Panda Security destaca vírus do ano 2010!
Os vírus. Muito havia para dizer acerca dos vírus, e a maior parte do que havia para dizer, certamente incluiria palavrões. No entanto, eles existem e teimam em mostrar-se. Todos os anos deixam marcas espalhadas por particulares e empresas.
Como habitual, a Panda Security encerra o ano com uma análise sobre os vírus e ameaças que mais se destacaram ao longo dos últimos 12 meses. E este ano não foi tarefa fácil: foram recebidos pela companhia, mais de 20 milhões de amostras de malware em 2010.
De qualquer forma convém realçar que, não se trata de uma lista das ameaças mais prevalecentes nem das que causaram mais infecções. Estas são as ameaças que, por algum motivo em particular, despertaram à Panda Security, mais a atenção. Vejamos então a lista daqueles que mais se destacaram ao longo de 2010.
São então os vírus de 2010 que a Panda Security coloca no pódio:
- O controlador de Mac’s: este título foi ganho por um programa de controlo remoto com o nome HellRaiser.A. Afecta apenas sistemas Mac e necessita do consentimento dos utilizadores para se instalar nos computadores. Após instalado, consegue fornecer o controlo remoto do sistema e realizar uma multiplicidade de acções, inclusive abrir a bandeja do DVD!
- O Bom Samaritano: certamente, muitos já sabem de qual se trata... O Bredolab.Y. Disfarça-se de um mensagem do Suporte da Microsoft alertando para a necessidade de instalar de imediato uma correcção de segurança para o Outlook… Mas se o fizer, estará a instalar o rogueware SecurityTool, que começará a alertá-lo para o facto do seu sistema se encontrar infectado e que para resolver a situação deverá comprar uma determinada solução online. Obviamente, se pagar pelo programa nunca o receberá nem resolverá o problema (que na realidade não existe), e ficará sem o seu dinheiro…
- O poliglota do ano: que nos encontramos numa época difícil, não há dúvidas… E que os hackers têm que se adaptar às novas tendências e fazer tudo o que for possível para encontrar novas vítimas, é garantido. E para enganar os utilizadores vão bem longe, chegando a aprender novos idiomas. Neste contexto, o nosso prémio para poliglota do ano vai para o MSNWorm.IE . Este vírus, que só por si não representa uma grande ameaça, distribui-se pelo Messenger com um link que tenta atrair os utilizadores a visualizar uma fotografia… numa mensagem disponível em 18 idiomas! Pelo menos o emoticon no final é universal…
Portanto, quem pretender saber como se diz “Vê esta foto” noutros idiomas, aqui tem uma lista que poupará bastante trabalho de pesquisa:
Espanhol: mira esta fotografia 😀 Inglês: seen this?? 😀 look at this picture 😀 Português: olhar para esta foto 😀 Francês: regardez cette photo 😀 Alemão: schau mal das foto an 😀 Italiano: guardare quest'immagine 😀 Holandês: bekijk deze foto 😀 Sueco: titta pσ min bild 😀 Dinamarquês: ser pσ dette billede 😀 Norueguês: se pσ dette bildet 😀 Finlandês: katso tΣtΣ kuvaa 😀 Esloveno: poglej to fotografijo 😀 Eslovaco: pozrite sa na tto fotografiu 😀 Checo: podφvejte se na mou fotku 😀 Polaco: spojrzec na to zdjecie 😀 Romeno: uita-te la aceasta fotografie 😀 Húngaro: nΘzd meg a kΘpet 😀 Turco: bu resmi bakmak 😀
- O mais audaz: este ano, o prémio vai para o Stuxnet.A . Se tivéssemos que escolher uma banda sonora para este vírus, seria algo como o tema da “Missão Impossível” ou de “O Santo”. Este código malicioso foi desenvolvido para afectar sistemas SCADA, isto é, infra-estruturas críticas. O worm explora uma vulnerabilidade da Microsoft para se distribuir através de dispositivos USB, dirigindo-se ao reactor de centrais nucleares… Digno de um argumento de Hollywood.
- O mais incómodo: recorda-se como eram os vírus antigamente? Aqueles que perguntavam: “Tem a certeza que deseja encerrar o programa? Sim - Não”?. E independentemente da opção em que clicava, voltava a surgir a mesma janela constantemente? Era o suficiente para esgotar a paciência de qualquer um… Pois, é exactamente isso que o Oscarbot.YQ faz. Após instalado, comece a preparar-se porque vai deixá-lo louco… Cada vez que o encerrar, outra janela surgirá com outra questão, ou abrir-se-á uma janela do browser… É sem dúvida o mais incómodo de todos.
- O mais seguro: o Clippo.A , um nome que poderá recordar a alguns utilizadores o “Clippy”, o nome dado ao assistente do Microsoft Office que tem a imagem de um clip, é o mais seguro dos worms: após instalado num computador, protege todos os documentos do MS Office com password. Como resultado, quando um utilizador os tenta abrir fica impossibilitado por não possuir a respectiva password. E porque motivo o faz? O mais estranho é que é por… nenhum motivo! Não exige pagamentos de resgate, os utilizadores não são abordados com tentativas de comprar algo… Existe somente para o aborrecer, e como não demonstra quaisquer sintomas visíveis, deixa os utilizadores extremamente preocupados.
- A vítima da crise: o Ramsom.AB . A crise económica está a afectar muita gente em todo o mundo, e isso verifica-se proporcionalmente no mundo do ciber-crime. Há alguns anos atrás, qualquer ransomware (programas que bloqueiam computadores exigindo o pagamento de um resgate para os libertar) digno deste nome, exigiria uma quantia considerável, acima dos 300 dólares. Agora, com a crise, a recessão e a competição entre ciber-criminosos, todos são afectados, mesmo os hackers. Assim, e por apenas 12 dólares, proporcionam a qualquer um, uma ferramenta para supostamente tomar o controlo do seu computador. São tempos difíceis… Quase que sentimos pena deles.
- O mais mentiroso: este ano, esta distinção vai para o SecurityEssentials2010 (o antivírus falso, e não o legítimo pertencente à Microsoft). Este inclui-se na categoria de adware mas age como qualquer outro falso antivírus. Alerta às vítimas que os seus computadores estão infectados e sob perigo, e não pára com os avisos até que a solução seja comprada pelo utilizador. Assim, actua como qualquer outro rogueware, mas o design é tão convincente, com mensagens e janelas aparentemente autênticas, que o colocou no Top 10 das infecções deste ano. Por isso, não acredite em tudo o que vê!
Para encerrar a lista dos vírus mais curiosos de 2010 anunciada pela Panda Security, falta ainda mencionar o insecto do ano: a botnet Mariposa (Butterfly), desmantelada em Março e que levou à detenção dos seus criadores, graças à colaboração entre a Panda Security, as autoridades Espanholas, o FBI e a Defense Intelligence… Tal como um verdadeiro insecto, “alimentava-se” dos computadores dos utilizadores afectados, propagando-se de um para outro… comprometendo um total de 13 milhões de computadores em todo o mundo. Este é um “insecto” com o qual você nunca se quererá cruzar, nem o seu computador.
E vocês? Conheceram alguns destes vírus?
Blog do Panda Labs aqui.
Este artigo tem mais de um ano
É por estas e por outras que o Windows só serve para jogar.
O problema está entre a cadeira e o teclado. Não no Windows.
ahahahah, mesmo.
Ironicamente, usei e uso Windows há muitos anos e nunca me vi infectado. 😉
Concordo plenamente! o meu PC foi infectado umas duas vezes em mais de 10 anos e foi por parvoíce minha!
O cuidado e a prevenção é meio caminho andado para estar protegido!
Pois a mim as poucas vezes que foi inventado for pelo pouco cuidado que tive a usar pens alheias!
Ora nem mais, eu uso Windows (também uso linux, não me mandem com fruta), e não uso firewall nem antivirus, e em 5 anos (no minimo) nunca apanhei nada. Basta não ser burro ao ponto de abrir fotos.exe e afins vão ver que resulta 😉
pois mas alguns vírus trabalham sem tu te perceberes e o anti vírus é o único que detecta lol
concordo, 100% dos clientes empresariais e fisicos o problema da contaminaçao se deve ao antivirus alertar e a pessoa permitir!
amanah 27/12 quer oso ver o tanto de pcs contaminados que eu terei de arrumar, por causa de pen contaminadas e dvds que sabe se la de aonde vem.
Aqui no brasil esta dando nos shoppings populares versoes de seven adulteradas ja ativadas, ai na reinicializaçao o virus ja esta la e é um adware legitimo do sistema, q os antivirus nao detectam.
so qndo nao se usa o pc q vc ve o envio de informaçoes .com.br para varios ips rss
muito bom, as pessoas q baixam seven, de outros lugares sem saber do risco.
mais din din
Queria saber como faço para tirar um víros do meu computador, sempro faço uma varredura nele, e pra melhor falar sempre olho se têm arquivos maliciosos no winar, aí quando eu olhei na pasta meus documentos, no programa winar para olhar arquivos, tinha um chamado thurbs tentei deletar mais não consegui, tente até pelo comando no meu teclado(shift255 delete) mais ele não apaga a mensagem diz mais ou menos assim que t~em outra pessoa usando este arquivo e não apaga de jeito nenhum, eu drmpre apago os víros de meu computador mais este eu não consegui, neu computador está muito protegigo. O que é que eu faço? Este mesmo nome já apareceu várias vezes em outras pastas, mais eu sempre consegui elimina-lo até mesmo na pasta meus documentos e eu sempre conseguia tirar ele de meu computador. E o que é que eu faço agora?
OBS:Vocês poderiam me dizer o que eu faço mandando uma mensagem de e-mail.
O ficheiro thumbs não é vírus, é um ficheiro do sistema que inclui as miniaturas das fotos da pasta onde se encontra. Quando não é possível apagá-lo é porque está a ser usado pelo sistema. Só mudando a vista de ficheiros (de modo a que não apareçam miniaturas) é que é possível apagá-lo, embora não haja qualquer vantagem em fazê-lo.
É por essas e outras coisas que eu só uso Kaspersky Internet Security 2011, o resto….. é resto.
Os vírus… mais concretamente o spyware, estão cada vez mais refinados, face ao modus operandi, não me surpreenderia se em breve a Apple fosse o “novo” alvo para a sua propagação.
E porque não Linux?
Para quê criar um malware para linux? É uma quota residual a de utilizadores, a propagação é tão ínfima que não faz sentido e não “dá para o gasto”. Agora se um dia o Linux tiver uma quota considerável… verão que também irá sofrer desse mal.
É o chamado “preço da fama” 😉
Poderá sofrer, mas também os problemas que surgirem vão ser corrigidos muito mais rápidamente que um windows, não te esqueças que qualquer pessoa pode fazer as alterações que quiser ao sistema operativo. Portanto o que é preferes? milhões de programadores (linux) a resolver um problema ou apenas alguns programadores da microsoft a resolver um problema??
É que em windows os problemas resolvem-se com antivirus/anti-spywares a tapar “buracos” de programação. Em linux se o problema existe muito certamente que será corrigido e não se irá tapar o buraco.
Não é por nada que falhas de segurança que vêm do windows 95 ainda surgem no windows 7. :S 😉
A Apple também continua pequena.
Mais depressa fazem vírus para Linux para afectar servidores etc etc.
Não há de ser por esse motivo que os crackers não fazem vírus para GNU/Linux. Afinal não deve ser assim tão difícil fazer um vírus mesmo que seja para atacar uma minoria.
Acho que o que leva um cracker a desistir do GNU/Linux é a dificuldade de propagação do vírus neste sistema pela segurança que ele tem.
Um vírus infeta preferencialmente algum programa que seja executado durante o máximo de tempo no computador para poder ficar durante o máximo de tempo ativo na memória e, assim, poder fazer o seu trabalho. Então, este vírus vai infetar um ficheiro essencial desse programa. Ficheiro esse que só o super-utilizador root tem privilégios de escrita. Assim, o vírus terá de possuir esse privilégio para alterar o ficheiro, ou seja, terá de desvendar a palavra-passe de root. E como ele consegue isso? Não consegue e não infeta o programa. Esta é a primeira barreira com que os cracker se deparam com este sistema operativo.
Depois existem os repositórios de software de onde os utilizadores das mais variadas distribuições fazem download. Software livre e de fonte segura, onde a existência de qualquer vírus é nula.
E ainda há uma comunidade que se preocupa em se ajudar e quando algum vírus ou alguma falha é detetada num computador, pouco tempo depois ela é corrigida e os outros computadores já estarão vacinados. É um trabalho colaborativo de um por todos e todos por um.
Acredito que mesmo que o GNU/Linux tivesse o nº de utilizadores que outros SO têm, ele não estaria mais vulnerável por isso.
Temos um breve exemplo de que isso não aconteceu.
iPhone.. já cá anda desde 2007 .. Zero VIRUS.
Android … Zero Virus
Ou seja.. sistemas Unix Based.. lá está..
Symbian – centenas de Virus.
Windows Mobile – milhares de Virus.
MarketShare… Influenciou? 😀
Mac OS 7..8..9.. tinha Virus.. e apenas 3% de Marketshare Mundial…. Hoje em dia o MacOSX já tem cerca de 9% e continua sem dar dores de cabeça aos utilizadores, tirando um ou outro malware/trojan que aparece e fica logo extinto em curto prazo com os updates do sistema que resolvem essa falha no software em questão, que poderia ser explorado.
A conclusão que chego é que quando os sistemas são vulneráveis, basta isso para serem alvos de ataques… quando são fortes e nível de marketshare mas não são fáceis a produção de virus, utiliza-se mais as tecnicas de Phishing e Malware/Trojan… e só esses é que sim, são culpa dos utilizadores.
Fala-se de marketshare.. mas milhares e milhares de Virus para Windows…. e zero em Linux e Mac… não achas isso totalmente desproporcional? .. é que.. pelo menos 1… e nem isso há… (Virus – verdadeira definição). Se os outros sistemas fossem tão vulneráveis… haveria pelo menos uma meia dúzia de Virus que se conseguiriam auto-propagar e já era noticia em destaque em todos os sites…e é claro, os seus autores nas luzes da ribalta por conseguirem quebrar o famoso “mito”… 😀
Os hackes criam vírus para Windows pois sabem que é o OS mais usado no mundo, boa parte da população mundial usa Windows e não Mac ou Linux, por isso o sistema é mais alvo de vírus e não porque é mais vunerável, sabem que ganharão mais atingindo onde a maior parte da população atua.
Tanto Android como iOS já foram vitimas de vírus.
Sim, de cogumelos mágicos também… até o android que é mais liberal nas instalações sofreu de “trojans” (erro humano por aceitar o que não deve mesmo TENDO O ALERTA QUE AQUELA APLICAÇÃO iria correr coisas que não deve…como “recolha de dados sobre GPS.. email, sms.. etc..”) .. não foi de virus, que abriu sozinho e se auto-executou… aprende a definição, comenta depois… é melhor.
Dizes isso, mas 90% dos virus que vês aqui não fazem nada demais no Windows, enquanto que os poucos que existem para Mac já fazem bastante -.-
Não existe nenhum vírus para Mac (OS X).
Tas a comentar o artigo certo???? ah… afinal não leste. VÊ la bem.
Indica um então.. 🙂
Um vírus instala-se e/ou auto propaga-se sem o consentimento do utilizador.
Um malware que precisa de password de administrador para se instalar na máquina não é um vírus.
Desculpa discordar mas há virus para mac…
chamado: haters… 😀
Tem uma auto-propagação forte, por norma falam sem conhecimento e quando conhecem, inventam e deturpam a noticia… lol
Portanto o pouco marketshare da Apple afinal de contas não é assim tão pouco… é a marca mais amada/odiada. Market tão fraco que enche os posts do pplware e quando se oferece um iPad perde-se acesso ao site.
Culpar entre a cadeira e o teclado também já perdeu a lógia. Se me emprestarem uma Pendrive com virus, é fácil ficar infectado no Windows, por mais cuidado que se tenha e não me venha com conversas da tanga… porque se não fosse assim tão fácil o Windows nunca fazia ALERTAS constantes a aconselhar o uso de anti-virus e quando este está desactualizado, o Windows até chateia com os contantes avisos a indicar isso mesmo… 99% da culpa pode estar associada ao mau uso, é verdade.. mas no Windows sempre foi mais fácil apanhar virus devido à foram como todos nós sabemos que ele lida com esses bichos. Como digo sempre, tem excessos de calcanhares de aquiles no sistema que conseguem executar códigos sem o consentimento do utilizador. E isso, não acontece em sistemas “Unix Based” ou “Unix Like” … tema mais que batido… irra.. lol.. os haters deveriam arranjar um novo changelog para 2011…!!!… 🙂
Tal e qual os vírus para pc, são Apple Fags.Certo?
Tem piada dizeres isso, visto que logo o primeiro era exclusivo do Mac… -.-‘
Eu uso Windows 7, e Avast Free. E nunca me vi afectado por nenhum dos vírus descritos acima. E visito de todo o tipo de sites …. Como foi referido acima, a culpa não é do SO mas sim da pessoa que o controla.
@João
A diferença é que podes fazer isso tudo SEM NENHUMA ESPÉCIE DE ANTIVÍRUS (logo sem mais um programa a gastar consideráveis recursos) em linux. Podes visitar todo o tipo de sites à mesma, etc. Experimenta lá fazer isso com Windows out of the box sem instalar nenhum programa de defesa e vais ver que em poucos minutos apanhas “doenças” (desde que andes em sites duvidosos).
Esses Virus de msn já exageram lol
Se se utilizar um antivírus, de alguma qualidade, não se tem estes problemas. Mas também quem utilizar linux não terá que se chatear com os vírus, por isso é que actualmente só utilizo windows para jogar, e o ubuntu, para o resto.
É um post bastante interessante. Parabéns.
Nem mais nem menos, escusado dizer que linux resolveria muitos problemas, basta começar a pensar que windows apenas serve para jogar e linux para trabalhar. 😉
É tão fixe estar em frente a um pc sem ter aquele pensamento que o antivirus esta a acabar a licença dentro de alguns dias e que tenho de lhe actualizar as base dados. E não ter de correr anti-spywares da tanga que mais servem para indicar que tenho o computador está cheio de porcarias e que o melhor mesmo é formatar o pc, enfim. Instalar programas sem ter um acordo de licença de 30 dias para experimentar e depois acabou-se. Só não muda quem não vê “algumas” destas vantagens. 😉
“Nem mais nem menos, escusado dizer que linux resolveria muitos problemas, basta começar a pensar que windows apenas serve para jogar e linux para trabalhar”
Windows e Linux tanto serve para trabalhar como para jogar.
“É tão fixe estar em frente a um pc sem ter aquele pensamento que o antivirus esta a acabar a licença dentro de alguns dias e que tenho de lhe actualizar as base dados.”
Existe hoje em dia antivírus Free.
E Se comprares uma licença de 1 ano, só te preocupas com isso num dia durante um ano.
E actualmente actualizações já são automáticas.
” E não ter de correr anti-spywares da tanga que mais servem para indicar que tenho o computador está cheio de porcarias e que o melhor mesmo é formatar o pc, enfim.”
A usar Windows 7 desde de que saiu.
Formatei 1x.
Tenho o pc bem protegido e sei o que faço e sites que visito.
“Instalar programas sem ter um acordo de licença de 30 dias para experimentar e depois acabou-se. ”
Programas pagos.
Testas, gostas, compras.
Não vejo nenhuma desvantagem nisto.
“Só não muda quem não vê “algumas” destas vantagens”
Vantagens =/= desconhecimento
Nem mais! ;o)
Desde que apanhei um susto no windows e experimentei Ubuntu (Linux) não quero outra coisa!!!
Não é um Anti-Virus que te vai proteger dos virus, és tu mesmo, de resto mesmo que uses o melhor Anti-Virus do mundo, não deixas de apanhar virus.
Eu não uso Anti-Virus no Windows a uns 5 anos, e até hoje nunca apanhei virus.
Exactamente.
Lá está, bom senso e correcta utilização.
É pena nem todos serem assim.
Essa tua ideologia é muito porreira, só por curiosidade já experimentas-te correr um antivirus ou anti-spyware só mesmo naquela de curiosidade se apanhas-te alguma coisa??? Não fiques admirado se apanhares alguma coisa, pois o problema esta mesmo entre o ecrã e cadeira por não teres metido o antivirus/antispyware no windows. 😉
Tapar os olhos também eu tapo, mas o problema está lá sempre. 😉
Para ti que nunca usas-te antivirus ou anti-spyware no windows, experimenta apenas a correr o “Spybot” e não te assustes 😉
Então como é que sabes se a tua máquina está infetada ou não? Os vírus de hoje em dia são matreiros. Antes eles faziam um enorme alarido que se notava por dificuldades em usar o computador, mas hoje eles são feitos para darem o mínimo nas vistas, atuando silenciosamente no computador. Não era espanto nenhum se você passe um antivírus e encontrasse qualquer coisa.
Mas é verdade o que você diz, o principal antivírus é o próprio utilizador do computador.
Tenho dúvidas… Basta 5 minutos na net para apanhar bicharada.
Mas pronto! Se tu o dizes quem sou eu para por em causa. Não deve ser fácil 5 anos é muita fruta.
Cumprimentos,
eu tenho um pc com 5 anos e sem anti-virus, e sem virus sabem qual é o truque?
nao ligares à internet
😛
Nem usar pens! 😉
Não sabes se tens vírus ou não… Concordo planemente que uma utilização correcta evita quase 90% de infecções… Mas há vírus muito bons e podem infectar o teu pc sem que te apercebas…
Minha opinição o Windows 7 é muito bom!! Mas continua com os mesmos problemas do Windows!!
Pessoalmente não posso mudar completamente para Ubuntu devido a Photoshop, Illustrator, Flash, Dreamweaver!! Mas o Ubuntu tem muita vantagem e é bonito!!
Impressionante como culpam sempre o Windows.
É fascinante esta diarreia mental.
Sou utilizador de Windows e Linux e até agora só tive alguns vírus em Windows.
E porque? Culpa minha, pois foi sempre propositado.Instalação de certos programas, craques e afins.
Essa do “Windows é pouco fiável e apanha vírus bla bla”
Como disseram é o problema tá entre o pc e o utilizador.
É normal existir mais pc com Windows Infectados com vírus do que pcs com Linux ou Mac OS.
E porque?
Porque Windows tem mais de70% do mercado (Já nem sei ao certo quanto é).
É normal que exista também mais vírus para Windows.
Só hackers (etc) “atrasados” vão estar a gastar tempo a criar vírus para MAC ou Linux quais nem 0,1% da comunidade irá afectar.
@RicardoResende
O teu argumento já foi aqui rebatido pelo @aFriend (e eu até nem costumo concordar com as opiniões dele).
Mesmo tendo o windows uma quota de 70% ou 80%, Mac OSX uns 20% e Linux (e outros) o restante, então seria de esperar que a distribuição de vírus fosse proporcional, isto é, 80% dos vírus fossem para Windows, uns 20% para Mac OSX e uns quantos para Linux.
Mas não, o que se verifica na realidade é que 99.99% dos vírus são para Windows e, que eu saiba, não existe (nem nunca existiu) nenhum para Linux.
Portanto, esse argumento de não ser “rentável” criar vírus para Linux perde todo o sentido, até porque, na realidade, o primero hacker/cracker que o fizesse ganharia uma enorme visibilidade e portanto até é algo “apetecível”.
Não há Antivírus que nos salvaguarde da estupidez humana.
Num dos parques onde faço manutenção tive um caso onde o AV se queixou inúmeras vezes que o ficheiro estava infectado, pois mesmo assim a pessoa executou porque uma terceira pessoa lhe disse que não podia ser, que em casa não acusou nada… resultado? toda a sub-net infectada.
Solução? para além do óbvio par de estalos ao user?
Um sistema operativo que logo de RAÍZ implementa segurança ao nível mais básico.
Excluindo os vírus, trojans e adware são o mal mais comum em ambientes empresariais e particulares.
Onde se alojam os trojans? em qualquer parte do sistema que lhes permita auto-iniciar quando o sistema arranca.
Solução? O próprio sistema operativo fazer um self-check se está tudo em ordem, duh…
E se algum programa tentar instalar lá o que quer que seja, pedir ao utilizador permissões para tal, e mesmo assim, verificar se o “vendor” é de confiança.
Mas… antes que comecem as flamewars sobre sistemas operativos.
Acima de tudo… educar educar educar.
Resumindo… dou toda a minha razão ao @luminoso
Porque é que eu, que uso Windows, tenho que me precoupar com vírus? Não uso antívirus há uns anos e nunca me preocupei. E se o computador está cheio de porcarias é porque o utilizador do mesmo não pesca nada do que faz.
Esse víros do MSN é o que mais me deu gargalhada, tantos camaradas (e não-camaradas) apanharam-no… E eu a rir-me. Mais de 30 contactos meus foram infectados, o curioso é que dois deles apanharam em finlandês. Já cliquei no link de propósito, e pede para guardarem um ficheiro “video.scr” ou algo parecido, é de rir como eles chegam a aceitar o ficheiro e a abri-lo… Burrice, o problema é do utilizador.
Hã, eliminem este comentário.
para que que fizeste dois comentários iguais?
Nem eu queria 2 comentários iguais.
Tinha clicado em submit mas vi logo a palavra “viros”, cancelei mas logo (esc) mas não fui a tempo. Depois cliquei em submit a pensar que não tinha enviado, quando fui a ver pimba dois comentários.
Esse vírus do MSN é o que mais me deu gargalhada, tantos camaradas (e não-camaradas) apanharam-no… E eu a rir-me. Mais de 30 contactos meus foram infectados, o curioso é que dois deles apanharam em finlandês. Já cliquei no link de propósito, e pede para guardarem um ficheiro “video.scr” ou algo parecido, é de rir como eles chegam a aceitar o ficheiro e a abri-lo… Burrice, o problema é do utilizador.
Considero já a alguns anos o “malware” mais nojento os dos Messengers..
Cada vez que o ligo recebo mensagens dos “infectados” para visitar “aquele” site… tudo em idiomas PT-BR .. Inglês ou Espanhol …. e são precisamente esses que me enchem a caixa de entrada do hotmail precisamente com esse tipo de mensagens para visitar “quien ha visto tu perfil..” lol…
Sério… a parte mais nojenta disto tudo é ser um dano colateral de quem se deixa infectar…e depois o estupido Hotmail não deixa bloquear ou filtrar o contacto porque para o fazer, tenho que o remover da minha lista de amigos…!!… e isso é que sim.. é chato e mau trabalho da Microsoft, em que deveria trabalhar em filtros de jeito sem ter o Hotmail e Messenger tão “colados” no que fazem….
Também acho que isso é mau trabalho da Microsoft e, assim de repente, parece-me que a solução para esse problema não é muito complicada.
Ao que sei, a maioria desses casos tratam-se daqueles sites que dizem “Descobre quem te bloqueou no msn. Insere o login e palavra-passe”. Pronto, o ingénuo do utilizador vai lá e insere os dados pessoais. Resultado: puff, lá se foi a privacidade.
Os bots depois encarregam-se de, com recurso aos dados, propagarem spam, logarem-se automaticamente no msn e spammar todos os contactos, etc etc.
Para o utilizador corrigir isso basta trocar palavra-passe e pergunta de segurança. Para a Microsoft corrigir isso bastava detectar IPs (ou gamas) que fizessem tal tipo de acesso e bloquear-lhes o acesso ou denunciá-los a entidades competentes.
Nunca vi isso acontecer com contactos da google ou outros.
Sabes o que é mais chato nisto tudo? É ter aquele botão a dizer “reportar tentativa de phishing” … clicar.. e passado 5 minutos voltar a receber uma mensagem do mesmo remetente… é incrível… é o belo filtro a funcionar.
MobileMe e Gmail batem o sistema aos pontos mesmo… e não só.. têm uma consistencia bem diferente e pormenores que o Hotmail não tem… uma coisa aparte que me enerva constantemente é estar a Eliminar emails durante a visualização… se reparares o botão eliminar nunca está no mesmo local sempre… estou a visualizar um email, apago.. apago outro.. apago outro.. depois vem outro e o botão apagar muda de lugar, caso esse email tenha sido enviado por uma mailing list, por ex… ou seja.. aquele acto de apagar rápido é quase impossivel porque sem querer podes carregar noutro botão e em vez de apagar faz “responder” ou “re-encaminhar” … até nesse pormenor eles deveriam re-desenhar o Hotmail de forma a ter consistencia até nesse pequeno pormenor dos botões/acções…
lol.. sim é verdade.
Não me vou alongar muito, separação de águas quanto à discussão dos virus para MAC OSX
– O conceito abordado na lista é de um trojan horse, que após a instalação infecta o sistema com um virus. Period. wikipedia para desambiguação do termo.
Logo, há virus (e sim, sou utilizador macintosh)
E para quem prefere acreditar que o exemplo da lista é mito, tomem outro http://news.techworld.com/security/5392/worlds-first-os-x-virus-hits-apple/
… A verdade é uma, como se sabe grande parte de hackers/crackers/coders de esse tipo de malware, sao utiizadores UNIX/LINUX nao vejo porque se daria ao trabalho de infectar a sua propria casa quando à tantas casas bonitinhas e de portas abertas pelo mundo fora.
Quem diz que não há malware para mac, puff, lamento dizer mas o pai natal nao existe. É conversa de vendedor.
O mal do povo é misturar “Malware” com “Virus” …
Todos os sistemas têm MALWARES….mas o malware existente para Mac ou Linux precisam de intervenção humana para actuarem e não têm poder de auto-propagação sem que o utilizador o aceite ou execute, ao passo que para Windows nem todos os malwares precisam de intervenção humana para correrem e têm poder de auto-propagação…
Isso de não usarem antivirus no Windows é conversa da treta.. se o proprio sistema o recomenda por algum motivo é.. a não ser que o tenham em incubadoras, desligados da web e portas USB inexistentes… o resto é conversa….
E acrescento, basta uma falha num browser para que o Windows fique infectado… vamos culpar o utilizador?
Citando:
“… A verdade é uma, como se sabe grande parte de hackers/crackers/coders de esse tipo de malware, sao utiizadores UNIX/LINUX nao vejo porque se daria ao trabalho de infectar a sua propria casa quando à tantas casas bonitinhas e de portas abertas pelo mundo fora.”
Quem disse que todos os Virus são feitos para fins lucrativos? A vasta maioria são feitos por putos por pura “gabarolice” e só o facto se fizessem algo altamente distrutivo para Linux ou Mac os punha na ribalta em poucos segundos… qual é o hacker gabarolas que não sonha com isso?!…. Só mesmo pelo poder de poder mostrar que o conseguiam fazer…
E acrescento… essa teoria de “estragar a casa” não faz sentido por outro motivo… a vasta maioria de servidores pelo mundo fora é “unix based” ou seja… se fosse para “parar o Mundo” até tinha mais eficácia fazer-se virus para Unix… em vez de atacar utilizadores, atacava-se servidores e a propagação de Virus era vastamente superior caso tal fosse possível… e, de novo.. qual é o hacker que não sonha com isso? ou até mesmo “terroristas” que não sonham com a paragem da web, que por consequencia era Bolsas de valores, aeroportos.. etc.. tudo parado!
Na verdade os vírus e xptowares em Windows necessitam sempre de autorização para se instalarem e propagarem.
O problema reside na forma como a segurança do Windows funciona: a maioria (altíssima) está sempre “loggado” com a conta de administrador e isso é o bastante para que um simples “OK” em algo que parece inofensivo provoque situações catastróficas. E nem o “OK” é preciso para alguns uma vez que é o utilizador que o está a executar (sem sequer o saber e ter autorizado).
Agora, no 7, já começam a aparecer botões de OK com o símbolo de um escudo amarelo e azul que indica que as permissões necessárias são de nível alto… De certeza que a segurança vai continuar a ser melhorada.
Quando uso linux, em cadeiras de programação, aborrece-me ter de introduzir a pass de super-user para fazer a mais simples das tarefas… mas é aí que está um “forte truque” da segurança nesses sistemas.
Uma vasta maioria de aplicações que instalas no Mac, por ex, não te pede password alguma do sistema.
Isto porque a vasta maioria, não precisa de direitos administartivos para correr… e esses não conseguem executar comandos prejudiciais ao sistema… é assim que o mac funciona e mantem o sistema sempre fiável. Aqueles que pedem password administrativa.. esses é que sim.. poderiam ser prejudiciais caso nos apanhasse desprevenidos.. mas isso é raro acontecer porque o sistema foi feito assim mesmo, de forma a bloquear certos comandos que a vasta maioria do software não precisa… são as tais “camadas” que o unix tem que são mesmo muito boas para manter o sistema protegido.
ex. Um twitter client.. basta sacar da web.. executar o programa e ele nunca pede a password administrativa… se pedir.. é logo motivo de suspeita…porque para as acções que ele foi projectado, não há razões para correr comandos administrativos. Tem tudo haver com estruturas de sistema.. e é precisamente aí que o Windows escorrega na banana.. lol.. não tem consistência.. já tem mais “camadas” de programas que executam normalmente ou com direitos admnistrativos.. mas ainda não chega.. é preciso mais… por isso é que a MS andou e anda anos e anos a estudar o tal sistema Singularity.. que não passa que uma copia do conceito UNIX.
Eu quando usava Windows, sempre que vinha com uma pen duma casa de impressão fotográfica, trazia SEMPRE vírus.
E só não se auto-instalava e fazia estragos, porque o anti-vírus avisava e bloqueava.
E as pens ainda permitem escrita o que facilita um bom antivirus neutralizar.. agora quando isso acontecia ( e ainda acontece) gravarem CD’s em que acompanha alguns bicharocos… o caso complica-se mesmo… varia de antivirus para antivirus mas é muito comum o antivirus “crashar” porque não consegue escrever/apagar (como é obvio) no CD..(para ou neutralizar ou por de quarentena). O que vale é que alguns sistemas “autorun” pra os drivers opticos no windows já vêem desligados, mas nada 100% fiável…
Bom dia povo do PPlware. Este assunto diz respeito a todos que utilizaram um computador ligado ou não à Internet, um assunto que tem muito que se diga, pois há muita gente que está infectado e não se apercebe, muitos por ignorância ou pouca experiência outros pelo desinteresse. Na minha opinião não usar uma Firewall e um antivírus é uma estupidez, pois corremos o risco de sermos atacados sem nos apercebermos, trabalho este que os antivírus podem evitar. Uma coisa é certa pensar que estamos 100% seguros é mentira e pior que isso é pensar que se usarmos um software de segurança podemos ficar tranquilos no que toca a ataques. Em relação a ataques às minhas máquinas não tenho tido pelo menos que me tenha apercebido, as vezes que fui infectado (que me lembro menos de cinco durante o ano de 2010) foi por gostar de me aventurar. Um antivírus gratuito, e cuidado é suficiente.