PplWare Mobile

O que trouxe de novo a WWDC 2012?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Vai começar a guerra do costume 😛

  2. a n t o n i n o says:

    O que trouxe de novo a WWDC 2012?
    NADA

    • Nuno says:

      Nada???? Ok…é uma opinião….Os sites internacionais de referência nas TI (e.g. pplware 😀 ) devem ter tido uma alucinação coletiva então, com tantos liveblogs, notícias, fotos e já alguns testes e análises…

      Mas olha sou mais modesto….tenho um já velhinho 3GS (que nos padrões atuais é um modelo fossilizado) e aparentemente vai receber mais uma atualização.
      Quantos fabricantes podem dizer o mesmo? Para não divergir do tema principal da notícia prefiro não referir o SO em que estou a pensar que com todas as qualidades já lhe atribuídas, tem no entanto um sério problema de fragmentação das versões por não disponibilização oficial de updates. Usem a vossa imaginação…

      Mas estou mesmo interessado em experimentar o novo Maps…venha outubro….

      • Bruno Gonçalves says:

        Por acaso o outro SO que falas também tem sempre actualizações 😉 mas pronto… la falam falam mas ver as coisas como elas são não as conseguem ver..

        Comparam alhos com bugalhos x). Mas até disseste bem fabricantes.. já relativamente a uma gama que pode ser feita por vários fabricantes começada em NE e acabada em XUS não podes dizer o mesmo 😉

        Os novos mapas se forem tão bons como o google maps, ainda bem, quer dizer que futuramente teremos mais serviços e melhores mapas nos equipamentos.

        • Rui says:

          Claro que tem actualizações e ainda bem, só que o problema é que a esmagadora maioria dos smartphones vendidos com esse SO, não o vão ver, e por isso é que do universo de smartphones com esse SO, apenas 7% tem a ultima versão, o que é uma pena, pois eu tb tenho um smartphone com esse SO e bem que o gostava de actualizar.

        • Nuno says:

          Peço-te desculpa mas por acaso não tem. Analisa quantos modelos sairam depois da versão 4 e não têm acesso à atualização. Pronto há alguns finalmente que vão receber nos próximos tempos. E repara também a percentagem de equipamentos na versão 2 e na versão 4, estranhamente em clara minoria (considerando que a 3 foi exclusiva para tablets).

          Se bem me lembro o 3GS veio com o iOS 4, atualizou para o 5 imediatamente após o seu lançamento e vai agora aparentemente receber a 6.

          São formas diferentes e válidas de suporte aos equipamentos e cuidado ao cliente, mas é um facto! Talvez faça sentido pensar que um equipamento tem uma vida útil de 2 anos em países onde os contratos pré-pagos com equipamento incluído são a escolha preferida. Pessoalmente um telemóvel que não dure mais que 2 anos, principalmente smartphone, é um logro.

          • Bruno Gonçalves says:

            Continuas a misturar coisas. Imagina que o iOS era disponibilizado para vários fabricantes e seriam os fabricantes a disponibilizar essas actualizações (isto se o iOS fosse aberto), nesse caso é o fabricante que tem a responsabilidade de fazer o update. No entanto existia a gama “iphone” que era sempre actualizada pela Apple…

            No caso do outro SO é isso que se passa.. claro que é mais que óbvio que a maioria não tem a ultima versão pois a mais vendida fatia de telemóveis não são da gama Google Nexus (esses recebem as actualizações) mas sim outros em que o SO depende das alterações de cada fabricante.

          • Rui says:

            Bruno gonçalves, por acaso fico curioso em saber como seria a vida do pessoal que usa windows e tivesse dependente dos fabricantes para receber um updade no windows…

            Essa desculpa de o SO correr em multiplos equipamentos é a mais esfarrapada que ouvi e tenho ouvido!

            Sei que estou a comparar actualizações de Windows (computadores) com Android (equipamentos móveis), MAS, um Sistema Operativo é um Sistema Operativo, e independentemente do equipamento, ele deveria ser actualizavel pelo fabricante do SO, e só não o é por má decisão da GOOGLE!

          • Bruno Gonçalves says:

            Rui, essa é boa, má decisão da Google, se calhar eles até ganham mais com essa estratégia…

            De qualquer maneira não podes comparar isso..se ao fabricante não fosse dada a possibilidade de alterar o SO tudo seria diferente, é uma opção do fabricante não da Google.

            A google tem a gama Google Nexus com o qual se responsabiliza pelos updates.. queres comprar telefone não nexus.. tudo bem… podes vir a ter ou não updates.. agora dizer que Android não tem updates ainda vai uma grande diferença.

            Eu tenho um Nexus e tenho updates, comprei Nexus mesmo por causa disso.

            Se o windows phone tem varios fabricantes e todos têm updates é a estrategia deles, não sei se os fabricantes fazem mexidas no SO sequer.. mas em relação a Android se os fabricantes têm o poder de mexer no SO, a Google passa a não ter o controlo disso.. se isso é má estratégia e decisão? Depende, tens que olhar como empresa e não como consumidor ;).

            Com o Android consegues ter as actualizações, só não tem quem não quer.. comprem Nexus.. se acham o preço caro.. bem o iphone também não é nada barato x).

          • Tiago Dias says:

            @ Bruno Gonçalves,

            O Nuno não está a misturar nada.. essa é a verdade pura e dura! Repara quantos meses passaram depois do lançamento do ICS, e hoje ainda existem smartphones a sair com o 2.x.x.. e pior ainda, há quem tenha dado há 1 ano (ou menos) 600 € por um telefone de topo, e hoje ainda não consegue actualizar. É verdade, não há desculpa, e é, na minha opinião, não querer saber do utilizador.

            Quanto ao Nexus, tens razão até certo ponto. Eu pensava o mesmo, até que há uns tempos me falaram de um problema nas actualizações do Nexus S. E quais eram as consequências do problema? 6 meses depois do lançamento do ICS, o Nexus S, um Google Phone que devia ter as vantagens que referes, ainda não podia ser actualizado.

            “…essa é boa, má decisão da Google, se calhar eles até ganham mais com essa estratégia…”

            Claro que ganham.. ou melhor.. ganharam até agora. Ganharam a expansão do seu SO móvel a tudo quanto é sítio, a tudo quanto é telemóvel, a tudo quanto é fabricante. Ganharam a cota de mercado que têm hoje. Mas ganharam-no a não respeitar os utilizadores, a deixar fazer com o Android o que cada um quer e lhe apetece. Não há vantagem em os fabricantes “mecherem” no Android.. E porquê? Porque embora alguns o façam bem.. a maior parte deixa o Android uma bela bodega.. depreciando muito a experiência para o utilizador comum.

            Desculpa, mas para mim a Google não tem desculpa para essa estratégia. Foi uma estratégia apenas para alcançar números, e só agora se começam (e ainda muito pouco) a preocupar com as consequências de andarem a marimbar-se para os utilizadores.

            Cumps 😉

          • Bruno Gonçalves says:

            Epá enganei-me no botão responder lol, ficou mais abaixo o comentário.

            Sugestão: melhorar o sistema de comentários no blog.. vai ficando sempre um espaço cada vez mais pequeno :\.

          • Vítor M. says:

            A tratar disso… obrigado pela sugestão.

        • Carlos says:

          “Por acaso o outro SO que falas também tem sempre actualizações”

          Não me pareceu que ele estivesse a falar do Windows Phone, porque o Android pode ter muitas coisas mas atualizações *reais* não é uma delas.

          É que uma coisa é a Google lançar novas versões, outra é os fabricantes dos dispositivos adaptarem essas novas versões para os telemóveis “antigos”. Como diz o Rui, o facto de quase 1 ano depois apenas 7% dos telemóveis Android ter a versão 4, diz tudo. Compara isso com os mais de 80% do iOS 5.x ou os também mais de 80% do Windows Phone Mango e ainda fica mais tudo dito.

          • Serva says:

            Desculpem mas isso é falso , existem actualizações no Android , podem chegar mais tarde mas acabam por chegar aos dispositivos que suportam em termos de hardware o novo SO , neste momento ainda se vendem equipamentos com o Gingerbread , é um facto lamentável com garantias de update para o ICS eu sinceramente condeno essa politica e espero que esses fabricantes comessem a ser penalizados pelos futuros proprietários , para mim esse é o maior calcanhar de aquiles e ainda temos de considerar as actualizações das operadores para os equipamentos bloqueados que enquanto não colocarem as suas APIs o SO não encontra actualização , finalmente a TMN lançou a actualização para o ICS que já está instalado no meu SGII e a bombar e um sem número de novas funções , mas sobretudo uma fluidez que já era muito boa , mas que agora está fantástica .

            Termino dizendo que os NEXUS estão a receber normalmente as actualizações , houve de facto uma interrupção , mas essa situação já está desbloqueada a meses desde finais de Janeiro , diria que nem tanto ao mar nem tanto a terra , mas reconheço que este é um problema que a Google terá de lidar com o máximo de prioridade .

            Cumprimentos

            Serva

          • Tiago Dias says:

            Serva,

            As actualizações não chegam a todos os equipamentos que são capazes de as suportar (em termos de hardware). Isso não se passa bem assim.

            Tens, por exemplo, O SGS (1), que tem hardware suficiente e não verá oficialmente o ICS. Mas eu nem critico isso.. a Samsung já tem 2 modelos a seguir a esse, eu compreendo que já não não chegue ao SGS.

            O que eu critico profundamente é o atraso em smartphones de topo! Actualmente tens o ICS no teu SGSII, e acredito que funcione tudo fantasticamente bem. (já funcionava quando o analisei, por isso deve ter ficado ainda melhor). Mas já viste quantos meses passaram entre o lançamento oficial do ICS e a sua chegada a um dos melhores terminais do ano passado, que continua ainda a ser dos melhores terminais com Android? Passou mais de meio ano.. não é admissível nem desculpável. Bem que se diz que mais vale tarde que nunca, e é verdade, mas não deixa de ser grave.

            E não bastava as marcas mexerem no Android, as operadoras também têm que meter o dedo… Mas porquê? Ganha-se alguma coisa com isso? Não!

            Solução? Não deixem as operadoras fazer nada.. Se elas querem as suas aplicações nos telemóveis, coloquem-nas no Google Play, e se realmente forem boas e vantajosas para os consumidores, eles acabarão por instalar e usar.

            Quanto ao Nexus, claro que estão a ser actualizados.. mas lá está, até um Google Phone sofreu o síndrome da falta de updates.. E não foi assim tão pouco tempo como isso (não foi em Janeiro que me falaram desse problema, foi mais tarde).

            Cumps 😉

        • Bruno Gonçalves says:

          Tiago sim é verdade mas não se pode dizer como se diz que o SO não tem actualizações.. porque as tem.. mais cedo ou mais tarde. Essa do Nexus S foi, penso eu, a alguns problemas que houve com o update, normal terem que adiar…mas sempre saiu e houve actualização.

          Bem a estratégia da Google a meu ver não tem a ver com o se marimbar com os utilizadores, eles continuam a ter a gama Nexus, acaba por ser uma opção do consumidor que compra o que mais lhe agrada.

          O SO é aberto, os fabricantes fazem dele o que querem, acaba por ser um SO do fabricante e não da Google já que este foi adaptado pelo fabricante.

          Se a Google podia ter outra politica, podia.. fechava o SO não permitia mudanças e tudo era mais feliz.. ou então não x).

          Com a estratégia da Google acaba por existir os dois mundos… SO’s Android de fabricante, com todas as mudanças (para melhor ou pior) de cada fabricante.. e um “Puro Google”, que supostamente recebe as actualizações, que pelo o que sei todos têm recebido mais cedo ou mais tarde :).

          • Tiago Dias says:

            Sim, mas claro que as actualizações existem, não era o meu objectivo negar isso.

            Mas acho que o problema das actualizações, no geral, no Android é algo que não deve ser minimizado, e muito menos ignorado. São milhões de utilizadores que estão a ser, de certa forma, prejudicados por isso. A culpa não é da Google, pelo menos directamente. A Google só é culpada de deixar fazer.. porque os fabricantes é que fazem o resto. E como disse, embora alguns fabricantes trabalhem bem no Android (Exemplo: HTC), há outros que não. E depois ainda vem a ganância das operadoras, que colocam o seu lixo sem opção de remoção, piorando a situação.

            Mas tens toda a razão no que dizes, o facto de o Android ser aberto tem o seu lado bom, mas também o seu lado mau. Na minha opinião o facto de permitir aos fabricantes fazer o que querem é bom apenas até certo ponto, e chegámos a um ponto em que os aspectos negativos sobressaem bem mais que os positivos.

            E sim, os Nexus são a escolha para quem quer melhor suporte, mas a questão é que os Nexus são uma ínfima parte dos Androids no mercado, e nem sequer são os melhores Androids que existem, segundo os próprios consumidores. Veja-se o Nexus S, que foi completamente abafado pelo SGSII, e o Galaxy Nexus, que foi igualmente afastado da ribalta pelo Galaxy note, HTC One X e S, e agora SGSIII.

          • Bruno Gonçalves says:

            Tiago, os modelos que referiste vieram depois de cada um dos Nexus.. Assim como o 4S é melhor que o 3GS..

            É certo que há fabricantes que fazem coisas boas, mas como todas as empresas querem lucros, dar suporte de updates durante muitos anos não os faz vender mais telefones.. O iphone consegue-o pois é único, não há fragmentação a esse nível, continua a ser um grande smartphone.

            O consumidor também tem que saber comprar e ser inteligente.. se houvesse falta de opções no mercado era uma coisa.. havendo muita e variada não vejo qual o problema.. alias a maior dos cosumidores esta-se a marimbar para os updates, querem é um telefone que funcione.

            Eu tenho o Galaxy Nexus, ainda andei a ver o One S e o One X.. mas acabei por ir para o Nexus devido às actualizações e também por ser mais barato.

            Somente não ponderei um iPhone porque realmente queria um ecrã maior, senão teria pensado 2 vezes. Já o meu irmão tem um iphone e aquilo realmente é porreiro mas para mim é pequeno x).

          • Tiago Dias says:

            @ Bruno Gonçalves

            Sim, tens razão em tudo 😉

            Quanto aos modelos que referi, sim é certo que vieram todos depois dos Nexus, mas sendo os Nexus telefones da própria Google, os Androids mais puros, seria de esperar que tivessem mais impacto no mercado.. que impusessem mais e melhor a sua posição. E isso não acontece, o que faz com que, mesmo ainda por lançar, outros modelos “assombravam” já na altura de lançamentos de Nexus (SGSII para Nexus S, SGSII, HTC’s e Note para Galaxy Nexus).

            Não que isto seja uma crítica aos Nexus.. É apenas um comentário ao que se passa com os Nexus 😉

      • Serve de muito o 3GS ter o IOS6….
        Siri e Turn By Turn Navigation apenas em 4S…
        Melhor novidade acho que foi mesmo a integração com o Facebook…….
        Coisa que os concorrentes já têm….
        Mas não deixa de ser espectacular para a Apple…

    • Bruno Silva says:

      Mas Ontem Só deu WWDC???? E o TechEd da Microsoft? Ficou mal ao pplware seguir um evento e destacar um evento só, por isso leio por aqui muitas criticas sobre o fanatismo pela Apple, apesar de pensar que não, mais uma vez ficou uma grande prova, 2 Eventos e só um tem cobertura, a Apple de certeza que não vos dá tanto como a Microsoft, e sei bem do que falo, fui PIONEIRO nisso em Portugal, e mudei algo na Blogosfera portuguesa, quando pedi à Microsoft para se abrir a nós, isto no TechDays 2008!

      • Pensamento Positivo says:

        Meu caro: Não sou um dos Pplwareanos nem defensor deles, pois o trabalho deles defende-se por si próprio, parabéns!… Mas deixe-me dizer que me entristece certo ambiente que vai aqui pelos comentários em certos dias… É como se só uma Plataforma fosse boa sem olhar às outras… Não seria possível vermos as coisas de modo mais positivo?

        Conheci o Pplware há já uns aninhos quando encontrar notícias sobre as plataformas alternativas à da Microsoft na imprensa especializada “mainstream” era bem mais difícil do que hoje é. Mesmo sobre Apple era difícil encontrar informação. Linux nem pensar e Android então ainda nem por sonhos!… Nesse tempo recorria-se a alguma blogosfera como o defunto Programas Livres ou o hibernado Tux Vermelho ou alguns outros sobre Apple…

        Mas o mercado entretanto mudou e muito. Mudou a forma como se acede à Internet, mudou a percepção do que é um “computador”, de qual o seu lugar, do que se pode fazer com ele… Hoje há muito mais mundo para além do velhinho PC de secretária ou mesmo do Portátil… E mais importante do que isso: Hoje há 3 grandes Plataformas de interação com as máquinas: Google (Android/Chrome OS), Microsoft (Windows/WP7.x) e Apple (MacOS/IOS)… Logo torna-se difícil eles cobrirem tudo o que há assim por dá cá aquela palha. E como revista especializada em TI que são para o grande público, procuram aquilo onde o grande público pode estar interessado até porque têm uma dimensão relativamente limitada!… E muito fazem eles!… Não duvido que quando chegarem grandes novidades do mundo Microsoft elas cá estarão!…

        Boa noite!…

  3. Luis says:

    Ainda nao foi desta que actualizaram a linha Mac Pro :\

    • Mike says:

      Exatamente o que ia dizer. A Apple anda a esquecer-se do segmento profissional deles? O VERDADEIRAMENTE profissional, isto é.

      Se bem que na Apple Store portuguesa, o Mac Pro está marcado como “Novidade”. No entanto, é o mesmo modelo de 2010, mas com mais RAM, basicamente.

    • Nuno says:

      Então não? Só não foi muita coisa…..e foi uma atualização sub-reptícia, nem foi referida na keynote. Dá uma vista de olhos na App Store 😉

    • flavio says:

      na Apple store aparece o novid. no mac pro tambem

    • João says:

      Tambem atualizaram. Pelo menos é o que diz na apple store

    • Luís Paulo says:

      Está aqui a diferença dos que existiam e da actualização: http://www.macstories.net/wp-content/uploads/2012/06/Mac-Pro-Mid-2012_comparison.jpg

    • Serva says:

      O mercado empresarial neste momento não lhes interessa , os FBs e tal é que são cool .

      Serva

      • Alexandre Amaral says:

        o Segmento profissional da Apple sempre foi muito concentrado em áreas alvo, e não é de agora que estão a deixar este segmento. Podemos ver essa tendência no final cut x por exemplo, por definição o final cut é uma ferramenta altamente profissional (a melhor na area segundo consta), mas com esta “nova” versão virou-se completamente para o utilizador comum. É uma estratégia como qualquer outra, e olha que por eles virarem-se para os FBs e tal fez como que agradasse a muita gente.

      • Tiago Dias says:

        Serva, Serva… Hehehe! 😀

        • Serva says:

          Tiago não sei porque ironizas tens assim tantas razões para te regozijares , aonde é que está a inovação , todo já usado pelos outros SOs , agora se calhar ficava bem dizer que é a Apple que copia os outros .

          és um autor do Pplware mas muito tendencioso , eu ainda posso dizer umas lascas , mas TU neste blog tens outra responsabilidade que por vezes tens tendência a te esqueceres .

          Serva

          • Vítor M. says:

            heheh… só o Serva é que não é tendencioso… hahahah este Serva não existe… brutal mesmo!!!! 😀

          • Tiago Dias says:

            Serva, não sou tendencioso, falo do que vejo e experimento.

            O comentário que deixei acima, acho que o percebeste 😉 É a já nossa velha conversa.. parece-me que há coisas que criticas na Apple que se fossem na Google não te pronunciavas. É a nossa velha conversa, que vai continuar. Eu levo isto na desportiva, gosto de trocar comentários contigo, mas se de alguma forma causar incómodo.. eu deixo de o fazer 😉

            Sinceramente, tenho falado contigo como falaria com um amigo, mas posso parar de o fazer 😉

            Quanto ao facto de ser autor do Pplware, sim, sou, mas antes de ser autor fui, e sou, leitor. E uma das muitas diferenças (vantajosas) que o Pplware tem é o facto de haver comunicação entre nós e os leitores, como se nós próprios fossemos leitores. Eu faço-o, e não sou tendencioso, como referes. Podes rever tudo o que escrevo. Eu apenas gosto de ripostar a comentários que falam mal sem conhecimento completo.

            Em relação à “inovação” destas novidades para o mundo Apple, onde já escrevi a palavra inovação? Seja no artigo que ontem fiz, seja nos comentários.

            Houve inovação no novo Macbook, e parou aí. Não disse em lado nenhum mais que isto, nem vou dizer.

            O que houve, isso sim, foram novidades agradáveis para os utilizadores dos SO’s da Apple. Claro que já havia FB integration no Android e WP7, claro que já haviam mapas no Android, claro que já havia um sem número de coisas.. mas agora também estão diponíveis para iOS e Mac OS, e isso é positivo. Não é uma inovação, não é algo nunca visto, claro que não! É algo de novo dentro do ecossistema Apple. Algo que estava a faltar e agora existe. Se há coisas que já deviam ter chegado há muito tempo? Claro que há! Não há dúvidas! Mas a falta dessas coisas não fazia com que a minha experiência de utilização fosse inferior à de outros sistemas, e a chegada destas novidades vai melhorar ainda mais essa experiência 😉

            Repara ainda noutra coisa. Eu não uso iOS porque acho que seja melhor que o Android. Eu uso iOS porque gosto mais do conjunto que oferece. A organização, a estabilidade, a fluidez e rapidez do sistema, o suporte, os próprios equipamentos, a forma como tudo funciona sem eu ter que perder tempo a por as coisas a funcionar. É por isso que eu uso iOS, não é por ser melhor, é porque eu gosto mais da forma como funciona. E como já disse várias vezes.. gostava tanto que o iOS tivesse coisas que no Android são básicas.. (exemplos simples: forma de ligar/desligar conectividades mais directa, abertura de aplicações do lock screen, alguns, apenas alguns, widgets no centro de notificações, um 3G Watchdog igual ao do Android, e por aí adiante).

            Serva, eu sei que se pensares bem e leres bem os meus comentários vais ver que não sou tendencioso. Apenas gosto do que gosto, e defendo os seus pontos positivos, tento corrigir o que se diz de errado, e quando é preciso, critico os pontos negativos.

            Um abraço 😉

  4. Nuno says:

    Há uma pequena gralha. O iOS6 estará disponível para o iPad 2 e o New iPad (ou o iPAD série 2012 ou a 3ª geração).
    No texto dá a ideia que o New iPad é a 4ª geração: “…iPad 3 e New iPad…”

  5. Rui M says:

    bem parece que sao primeiros macs a n trazer gravadores de DVD

  6. JP says:

    Tirando o ecrã retina display e mais um ou outro aspecto, não achei nada de especial, tudo novidades que a concorrência já tem.

    Desta vez irei fazer a actualização para o Mountain Lion.

    Sería interessante também fazerem um post das novidades apresentadas recentemente pela Asus, como Asus Taichi, Asus Transformer Book, etc..

    • Nuno says:

      Sim…pareceu mais uma evolução que revolução.
      Mas acho que a Apple irá sempre gorar as mais modestas expectativas…Com tantos rumores, notícias, fugas, etc. às vezes com quase um ano de antecedência, as pessoas estão sempre na expectativa de produtos revolucionários.

      O que me surpreendeu foi principalmente o preço do macbook pro com ecrã Retina…caro!!!!

      • JP says:

        Mas a propria Apple também faz com que as expectativas fiquem bastante elevadas, por exemplo na ultima entrevista de Tim Cook ele disse que iriam aparecer novidades espectaculares. E sim foram boas novidades, mas também nada de extraordinário. Mas já vem sendo habito qualquer coisa que a Apple faça, mesmo que seja ranhosa é sempre anunciada como espectacular 🙂

        O Macbook pro retina é realmente caro… mas também não duvido da sua qualidade.

  7. m4nr_ says:

    Pena que não renovaram o visual do iOS 6, ou a linha dos MacBooks.

    Para não falar no iMac, que está estagnado à sei lá quanto tempo!

    De qualquer forma, acho que nada disto me afecta muito, já que não tenho dinheiro para comprar essas coisas da Apple…

  8. HomeGamer says:

    é desta que compro um mac tava à espera que saisse com o retina display mas 2349 euros é muito la so tinha que me lembre 2199 dollares é que nem conversão dirata fizeram subiram o preço mas com tudos os aspetos acho que vale a pena
    a única dúvida que tenho é mesmo as duas versões dos mac pro retina display e onde arranjo um disco de 768 gb ssd noutro lado sem ser na mac nunca vi

  9. mr_quintas says:

    pena eu não ter guito para esse mac book grande maquina… espero que não tenha problemas de aquecimento

  10. Diogo Ribeiro says:

    nada de iPods? é a única coisa que me interessa na apple xD

  11. Nuno Silva says:

    Algumas novidades interessantes, mas a maior parte delas a seguir a tendência da concorrência como é o caso do Maps. Uma coisa que me deixou extremamente desiludido foi isto:

    Some features may not be available in all countries or all areas. Flyover and turn-by-turn navigation will be available only on iPhone 4S and iPad 2 or later. Cellular data charges may apply.

    Siri will be available only on iPhone 4S and iPad (3rd generation) and requires Internet access. Siri may not be available in all languages or all areas, and features may vary by area. Cellular data charges may apply.

    Então vão fazer update ao 3GS e ao 4 para iOS6, mas não suporta turn by turn navigation? Flyover ainda percebo, e é daquelas features que não me interessa para nada, mas não vejo um motivo plausível para a ausência de turn by turn…

  12. Carlos says:

    “Tal como as versões anteriores, o seu custo será simbólico, se comparado com o preço que outras empresas praticam. O seu preço será de $20.”

    Isso é verdade, mas é preciso pagar mais uns 1000 por um dongle para o correr. Ou posso instalá-lo no HP que tenho no escritório ou no Toshiba que estou a usar? Bem me parecia que não…

  13. Tiago C. says:

    po…enfim grandes novidades relativamente ao ecran. Sem duvida um grande ecran Nao se se as lojas ja o têm para venda directa, mas estou “inquieto” para ver com os meus proprios olhos. Relativamente ao preço, acho que muita gente, inclusive as pessoas daquela conferencia, ficaram um pouco desapontadas. E muito dinheiro por um computador. Espero que a Apple nao caia no erro de se basear nos mesmos produtos que tiveram sucesso e nao os consiga evoluir em termos de design. É umg rande facto que tiveram muita adesao….mas que nao fiquem a descansar à sombra da bananeira! ……Relativmanete ao design metalico do iOS…penso que o mesmo possa sair. Na apresentação pode-se ver em algumas alturas, que o design esta relativamente diferente, especilamente na app do MAPS e houve la outra situação que me chamou a atençao e que agora nao consigo dizer , mas façam o review da conferencia e vao ver. Estejam atentos. SIRI para todos os paises…..linguas, menos Portugues……vamos aprender espanhol agora 🙂 ou entao mandarim, chinoca,….tailandes ou koreano 🙂 tanto faz! …..

    “Em que lugar está o benfica????” hihihihi
    “Em que cinema está o Rei Leao?” ….nao me pareceu muitooooo util…..mas ok
    Tickets? ….bem, é um Cardmobilli 🙂 autÊntico!

    Desapontado? nao…..quer dizer……podia ter sido um pouco mlhr…e preços mais baixos. Ja tenho iPad, iPhone Macbook Pro…..mas daí a atirar-me para outro produto, é pa ir a falencia!

  14. Hugo Catarino says:

    Sendo um amante de optimização e por consequência dos produtos e standards Apple, gostaria de partilhar a minha perspectiva dos desenvolvimentos de hoje:

    Definitivamente a Apple está a diversificar e a perder o foco nos computadores. As novidades de hoje ao nível do lineup de portáteis sabem a inacabadas e feitas em cima do joelho..

    1 -Denominação inacabada – Repararam na denominação na caixa da raríssima unidade do macbook pro que foi usada para hands-on na engadget? (foto 3 em http://www.engadget.com/photos/apples-15-inch-next-generation-macbook-pro-hands-on-at-wwdc/#5086638 – “15 inch high performance notebook” em vez da habitual denominação de macbook pro..) Para mim, esta denominação revela também o aumento das restrições no fluxo de informação de desenvolvimento.

    2 – fraca apresentação “hands-on” para os media – A Apple sempre fez questão de ter carradas de aparelhos para hands-on nos lançamentos.. neste ultimo lançamento apenas tinham um portatilzinho dentro de um mostrador para ninguém tocar..
    3 – Roadmap mais lenta e com menos inovação o oposto do que habitualmente procuram – Tendo em conta o ritmo que a apple antes tinha (acompanho há vários anos os rumors, etc), por esta altura e com a exigencia interna habitual na Apple deveriamos ter assistido ao revamp do lineup de macbook pro retina completo, mas apenas assistimos ao redesign do pro 15..Para mim, não conseguiram concretizar o pro 13 retina” “on schedule” para o roadmap que era previsível em particular para o BTS e para o Natal 2012. No fundo vão fazer render mais um anito o peixe para no próximo ano alargarem a oferta de macbook pro retina.

    4 – Preços subiram em PT-PT – Notaram que com estas mudanças os mac portáteis em portugal subiram de preço? Pelo que assisti hoje, subiram todos na ordem dos 100€ e agora o pro mais económico (13″ que com este update não trouxe nada de substancial novo) passou a ter o primeiro preço em 1299 em vez dos habituais 1199? O Macbook AIR foi a mesma coisa… 999€ para 1099€…

    5 – O video – Desta vez o video do macbook pro sabe imeeenso a inacabado. Está sêco.. Não está genuínamente emotivo como habitualmente costuma estar. O audio não foi refinado como costuma ser e os próprios discursos são mais vagos.

    É a minha opinião pessoal da coisa, 🙂

    • Tiago Dias says:

      Excelente análise 😉

      A questão dos preços em PT é estranha.. porque nos EU tudo se manteve.. É muito estranho…

    • Serva says:

      Bom dia ,

      Eu não consigo fazer essa análise com o rigor que a fizeste porque não acompanho o Mundo Apple , mas eu já desde o lançamento do Lion depois do Ipad chamado de nova geração que se começa a aperceber o desnorte que para ali vai ,a própria demora no Lion Mountain é um sinal que muita coisa mudou em Cuppertino , ontem pelo que li aqui no Pplware as novidades não foram muitas e até se esqueceram de falar no Ipod que foi o produto que relançou a Apple , será que vai haver ou não o new Ipod , não falaram sequer numa data para o lançamento do novo Iphone , bom esperemos que tudo esteja a ser repensado e reorganizado de forma a que tenhamos uma Keynote daquelas a la Apple .

      Excelente a tua análise , a confirmar-se todo este desnorte de facto é uma pena para o Mundo tecnológico , a Apple apesar de todas as suas incongruências tinha um factor competitivo que fazia muito mexer tudo o que girava a sua volta , vamos esperar mais algum tempo e ter esperança que isto é uma compasso de espera para chegar a algo de facto inovador .

      Cumprimentos

      Serva

  15. Tiago C. says:

    a acrescentar: já agora…nao acham que a apple está a preparar-se para lançamento de uma TELEVISAO? Ou só eu é que me apercebi disso durante a apresentação? Ora bem….pensando no que tinha dito acima, até faz sentido:
    SIRI com pesquisa para filmes …..abertura de Apps…….e futebol, entre outros desportos. Não acham que isso tem a ver com a TV propriamente dita? Para que ter uma TV em casa se nao a consigo utilizar sem um REMOTE para pesquisar coisas como os filmes, jogos de futebol/basquet, etc….e abrir apps? …..penso que faz sentido eles terem apontado algumas novidades no SIRI para logo apresentarem o iOS 6 la para Outubro.

    Outra teoria (da conspiraçao), é dizerem que o iPhone apresentado aquando do Eyes Free…ligado ao automovel, seria um iPhone 5, pois aparentemente é mais alto. Ora vejam! …..ou má montagem em Photoshop ou de proposito?

    intés 🙂

  16. LeandroF says:

    A tabela no fim mostra ao centro um Macbook Pro que nunca ouvi falar… Mackbook Pro 25?? wow… quero esse! 😀 trocaram o de 17 por 25!! nice!

  17. The Man says:

    É lindo ver tanto odio… lindo… é ve-los a espumar-se todos… Os Droid’s a espumar-se todos

  18. João Batista says:

    Bom dia

    A minha grande questão no meio disto tudo o Mac OS X Mountain Lion vai correr no meu mac comprado a meio de 2010 ??

    ( espero bem que sim porque ja esta na altura de atualizar )

  19. asdrubal says:

    Ok, a apple podia ter ido com mais calma com as comparações à concorrência, mas porra, os gajo aturam o ano todo cópias baratas dos seus produtos e ideias, deixem os gajos desforrarem-se com umas piadas. na minha opinião até tem razão e quem nao usa mac/iOS nao tem legitimidade para comentar, estas guerrinhas nao levam a lado nenhum, o pc users continuam a achar que tem a melhor treta do mundo e os mac users bem os tentam “iluminar” mas é perder tempo, por mim podiam ficar todos na porcaria do windows.

    o volume de vendas da apple fala por si.

    • RCS says:

      Assim como o volume de vendas do Windows fala por si? Que argumento mais sem nexo. Qual é a percentagem do orçamento que estas empresas gastam em markteing, já pensaste nisso?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.