OS X – Quais os 5 melhores editores de texto em 2016
Uma das ferramentas mais usada em qualquer sistema operativo e que muitas das vezes nem se dá conta da sua importância é o Editor de Texto.
Depois de termos lançado um TOP 5 dos melhores editores de texto em 2016, hoje deixamos 5 boas sugestões de editores de texto, que têm suporte para OS X.
Há imensos editores de Texto, muitos deles pagos, de qualidade superior e também alguns gratuitos, que não ficam nada atrás no que toca à quantidade de funções que disponibilizam. Hoje deixamos 5 boas sugestões de editores de texto para o OSX.
1. Brackets
Brackets é um editor de texto open source, mantido pela conhecida Adobe. À parte de quem o fabricou e o mantém, este editor destaca-se de todos os outros pela facilidade de importar ou extrair de um ficheiro PSD a fonte, medidas, cores, etc.. e construir um ficheiro CSS limpo, pronto a usar.
Depois, outra funcionalidade também muito interessante, são as extensões suportadas por este editor, que permitem editar facilmente o texto, pré-visualizar... entre várias outras funcionalidades.
Homepage: Brackets
2. TextWrangler
A segunda escolha da nossa lista é TextWrangler. Este editor é gratuito para o Mac OS e oferece as funcionalidades básicas de uma ferramenta deste tipo. Destaque para as funções que auxiliam na escrita de código fonte.
O TextWrangler oferece suporte a dezenas de linguagens de programação como o C, Java, HTML, CSS, PHP, Python, Perl, SQL, etc... As cores são introduzidas automaticamente pelo TextWrangler para permitir uma percepção mais rápida do código. Além disso, outra opção interessante deste editor de texto é a possibilidade de podermos bloquear a edição do documento para que quando não estivermos a trabalhar nesse documento, não ser possível escrever algo por engano no código.
Homepage: TextWrangler
3. TextMate
TextMate é outro fantástico editor de texto livre que traz uma abordagem "mais Apple" para o OS X. Este software, basicamente, coloca a poderosa consola de comandos UNIX numa interface elegante e fácil de usar, trazendo-lhe o melhor dos dois mundos, quer para profissionais, quer para amadores da programação.
O TextMate combina recursos como a pesquisa e substituição dentro do texto, auto-recuo, selecção da coluna, a conclusão da palavra no documento actual, contornos dinâmicos, suporte de expressão regular etc, este é também o editor de texto que incorpora o suporte Xcode completo e permite construção de projectos Xcode dentro TextMate. Há também uma aposta forte para que possa afinar a aparência desta app ao seu gosto.
Homepage: TextMate
4. Atom
Atom é o mais recente editor de texto que aposta forte nos sistemas operativos Mac, Windows e Linux. Para começar, o Atom é gratuito e open source. As principais características incluem um navegador de sistema de ficheiros, pesquisa difusa, vários painéis para edição, multi-selecção para edições rápidas, suporte para temas TextMate, biblioteca de extensão, e muito mais.
Homepage: Atom
5. MacVim
MacVim é a versão do famoso editor de texto Vim para OS X, e é uma oferta gratuita que, apesar da sua interface ser um tanto primitiva (em comparação com algumas outras ferramentas nesta lista), tem um excelente desempenho.
A funcionalidade mais original existente neste software é a sua proposta de atalhos nativos do teclado OS X, diminuindo substancialmente a curva de aprendizado. Há fundos transparentes e modo de ecrã completo para uma codificação livre de distracções. MacVim também suporta separadores e múltiplas janelas. Além disso, este software vem com um editor de ODB carregado de recursos.
Homepage: MacVim
Assim, deixamos estas propostas para que tenha ferramentas completas, com interfaces agradáveis, algumas mesmo "apple like" e com todo o poder para um desempenho rigoroso e poderoso. Agora fica a questão: alguma destas é a vossa preferida?
Este artigo tem mais de um ano
Tao e o Sublime Text?! Senão é o melhor está seguramente entre os 2..3 primeiros
Shh.. Shh..
Não é para levar a sério
Eu uso o Brackets 😉
experimenta o notepad++
É exclusivo para Windows, senão até usava 😀
Visual Studio Code for Mac
Boa dica
+1
Olá. Poderiam por favor indicar qual dos editores acima tem melhor suporte(plugins ou extensões) para boa produtividade no Latex?
sem duvida o macbook pro retina, nunca vi ecra tao bom
Ahahahahahah… O que eu já ri a ler tal resposta xD
Nunca experimentei o Atom, parece interessante.
Algum motivo para não incluirem o SublimeText nesta lista? Uso à anos, e parece-me se não superior, pelo menos ao mesmo nível de muitos editores desta lista.
É um dos melhores o Atom.
sem duvida, excelente
sempre que o uso acho-o mais pesado que o sublime e n tao poderoso, dá-me a sensaão que a comunidade do sublime é maior.
Recentemente saíu o Visual Studio Code, algumas reviews que vi pela net deram feedback positivo.
Já passei por todos, e incluía o Coda 2 da Panic.
O meu top (neste momento) será mais
Visual Studio Code for Mac (tem grande suporte para angular 2)
Sublime text
vim (muito poderoso com ficheiro bem grandes)
Coda 2 (já não o utilizo foi substituído pelo sublime text
Bluefish nem entra em top 5?
O Atom no outro artigo era top2 à frente do Brackets (4o) que neste top é o 1o? Ou a ordem é irrelevante? xD
Por acaso preciso de um editor de texto (open source), o emacs não é muito intuitivo. Qual é o mais leve?
O meu Mac é um velhinho 2.2 a correr Lyon, mas ainda corre sem problemas Reaper + uma montanha de VSTi’s sem um pingo de latência com o midi keyboard xD
A ordem é irrelevante, até porque cada um depois pode ter num software características que se adaptam melhor ao seu trabalho.
O TOP até pode ter a ver com as minhas preferências, por exemplo (por acaso até não), mas sim, é irrelevante a ordem.
Obrigado
Para um front-end dev o Brackets é muito interessante, principalmente quando se trabalha com PSDs. Pessoalmente uso o Atom quase desde o inicio. Integração com o Github é muito boa e com alguns packages fica no ponto. Outro elemento muito importante no meu dia a dia é o codekit que uso à muito. Existem mais do género gratuitas.
Sublime text também é mt bom.