Porque é que os smartphones caem com o ecrã para baixo?
Quem é que nunca passou pela desagradável experiência de deixar cair um smartphone? Certamente muitos dos nossos leitores já passaram por tal situação e, na maioria dos casos, o ecrã do telefone partiu!
Mas o smartphone ter caído com ecrã para baixo não foi apenas azar, a física teve um papel importante, sabia disso?
Acaba de tirar o smartphone do bolso e o mesmo escapa-lhe da mão e cai no chão desamparado. Com um olhar repentino verifica que o mesmo caiu com o ecrã para baixo e, nesse momento, o mundo parece parar por breves segundos até ficar a saber se de facto o ecrã partiu ou não.
Na maioria dos casos o smartphone cai com o ecrã para baixo e a explicação pode ser semelhante à da torrada que cai sempre com a manteiga para baixo… leis da física!
Mas afinal porque cai, normalmente, com o ecrã para baixo?
A resposta até é simples mas está dependente de vários factores. Segundo o professor e investigador Robert Matthews, da Aston University, depende principalmente de como estamos a segurar o equipamento e a distância que este está do chão. Como normalmente a maioria das pessoas segura o smartphone pela parte traseira, a uma altura do peito, as estatísticas revelam que o mesmo acaba por cair com o ecrã para baixo porque não tem altura suficiente para rodar (segundo a física).
Mas o investigador vai ainda mais longe e até desenvolveu uma fórmula matemática que prevê como o smartphone vai cair. Esta fórmula tem em conta o comprimento do smartphone, a aceleração, além de outras variáveis.
Um dado curioso num mundo tão materialista
Segundo algumas estatísticas, cerca de 29% das pessoas usa um smartphone com ecrã partido. O trabalho realizado pelo investigador foi “patrocinado” pela Motorola que descobriu também que, na maioria dos casos, o utilizador apenas segura o smartphone com uma mão e com os dedos abaixo do centro de gravidade (normalmente para responder a mensagens ou simplesmente escrever no teclado).
O material com que é feito o smartphone também influencia obviamente na forma como o mesmo cai.
O ditado é velho "pão de pobre cai sempre com a manteiga para baixo"... afinal a culpa não é do estatuto social, a culpa é da física!!!
Este artigo tem mais de um ano
Porque será que a torrada cai sempre com a manteiga para baixo 🙁
A torrada cai sempre com a manteiga para baixo, os gatos caem sempre de pé, logo se atarmos uma torrada com a manteiga para cima às costas de um gato, temos um paradoxo. O gato começa a levitar 🙂
Heheheh muito boa 😀 física meu caro Watson…
Acho que vais gostar deste anúncio hehehe (até ficava bem num desses e porque hoje é sexta 😉 fica a sugestão)
https://www.youtube.com/watch?v=Z8yW5cyXXRc
ehehehehmto mto bom!!!
clap clap
eheheh muito bom!
Muito bom lol
Muito boa
Talvez nao comece a levitar… mas muito provavelmente teremos um motor rotativo com energia infinita…
Bom para produzir energia..
Old…
https://youtu.be/jk3xBhqcjqY
🙂 Um disse, o outro ilustrou 😀 muito bom!
conclusão fantástica. parabéns
Leis de Murphy, “A probabilidade de a torrada cair com a manteiga virada para baixo é directamnete proporcional ao valor da carpete onde vai cair”, existe uma teoria para criar um motor que não consome energia para funcionar e é baseado num gato com uma torrada com a manteiga para cima nas costas.
Porque do lado que está a manteiga é mais pesada…
Mas o lado que está o ecrã é mais leve. Ou será que não?
Não sei porquê mas lembrei-me disto: https://www.youtube.com/watch?v=Z8yW5cyXXRc
Muito bom:)
digo mais a torrda cai sempre com a manteiga para baixo em cima da melhor carpete.
Para evitar partir o vidro a solução é: barrar as costas do telemovel com manteiga:)
eheheh 🙂
Para se partir o ecrã!
A mim nunca me aconteceu tal coisa, até porque nao tenho smartphone 😀
q horror
Isto na realidade é meia mentira… Basicamente é dito que depende da forma como se agarra o aparelho e da distancia do chao… Parece que cai sempre para baixo pk são essas as vezes q relevamos… Pk na realidade caiem de outras formas, mas como os estragos n saao grandes, n ha crise… Ad que contam são as que caiem com o ecra para baixo e automaticamente por nos sentirmos perseguidos pela sorte, catalogamos logo de todas 🙂 nao é física… É psique 😛
Pode cair com o ecrã para baixo e não partir (acontecia com o meu Lumia 520 e agora com o 532 também já aconteceu)
Agora tudo depende da superfície onde o smartphone cair… o meu 520 caiu várias vezes em superfícies lisas e não se danificou… ironia das ironias acabou a vida dele com uma queda dessas (mas em calçada)
A torrada do pobre cai sempre com a manteiga virada para o chão……………mas a do rico também só que a torrada tem manteiga de ambos os lados……….. e esta hem ?boa bem boa . Porreiro Pá……..
hummm muito boa
Qualquer dia as marcas estão a arranjar uma forma de usar o acelerómetro e o motor de vibração para obrigar o tlm a ficar com o ecrã virado para cima antes de caír.
Acho que vou patentear a ideia.
Chegaste tarde. Já há patente para isso amigo!
Não faças isso que a Apple põe isso num telemovel e processa-te a seguir.
Isso já foi falado há anos em patentes, uma delas da Apple
e que tal uma capinha?
ate parece q ela protege a parte da frente. q ridiculo
As tuas capas provavelmente não, mas as minhas protegem sim.
Sim, a minha protege a parte da frente: Chama-se Bumber – (ParaChoques em PT) e são capas com uma saliência maior no rebordo do aparelho que cria uma proteção adicional ao visor. Claro está que nada impede que caia sobre uma superfície irregular e bata diretamente com o ecrã, mas se cair numa superfície lisa (como um pavimento) está mais protegido.
e que tal somente não deixar cair!?
se tivesses as minhas mãos entendias…
Se tivesse a tua falta de cuidado entendia.
Que estranho… o meu nokia cada vez que cai ao chão é sempre a parte de trás que bate… ou seja… salta bateria, tampa… lol
Enfim… em tudo é tudo uma questão de física!
29% … ok.
para baixo ou para cima é indiferente devem suportar quedas de 1,5 m.
se não suportão é a “”manteiga”” do Tim para que ppl ponha-lá o sinbolo CE.
3310, 3330… Nokia… Volta… Estás perdoada xD
Pelo menos a nokia tinha uns telemoveis bons que em vez de se partirem eram os próprios telemóveis que partiam a calçada…. Ou então esparralhavam-se pelo chão fora, era a capa, bateria, credo era peças por todo o lado ehehehe
ha coisa de 3 anos andei num parquet de estacionamente a atirar um só pq sim (Sou um jovem estúpido), e de facto, indestrutivel 😀
E se o SmartPhone tiver duas telas (dois ecrãs)???? em ambos os lados???? será que iria levitar????
Hein???? :O
Epá, nada melhor do que ter uma boa capa protectora, que protege os cantos do smartphone e que as extremidades são um pouco mais alta que o ecrã.
É verdade que fica uns milímetros mais grosso, uns gramas mas pesado e menos bonito. Mas por 10 euros pode-se proteger bem o telemóvel e ficar seguro.
Tenho um LG G3 há 1 ano e todas as semanas caí. Já caiu de em alcatrão e cimento de alturas de 1,5 metros e não tem nada. Zero riscos e o ecrã está como novo…