Ozo: A nova câmara da Nokia para filmar realidade virtual
Muito se tem falado, nos últimos anos, de realidade virtual mas, no concreto, muito pouca inovação tem existido.
Assim, como forma de dar um 'empurrãozinho' nesse panorama, a Nokia apresentou a Ozo, a nova câmara para filmar realidade virtual capaz de capturar áudio e vídeo em 360º!
Foi ontem, durante um evento da indústria de entretenimento em Los Angeles, que a Nokia anunciou a Ozo, uma câmara preparada para a filmar a realidade virtual, permitindo ao utilizador capturar áudio e vídeo em 360 graus.
Trata-se de um equipamento esférico, de dimensões consideráveis (mais ou menos o tamanho de um melão) e um peso de cerca de 3kg. Tem 8 sensores ópticos para imagem e o áudio é capturado em 3D através de 8 microfones embutidos.
Mas... calma, pois a Nokia pretende que este equipamento, que já se encontra em fase de pré-produção, seja utilizado sobretudo nas experiências de realidade virtual em Hollywood, nos media a na indústria de publicidade.
Desta forma, parece que o consumidor, para já, vai ter que esperar.
Para os produtores de Hollywood, este equipamento terá muitas vantagens na gravação de realidade virtual pois permite a monitorização em tempo real, onde podem ver como o filme está a ser gravado e também pelo facto de ter uma reprodução rápida.
Até aqui, a gravação de realidade virtual, era algo demorado mas, segundo a Nokia, um vídeo de baixa resolução poderá demorar apenas alguns minutos a render para ser reproduzido no imediato.
Podem ver aqui o vídeo da Ozo em acção:
A Nokia indica que a Ozo é a plataforma de realidade virtual para cinema mais avançada até agora.
Espera-se que o lançamento oficial ocorra durante o Outono, onde também será conhecido o preço.
Mais informações | Ozo
Este artigo tem mais de um ano
olhem este filme 360 feito em portugal vejam o trailer. endofanera.pt
So mesmo os tugas sem originalidade para fazerem um filme com o mesmo título que o DVD End Of An Era dos Nightwish com a Tarja. Enfim…
Hey… não precisas ser assim 🙂
End of an Era é uma expressão usada muito antes do DVD de NW 🙂
Cumps,