Do you Know How?
Por Ricardo Nicolau, consultor da área Business Analytics da Mind Source, para pplware.com.
O que nos rodeia está minado de informação. Cada um absorve o que entende e precisa, mas que utilidade lhe dá? A informação serve para um só propósito: gerar conhecimento! Se é assim connosco (seres humanos) e sendo nós o pilar das organizações, o que dizer da imensa informação que as entope? Como pode uma organização utilizar toda a informação que dispõe em prol do seu negócio?
Felizmente existem soluções, métodos, conceitos que mediante a correta e ajustada definição de necessidades e minuciosa implementação ajudarão a potenciar esta criação de valor que é o conhecimento. Business Intelligence (BI) é o termo que define e suporta esta dinâmica de técnicas associadas à transformação de informação em conhecimento.
À velocidade que evolui a sociedade dos dias de hoje, por diversas vezes somos confrontados com diversas atualidades do nosso mundo, particularmente, no que toca ao "universo digital". Mas não só, temas como música, cultura ou mesmo questões associadas ao nosso dia a dia mudam a grande velocidade. Certo é que nunca como hoje existiu um leque de ferramentas e serviços que alimentam e potenciam esta nossa sede de informação, seja através de conversa, ao navegar na Internet, ouvir rádio, ver televisão ou através da leitura das últimas notícias através de jornais e revistas. O que nos rodeia está minado de informação. Cada um absorve o que entende e precisa, mas que utilidade lhe dá? A informação serve para um só propósito: gerar conhecimento! Se é assim connosco (seres humanos) e sendo nós o pilar das organizações, o que dizer da imensa informação que as entope? Como pode uma organização utilizar toda a informação que dispõe em prol do seu negócio?
Felizmente existem soluções, métodos, conceitos que mediante a correta e ajustada definição de necessidades e minuciosa implementação ajudarão a potenciar esta criação de valor que é o conhecimento. Business Intelligence (BI) é o termo que define e suporta esta dinâmica de técnicas associadas à transformação de informação em conhecimento.
Ao utilizar as melhores práticas de análise e definição prévia de objetivos, o suporte à arquitetura do sistema de BI implementa-se devidamente ajustado ao objetivo das organizações, isto é, melhorar a performance das suas pessoas e o seu retorno financeiro. As técnicas de eliminação de redundâncias e consolidação de informação, aliadas ao reporting, reúnem e materializam o conhecimento em factos e números que de outra forma demorariam muito mais tempo a serem obtidos. Paralelamente a todas estas técnicas, a exploração do repositório de informação permite ainda a identificação de padrões válidos potencialmente úteis e ultimamente compreensíveis de segmentos de negócio ou comportamentos a explorar. Ao fim ao cabo, é aquilo que de forma inata fazemos enquanto seres humanos, todavia a uma velocidade e assertividade completamente diferente e com muito menos informação.
Ainda assim convém salientar que a informação é um bem dinâmico e como a maioria de qualquer bem tem o seu ciclo de vida. Há que lhe dar a oportunidade de a tornar útil antes que se torne descartável. Não perca a oportunidade de gerar conhecimento!
Aproveite toda a versatilidade das ferramentas de Business Intelligence. Só desta forma consegue ter consciência da vantagem competitiva que pode obter no mercado.
Este artigo tem mais de um ano
Gostei deste pequeno artigo que dá a conhecer uma área de Informática que não tinha conhecimento até começar a trabalhar com ela e ser a minha área de aprendizagem neste momento. O Business Intelligence é uma área super interessante, que engloba não só a área de Informática e mesmo dentro desta engloba várias tecnologias como o PL/SQL, o SQL, o Java (dependendo das ferramentas), o DataWarehouse, etc.
Cada vez mais vêem-se ofertas de emprego nesta área também e isso é um ponto bastante motivador.
Estou bastante contente de ter começado a trabalhar nesta área e se fizerem alguns posts sobre as várias ferramentas, de certeza que lerei!
Obrigado ao Pplware e ao Sr. Ricardo Nicolau!
Cumprimentos
Bom dia,
Bom artigo, com informação em forma de conhecimento.
No entanto, sugiro adicionar alguns exemplos práticos (quanto mais não seja, a indicação de case studies sobre a temática), por forma a tornar o texto mais apelativo e adequado à dinâmica Pplware.
Cumprimentos.
Rui Magano Silva
Esta é uma área muitas das vezes encoberta pela área de desenvolvimento em si mas sem dúvida alguma que tem um enorme peso em tudo o que é empresa pois como o Eng. Jorge Bernardino disse várias vezes e com muita razão, o valor de uma empresa não está no dinheiro/valor associado a ela mas sim na sua informação.
Pessoalmente gostei da publicação (sou suspeito por ser da área de sistemas de informação) e deixo ideias para futuras publicações na área sendo que BI é imensamente abrangente passando por várias áreas/temas tais como data mining, data warehousing, middlware e todos os parsers que se possam utilizar/ser necessários para uma boa organização da informação.
Espero que a participante Inês não leve a mal a minha colherada mas é apenas uma dica para aumentar a qualidade do grupo, uma boa continuação
Parabéns pelo artigo. Em grande, as usual!