Polícia Judiciária: Já é possível fazer queixas online
Foi em agosto que a Polícia Judiciária passou a disponibilizar um novo site. Este novo portal reúne toda a informação pública e institucionalmente relevante.
Recentemente foi disponibilizada uma nova funcionalidade que já permite aos cidadãos realizar queixas online.
O sistema de queixa eletrónica, constitui um serviço público integralmente online, que, sem quebra da indispensável segurança jurídica e com redobradas garantias de privacidade, evita a deslocação do cidadão às instalações da PJ para apresentação de queixas.
A queixa eletrónica facilita a comunicação à PJ de factos qualificados como crime, bem como de factos referentes à sua preparação ou execução. Apenas deverão ser comunicados crimes que integrem a competência reservada da PJ, previstos nos artigo 7.º e 8.º da Lei de Organização de Investigação Criminal (Lei n.º 49/2008, de 27 de Agosto).
Para proceder ao envio de uma Queixa Eletrónica para a Polícia Judiciária é necessário que se identifique utilizando o seu Cartão de Cidadão.
A receção da queixa eletrónica, que apenas deve ser usada para crimes que não careçam de intervenção imediata, não invalida que possa ser convocado para a realização de atos processuais.
Em situações de urgência ou que requeiram intervenção imediata, deverá contactar o Piquete da Polícia Judiciária ou utilizar o Número Nacional de Emergência.
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom. Será que dá para divulgar e-mails de interesse publico?!
Não, Não Apagam tudo!!
Ia escrever que não havia forma de fazer queixa anónima, mas parece que há, no site… mas não tem a parte de anexar coisas, logo se tivermos “material” como prova, não tem lá logo um campo para anexar coisas… Assim de repente, estou a lembrar-me dos emails do SLB…
Tens dropbox, mega, imgur, pá 2017 hora de acordar..
A serio? Nem tinha reparado.
E ter a queixa e os dados centralizados no mesmo servidor da polícia, já te ocorreu? Ou em 2017 é mais fino ter tudo espalhado pelas nuvens deste mundo.?! Isto há com cada um….
Isso de nada serve porque quase ninguém tem dispositivo de autenticação de cartão de cidadão.
“quase ninguém”.
conheces toda a gente?
é muito usado na saúde e nas finanças e assim como pela ordem dos engenheiros e advogados.
O quase ninguém são quantos em termos de população portuguesa? Ou será que apenas eu tenho….
ainda vives em 1999:D
Boas Diogo,
diz antes que ninguém usa, o próprio estado usa apenas de forma básica… Mas como o int3 disse, na saúde é um exemplo…
Agora, por exemplo, estás no Porto e queres autenticar um documento no Algarve, para a venda de uma casa, por exemplo, será que tinhas de lá ir, ou bastava com o teu CdC? Claro que o normal é ires à conservatoria e tratares das assinaturas, mas seria bonito, por exemplo, a conservatoria aceitar um documento autenticado digitalmente, e nao teres de ir duma ponta a outra do país…
Talvez queiras “dizer” a grande maioria… sim isso acredito até porque estamos na “terra” do Facebook!
Talvez por este endereço: uncc@pj.pt – se não se quiser ser “identificado” é usar o protonmail. Criar o registo neste usando VPN, ativar VPN quando se usa apesar de este serviço ter a sua própria, esperar que este endereço receba tudo o que se lhe envia.
Esse quase ninguém deveria ser quantificado, senão não vale nada. Daquilo que vejo, o número de utilizadores dos certificados digitais presentes nos nossos cartões é cada vez maior, pois cada vez mais temos serviços que baseiam a sua autenticação no mesmo. Eu uso-o há anos, seja para assinar digitalmente documentos ou emails, seja para me autenticar em portais, essencialmente de organismos públicos, seja até para carregar o meu cartão Lisboa Viva. E agora temos mais este serviço. Se isto é de nada servir, não devo viver no mesmo planeta que tu, certamente.
Gostaria de apresentar queixa por borla informática devido a uns borloies que andas a vender fato por lebre no Facebook pois encomendei umas sapatilhas e agora andao a borlar inúmeras pessoas com o envio de encomendas e o pior é que os ctt esta com culaburacao com essa gente pois não se pode ver o que se está a pagar e alugao apartados para essa corrupção online # giftes que julgava ser sapatilhas com defeitos mais em conta e não tem nada a ver pesso ajuda as autoridades competentes
https://youtu.be/kKiIyCBijCc. Quero que vejam este video eu tive que fazer, pois não aguento mais com tanta i justiça e malvadez. Sr Leandro tem que ser responsavel pelo que me fez. E dizer a verdade e não inventar que não me encontrou..
Boa tarde eu gostava de saber como posso fazei queixa de um perfil falso para saber quem é a pessoa que me enviou uma ameaça espero resposta obrigado
Luís Fonseca, João Cartaxo, Diogo Ferreira, Ebs, Ermelinda Nunes, entre vários outros, o perfil falso leva consigo muita informação que nunca desaparece, mesmo que usem VPNs, há sempre um user agent que os incrimina. Nada como denunciar à judiciária.