Oferta online de medicamentos para gripe A dispara
A oferta ilegal na Internet de medicamentos indicados para o tratamento da gripe A aumentou exponencialmente nos últimos tempos, representando um "perigo para a saúde pública", alertou a autoridade que regula o sector.
São centenas os sites que disponibilizam o Oseltamivir, a preços muito superiores aos vendidos legalmente, ou seja, mediante receita médica e nas farmácias portuguesas.
A agência Lusa consultou alguns destes espaços online e encontrou este medicamento à venda por preços que chegam a atingir os 300 euros por cada embalagem de dez comprimidos, quando o original, legalmente autorizado, custa pouco mais de vinte euros.
Confrontado com esta situação, o vice-presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), Hélder Mota Filipe, disse à agência que o assunto merece a preocupação das autoridades de saúde, que já há algum tempo têm alertado para os riscos da venda ilegal de fármacos.
O assunto mereceu igualmente um aviso por parte da Direcção-Geral de Saúde, que alerta para o consumo indevido do Oseltamivir, nomeadamente devido ao risco de aumentar o desenvolvimento de resistências dos vírus.
"O Oseltamivir não deve ser utilizado livremente, uma vez que a sua prescrição é estritamente médica", sendo que "o uso indevido tem como consequência aumentar a probabilidade de surgirem resistências dos vírus ao medicamento", afirmou à Lusa Francisco George. Tek
Este artigo tem mais de um ano
Primeiro outra vez.
Admira-me como é possível pessoas comprarem medicamentos online.
PS: O problema não é o facto de serem ou não mais caros. O problema é mesmo que muitos dos medicamentos online (de sites não fidedignos) são medicamentos falsos ou com quantias alteradas.
E mesmo que não sejam falsos medicamentos, as pessoas tomam a torto e a direito como se uma vitamina se tratasse.
E isto a somar a ignorancia das pessoas, pois esses medicamentos não previnem nada, não são vacinas, e só so eficientes quando tomados em devida altura, além de as pessoas não saberem o mal que estão a criar para todo mundo, a resistencia do virus aos medicamentos, que é o maior problema actual da medicina.
Eu farto-me de rir quando dizem isso.
A resistencia do virus a um medicamento?
Amigo, existem pessoas com resistencia a esses virus,e a outros..
Utilizando principios de darwin, podemos chegar à teoria neodarwinista que rapidamente sabemos que a lei da sobrevivencia, utilizando a mutação para tal, determina a capacidade de X organismo sobreviver em Y meio.
É a lei dos mais aptos, e´ e será sp assim..
E pior para nos, melhor para outros, etc..
O virus vai morrendo, e deixando de propagar devido a existir avanços na ciencia para o combater, até ao dia que numa reproduçao desse virus, ou multiplicaçao, este sofre uma mutaçao, que o torna mais forte a esses avanços na ciencia..
Não foram as vacinas que o piorarao, e o fizeram ganhar força, foi a selecção natural.
CUmps !
Meu caro “Não foram as vacinas que o piorarao, e o fizeram ganhar força, foi a selecção natural”, tem palavras de quem percebe da materia, ou parece que percebe mas nao sabe do que está a falar.
A selecçao natural é fectuada quando um organismo está num meio e as suas adaptaçoes sao mais favoraveis a si. Portanto se os organismos nao tiverem sujeitos a esses factores nao sao selecionados segundo Darwin. Os virus como material genetico que portam, nao sendo submetidos necessariamente a dita “selecçao natural”, nao mutam, nao sofrem resistencia aos medicamentos, portanto a culpa de tudo isto e da medicaçao ou nao é?
Outra coisa a culpa nao sao das vacinas que estas nao curam ninguem, apenas tentam prevenir, a culpa e dos antibioticos, etc, que fazem um combate mais activo a esse tipo de intrusos, dai a alteraçao à politica dos medicos no ramos dos antibioticos e nao no das vacinas 😉
Outra coisa um virus nunca mutam apenas para ser mais mortal, essa selecçao apenas presa pelo facto de maior numero de copias ser maior, tornando-se muitas das vezes menos mortais ou enalteraveis em termos de sintomas pois o que afecta a resistencia nada tem a haver com essa pequena ligeira modificaçao que por vezes causa a resistencia.
Sabes a razao deste tipo de problemas aqui noticiado? As pessoas que pensam que sabem mais que os medicos e especialistas da materia, como tu por exemplo.
Quanto a este a essunto:”um virus nunca mutam apenas para ser mais mortal” tenho acrescentar que os virus agem como qualquer ser ” lutando pela sobrevivênçia de si e da sua especie.
Tu não sabes do que estás a falar…
Aqui o Kekes já te deu uma resposta.
São uma praga os emails a oferecer medicamentos on line.
Por dia na minha empresa chegam cerca de 15 mil emails deste género.
Nada melhor do que evitar os contágios, seguindo as medidas de protecção contra a gripe (o vírus permanece activo 2 a 8h nas superfícies).
Alem de que tomar esses medicamentos sem estar infectado vai criar problemas caso algum dia fique infectado (pq como foi referido isso n e vacina) e vai impedir o tratamento se algum dia ficarem infectados.
Toalhitas DODOT limpar todas as superficies que quiser tocar e para limpar as maos ehehe
5 pontos pra tua resposta .como e que ninguem se lembrou das…TOALHITAS DODOT????se limpam o rabinho do bebe queio de mer…microbios e deixa-o “suave e perfumado” tb da pra evitar comtacto em supreficies muito usadas!!!!
atchimmm….
Limpem o monitor que o André espirrou.
Daqui a uns meses várias dessas pessoas estarão a queixar-se de que foram burladas… É sempre assim, deixam-se enganar por sites online com a ideia de que estão a fazer um bom negócio e depois queixam-se às autoridades de que foram enganados…