Philips Winter Media Event 2011 em Barcelona
Foi durante o dia de ontem em Barcelona que teve lugar o Philips Winter Media Event 2011, um evento organizado para jornalistas e bloggers de todo o mundo com o objectivo de mostrar ao mundo quais as novas tecnologias e produtos que a Philips lançará em 2011.
O PPLWARE esteve lá e traz-lhe as novidades que a marca reserva para o 2º trimestre de 2011.
O Hotel Hesperia, nos arredores de Barcelona, foi palco do evento que se prolongou pelo dia 8 de Março, juntando apresentações dos diversos produtos que a Philips reserva para este ano.
O dia começou com uma Sessão Pleanária em que Robert Smits, Business Unit Leader Television of Philips Consumer Lifestyle B.V., abriu o evento com uma pequena introdução aos assuntos abordados durante as diversas sessões ao longo do dia.
Televisão
Robert Smits começou por realçar a importância da Philips no mercado das TVs, relembrando que a marca foi a primeira a introduzir no mercado uma TV Full HD 3D com proporções verdadeiramente cinemáticas, o 21:9.
“A qualidade de imagem é o factor mais importante para o consumidor”, afirma. É aqui que reside o investimento da marca, em tecnologias inovadoras como a Ambilight, responsável pela chamada “luz imersiva” na parte de trás do televisor e que alterna a sua tonalidade consoante a imagem. A Philips revela que já foram vendidas mais de 6 milhões de TVs com esta tecnologia e 70% dos consumidores compraria o produto de novo.
2011 - o ano do SmartTV
Smits acredita que 2010 foi o ano do 3D e que 2011 será marcado pela chamada SmartTV. É por essa razão que a Philips propõe este ano renovar algumas das suas séries de televisores, investindo cada vez mais no 3D e acreditando que esta tecnologia não se limita aos filmes – os jogos e mesmo a criação de conteúdo doméstico 3D desempenharão papéis cada vez mais relevantes no mercado.
Para suprir as diferentes necessidades do mercado a Philips lança as tecnologias Easy3D e 3DMax, permitindo ainda a conversão directa de 2D para 3D e o controlo da profundidade 3D.
Share, connect, interact
Partilhar, ligar e interagir é o “slogan” da marca. Lançando toda uma nova gama de televisores de ecrã plano, a sua tecnologia chega aos 2 biliões de píxeis/segundo e promete claridade e definição perfeitas.
A grande novidade é a série 9000, a Smart LED TV, com tecnologia Ambilight Spectra XL, dupla linha de LEDs, som cinemático e Catch-Up TV. Mas não é necessário um topo de gama para disfrutar destas tecnologias – a Philips incluidesde a série 6000 a tecnologia SmartTV, SimplyShare para partilhar conteúdo multimédia com outros equipamentos e ainda streaming de conteúdo a partir da Internet. Outras tecnologias incluem a NetTV, um portal com mais de 400 aplicações online, um portal de filmes e séries e ainda um guia de programação electrónico.
Outra novidade é a Smart LED TV Cinema 21:9 Gold Series, com proporções cinematográficas permitindo a visualização de filmes sem quaisquer barras pretas. Tem ainda Easy3D, Ambilight, MultiTV, SmartTV, Full HD, 100Hz, HD Natural Motion, o motor de processamento de imagem Pixel Precise HD, Easy3D e ainda a capacidade de converter conteúdos 2D em 3D.
Outra novidade fantástica deste modelo é a possibilidade de 2 pessoas jogarem em ecrã inteiro em simultâneo: graças à tecnologia Easy3D, cada jogador possui os seus óculos 3D e vê uma imagem diferente em vez de um ecrã dividido.
Audio, vídeo e multimédia
Wiebo Varrtjes, Senior Vice President na Philips Consumer Lifestyle e Chairman na Philips Electronics Ltd Hong Kong afirma “Os consumidores pretendem uma experiência imersiva. A Philips posiciona-se como nº 1 em vários mercados globais de sistemas de som, soundbars, leitores de DVD e leitores portáteis de DVD.”
No que toca ao Blu-ray, que apresentou um crescimento de 57% em 2010, a marca propõe renovar a sua linha de leitores Blu-ray fixos e portáteis, sendo a grande novidade as primeiras colunas do mundo a incluir tweeters de titânio, com a tecnologa Crystal Clear Sound.
No campo dos sistemas de som 2.1, há muitos consumidores que pretendem um sistema fiável, potente e que não ocupe tanto espaço como os sistemas 5.1.
O modelo SoundHub possui cones woofer de mica mineral, amplificadores Classe D e os tais tweeters de titânio, que conferem às colunas rigidez e leveza, produzindo um som sem distorção mesmo em altas frequências e com grande precisão.
A gama mais baixa (série 3000) dos leitores Blu-ray possui a tecnologia Youtube Leanback embutida, já falada anteriormente no PPLWARE. A série 5000 já inclui SmartTV e capacidade de reproduzir Blu-ray 3D. Por fim, o topo de gama (série 7000) acrescenta às funcionalidades dos modelos anteriores o motor de processamento de imagem CinemaPerfectHD e descodificação completa 7.1. É importante referir que todos estes modelos possuem Wi-fi e são compatíveis com os mais diversos formatos, através de USB ou de DNLA.
A Philips lançará também um conjunto de colunas e dock para iPod e iPhone no mínimo invulgar - o Fidelo Soundphere. Este kit radia som em todas as direcções, um som mais profundo e largo que cobre uma maior área de audição. Constituídas por anéis de madeira que lhes confere um som mais natural, estas colunas reproduzem um som no mínimo fabuloso, como tive oportunidade de testemunhar na demonstração ao vivo.
Este kit é apenas compatível com o AirPlay 2.0 da Apple e custará cerca de 799€.
Na gama dos leitores mp4, a Philips lança o novo GoGear Muse que, além de possuir a tecnologia patenteada FullSound, traz três novas tecnologias:
- SafeSound – Avisa o utilizador acerca do volume de audição, consoante o tipo de música e características do equipamento, ajustando automaticamente o volume para não prejudicar a audição.
- Sound Personalization – Uma espécie de equalizador musical.
- LikeMusic – Incluído no leitor Philips Songbird e cria listas de reprodução com base nos gostos do utilizador.
Acessórios
A Philips tem agora uma parceria com a O’Neill e apresenta uma série de novos headphones que juntam a qualidade de som da Philips com o tipo de actividades radicais da O’Neill.
As novidades passam pelos novos ActionFit Sports Headphones, que permanecem bem fixos durante a actividade física e são resistentes a líquidos, o Floating Cushions Headband Headset para o máximo conforto e isolamento exterior com as suas “almofadas flutuantes” e ainda os restantes headphones da gama Philips O’Neill, altamente maleáveis e resistentes aos desportos radicais.
Escusado será de dizer que os produtos da Philips não se ficam por aqui. É sabido que a marca está presente nas mais variadas áreas de tecnologia, desde máquinas de café, máquinas de barbear, aspiradores, e muito, muito mais. Cheguei até a ter oportunidade de experimentar a escova de dentes eléctrica nº 1 nos EUA, a Philips Sonicare e a comer crepes fritos na fritadeira sem cheiros da Philips. É só preciso ter imaginação.
A maior parte dos produtos serão lançados entre Abril e Maio deste ano, mas prevê-se a chegada um pouco mais tardia ao nosso país. Qualquer dúvida relacionada com algum produto, coloque nos comentários.
Agora, a pergunta da praxe:
O que pensa acerca desta tentativa de reposicionamento da Philips? Sentiu-se atraído por algum produto em concreto?
Facebook: Galeria de fotos do PPLWARE no evento
Flickr: Galeria de fotos da Philips no evento
Este artigo tem mais de um ano
a televisao mas continuo a preferir produtos de outras marcas. poucos sao os produtos philips que tenho um casa
Excelentes novidades vindas de Barcelona!
Parabéns à Philips pelo evento e parabéns a Ana Narciso pela excelente cobertura.
Pouco me entusiasmou, para mim Philips é marca de de lampadas e maquinas de barbear, mais nada.
Convém sempre inovar, cá estarei à espera. É sempre bom a concorrencia estarem sempre em disputa pois assim quem ganha é o consumidor.
Na minha opinião os produtos aqui apresentados, não acho nada de inovador que seja para ficar.
O 3D para já esta ser: um hype, uma moda, uma novidade, nada mais do que isso. Depois simplesmente vai cair no esquecimento. Agora se criassem televisoes 3D sem oculos, aí sim acho que isso talvez irá prometer alguma coisa…
Televisões com aspect ratio sem ser 16:9, acho também algo que não irá ter muito sucesso, pois o standard é o 16:9, e ainda a pouco se alterou do 4:3 para o 16:9. A grande maioria é tudo 16:9 (la fora), porque infelizmente em Portugal ainda ca temos televisão transmitida a 4:3 com qualidade SD (enfim…).
Ah e tal ter uma televisão 12:9… e depois? para ter só meia duzia de filmes que foram feitos na altura quando era novidade, e depois?
Ainda me lembro de uma televisão (não me lembro agora a marca), que tinha a venda na Fnac também com esse aspect ratio, e custava (ou ainda custa) um balurdio, e se não me engano já esta em exposição à venda pra aí 1 ou 2 anos.
Phones com leitor de MP3, nada mais do que copiar a ideia da Sony.
De resto nada de novidades quanto aos outros produtos.
Esta escrita a minha opinião.
Ah e já me esquecia do que mais me atraiu, mas já existe a algum tempo, é tal tecnologia do Ambilight, por acaso gosto da tecnologia é interessante.
E o Smart TV acho que é so esperar que a Google TV se pronuncie para acabar com tudo o resto.
Boa noite,
Eu sei que opiniões não se discutem, mas parece-me injusto da sua parte referir-se à Philips como sendo uma marca de lâmpadas e máquinas de barbear, sendo esta marca uma referência em TV há muitos anos. Para mim a Philips tem a melhor qualidade de imagem e de som de todos os LCD’s do mercado.
Nao e 12:9 mas sim 21:9 so vendo para crer.para mim e das melhores marcas do Munro.
Typo: “2º trimestre de 2010”
Olá Ana,
Um artigo bastante completo. Parabéns. Gostei de te conhecer. Bom trabalho e melhores estudos.
bj
Paulo
Olá Paulo,
Também gostei de te conhecer, espero que nos encontremos mais vezes no futuro 😉
Bom trabalho para ti também.
Quem usa corretamene uma Tv philips enloquece com tanta qualidade.