Passaram 40 anos desde a primeira chamada telefónica móvel
Os aniversários devem ser comemorados com pompa e circunstância devida. Celebra-se nesse dia momentos marcantes e que queremos recordar. Pois hoje passou mais um aniversário de uma data marcante.
Foi há precisamente 40 anos que se realizou a primeira chamada telefónica móvel, dando inicio a uma nova era de evolução e de comunicação que hoje se encontra espalhada pelo planeta inteiro.
No dia 03 de Abril de 1973 foi feita a primeira chamada telefónica móvel. O seu "autor" foi um cientista da Motorola, Martin Cooper.
Esta chamada foi realizada para o seu rival, que tentava desenvolver a mesma tecnologia ao serviço da AT&T, sendo a mensagem uma pequena provocação.
I'm ringing you just to see if my call sounds good at your end.
O equipamento usado para essa chamada foi um protótipo do "novíssimo" Motorola DynaTAC, um dispositivo de 9 polegadas, com 30 circuitos, pesava 997 gramas e que tinha a fantástica autonomia de 35 minutos de conversação e demorava cerca de 10 horas a carregar.
Depois de ter feito essa chamada, Martin Cooper entrou para a conferência de imprensa onde foi apresentado o Motorola DynaTAC, o primeiro equipamento realmente móvel.
Na verdade já existiam outros modelos na altura, os tais telefones de mala, mas este foi o primeiro dispositivo realmente móvel a poder ser usado por todos.
A partir desse momento teve início a construção e o desenvolvimento de uma indústria multimilionária e que gera anualmente milhões em receitas.
Os equipamentos terminais também evoluíram, não apenas em tamanho, mas também em funcionalidades. O nosso telefone hoje deixou de ser exclusivamente um dispositivo onde fazemos ou recebemos chamadas, para passar a ser o centro do nosso dia, onde temos a nossa agenda e onde acedemos a todo o tipo de informação.
Foram 40 anos onde houve várias modas e várias filosofias, onde se iniciaram guerras entre marcas e muitas ficaram pelo caminho, mas no final, pelo menos até à data, tornou-se uma ferramenta essencial para todos.
A possibilidade de estarmos contactáveis em qualquer local à distancia de um simples telefonema veio revolucionar a forma como comunicamos e como acedemos às pessoas.
Comparem o telefone que têm hoje com o que foi usado para a realização desta chamada. Foram 40 anos de inovações e de melhorias que vieram mudar o mundo das tecnologias e não só.
Vejam neste nosso artigo um pouco mais sobre a evolução destes equipamentos e as tendências que foram surgindo ao longo dos anos.
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso os brasileiros estão mais corretos quando dizem “telefones celulares” do que nós que dizemos “telefones móveis”.
Cellular: A type of wireless communication that is most familiar to mobile phones users. It’s called ‘cellular’ because the system uses many base stations to divide a service area into multiple ‘cells’. Cellular calls are transferred from base station to base station as a user travels from cell to cell.
A primeira “rede celular” comercial foi criada em Tóquio em 1979, segundo diz aqui:
http://inventors.about.com/library/weekly/aa070899.htm
Os termos brasileiros são estupidos e ignorantes poes papam tudo o que vem de fora e não têm um vocabulario próprio. É o caso do onibus, o tren (comboio como eles dizem) e muitos outros termos que sairam ninguem sabe de onde. A maior parte dos colonizadores eram pessoas analfabetas e diziam as coisas mal e dps veio esta tristeza de lingua. Só têm reconhecimento pk sao um país grande. Pk é que a maior parte das traduções sao PT-BR? Que vergonha. Já no caso UK-US é muito diferente. UK continua a dominar.
Eram analfabetos porque toda a população era analfabeta. Os que emigraram/colonizaram eram os que tinham mais iniciativa, os melhores.
Nunca se deve chamar estupido aos outros porque todos nos o somos de uma forma ou de outra.
Traduz-se masi para portugues do Brasil porque o mercado e 20 vezes maior que o portugues e 50 vezes mais rentavel que o portugues.
omnibus (significando “para todos” em latim). Este termo foi usado, desde o século XIX, …transporte coletivo de passageiros puxado a cavalo.
No Brasil, ….são designados “ônibus”, termo originado diretamente em “omnibus”.
O “trem” seu nome originado no Latim TRAHERE, “trazer, puxar”.
Analfabeto nao quer dizer que nao sabe falar ou pronunciar. A lingua primeiro e falada e so depois aparece a escrita ou seja gracas aos analfabetos existe a escrita.
Aquele abraco.
Cala a boca Europeu! Isso tudo é inveja do Brasil!
Celular não é um mão termo, até porque a rede móvel funciona por células.
“mau”
Tudo fantástico…, mas continua um aspecto a falhar desde a 40 anos… A bateria! Teve um tempinho que evolui, mas estagnou com um pinta dos diabos! Tudo graças a necessidade básica do ego humano, quem tem maior e melhor! Haja dinheiro!
O problema da bateria que o pessoal se queixa , tem a haver com o tipo de equipamento , inclusive com opçoes wifi , 3g , bluetooth , gps , etc…
Concordo com Helder Coelho e com o Nuno Rodrigues. É certo que a evolução do ter mais funcionalidades, mais abrangentes e melhores provoca um significativo rombo em qualquer bateria mas também é certo que as empresas não dão o devido foco à questão da autonomia. Desenvolver (investigação e desenvolvimento) de baterias é extremamente caro e portanto a evolução não consegue acompanhar os outros desenvolvimentos tecnologicos que vamos tendo. Numa visão realista penso que as baterias vão estar por muitos anos bastante atrás da evolução dos equipamentos e penso que a evolução mais previsivel, de forma a minimizar o problema, vai ser a evolução do tempo que demora até carregar uma bateria. Já temos ouvido noticias de empresas que desenvolveram baterias que carregam em poucos minutos com autonomia interessantes. Acho que com isto podemos contornar parcialmente o problema da bateria.
É certo que a autonomia não evoluiu assim tanto, mas não nos podemos esquecer que um dos requisitos dos telemóveis foi reduzir ao peso. Se pusermos uma bateria de lítio de 1kg num tlm actual, podemos ter 1 mes ou mais de autonomia.
falta mencionar as radiações que esse bicho emitia na altura lol
Na história 40 anos não é muito, e se virmos a evolução que teve o telemóvel… vamos ver o que os proximos 40 anos nos reservam.
São momentos que se devem recordar, muito pelo impacto que tiveram na população mundial.
Concordo com os comentários acima, se houvesse algo a apontar seria na autonomia. Mas como não percebo muito sobre o assunto, não sei se este problema se deve a falta de investigação na area ou porque simplesmente não há nada a fazer.
Em Smartphones com o 3G ligado, nota-se de forma clara a pouca autonomia.
A primeira chamada telefónica móvel não foi feita com Motorola DynaTAC porque este só surgiu em 1983…
On April 3, 1973 Cooper and Mitchell demonstrated two working phones to the media and to passers-by prior to walking into a scheduled press conference at the New York Hilton in midtown Manhattan. Standing on Sixth avenue near the Hilton, Cooper made the first handheld cellular phone call in public from the prototype DynaTAC.
Pois, protótipo nao é a versão final e pode ser bastante diferente. Mas vi que já corrigiram o artigo.
está valer para nossos vida