Entrevista a Pedro Félix – Portugal Territory Manager da Google
No âmbito do evento Wireless Meeting 2014, entrevistamos recentemente Pedro Félix – Portugal Territory Manager da Google for Work que nos falou na forma como se inova na Google e na forma disruptiva como a mesma se implementa e como está a ajudar na migração e na transformação digital das empresas e das pessoas. Leia a entrevista completa.
Pplware) Quais os principais desafios de um projecto com o Loon? O projecto Loon insere-se no conjunto de projectos e tecnologias inovadoras que a Google está a testar, que visam ajudar, a resolver alguns dos problemas da humanidade. Possibilitar que pessoas nos locais mais remotos do planeta tenham igualmente acesso à internet, a um baixo custo, podendo a partir daí tirarem todos os benefícios que passarão por uma maior acesso à informação, será um factor determinante para criar um mundo mais solidário e garantir a um desenvolvimento mais sustentável de muitas das sociedades, por exemplo em África.
Pplware) Google Glass: Para quando o início da comercialização em “larga escala” e, inevitavelmente, quando chegará a Portugal? Recentemente foi anunciada o inicio da comercialização dos Google Glass no Reino Unido. Ainda não possuímos qualquer definição em relação ao mercado português.
Pplware) Quais os grandes trunfos que a Google tem na segurança dos seu serviços? As questões de segurança são fundamentais para a Google. Razão pela qual, somos a única grande empresa a operar na Cloud que faz toda a gestão end-to-end, ou seja, não dependemos de 3ªs partes para operar a nossa infraestrutura e isso é significativo porque reduz os pontos de vulnerabilidade. Significa isto, que a Google desde o fabrico do próprio Hardware, desenho e desenvolvimento do software, posse e gestão das infraestruturas de rede que ligam os nossos data centers no mundo (e que por isso atravessam os oceanos) passando pelas chaves de autenticação e cifras utilizadas pelos utilizadores, tudo é controlado pela Google. Por exemplo, quando um email ou documento Google Docs é guardado na rede Google este é escrito em simultâneo em 3 datacenters, durante o seu percurso e estadia nos nossos datacenters toda a informação é encriptada, de acordo com os mais sofisticados modelos de cripografia do mundo. A Google possui de mais de 400 pessoas exclusivamente dedicadas à segurança e produziu só no último ano 160 artigo académicos que traduzem o R&D que fazemos nesta área.
Pplware) A suite de aplicações web do Google Drive pretende ser uma alternativa às Office Web Apps ou mesmo ao Office? As aplicações colaborativas, da Google, como o Drive, estão disponíveis desde 2007, sendo a este nível amplamente reconhecidas pelos diversos analistas, e pela base instalada de mais de 5 Milhões de empresas, como líderes de mercado na Cloud. As funcionalidades que apresentam colocam-nos claramente à frente de toda a nossa concorrência, que está só agora a fazer o processo de transição do on-premises para a Cloud. Um dos maiores problemas que as empresas enfrentam hoje é o crescente número de dados e arquivos para gerir e a necessidade de mantê-los seguros e fáceis de encontrar. Nesta situação, a Google aposta numa nova solução para a empresa: Google Drive for Work inclui armazenamento ilimitado para arquivos, pastas, backups e tudo o que é importante para a sua empresa. O Google Drive for Work permite também a edição e publicação de documentos em mais de 40 formatos, entre os quais, o Microsoft Office nos computadores, smartphones ou tablets sem que para isso necessite de possuir a respectiva licença – e esta é seguramente uma forma importante de poupança. Permitimos através do Google Drive a sincronização de todos os arquivos e ficheiros de uma organização em qualquer lugar em qualquer dispositivo…e porque a segurança dos dados dos nossos Clientes é uma prioridade para a Google, fornecemos também um conjunto de ferramentas que permitem, às organizações, o total controlo da informação, através de processos de auditoria, retenção e compliance. Os gestores de IT dos nossos Clientes não se necessitam de preocupar se alguém apagou inadvertidamente um email, ficheiros ou documento…pois as ferramentas que disponibilizamos permitem-lhe fazer a sua recuperação imediata.
Pplware) É expectável que a Google venda oficialmente os produtos Motorola em Portugal, tal como os Chromecast ou Nexus 5 e 7? Neste momento não possuímos qualquer indicação nesse sentido.
Pplware) Google Fibra é um projecto que leva a casa de algumas pessoas, abrangidas por este projecto, e que só chega ainda a 3 cidades norte-americanas, Internet a 5 Mbps .. este projecto é só para os Estados Unidos ou a Google pretende um dia saltar fronteiras? A Google é uma empresa que procura liderar a transformação e melhoria das condições de vidas de pessoas e organizações através da inovação. Existem projectos, como o Google Car, Fibra etc, que se inserem no trabalho de R&D que fazemos e que procuram testar novas formas de utilização em ambientes reais. Não temos qualquer perspectivas sobre futuros desenvolvimentos do Google Fibra.
Homepage: EmpresasHoje
Este artigo tem mais de um ano
A pergunta que mais interessa ninguém fez…. Quando é que abrem uma google com desenvolvimento em Portugal?
Para q? Se a Irlanda tem um IRC bastante inferior? Segundo me constou, a Google ponderou Portugal para abrir a sua sede de EMEA, mas Portugal nao foi muito flexivel com a questao do IRC….
Eu respondo ja… Nunca 🙂 too damn small..
A fibra é só para as grandes cidades, ou terras dos deputados com tacho na PT, nao estou a espera de ver fibra na minha casa tao cedo…tenho 8mb, e vêm me as mulherzinhas da meo dizer me se aderir ao meo tv+net fico com 24mb xD (pela atenuação nem 12 posso ter)
Interessante entrevista, embora continue a achar que a Google não é Enterprise Ready. Têm potencial, talvez nas camadas mais jovens que usem Google, mas não os vejo vingar nesta área do Office empresarial.
Google a melhor do mundo!
Keep up the good work!