai caindo e sendo desmascarado?”
      A sério? Então é por isso que é a 2ª empresa mais valiosa do mundo?

      “A liderança incontestável presente e futura do pequeno robô verde é por isto.”
      Qual liderança? Vai ver os lucros da Apple: sozinha tem maiores lucros que toda a concorrência junta… é sinal de alguma coisa..

      “A futuro está ao virar da esquina, e a Apple não faz parte dele. Não porque não possa, mas porque não quer. Ela quer o vosso dinheiro, e vende-vos ilusãoem troca. Simples.”
      Deves achar que a Google desenvolve um produto por amor às massas….que ingénuo.

      A Apple desenvolve um produto de qualidade e faz-se pagar (e bem) por isso. SÓ COMPRA QUEM QUER! QUEM NÃO QUER, NÃO COMPRA!
      A sensação que dá é que quem critica irracionalmente (também há críticas com razão) a Apple e os seus produtos tem uma grande dor de cotovelo de quem os tem, mas enfim, quem os tem não tem culpa disso.

      Os produtos das várias marcas têm diferentes caracteristicas e servem públicos alvo diferentes. Quem quer algo a funcionar out of the box e que dê uma excelente experiência de utilização, compra Apple. Quem quer poder para controlar a máquina e personalizá-la ao seu gosto, compra Android. Ponto final!

      • Serva says:

        Pela tua lógica os Androids de topo como aqui foi dito são mais ou tão caros que os Iphones nunca seriam vendidos , quando é que alguns srs se capacitam que as opçõesde compra de um Android não têm nada a ver com € .

        Cumprimentos

        Serva

        • POliveira says:

          @Serva

          Não sei donde deduziste isso daquilo que eu disse. Nunca comentei os preços do smartphones com Android…

          “…,quando é que alguns srs se capacitam que as opções de compra de um Android não têm nada a ver com €.”
          Não me vais dizer que quem compra Android não olha ao preço, ou vais?!
          Todos os consumidores (racionais) contrapôem a qualidade dum produto com o seu preço para decidir se vale a pena.

        • Rui says:

          “quando é que alguns srs se capacitam que as opçõesde compra de um Android não têm nada a ver com €”

          E eu digo:

          Quando é que alguns srs se capacitam que as opções de compra de um iDevice nada tem a ver com estilo ou status 😀

    • Serva says:

      Excelente comentário Gerardo

      Aceita os meus sinceros cumprimentos

      Serva

  132. grained says:

    Boas, bom artigo,
    realmente o iOS é muito mais fluido, e a velocidade do hardware está sempre limitada ao software que corre nele afinal é como comparar a avózinha a conduzir um ferrari com o Schumacher a conduzir um carro normal.

    Realmente qdo sairam os galaxy tab com dual-core notava que eles nao eram muito fluidos, eram fluidos mas dava sempre uns pulitos ao saltar de home screen, sempre pensei que fosse por estarem na fnac a levarem “porrada” do povo, mas o ipad estava sempre fluido, pois funciona de maneira diferente e não é tão susceptivel a um uso mais “abusivo”.

    No entanto na altura fiquei muito surpreendido com o asus transformer que apesar de ser mais barato que o galaxy,talvez por ter sido a versão sem 3G, estava também bastante fluido e nao dava breaks ao fazer swipe pelos ecras.

    Acho que às vezes as marcas lançam tantos dispositivos com tantas características diferentes que falham em dar o “amor” que eles precisam para mostrar todo o seu potencial.

    Obrigado pelo óptimo artigo
    e realmente é uma pena que quando sai algo relacionado com android ou apple no pplware haja logo uma guerra de fanboys.

    (P.S.: não vi a ortografia por isso mando já um _|_ aos nazis da gramática 😉 )

  133. Ricardo Oliveira says:

    Engraçado, no wired fizeram uma publicação semelhante depois do pplware:
    http://www.wired.com/gadgetlab/2012/04/easier-design-apps-ios
    😛

    • Commendatore says:

      Retirado dessa publicação:

      “But not everything’s rosy in the iOS camp, either. Although iOS makes it easier to implement highly detailed app design, Android offers more freedom with what you can do.

      “On Android, you can do whatever you want, if you really want to dig in there to minute details,” Yarger said. “With Apple, you’re more constrained. But the tradeoff is because you’re constrained, you’re given tools that make the apps look nicer.”

      Yarger summed up the general sentiment of the platform app design wars: “If you just want a good-looking app with a single pass, it’s easier to design on iOS. Apple just set up their ecosystem to do that.”

      Lá está aparências…não é performance em lado nenhum.

    • MasterHD says:

      Por isso é que jogos de topo se borram um bocado no iphone e no HTC one X correm a 60frames graças Quadcore da Nvidia…

      Riptide Gp ou ShadowGun dobro dos gráficos do iphone 3x mais velocidade…

      Só da pior em Android baixa gama é mesma coisa que iphone 3gs com ultimo ios borraxe todo lento mas lento ate dizer chega ….

      • Serva says:

        O 3GS nem flash tem e ainda me vêm falar do 3gs OMG

        Serva

        • hhrocha000 says:

          Flash está morto em dispositivos móveis, anunciado oficialmente pela Adobe… Flash é pesado nos mesmos para alem de ser um papa bateria, tens tecnologia melhor chamada HTML5.

          • Serva says:

            Flash para tirar FOTOS não o flash para navegares em páginas com esse código na WEB .

            Cumprimentos

            Serva

      • hhrocha000 says:

        lol Por acaso sabes que tanto o Riptide GP como o ShadowGun foram feitos propositadamente para/pelo suporte da Nvidia? Como queres queres que corra melhor no iOS? Gostava de ver e sei que é impossível pelo Sistema que é o Android, correr Infinity Blade, tando faz ser o I ou II, num Android, pois é naõ consegues sequer por isso é que nem sequer o lançam para essa plataforma. Vai ver o que anunciaram no lançamento do “Novo iPad” disseram que era 4x mais rápido que o Tegra3, barafustaram logo a dizer que era impossível e tal, no dia de lançamento e depois de fazerem teste realmente era, viste alguém que barafustou a dizer algo? pois engoliram em seco, falar sem saber qualquer um faz.
        Digo-te mais corro tanto o Riptide GP como o ShadowGun no meu iPhone 4 ou até mesmo no meu iPad 1 sem qualquer problema, a diferença é que como esses 2 jogos foram feitos para Tegra3 desactivaram algumas funções gráficas para iPad dou exp da agua no Riptide GP e salvo erro os Tecidos a abanar com o vendo no ShadowGun.

  134. Ehehe! Estes posts dão sempre para a porrada 🙂
    Bem, por experiência, eu acho que o meu Galaxy Nexus com Android 4.0.3 (AOKP + Franco) é mais fluido do que o meu iPad 2.
    Além do iPad constantemente se arrastar, as aplicações (deve ser culpa dos programadores destas) estão constantemente a “Estourar”.

  135. NoBodyCares says:

    Concordo com o autor, eu tenho um iPod Touch 3g (processador de 600mhz) e um Sony Tablet (processador: NVIDIA TEGRA 2) e continuo a achar que o iOS é muito mais fluido do que o Android.
    No meu tablet tenho cerca de 50 aplicações enquanto que no meu iPod com 32gb tenho cerca de 300 apps, no entanto o meu iPod raramente encrava enquanto que o meu Tablet é quase uma vez por dia. Não sou apple fanboy mas admito que não gosto nada do Windows, mas acho que o Android ainda tem que ser muito afinado, não sei se é da “skin” da Sony mas tenho amigos que têm outros tablets e smartphones Android e eles também se queixam. Atualmente só conheço uma pessoa que tem um iPad e dessa pessoa não tenho nenhuma queixa de lentidão ou pouca fluidez.
    Não quero dizer que o Android não presta, pelo contrário acho que é um ótimo sistema mas o iOS neste momento está melhor.

  136. Serva says:

    O Android em tablets ainda tem muitos problemas para resolver , supostamente esses problemas estariam resolvidos com o ICS , infelizmente continuam a sair tablets com o 3.0 e derivados , e daí não existir concorrência nesse segmento , muito por culpa das marcas .

    Cumprimentos

    Serva

  137. Alexandre says:

    Como grande fã do trabalho da Google, e especialmente do Android, não posso deixar de concordar com este artigo, o SO do Android ainda tem muitas arestas para limar mas isto faz parte de uma empresa que se mete em “novas” experiências num ramo que não domina ainda (ou seja, não tem os mesmos anos de experiência que a Apple tem em construir SO’s) mas quem usa Android não se tem que sentir inferiorizado por este artigo, a importância deste artigo e mostrar que existem outra opções e que a concorrência está cá para “ajudar” neste mercado de “Mobile OS” a evoluir.

  138. Hugo Cura says:

    Agora que li o artigo e parte dos comentários, vejo que há realmente muita malta desinformada.

    Esta questão levanta-se desde sempre e, como foi explicado, resume-se na linguagem adoptada e na prioridade real-time de todas as transições na UI do iOS (não interferindo nas suas 7 API que são “quase multi-tasking”).

    Acredito que o Android está espremido ao máximo, em termos de optimização, e mesmo com a aceleração gráfica a processar todos os movimentos no ecrã, a máquina dalvik é o grande entrave e parece não haver volta a dar… a não ser uma mudança radical na estrutura.

    Quanto ao Android ICS em tablets, uso diariamente e o maior dos problemas tem a ver com a listagem de aplicações abertas: quando passa a dezena a resposta deixa de ser imediata, nas transições entre aplicações. De resto, tem melhorado a cada actualização e está num nível muito superior ao Honeycomb, mas não tem o que aqui se fala.

    Excelente artigo Francisco, abordado de forma muito pessoal (extensível à realidade) e extremamente elucidativo!

    • Ora bem Hugo. O Android ainda não está totalmente espremido na minha opinião, mas isso tem de ser um trabalho efectuado pela Google. A grade evolução é melhorar cada vez mais o suporte para multi processamento com o uso de threads o mais vezes possível.

      Acelaração da UI por GPU não é solução: mais memória consumida em cada aplicação para um buffer gráfico, mais bateria gasta para alimentar o GPU quando este está a ser utilizado… E sinceramente nos CPUs estão tão poderosos que conseguem tratar da renderização da UI tão bem quanto um GPU.

      Quanto ao ICS nos tablets concordo, esta muito melhor que o honeycomb, mas ainda tem muito para percorrer se quer derrubar o iOS.

      • Hugo Cura says:

        Se não surgir uma alternativa à maquina dalvik (dada a estrututa de funcionamento criada), o “entrave” vai manter-se.

        Como está actualmente, não está mau e vai de certeza melhorar, mas não me parece que vá surgir um milagre. Vamos ver…

        Quanto ao GPU, discordo contigo. O poder de um GPU (seja de um PC ou dispositivo móvel), tem de longe – muito longe – maior poder de processamento que um CPU. A sua utilização foi implementada o máximo possível em ICS e os (bons) resultados estão à vista. No iOS e WP o mesmo. PCs idem. Não tenho dúvidas que é o caminho a seguir.

        • Hugo Cura says:

          btw, nem de propósito, caí agora neste artigo.

          É provável que o Jelly Bean dite a tendência. Vamos esperar para ver.

        • Eu não digo que o GPU é fraco, alias o GPU é muito mais poderoso que um CPU, mas ainda não estou convencido com o caminho percorrido. Com vários cores nos CPUs penso que em termos de eficiência de recursos e de implementação, utilizar, por exemplo num quad core, o cpu1 e o cpu3 para renderizar a UI e deixar o cpu0 e o cpu2 para processamento normal do sistema era uma ideia a ponderar em vez de correr X por CPU e Y por GPU. Tem é que se criar um standard para a Google e os developers seguirmos aquando a criação de aplicações.

          Em vez de se estar a recorrer ao multi processamento dos CPUs está se a recorrer ao GPU…não sei mesmo ate que ponto isto é bom ou mau.

        • Serva says:

          Boa tarde o GPU como dizes Hugo quer nos desktops quer nos dispositivos moveis têm mais transístores que um CPU , logo maior poder de processamento .

          Cumprimentos

          Serva

  139. Bruno says:

    Excelente artigo do Francisco , quem não o conheçe pelo seu excelente trabalho e dedicação a plantaforma android reclama sem pensar , o que aqui foi dito por ele é imparcial .

  140. Diogo Santos says:

    Franco

    Com a tua experiencia em optimização de kernel acho estranho que te questiones tanto sobre isso. A resposta para a tua pergunta é mto simples e ja foi mencionada aki mtas vezes. A Apple apenas faz um So para 2/3 configurações de hardware diferentes. Iphone 3, 4 4s. + ipad 1 2 e 3. Logo é mtu mais facil optimizar e fazer uma coisa mais estavel comparando com android. O android é desenhado para correr em kk hardware, não é otpimizado para nada, ainda por cima corre sobre uma maquina virtual java!!!! Acho que está tudo dito.

    Eu não sou fanboy da apple, alias até nem tenho kk dispositivo deles mas as vezes tenho que lidar com uns(computadores). Isto é a pura das verdades, e a principal razão k faz deles o lider do mercado na minha opinião. O ultimo iphone daquilo que tive a oportunidade de experienciar é realmente kk coisa.
    E atencão, sou utilizador assiduo do linux, bsd e apologista do open-source.

    Acho (e espero) que o mercado concorrente ultra movel se va virar para um sistema linux puro, pk na minha opinião só assim se poderá ter um sistema superior ao da Apple. Isto depois deverá ser tb optimizado para a maquina coisa que deverá ser feita pelo fabricante para obter uma melhor performance..

    È esta a minha opinião…

    PS: A concorrencia neste mercado deve ser vista como uma coisa boa porque knt mais alternativas / opçoes ouverem, o utilizador sai sempre beneficiado.

  141. Francisco Monteiro says:

    Parabéns Francisco artigo excelente, concordo com a maioria dos tópicos inseridos no artigo, a perspectiva utilizada para o fazer também foi ótima, ou seja, tentando ser imparcial ao máximo. Contudo sei que para não estender muito o artigo não podias falar em pormenores dos dois sistemas operativos. Em relação a isso posso passar-vos uma série de videos que vos pode elucidar sobre algumas diferenças também importantes contudo e como vos disse é um pouco mais demorado, por ser mais detalhada. Ainda falando em questões do artigo, teoricamente a parte em que o java é mais lento que objective-c ou outra linguagem de baixo nível, do overhead da execução de byte-code ou compilação dava um livro não um artigo, mas só para dizer que depende da optimização do compilador e da implementação da máquina virtual se tem just-in-time compiler etc. Bem tal como vos disse fica um canal do youtube com uma série de videos para darem uma vista de olhos.
    https://www.youtube.com/user/wicked4u2c?feature=watch
    Cumps: Francisco

  142. Duarte says:

    Parabens pelo artigo tenho bastante interesse em adquirir um ipad3 mas tou em indeciso em relaçao ao wifi+3g ou apenas wifi…ja que possuo um nokia 500 e ele ter um excelente gps…alguem me sabe dizer se é possivel fazer de hotspot com nokia 500 para depois apanhar o sinal wifi no ipad? obrigado
    Cumprimentos

    • Rui says:

      Boas,

      Vai a uma fnac ou worten, activa o hotspot do teu nokia 500 e no ipad faz a pesquisa se encontra ou não o wifi. Acho que não compensa comprar com o 3G tendo em conta que o normal dos smartphones é funcionarem como hotspot.

      Saudações

    • Rafael says:

      Vai à loja e faz download da app joikuspot. Serve para isso mesmo.

  143. Daniel Terra says:

    Excelente artigo!
    Ao contrário de grande parte das opiniões que por aqui pairam, eu concordo com a do Francisco.
    Sou utilizador de Android à 3 anos e até agora não tenho razão de queixa e estou super satisfeito com o S.O. Mas de vez em quando tenho contacto com IOS, tanto Ipad como Iphone e a conclusão que tiro é precisamente a que o Francisco refere, FLUIDEZ, e é isso que este ano me vai fazer comprar um Iphone. Espero anciosamente pelo lançamento do Iphone 5!

  144. Li70 says:

    esta e para os apple fans…
    enviem la umas musicas para o meu telele. oops nao da tens que ter ios…
    amanha vou a tua casa para me passares esses sons…ah e preciso sacar a merda de itunes damn…
    Apple fans abram mase o olho e deixem de ler estes comentarios de apple fans, tenho um velho htc desire hd a bombar nas horas, e secalhar faz mais que um iphone 4…a aproveitar de uma rom alterada ics a bombar nas horas ics que dizem ter lag…o ppl anda mesmo a dormir e a gastar euros a mais num telele de 700 euros enquanto podiam gastar 400 e ter uma maquina melhor.
    pode ser que seja mais fluido e estavel mas sera que compensa os euros a mais? naaaah e um ios ta ainda algemado encontrem as chaves que pode ser que se liberam.

    • hhrocha000 says:

      lol olha este ainda envia musicas pelo telemóvel, vivem em que século?
      Tu não vês as coisas como elas são, vês as coisas à tua maneira para ti e não como a Apple ou a Microsoft, mas também não vou ser eu a explicar-te o porquê de um simples bluetooth só dar para acessórios, se pensarem um bocadinho acho que chegas lá. Ahh a google nesse aspecto é Burra 😉

      • Commendatore says:

        E porque não enviar por telemóvel? Não vejo o que isso tem de antiquado…se o objectivo é a portabilidade, porque raio tenho de andar com telefone e pc atrás?

        Enfim… Cada um compra e gasta o que quer. Como disse, tenho vários aparelhos Apple em casa a fazer de decoração, porque avariaram e não têm arranjo.

        Porque são realmente muito bonitos, mas depois o resto tá quieto.

        A verdade é que n conheço ninguém que tenha gasto 100 000 euros num mercedes e que depois vá para o café contar que só lhe deu problemas. Porque tem vergonha.
        Porque a maioria compra Puntos e esses não têm problemas em admitir que podiam ser melhores.

        Agora, é como disse e volto a dizer: Porque raio ninguém usa Apple em Engenharia desenvolvimento, Medicina, etc? Porque há mais coisas para além de instagrams e iTretas que só servem para encher o olho.
        Queres trabalhar a sério tens um PC…Não um MAC.

        Cada um puxa a brasa à sua sardinha. E volto a repetir, gosto da Apple. Tem excelentes produtos e é bom que exista durante muito tempo para poder ajudar a impulsionar o mercado.
        Agora…tá na hora de melhorar o serviço pós-venda que é no mínimo sofrível.
        Os olhos comem, mas passado uns tempos já não chega.
        Se houvessem aparelhos e SOs perfeitos, a evolução terminava.

  145. Gonçalo says:

    Antes demais óptimo artigo.

    Um grande esforço para gerar uma argumentação e discussão séria (que infelizmente descamba a meu ver para eu gosto de Android e eu de iOS).

    Já tive (perdi-o sim perdi quase 150€) um iPod Touch de segunda geração, e tenho actualmente um Android 2.2.1 num LG OPTIMUS ONE e um Android 3.2 num Asus Slider com Tegra 2.

    Primeiro sem dúvida um problema enorme um software que é suposto correr em milhares de configurações de hardware, ainda assim os fabricantes podiam testar os seus dispositivos um pouco mais exaustivamente após algum uso regular, instalação/desinstalação de aplicações a meu ver.

    Depois sai muito mais barato o Android, apesar de eu pessoalmente achar excelente a experiencia de producto que faz algo “out of the box” do MacOS ou iOS da Apple que também é relativamente mais estável e não dá muitos dos problemas dos Androids ou dos Windows (referidos por serem estatisticamente os SO mais usados por mais pessoas em todo o mundo). Por outro lado na Apple temos hardware controlodo, Apps controladas, limitações enormes, custo da marca, etc. Acho que um dos problemas primários do Android é a atitude da Google que parece que lança o Android mas desresponsabiliza-se em algumas coisas que não devia mas noutras quer o ganho.

    Acho o iOS mais fluido e intuivo primeiramente. O meu iTouch que já tinha jailbreak com qs 3 anos fazia melhor serviço que o meu LG OPTIMUS ONE. E encravava menos que o tablet. Acho que é primeiramente uma falha de desenho do sistema operativo o Android usa o kernel de linux, mas ao mesmo tempo esquece-se o que está por cima e ai na parte das aplicações e do interface está incrivelmente mau. Tem má resposta encrava muito, as apps pela diversidade do Google Play mesmo com algum controlo por parte da Google estão muitas mal programadas, desisntalam mal e geram e deixam lixo, etc. Mesmo apps nativas da Google falham em alguns equipamentos e penso que é de software e não hardware. O tablet é um na sua grande maioria um nojo como experiencia, serve para ver filmes, ouvir musica, jogos, ver mails/facebook/google+ e pouco mais consigo fazer nele. As apps muitas delas para o que eu quero ou não há ou as que há falham muito o ser pagas ainda é o menos. Por outro lado até recentemente a Google não era um sistemas operativos móveis mas sim um gigante de serviços na internet, dai normal que tenham muito a aprender. No entanto irrita um pouco querer um tablet e haver bons em hardware, mas maus na parte do software do interface etc. Também existe a dor de cabeça do desenvolvimente o que é irritante (no minimo) na parte de emular em máquinas virtuais.

    O meu iTouch tinha muito mais resposta era muito mais intuitivo de usar que um tablet com cerca de 3 anos que é em tudo melhor em hardware.

    Falha também no Android algumas noções dos desenvolvedores e ai é a maior falha a meu ver. Muitos desenham applicações como se estivessem a faze-lo para um interface com teclado/rato/monitor típico, falta utilizar os sensores correctamente em muitas apps, melhorar a usuabilidade de certas aplicações etc. De novo na funcionalidade um exemplo que me irrita pessoalmente no iTouch eu tinha uma app o mail para ver as minhas 7 contas distintas de e-mail. No Android utilizando algumas propriedades do Gmail uso só as duas apps nativas mas logo ai 2 apps para quê, excesso de memória, recursos, mais para processar se for multi-task a custa de diversas threads para quê. No Android passo mais tempo a tentar substituir 3 programas por um que a usar o telémovel ou o tablet por vezes é ridiculo. Ainda assim eu pessoalmente entre um iPad e um Asus Prime T ou F300 (não tenho a certeza) preferiria hardware melhor mas poderei utilizá-lo a sério ou tenho um brinquedo caro que me serve de pouco?

    Não fosse o preço e a quantidade (não qualidade) abismal superior de aplicações para Android teria dificilmente vingado. Porque ainda hoje infelizmente se não for um iPad para trabalho (programar, editar tex, modelar em 3d, CAD, desenhar, editar video, etc) um Android é limitativo é preferivel comprar pelo mesmo preço um portatil com uma gráfica que suporte CUDA que se tem por menos dinheiro mais rendimento.

    Em resumo o Android tem muito a melhorar só no que diz respeito a Google. Deve ser mais rápido, intuitivo, e fléxivel. As apps nativas devem ser mais faceis de usar, configurar, e ter mais funcionalidades (como no caso do e-mail). Quanto ao às apps desenvolvidas os desenvolvedores de apps para dispositivos sem touch têm também a meu ver que aprender ainda muito. Da parte da Google ainda que á custa de um menor número de apps devem verificar melhor a qualidade destas e pelo menos trabalhar numa limpeza/desinstalação mais eficiente delas. Por ultimo 15 apps para o mesmo por funcionalidade x chega! Uma app bem pensada menos mem+oria cache e recursos.

    A todos os que discordarem de tudo ou algo que disse ou que queiram contra argumentar façam-no de direito.

  146. Pedro Tâmega says:

    Mudei recentemente de um HTC desire para o Lumia 800 (ganhei num concurso) e a nível de fluidez não tem comparação possível, parece que não mas usar um SO mais optimizado, mais estável, melhor construído e desenhado na minha opinião, faz toda a diferença no manuseamento do dia a dia. Apesar de ser fã de android a experiência com o Windows Phone está a valer a pena e estou muito surpreendido. É daquelas sensações que se estranha no inicio mas depois tem que se dar o braço a torcer, só é pena faltar meia dúzia de aplicações q usava se não estava 100% satisfeito..

  147. Luis Alberto says:

    A ler este artigo, e ver que os posts quase viraram um livro… Para ser sincero, independente das opiniões…: LINUX na cabeça!!! Bem dimensionado, ebm utilizado, a raiz do SO Android vai dominar o mundo dos Smartphones… Pois LINUX não é IOS, não é Windows CE… LINUX é LINUX! VIDA LONGA AO LINUX!!!

  148. António Marques says:

    Eu tenho Android e IOS, sendo que o Android é um TMN A1 e o IOS é um Iphone 3GS, no A1 tenho o 2.3 e no 3GS tenho o IOS 5.1.1 e sempre notei que o 3GS é muito mais fluido que o A1, mesmo já tento estado com um SGS SII nas mãos.
    Sem qualquer tipo de dúvida, o IOS é bem mais fluido que o Android.

    PS: sou fã do Android e do IOS !

  149. ZéBedeuVGBR says:

    Deixa eu colocar aqui uma experiência rápida que acabei de fazer.

    Coloquei um iphone 3GS ao lado do Motorola DEFY com overclock para 1Ghz rodando o mesmo jogo, no caso o Sonic 4 parte 1.

    São 400 Mhz de diferença a favor do Defy, quase o dobro e os dois tem praticamente a mesma GPU.

    Tem que se dar o desconto também da tela do Defy ter mais resolução do que o 3GS.

    Rodando….

    Chega a ser absurda a diferença de velocidade em favor do 3GS, aquele efeito de rotação quando ele entra nos loops da primeira fase chega a ser piada. Indo mais longe posso dizer que nem quando usava o Defy a 1.2 Ghz (o dobro do 3GS) a vantagem do iphone ainda é grande.

    • Willy Maiorano says:

      Pois é Zebedeu. Meu vizinho tem um 3gs lotado de aplicativos (600 cpu / 256 ram). Eu tenho um galaxy w (1,4 cpu / 512 ram)com um terço dos aplicativos instalados. No iphone ele entra em apps pesados (jogos, redes sociais atualizadas etc)… ele minimiza e fica super veloz. Basta eu ligar o 3g ou wifi, ou mesmo rodar um jogo pesado, que a memória ram ja vai la pra 330 mb em uso e o galaxy fica insuportavelmente lento pra abrir as apps leves como mensagens, ligaçoes… odiei… Eu achava q a apple era estrelinha, mas hj vejo o porque tem a fama de ser tao bom!

  150. Tarcísio Medeiros says:

    Eu tenho um HTC One X, e achei este post justamente por achar que ele não tem a fluidez que deveria (não comparando, apenas sei que aquilo não roda a 60fps).

    Mas gostaria de saber se alguém possui o Samsung SIII, poderia falar se existem também essas “falhas”, porque a verdade é que só tenho o celular há menos de 1 mês e instalei pouquissimos programas, dos quais utilizo geralmente no máximo 5, mas já não noto fluidez. Ao contrário, como se fosse algo em torno de 24~30fps. Queria saber se isso é algo do HTC One X ou do Android 4.0 em si. Pois realmente acredito que o Android não foi desenvolvido para multi-cores. ou o sistema do 5′ processador do HTC não é tão eficaz assim, já que a bateria dele também não é lá grande coisa…

  151. guta says:

    Opiniões, são opiniões.

    Utilizo os dois sistemas e noto logo a primeira vista que o IOS não tem grandes possibilidade de customização.
    – Widgets não tem.
    – Atalhos não faz.
    – Não há file manager.
    – Não é multi-tasking, no verdadeiro sentido da palavra
    – Não envia de ficheiros por bluetooth.
    – Não instala adobe flash; Puffin/Skyfire não compensam esta falha.
    – Falta de suporte para teclados
    – Dificuldade em sincronização com outros serviços.
    – Grande dependência do iTunes.
    – Falta uma interface de análise ao consumo da bateria.

    Onde IOS é melhor que Android talvez na resolução de ecran.

  152. AlemaoII says:

    Não entro mais nessa briga! Acho que o IOS é bom e as ultimas varsoes de Android estão boas (ICS) e ainda virá a Jelly Beam. Digo isso porque na maioria dos sites, o melhor smartphone é o Galaxy SIII que roda Android (Ice cream Sandwich), que drá quando vier com o Jelly Beam! Não subestimem o Google!!!!

  153. Quim says:

    Perdi uma tarde a ler as repostas todas, e não cheguei a conclusão nenhuma!
    Já tive o Samsung galaxy S3 m*r*a!!
    Tenho o Nexus 7 também é m*r*a!!
    Tenho também o Huawei X3 e o que mais compensa continua a ser m*r*a, mas o investimento não é tão grande e faz quase o mesmo tirando o visor estupidamente minúsculo, e talvez o processador de 600 mhz já não é mau por 60€.

  154. Quim says:

    Já na altura dos telemóveis symbian, a apple lá com o iPhone tinha specs muito estranhas em comparação, e o ios ainda mais limitado na altura do que agora, em comparação com symbian

  155. Quim says:

    Symbian era dos melhores SO’s para dispositivos moveis na altura dele, melhor que windows “nunca percebi aquilo” IOS ainda usava “fraldas” com o aparecimento do Android’s pela google as primeiras versões eram ridículas mas conseguiu enterrar a Symbian, mas não deixo de dizer que Symbian era uma m*r*a, também tinha das suas, nada é perfeito…

  156. Quim says:

    Conclusão? C*g*em nisso tudo, adquiram o que vos mais agradar

  157. Quim says:

    Sei que comigo também não vão chegar a conclusão nenhuma, façam o Seguin-te peguem nos vossos dispositivos moveis topos de gama ou não, é igual e passem-lhes com a roda por cima 😛

  158. Boni says:

    Essa punch line foi….

    • Quim says:

      lol, mas um pouco mais a sério, o que eu mais gostei até agora foi do Symbian tive um nokia 6630, N93, N95 o que mais gostei, N85 talvez o que tinha menos bugs e m*r*as estúpidas, o ultimo Symbian foi um Samsung Omnia HD ou i8910 , tinha muitos erros era lento cheio de lag’s crash’s erros tudo e mais alguma coisa, tinha muito potencial para ir longe foi pena a nokia que foi quem no final ficou com a symbian, não ter tentado seguir a corrente do windows android ou ios nem que “copia-se” coisas destes, mas não se ter deixado ficar que chegou a um ponto que não valia um cú em comparação com outros SO’s

  159. Quim says:

    Também já utilizei mais que uma vez, dispositivos Apple ipad iphone tanto 4s como o 5, e na realidade é super estável mais que android, e muito simples e intuitivo, e fico pela palavra simples quando ao IOS em comparação com Android, android é um mundo, é pena é ser tão parecido com Symbian em bugs e erros, mas também não comparo mais com symbian lol, Androis e IOS tem os seus Prós e Contras, como tudo

  160. concordo says:

    Concordo plenamente eu acho o mesmo que vc só que resumido eu ja tive android ate certo dia que comprei um ipod 5g nunca me deu problemas e é fluido apps bom como walking dead injustice que são EXCLUSIVOS do ios e muitos apps gratis mais que na google play, porque lá vc so tem apps gratis mais tudo lixo tambem.Enfim fica a dica comprei ios

  161. Diou says:

    Já tive Android e atualmente tenho iOS .. sinceramente a samsung pode lançar um celular com uma tonelada de processador que o android ainda assm irá travar.

  162. Fabio says:

    Parabens pelo excelente texto
    Escrito por quem realmente entende do assunto e não por fanboy, li varios comentarios de pessoas julgando aparelhos e não o sistema operacional em si, e você falou tudo sobre a maquina virtual do android e a linguagem que o IOS foi desenvolvido, o que o torna mais rapido e tambem sobre as threads que eu acho uma grande sacada do IOS.

  163. Thiago says:

    Olá, parabéns pelo post. Hoje eu tenho um Iphone4 e já me deparei com vários problemas no android que no Iphone não existe. Hoje sou programador Java, mas uso o IOS por um causa simples. O SO é feito com muita qualidade.
    Gostaria de fazer só uma pergunta a funcionalidade de um app do Android é mesma no IOS? Pergunto por que me enviaram um post enorme no watsApp, e pelo fato da mensagem ser muito grande, gerou um scroll gigantesco, mas consegui ler a mensagem inteira sem problemas. Já todos, eu disse TODOS! os android’s que receberam essa mensagem o celular simplesmente travou. Sabe me dizer se isso é erro do SO ou do aplicativo?

    Obrigado e t++;

    • Gabriel Nunes says:

      É erro de aplicativo, pois o OS não se responsabiliza se o aplicativo aguenta a mensagem ou não. E se fosse assim, por que dá pra ler esse artigo inteiro (e os comentários) sem travar aqui no meu Moto X? E olha que aqui tem mais coisas, propagandas, imagens, mais letras.

    • Gabriel Nunes says:

      Pros que estão falando do Android, já testaram o Android Puro (Nexus e Motorola)? Já compararam com o novo Android 5.0 Lollipop? Já viram o tanto de coisas que o Android tem que o iOS não tem (existe um vídeo que mostra 100 coisas que o Android faz e o iOS não faz), já compraram um celular decente, sem ser Galaxys?

      Vocês ficam julgando o Android por ele ser editado. Agora, peguem um Android sem ser editado! Sabem que o Android editado não é tão fluido como o normal! Vocês devem pegar o Android Original! É o mesmo de pegar um iPhone pirata e comparar com um Galaxy Note 4.

      • ZéBedeu says:

        Mas tem uma coisa, pelo menos nos 4.x o android puro achei uma merda, tanto que fiquei pouco tempo com um MotoG e troquei pelo Optimus G. As coisas são muito mal localizadas e sempre são necessários muitos toques a mais para se fazer as coisas do que um iOS ou mesmo o Android alterado da LG. Chega ao cúmulo de você não conseguir copiar o telefone da agenda para colar no discador do telefone. quanto a desempenho creio que somente os Galaxys sofram com o software merda da Semsunga, meu Optimus G de primeira geração não sofre nada com problemas de fluidez.

  164. jonas says:

    Pessoal tenho um iPad mini 4g da primeira geração mas ainda não testei ao máximo. Acham que é um tablet para durar com um uso de facebook, messenger e apps do genero e browser sem lags e durar para um par de anos? E q consegui a um preço MT bom e não sei se ate 200/250 euros haverá melhor a nível de Android. Mas gostava da vossa opinião.

  165. Leonardo says:

    cara, pra mim o iOS ainda é mais fluído que o android por causa do Dalvik VM… se vc observar bem o android baixa 30~40Megas no facebook e quando vc olha a memória ela tá em 70~80Megas e quando vc abre ele tá nos incríveis 190~200megas e quando fecha de novo ele volta pros 60~70megas, ocupando bastante a memória do telefone… no iOS o que acontece é um meio termo ele baixa os 60megas dele aumenta pros 100 ou 200megas sei lá, e fica parado… explicando melhor
    vc tem duas mesas, com mochilas (estão guardados cadernos canetas e os materiais comuns) vc vai tirar todos os itens das mochilas e vão colocar nas carteiras… vai abrir e vai fazer a atividade normalmente… só que vc quer tomar água na primeira carteira vc fechou os cadernos e organizou pra ficar bonitinho ali no catinho, e o outro vc deixou como está! Quando vc chegar qual vc vai voltar a trabalhar melhor ? Claro evidente que a carteira 2 que está com os itens bagunçados… na carteira 1 vc vai ter que tirar os materiais de novo e vai ter que fazer o seu exercício
    e é isso que eu acho que acontece com o iOS e com o Dalvik VM do android! Quando a Google começar a usar o ART no Android a coisa muda!

  166. João says:

    Bem, nestes dois anos a tecnologia cresceu muito neste sector, este artigo começa a perder terreno. O que o Android cresceu em relação ao ios é abismal na minha opinião. O Android nos dispositivos actuais estão soberbos.

  167. alexandre picelli says:

    Não levantando mas fazendo, hoje alguns anos a frente da postagem, temos Androids com 8 GB de ram 256 de armazenamento, e mesmo assim cracham, travam e isso me faz perguntar, no Google pixel é assim também? Tenho o mi SE 4 GB e 64 e ele crachá também.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.