PplWare Mobile

Partido Pirata Sueco elege um Deputado Europeu

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Tjda says:

    estes individuos não jogam com o baralho todo

    • Canelas says:

      Porquê??

      • Tjda says:

        Porque a pirataria é e deve continuar a ser ilegal, ou achas que as pessoas vão criar programas, jogos, musicas, filmes para serem pirateados ?

        • Canelas says:

          Mas se querem pirataria que vendam os produtos a um preço a que todas as pessoas possam comprar. Ou achas justo os preços que estão a ser praticados?

          • Canelas says:

            Mas se não querem pirataria que vendam os produtos a um preço a que todas as pessoas possam comprar. Ou achas justo os preços que estão a ser praticados?

          • Paulo says:

            Isso é tudo muito engraçado, mas quem paga os programadores? Ou vc’s acreditam mesmo que todos estão dispostos a trabalhar de graça?

          • Canelas says:

            De graça. Ms se todos podermos comprar um windows + barato, talvez a pirataria diminua. Penso eu…

          • Tjda says:

            cada um pratica o preço que quer, mas o consumidor não é obrigado a comprar, tem alternativas, de borla ou mais baratas …

            E sim para determinado tipo de conteudo, como a a musica, acho que o preço é muito exagerado, agora em programas, jogos e por ai, já são varias pessoas a trabalhar, não sei quanto fica no total, mas deve ser uma grande quantia

          • Canelas says:

            Os preços dos jogos (sobretudo para consolas) são uma roubalheira. + de 55€ por um jogo??
            Isto faz com que as pessoas se revoltem e não comprem. O mm se passa cm os windows.

        • CarlosMC says:

          Imagino a perda de benefícios que os putos a fazer o gosto ao dedo com o photoshop, 3ds ou maya não causam…

          • eu fui um deles. hoje trabalho numa empresa no Porto dentro da minha area e se nao tivesse usado software pirata em criança hoje era um analfabeto completo. na altura o linux nao era tao facilmente disponibilizado e nao havia informaçao

    • Rseven says:

      Tu é que não jogas amigo.

    • CarlosMC says:

      De certeza que não jogam é com cartas na manga..

  2. Canelas says:

    Pena não terem sido os 2 que anunciavam os media. Mm assim estão de parabéns. Em 3 anos de existência e já com forte massa de militantes.

  3. Vasco says:

    E nas proximas europeias devem eleger uns 3, em espanha elegem mais 1, polonia idem, e com sorte noutros paises tambem (infelizmente em Portugal o projecto esta estagnado ou assim parece) e formam um grupo parlamentar todo bonito e tudo!

  4. David Leal says:

    Devia existir o partido da abstenção.

    Juntava-se todos de cada partido e mandava-se eles todos para a rua!

    • Aptenodytes Tuxus says:

      Tens os conceitos trocados com certeza. A abstenção é a indiferença, os que demonstram o seu descontentamento ao sistema político em questão são os que votam em branco.

      • JPedrosa says:

        o problema é que ninguém promove o voto em branco.

        Ninguém tem uns “trocos” para o promover ou não existe interesse.

        o problema é que a elevadíssima abstenção representa sobretudo o total desprezo que a maioria dos cidadãos tem pela política e pelos políticos.

        Garantidamente se o voto em Branco fosse promovido, ou seja, se houvesse uma profunda consciencialização do significado do mesmo, o resultado seria outro.

        Mais,
        outro dos grandes problemas, é que a elevada abstenção favorece os políticos medíocres, corruptos e os que se aproveitam do afastamento dos cidadãos da política. É que enquanto andarem a pregar para os “peixinhos”, fazem o que querem, para eles, se o voto em Branco fosse maioritário, obrigaria a uma limpeza da política.

        Portanto, vão todos fazendo-se de coitadinhos, que acham que é preciso trabalhar muito para trazer de volta as pessoas para a política, mas vivem exactamente do facto de as pessoas se estarem a borrifar.

        Uma analogia simples, se andassem uns milhares a assaltar na Auto-Estrada, e ninguém se preocupasse com isso, acham que ao longo do tempo isso melhorava ou piorava? 😉

        Uma boa onda para reduzir a abstenção, era as coisinhas estarem organizadas para as pessoas poderem votar fora do seu circulo eleitoral. Alguém que tenha assuntos de família ou profissionais, nem sempre os pode alterar, principalmente dado o reduzido interesse das pessoas. Até num fds longo as pessoas votavam, mesmo que estivessem na praia 😉

        • Tharos says:

          “Uma boa onda para reduzir a abstenção, era as coisinhas estarem organizadas para as pessoas poderem votar fora do seu circulo eleitoral.”

          Sou da mesma opinião, as pessoas necessitam de ter cada vez mais mobilidade pelos mais variados motivos. Ir à “terrinha” votar nem sempre é fácil face a compromissos profissionais ou mesmo pessoais/familiares.

        • Aptenodytes Tuxus says:

          Concordo, ainda assim o voto branco nestas eleições subiu cerca de 82% em relação a 2004. Eu defendo que se as pessoas estão descontentes devem demonstrá-lo, porque só assim se muda alguma coisa.

        • MR.Crash says:

          tenho a dizer que o problema da abstinencia não é em todo devido ao desprezo pela politica, acho é que em Portugal, como em muitos assuntos culturais ex teatro, arte,ler, os tugas dão mais atenção ao race of champions, futebol, vc na tv etc… eu penso que o problema é dos portugueses, só melhorando o sistema educacional e o modo dos tugas verem o mundo é que andamos pra frente…

      • CarlosMC says:

        Cada cabeça sua sentença, diz o ditado e tu prova-lo – também podias dizer que o voto em branco é o de quem não tem opinião própria e vai atrás dos outros e que quem não vota é porque sabe o que quer (e principalmente o que não quer)!

        • António Coutinho says:

          Se ninguém votar não se muda nada, ao contrário do voto em branco que significa que nenhum partido satisfaz quem vota.

          • CarlosMC says:

            Se o voto em branco significa que nenhum partido satisfaz, talvez não votar signifique que é a lei eleitoral, em si, que não satisfaz..

            E se até agora o voto nada mudou, quando o vai fazer? Alguém se propôs mudá-la (sem ser para pior)?

        • Vasco Alexandre says:

          Carlos estas equivocado e é facil perceber o porquê.
          Se tu não votares, isso não significa nada, absolutamente nada, quer dizer que nem sequer te deste ao trabalhao em la ir e podem existir varias razoes. Se pelo contrario, votares em branco, demonstra o teu desagrado para com todos os politicos e partidos e aí sim estas a tomar uma posição. O voto é o teu instrumento de escolha, que dá sentido à democracia, é a tua voz num pais de 10 milhoes.
          Um amigo meu disse-me que se os votos em branco fossem 2/3 da votaçao e atençao, que nao tou a falar da abstençao ou votos nulos, seria obrigatorio haver uma nova votaçao com diferentes candidatos. A ser verdade, vês entao o poder do voto em branco?

          • CarlosMC says:

            O que o meu não voto significa ou não, só eu posso dizer – se ninguém quer saber, é porque não se interessa pelo que penso; se ninguém faz nada para contrariar isso, é porque não o quer mudar; se com 2/3 de abstenção ninguém faz nada, isso diz tudo.

            Quanto tem valido a tua voz? É que o meu silêncio já valeu muitas declarações de intenção sobre a necessidade de mudança, logo, parece-me que quem está enganado não sou eu (e se nem isso chegar)…

          • Aptenodytes Tuxus says:

            O voto branco não tem valido muito, porque ainda não tem um valor significativo. Garanto-te Carlos, se houvesse a mesma percentagem de votos brancos como a da abstenção, essa intenção de mudança passaria de imediato à prática pois a lei assim o exige.

            E que moral têm para pedir que vos ouçam? Se não votam é como se não existissem. Todos nós é que devemos fazer algo, e não ser os outros a decidirem por nós.

            Tenho dito.

  5. MR.Crash says:

    As propostas do partido devem ser mesmo loucas… não é crime sacar filmes e músicas, incentivo á pirataria….

    Acho muito bem… acho que está eleição funciona como um trigger a dizer que o “povo” está cansado de ter que pagar mtos € pa poder ter 1 cd que pode deixar de ouvir 1 mes depois ou comprar um filme e não gostar…

    As estatisticas já mostram que quem é pirata é também aquele que mais dinheiro gasta em produtos originais e as músicas mais piratas são as mais ouvidas…

  6. Beleza, começou a revolução digital. O primeiro passo foi dado. Só assim as megacorporações e governos (França,Inglaterra e a puta que os pariu) cessarão de se meter em tudo que é assunto que só a eles interessa, sem se importar com os verdadeiros donos da rede…os usuarios comuns, que acessam todos os dias, horas, e minutos e que fazem esta coisa, absurdamente fascinante, se manter viva.

    carlos rajas (I’m a one man’s blog):razz:

  7. HikariKyubi says:

    Bom, quando tivermos um partido pirata nosso, voto neles 😀

    E faço costume de votar em branco desde que pude começar a votar. Porque sei que voto em branco != abstenção.

  8. aver says:

    Resultados das eleições europeias, por grupo do parlamento europeu e por país.
    – Parece que ganhou o grupo EPP-ED : Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos) e dos Democratas Europeus. Em percentagem pouco desceu em relação às eleições anteriores. Em Portugal são deste grupo o PSD e o CDS
    – O que mais descu foi o grupo PES : Grupo Socialista no Parlamento Europeu Em Portugal, o PS.
    -Também desceu o grupo GUE/ NGL : Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde. Em Portugal são deste grupo o Bloco de Esquerda e o PCP.
    – Os que mais subiram foram os que não pertencem a qualquer dos grupos principais (como é o caso do Partido Pirata Sueco).
    http://www.elections2009-results.eu/pt/new_parliament_pt.html

  9. Bruno Filipe says:

    Antes de mais sobre este artigo acho que de facto os jovens que são o futuro tiveram uma palavra a dizer e agora vão ter voz activa no parlamento europeu, os jovens Suecos deram o exemplo, em Portugal mais vale ir a bola ou a praia do que ajudar a encaminhar o rumo do pais que depois os afecta directamente.
    Depois há também uma noção muito errada dos votos em branco e abstenção, votar em branco é manifestar a opinião de desacordo com as ideias de todos os candidatos, abster-se é deixar nas mãos dos outros a decisão, mas vocês dizer que é igual, pois não é, 62.5% de abstenção quer dizer que não se deram ao trabalho de exercer o direito e assim abdicam dele e da decisão, mas numa qualquer eleição, se fosse 62.5% de votos em branco com 4.7% de abstenção (ou seja invertendo o cenário) então algo de muito errado se passaria com a politica do pais pois isso teria concequências pois os partidos apenas com 37.5% dos votos iriam todos ser um fracasso para além de que não haveria maiorias e seria destabilizador pois o povo estaria a protestar contra toda a politica activa no país.

    Claro que o tuga gosta da bola, mas o mesmo tuga que gosta da bola e prefere ir ao jogo em vez de votar, depois não se pode queixar da politica que tomou medidas negativas e que fizeram indirectamente ou directamente com que fosse despedido e concequentemente não possa comprar o bilhete para ir a bola.
    Nem que seja para não deixar na mão dos outros a decisão, irei sempre votar, se não concordar com nenhum partido voto branco mas voto e isso é uma expressão da minha vontade.Claro que quem se sente confortável com o não votar esteja à vontade, só não se tem de queixar do que saiu dela mas tem de arcar com as concequências.

    Cumps

    • Bruno Filipe says:

      Desculpem os penaltis no português pois escrevi muito e depois vi que era de mais e cortei partes, não prestei atenção antes de publicar o comentário…
      Mas a ideia está lá.

      • UKN says:

        Tens razão no que dizes e eu sou um péssimo exemplo. Nestas eleições acabei por não ir votar por comodismo. Digamos que os candidatos conseguiram a proeza de me afastar o interesse da coisa. Eu bem tentei perceber o que eles queriam mudar na europa mas eles acabaram por insistir em não dizer nada acerca disso.

        Se fosse votar tinha sido em branco.

        Posso dizer que por hábito voto umas 90% das vezes, mas nestas eleições o meu desinteresse foi tal que não fiquei minimamente interessado em expressar a minha opinião. Depois acabei por ficar longe do local de voto e acabei por não ir lá.

        No entanto nas próximas não falho a menos que me aconteça algo grave.

        • Artur Cordeiro says:

          Os votos em branco tiveram uma votação considerável: 164 877 votos. Somando os nulos, 71 151, que acredito 98% não tenham sido enganos, os 5 partidos com assento parlamentar deviam tirar ilações disto, mas parece-me que ainda não lhes interessa. Mas mais eleição menos eleição (se continuarmos a aturar sempre os mesmos politiqueiros dos 5 grandes partidos) vão ter que se referir obrigatoriamente a estes resultados.

  10. BigLord says:

    Eu quero é ouvir dizer que o tal deputado ouve a música dos piratas em plena assembleia europeia.

    Acho que sabem de que música falo 🙂

  11. Sharp Random says:

    No Brasil já os temos mas com a moral ao velho estilo pirata.
    Estão no governo desde 2002 pilhando o patrimônio público.
    A oposição pediu uma devassa na Petrobrás e foi aceita.
    Agora, teremos um espetáculo midiático de porte a desmascarar aquele que outrora bateu no peito por mais de 20 anos ufanando-se de ser o único partido ético no país, o PT de Lula.

    http://coturnonoturno.blogspot.com/

    • não sei qual é a sua, mas me diga, gostavas mais do Fernando Henrique Cardoso ? ou serás votante do Serra ?
      amigo, se gritar “pega ladrão” não fica um. Se desiluda do poder público no Brasil. Precisamos saber que os culpados somos nós mesmos que não sabemos votar e bancamos uma de cidadãos de primeira classe, mas na realidade somos uma caricatura do que é ser um pais decente… Brasil ja era…

  12. vitor neves says:

    Depois de tanto ler (coisas com algum nexo e coisas parvas)
    digo apenas o seguinte: acham lógico um partido destes
    existir? podia haver muitos mais, tipo partido dos dummies ou
    partido das donas de casa. O que acham que o deputado do PP
    vai fazer no parlamento europeu? Levar a votação um projecto
    para liberalização dos downloads ilegais? Acham que consegue?
    Aos que não foram votar ontem, pensem em criar este partido cá.
    Pelo menos havia menos abstenção.

    • o que não pode ser válido é a alienação. Aceitar tudo de boa. Sim sou a favor do partido pirata ou de qualquer outro partido, afinal não é isso que é democracia ?

      carlos rajas (votante no parlamento europeu)

    • Nuno says:

      Ola,

      O espirito e a letra original da lei sobre direitos de autor consistia em oferecer proteccao ao negocio do artista para que este pudesse explorar em exclusivo os proveitos da sua obra durante x tempo ate a obra poder passar para o dominio publico. Isto e: o artista “serve” para criar obras par ao dominio publico mas tem um monopolio temporario na sua exploracao.
      Recentemente o PE aprovou um prolongamento de 50 para 70 anos a duracao deste monopolio temporario, sem que o “dominio publico” tenha negociado alguma coisa em troca.

      E este estado de coisas que espero que o PP va combater, que denuncie certas negociacoes de ma qualidade que o Parlamento tem feito em representacao do povo. E o primeiro passo para que futuras negociacoes sejam melhores para o povo.

      O nome “pirata” acaba por ser um interessante jogo de palavras, porque se deixarmos que a industria e os media escrevam as nossas leis, facilmente eles vao fazer com que tudo e mais alguma coisa seja ilegal, ie: passamos todos a ser piratas.

  13. remote says:

    O que é mais grave: um partido pirata ou um partido racista?

  14. rsl says:

    Boas,
    Pouco percebo de política, mas acredito que este tipo de partidos aproveitam-se de ideais que milhares de jovens têm, para formar um partido que lhes garantam um lugar no parlamento europeu. Para mim este posto significa “tacho”. Não sei os ideais deste partido, nem as suas políticas mas terão que os ter. Na Europa discute-se muitos temas para além de direitos de autor.
    Cumprimentos.

  15. Gerardo says:

    Os partidos extremistas são absolutamente necessários. Senão é o deixa andar e vão fazendo o que querem. Vejam os exemplos recentes do TGV e do chip de matricula.

    chip de matricula???? No fundo só serve para pagar portagens, ou seja só serve intereses privados, só serve para brisas, lusopontes, etc, ganharem mais uns milhões e despedirem os portageiros….

    TGV??? Então mas se aquilo desse lucro acham que era preciso o estado enterrar os nossos milhões??? O privados faziam logo o TGV.. Perguntam ao Pinóquio porque é que os privados não faziam o TGV mas ele não respondeu. Ou seja é para roubar o país, encher os bolsos dos amigos, e afundar mais Portugal. Mas eles vão ter uns belos milhões de reforma….

    É preciso extremistas, que metam medo a estes porcos anafados para roubarem menos ou preferencialmente não roubarem. É só escândalos por essa Europa fora…

    É preciso quem grite, quem dê murros, que se revolte, e se tiverem que morrer uns porcos porque não??? O mundo só têm a ganhar….

    Parabéns à extrema-direita que ganhou por essa Europa fora, excepto cá no burgo, como sempre ganha votos quem defende a preguiça, a desresponsabilização, o crime sem penalização, os subsídios, etc…

    • B80 says:

      Quanto ao TGV: eu acho que fariamos melhor se começássemos já mas era a implementar o sistema Mag-Lev que já começa a surgir por aí. Ao menos uma vez andariamos mais avançados que os outros e não a reboque como de costume.

    • UKN says:

      Partilho da mesma visão,

      Dado que a porcaria dos chips, já me tinha inspirado tal desconfiança pois o que vejo é a brisa a adoptar sistemas de controlo obrigatório … e ainda por cima li que queriam implementar algo do tipo “se não tiver chip ligado ao multibanco, não pode andar nas auto-estradas”, isto não é favorecimentos obscuros !?

      Quanto aos TGVs, Aeroportos, Pontes, servem apenas para pagarmos 3 vezes esses investimentos, dado que quem vai ser o dono vai ser uma entidade privada mas duma cena financiada por todos nós …

      E depois dizem que há negócios pouco claros entre políticos e privados, a mim parecem-me extremamente claros.

      E se não for meia dúzia de protestos de partidos pequenos … tavamos mais fodds ainda …

  16. B80 says:

    A todos aqueles que estão contra os partidos piratas, daptem-se ao mundo real e actual. Já lá vai o tempo que que se podia pagar software “avariado” a peso de ouro e em que se pagavam aos programadores fortunas para escreverem meia duzia de linhas de codigo defeituosas.

    O mesmo para os pseudo artistas que andam por aí a chorar por todo o lado a dizer que lhes estão a tirar o dinheiro da boca, mas depois aparecem no MTV cribs com grandes mansões brutos carros, etc.

    Eu penso que o tempo do pagamaento justo está a chegar, ou seja fazes um software, musica, filme, livro, etc e se as pessoas gostarem pagam-te aquilo que acharem justo/poderem (exemplos disto já começam a haver aos magotes). Assim mantê-se os bons artistas/programadores/etc e os maus são cortados à nascença. E é que as editoras/corporaçoes querem evitar pois assim perdem a razão de existir.

    Voltantdo ao parido pirata, ele é pirata mas só de nome, ele devia ser chamado de partido de caça aos piratas, pois eles também estão contra o actual sistema de registo de patentes, OGM e DNA. E acho muito bem. É uma estupidez hoje em dia morrerem milhares de pessoas porque os medicamentos estão muito caros orque a empresa X pantenteou um determinado medicamento e o vendo a peso de ouro, ou que já podiamos estar tecnologimanete/cientificamente mais avançados mas não estamos porque a empresa Z esconde a patente ou então não cede os seus direitos. Não esquecer que muitas dessas investigações/inovações são muitas das vezes pagas por nós, pois são projectos de investigação de faculdades ou investigadores pagos por bolsas públicas e que depois fogem para as empresas levando todo o seu trabalho financiado por nós…

    E por agora fico-me por aqui.

  17. Ayatola Pykakonas says:

    Piratas!!

    Pirataria é eu comprar um CD/DVD e quererem limitar-me o número de cópias de segurança a apenas uma;
    Pirataria é as discográficas usarem as bandas/cantores para fazer fortunas e da venda pagarem-lhes uma ninharia;
    Pirataria é essas mesmas empresas quererem vender-nos os CD/DVD a preços muito acima do seu real valor;
    Pirataria é eu pagar à SPA por cada CD/DVD VIRGEM que eu compre;
    Pirataria é criar um site que só funciona bem no IE;
    Pirataria é criar programas que funcionam apenas no Windows;
    Pirataria é serem as multinacionais a “determinar” no meu país (e noutros) e o governo (de cada país) a, “em nome do povo”, “negociar” com eles e dizer que sim àquela avidez de exploração do artista e do seu admirador…

    Ao anti: esquecem-se que vivemos numa Europa democrata? Que tem de melhor um partido como o PPM, o POUS… relativamente ao partido pirata? E será que, antes de criticar/condenar, procurou averiguar os ideais políticos. Tacho?! É que todos procuram, independentemente da cor partidária, ou acreditam que se candidatam exclusivamente a pensar em defender o Zé Povinho!

    SE aparecer um partido desses em Portugal filiar-me-ei

    • JGomes says:

      @Ayatola Pykakonas

      nem mais

      Quanto a parte do ‘tacho’ infelizmente na grande maioria dos casos é assim… Mas bem visto se calhar também não irias la de graça defender seja o que for.

      “SE aparecer um partido desses em Portugal filiar-me-ei”
      existe um projecto, clica no meu nome e vê

  18. Pedro says:

    Por acaso algum dos que criticaram verificaram as propostas que eles defendem? aconselho a saberem bem melhor antes de julgarem tão mal o pessoal. Por acaso apoio a 100% as propostas deles que são muito razoáveis (para dica eles não querem acabar com os direitos de autor querem é reduzi-los a tempos bem superiores (até) ao razoável).

  19. JGomes says:

    sim, um dos objectivos (de forma resumida, e existem diversos) é modificar a actual legislação dos direitos de autor e partilha de ficheiros (que ja está desactualizada) de modo a que respeite o direito de acesso livre à cultura, os autores e sem prejudicar os mesmos (mas sim beneficiando.)

  20. Burnner says:

    mas…mas…mas…Os partidos pirata não existem desde sempre ?
    O partido do Silvio Berlusconi não está representado no PE ? Ou então sou eu que estou a fazer confusão ! Quem é que é pirata afinal ?

  21. Eradication says:

    Não chega roubarem nos combustiveis , nos bens de 1º necessidade , roupa feita por crianças nos paises de 3 mundo que sao aqui vendidas a um preço fantastico para nos , e ainda consigo ler a comentarios contra a pirataria , acho bem sim façam e abusem do download ilegal , porque nos nao temos contas off shore nem cometemos ilegalidades ao ponto de prejudicar um pais como esses senhores das gravatas , devia era de haver um partido destes em portugal , e a esses senhores pos 25 de abril que fazem guerras cá a pressionar o gorverno para fazerem qq coisa contra a pirataria ilegal em portugal um mega p*ni* para eles.

  22. Ricardo says:

    Toda a gente se queixa porque um jogo é caro! Mas ninguem se lembra que por exemplo na Inglaterra um jogo é barato e pk? Pk não é cobrado 1/10 do imposto que aqui é cobrado!

    É muito facil culpar as empresas, ta na moda, mas ninguem se lembra que os governos têm responsabilidade directa sobre esses preços inflacionados que são praticados, por direitos de autor absurdos, no qual maior parte são para o estado e para xupistas que fazem parte desses organismos!

  23. Eradication says:

    Mais nada Ricardo , so de salientar que também havia as antigas cassetes para vídeo e radio e nos também fazíamos copias … trocar aquelas míticas cassetes com musica de nirvana , pearl jam etc com os amigos e nunca ninguém chorou pois não … porque dão tanta importância aos downloads ilegais quando temos problemas bem maiores como o aquecimento global e a fome.
    Aos dinossauros já com teias de aranha ate nos miolos é tempo de reforma e dar espaço aos mais novos.

    • José says:

      Porque são massivos???? Queres copiar uma cassete gravas uma de cada vez e alguém comprou para a tu gravares, enquanto em formato digital isto não acontece. Um compra, distribui e 2 dias depois milhões de pessoas têm o produto sem ter gasto um centavo.

      Bla bla bla impostos… Nós temos valores inflacionados nestes produtos por causa dos impostos. Verdade mas noutros paises tem valores inflacionados em bens que precisas para sobreviver…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.