Polícia francesa usa drones para detetar infrações rodoviárias
Os drones são o gadget do ano e estão na ordem do dia, para o bem e para o mal dos pecados das autoridades. Contudo, são estes mesmos drones que têm ajudado as forças policiais em vários cenários.
Um caso prático que tem surtido numa grande vantagem chega-nos de França. A polícia de trânsito gaulesa usa os drones para monitorizar o trânsito e detetar as infrações ao código da estrada, tendo assim olhos electrónicos, que são mais eficazes que os olhos humanos.
Drones serão os olhos da polícia este verão
Um robô equipado com uma câmara é a nova arma da brigada de trânsito francesa neste verão. No terreno, os motociclistas atuam em conformidade com a decisão de quem avalia as imagens captadas pelo drone. Em poucos minutos, os infratores detetados pela câmara aérea são alcançados e parados para a devida chamada de atenção e a inevitável contraordenação.
No vídeo que a força policial disponibilizou, iremos ver um drone que deteta um condutor espanhol de um veículo pesado que não respeita a distância regulamentar e é sancionado:
Ele não respeitou as distâncias de segurança impostas entre dois camiões, ou seja, 50 metros obrigatórios.
Referiu o major Stéphane, chefe do pelotão da autoestrada de Gironde.
O drone vê tudo o que não podemos ver
O drone vê tudo, nós não podemos ver as distâncias de segurança, ultrapassagens à direita, manobras prematuras, utilização indevida da faixa de emergência, etc... Todas as violações de conduta podem ser vistas de cima, pela câmara, de forma a ajudar as autoridades a serem mais eficientes e agirem de forma mais proativa no que toca à segurança nas estradas. Esta poderá ser a chave para uma maior segurança nas estradas. Os drones podem mudar o conceito de estrada segura.
Seguros, inseguros, necessários, perigosos... os drones têm gerado muita discussão e algum alarido fora de contexto. Contudo, há muitos cenários em que são a melhor opção e há ainda muitos outros meios onde esta máquina voadora irá ser uma mais valia.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda há 2 dias ia numa via rápida francesa ligeiramente em excesso de velocidade, e ao passar uma placa que dizia “Control radars frequents”. Veio me à ideia: no dia em que eles se lembrarem de fazer controlos de velocidade com drones, aí é que vai ser bonito xD
Pois… acho que esse dia não deve estar longe. Com esteve recurso cada vez mais barato e eficaz, mais ano menos ano os drones estarão em todo o lado.
Não me parece que consigam fazer isso nos próximos anos, com a tecnologia que existe ao momento iria ter uma margem de erro demasiado grande para justificar o seu uso, mesmo radares móveis têm uma margem de erro entre 5 e 7 km/h, só com os fixos é que já tens margem de erro até 3 km/h.
Isso não pode ser. O controlo de velocidade obedece a regras específicas, tem de ser realizada através de radar fixos ou móveis, devidamente calibrados, homologados, e com restritas regras de manuseamento. Basta um radar estar colocado num ângulo diferente ao devido, face à estrada, para a possível contraordenação ser inválida.
Agora para ultrapassagens, para a malta que gosta de andar na faixa da esquer com a faixa da direita livre, aí acho que sim.
Ai começa a malta a contratar caçadores ou snipers para os abater
Sendo os Franceses especialistas em infracções, vai ser preciso um exército de drones
Eu passo a ter alvos móveis aos milhares para ir tirando a ferrugem à pressão de ar.
Optimo alvo para treino na Falcoaria.
Atenção é proibido abatet espécies em extinção, o q n é o caso do droneus maleficus.
qualquer dia é nas nossas estradas nacionais dos tugas !!!!!!! As Portuguesas muita cautela
Salvar vidas ou mais uma maneira de encher os cofres do estado ; ou aumentar a corrupção quem sabe ?