Papa diz que jovens têm de desligar o telemóvel
O Papa Francisco continua bastante ativo apesar da idade e de algumas debilidades visíveis. Numa palavra direcionada para os jovens, o Sumo Pontífice diz que os jovens têm de desligar o telemóvel.
Papa Francisco diz que jovens devem procurar pessoas
Num evento com jovens na cidade de Veneza, em Itália, o Papa Francisco apelou que estes "deixem o telemóvel" e "procurem pessoas" para não se tornarem "profissionais compulsivos da digitação". "Eu digo-lhes: não se isolem, procurem os outros, experimentem Deus juntos, sigam caminhos de grupo sem se cansar. Vocês poderiam dizer: 'Mas ao meu redor todos estão no telemóvel, colados nas redes sociais e nos videojogos'", declarou o Papa.
"Vão sem medo contra a corrente: tomem a vida nas suas mãos, coloquem-se no jogo, desliguem a televisão e abra o Evangelho. Isso é demais, é? Deixem o telemóvel e conheçam pessoas", disse.
Depois de em 2015 o Papa Francisco ter dito que as famílias deviam desligar os smartphones às refeições, o alto chefe da igreja veio dizer em 2021 que os jovens estão prisioneiros dos telemóveis. Francisco aconselhou os jovens a reconhecerem o seu próprio valor, por aquilo que são e não por aquilo que possuem. “Não tens valor pela marca de roupa ou calçado que usas, mas porque és único, és único”, disse.
Este artigo tem mais de um ano





















Se os jovens não desligarem o telemóvel, não vão à igreja.
Se os jovens não vão à igreja, os padres não podem satisfazer suas “preces”.
Ora nem mais
Se por “politiquice”/mania/fobia, alguém acha que é preferível ignorar um bom conselho….
…que se pode dizer?
Político vestido de branco
+1
E vão perder os tiktoks do padre DJ ?
Discordo, uso com bom senso, eis o desafio!
Será que este conselho é semelhante aquele em que ele pedia á Ucrânia para se render aos russos?
Se fossem só os jovens ! Na rua ando constantemente a desviar-me dos zombies dos telemóveis.
Ainda ontem ia ficando uma miuda abraçada ao meu carro por ir com as hastes baixas presas ao telefone. Ja com o carro praticamente parad tive que lhe buzinar para ela ver
Eu já fiquei parado à espera que uma se deitasse no capot… e não é que deitou-se mesmo ? Completamente alheados.
Mais que pensa que se desligarem os telemóveis que eles vão à Igreja. Garanto que 80% destes não metia lá os pés.
Bom apelo foi pena não pedir também para larguem a religião e a igreja.
A igreja! Sempre a querer mandar na vida dos outros.
Há coisas que nunca mudam.
30% dos jovens já nem sequer se tenta relacionar com outros jovens do sexo oposto. Penso que poderá ser por este motivo que o Papa se interessa pelo tema.
desligar o telemóvel e desligarem-se de qualquer religião, o flagelo da humanidade desde há muitos séculos (para não dizer alguns milénios)
E os padres têm de fechar a braguilha.
A Igreja está a bater cada vez mais no fundo.
Verdade seja dita , miudagem agarrado a telemóveis a partir dos 4 anos, é televisão, já dizia a música dos Xutos, Chuva Dissolvemente
“Putos que crescem sem se ver”
“Basta pô-los em frente à televisão”
Papas ae mamãs a terem filhos mas quem os educada o telemóveis, programas de merda na TV, influencers, peusid psicólogos,etc.
Educar é tramada do custa, implica ouvir, imicar dispender tempo a fazer deles melhor do que somos/foram conosco.
Tenho 1 rapaz de 5 e bem sei o q custa ser criativo para q ele brinque e aprenda sem ecrã.
A mim não interessa se vem do Papa, do Quim do Manel, a canalhada está mal habituada por pais e mães preguiçosos e que não pensaram bem antes de os fazer.
Educar requer vontade e amor!
Tenho dito, a verdade dói,aceitem que custa menos
Boa noite,
Sou da área das tecnologias. É tenho 3 filhos. 14, 12, 10 e nenhum tem telefone, não tem televisão no quarto, a xbox está parada nem jogam.
Temos que ter imaginação ainda nas férias da Páscoa foram horas e horas nos jogos tradicionais de tabuleiro.
Dá trabalho?
Não é muito bom estar com eles e eles não sentem falta dos telemóveis.
São todos alunos de 5 na escola.
Pelo menos até ao décimo anos nenhum aluno deveria ter telefone.
A loucura dos miúdos aproximasse.
Eu concordo em parte, mas aos 13 anos dei um telemóvel á minha filha.
Para ir para a escola tinha de apanhar transportes (autocarro e metro), e não podemos negar que dá muito jeito ter acesso á internet para estar informada e contactável e até navegação, calendário etc.!
Para mim entre os 12 e 14 é uma boa altura, para introduzir um telemóvel, ao contrário do que se vê hoje em dia, alguns é logo a partir dos 6 anos, agarrados ao ecrã.
Mas uso o familylink da Google e tem um limite de “screen on time” e não usamos o telemóvel á mesa ou em eventos sociais com familia ou amigos.
Apesar de ter tido um telemóvel aos 13, ela agora com 17 anos, também é aluna de “quase 20s”, portanto não estou nada arrependido de ter dado o telemóvel, mas lá está, é saber dar não cedo demais, e com moderação.
Alguém com 14 anos não ter telemóvel parece-me limitador, mas lá está é a minha opinião pessoal, nem 8 nem 80.
“Deixem o telemóvel e conheçam pessoas”, disse. É pedir muito ?? Pensem no que o Papa pede. Mas este aviso não deveria ser dirigido só aos jovens mas a todos, principalmente aos adultos. Mas como hoje em dia já ninguém liga a nada… Enfim…