Plataforma Mega: Início de aulas com alunos sem manuais escolares
Uma vez mais os estudantes do ensino público obrigatório recebem gratuitamente os seus manuais escolares através da plataforma MEGA. No entanto, este ano, a emissão tardia de "vouchers" tem condicionado a entrega de manuais escolares.
Isto significa que, mesmo tendo as aulas já começado, há alunos que estão sem manuais escolares.
6 milhões de vouchers via Plataforma Mega
De acordo com a informação disponibilizada pelo JN, a emissão dos vouchers em meados de agosto está a pressionar a produção das editoras. Segundo o que é revelado, há alunos que, após resgate, aguardam ainda pelos manuais escolares. Exceção feita aos livros do 1.º Ciclo e dos 7.º e 10.º anos. Sabe-se também que neste momento, foram emitidos seis milhões de vouchers através da plataforma MEGA.
Num comunicado emitido pelo Ministério liderado por Tiago Brandão Rodrigues é referido que...
A percentagem de resgates é já de cerca de 80%, o que significa que a esmagadora maioria dos encarregados de educação e/ou alunos levantaram os manuais disponibilizados gratuitamente pelo Ministério da Educação
Questionada pelo JN sobre dificuldades de acesso a manuais dos 8.º e 9.º anos, o Grupo Porto Editora frisa estar "a fazer tudo o que está ao alcance para que o abastecimento dos livros escolares se conclua da melhor forma".
De relembrar que o grupo, que engloba a Porto Editora, Areal Editores e Raiz Editora. A Porta Editora relembra que o "facto de o ano letivo passado ter sido prolongado em duas semanas atrasou a emissão dos vouchers - que aconteceu em meados de agosto, em vez de se dar ainda em julho, como nos anos anteriores". Situação que deixou, "assim, um escasso período de tempo para a impressão e distribuição dos livros".
O processo de disponibilização de manuais escolares gratuitos decorreu através da Plataforma Mega, pelo terceiro ano consecutivo. Segundo dados do Ministério, este programa envolve cerca de 1 milhão de alunos e respetivas famílias.
Este artigo tem mais de um ano
Por aqui faltou um voucher. Mais vale comprar do que estar à espera que resolvam.
Por aqui tenho os vouchers todos já desde 3 de Setembro, o problema é mesmo um livro de Geografia, do 8 ano, que é da Areal, que não está disponível nas papelarias.
Encomendei numa papelaria local e tenho visto em 3 hipermercados, sem que o livro exista disponível. A senhora da papelaria continua a ligar-me todas as sextas que o livro ainda não está disponível por falhas de impressão da editora. Vários colegas estão na mesma situação, Outros conseguiram o livro ainda em Agosto, logo após terem recebido o voucher. E quem teve o livro reciclado também o tem… Creio que são 9 dos 25 alunos da turma que não conseguiram ainda o livro. A culpa não é dos vouchers é da editora que não tem livros disponíveis.
Então pois… a editora tem que fazer 1000000000000000000000 livros em 1 mês…
encomenda na wook.pt e fica a espera. é escusado andar a verificar em varios sitios.