O browser da Google faz 4 anos!
Foi no final do verão do já longínquo ano de 2008 que vos demos a conhecer um novo projecto da Google. Como sempre os rumores começaram bem mais cedo e davam conta de estar a ser preparado um concorrente com capacidades para combater de igual para igual com os browsers mais usados na altura.
Muitos não acreditaram no Chrome e julgavam ser apenas mais um devaneio dos criadores do maior motor de pesquisa da Internet, mas o tempo e a sua evolução viram provar o quanto estavam errados.
Actualmente a lutar pela primeira posição do mercado dos browsers, o Chrome conseguiu destronar já os mais resistes e aclamados browsers. Na semana que fez quatro anos a Google resolveu dar-nos um pequeno presente e relembrar tudo o que foi feito ao longo destes quatro anos.
O empenho da Google no desenvolvimento deste projecto tem sido alto e o que começou como um browser paa Windows é actualmente uma aplicação multiplataforma que abrange a quase totalidade dos sistemas operativos disponíveis, tendo rompido as barreiras dos computadores e saltado para as plataformas móveis, estando disponível para Android e para iOS.
Para além de um browser, com características únicas, o Chrome tem também evoluído noutra área. É também um sistema operativo e que, apesar de ainda não ter sido massificado, mostra o que poderá ser o futuro dos sistemas operativos. Um SO centrado num browser para fazer uso das muitas ferramentas que migraram do desktop para a Internet e que podem ser acedidas em qualquer lugar.
Sempre que novas versões do Chrome são apresentadas, em qualquer uma das suas versões disponíveis (Estável, Beta, Dev e Canary) novas funcionalidades são apresentadas e novos rumos são traçados. A concorrência tem assistido a isto e tem lutado para quebrar este domínio, com alguma dificuldade, acabando muitas vezes por seguir o que a Google mostra estar certo.
A ideia inicial da Google para este browser tem-se mantido e todo o trabalho desenvolvido tem-se centrado em criar e manter um browser seguro, com uma interface reduzida ao seu essencial e simples de usar, com recurso a técnicas de isolamento de processos, com plugins que o potenciam sem colocar em causa a sua performance, apesar de nem sempre ser fácil e estar dependente dos criadores destes, com alertas de segurança para sites e downloads potencialmente perigosos e sempre na vanguarda das novas tecnologias e conceitos.
Para nos mostrar tudo o que o Chrome tem conseguido, a Google criou a Chrome Time Machine, onde podemos ver os momentos chave deste brwoser e tudo o que ele nos trouxe de novo e revolucionário.
Podem ainda procurar e descobrir um presente especial de aniversário que está escondido. Basta que encontrem a pista escondida e escrevam o código secreto...
O que o Chrome conseguiu em apenas quatro anos mostra bem das potencialidades que este browser. Muitas novidades surgem e encaminham-nos para um browser ainda mais completo e que será o mais usado na Internet, por direito próprio.
Muitas e interessantes evoluções vão com certeza surgir e tornar o Chrome um browser com maiores e melhores capacidades. Integrado com os serviços da Google e sempre disponível para todos usarem, onde quer que estejamos e em qualquer dispositivo.
Homepage: Chrome
Este artigo tem mais de um ano
Como o tempo passa…
Ui ja se passaram 4 anos desde que uso Chrome?! No inicio usava o firefox e o chrome, depois fiquei so no chrome 😀
idem “” 🙂
realmente, 4 anos…. e parece que foi ontem! 🙂
O meu browser de eleição continua a ser o Firefox… no entanto, também uso o Chrome e acho que é uma óptima opção.
A Google quando lançou o browser (conheço lá um programador) tinha como principal objectivo abanar o mundo dos browsers e ao mesmo tempo colmatar alguma necessidade que eles teriam também. Passado este tempo… diria que a missão foi mais do que bem sucedida.
Como aficionado do Firefox, estou muito contente com o sucesso do Chrome pois não só trouxe mais valor ao mundo dos browsers como esse sucesso também aumentou o ritmo de evolução do Firefox! 🙂
Tens razão. Sempre usei o Firefox, até hoje. Chrome só às vezes. Mas tenho de concordar que o desenvolvimento do Firefox animou porque começou a ficar notoriamente para trás. Mas a meu ver, ainda tem muitas coisas que prefiro cá do que no outro 😉
Boas
Deixar de usar o Firefox no windows por não ser estável com o flash.
Em linux estava estava estável mas na última versão ficou instável.
Impressionante… 4 anos!
De início não consegui deixar o Firefox… mas depois… passei a usar só Chrome!
Parece que foi ontem. Gostei desde o primeiro dia, numa altura em que o software do Google não era visto como o salvador da humanidade
Parabéns ao Chrome i a quem desenvolveu a plataforma Chromium. É a minha plataforma preferida para navegar na net. De momento uso o SRWare Iron i estou muito satisfeito com o seu desempenho.
Parabéns tbm para os outros Browsers que, com a sua diversidade de opções i recursos, satisfazem assim todos os cibernautas 🙂
4 anos sem usar o Chrome…
Continuo a preferir o Firefox 🙂
@Ivo Carvalho
Já usaste o Chrome? Eu também pensava assim e até fiz algumas apostas com alguns elementos da equipa do Pplware 🙂
Epa isso é que foi.
Eu confesso que no final do ano passado tentei mudar de FF para Chrome e apenas aguentou cerca de 3 dias.
Não consegui mais e olha que esforcei-me e tentei pesquisar por addons que colmatassem as minhas necessidades de FF 🙂
Existem certas particularidades em que para mim o FF é melhor e consigo ser mais produtivo.
E aquela gestão dos bookmarks não está com nada…
Chrome, talvez um dia.
Sou plenamente de acordo. Chrome só de vez em quando.
Concordo. Só uso Chrome (e IE) quando preciso fazer alguns testes.
Pedor, já tentei várias vezes o Chrome, influenciado pela sincronização dos bookmarks com o tablet etc… mas simplesmente não dá. Não sei explicar 😛 Sou 1 bixo de hábitos e estou habituado ao Firefox de tal maneira que por muito rápido que digam que o Chrome não me apela ..
Bom, aceito o desafio e vou testar o Chrome (até porque o FF me está a dar problemas no tablet com os favoritos)
🙂
É incrível como em 4 anos este bichinho conseguiu destronar todos os grandes browsers, incluindo o Internet Explorer.
É sem dúvida um fantástico pedaço de código 🙂
Boa tarde ,
Sem dúvida há que reconhecer o mérito de uma empresa que lança um produto e que ao fim de 4 anos contra ventos e marés está a dominar o mercado dos browsers .
Eu cada vez mais vou usando o Chrome , mas o meu Browser ainda é o Firefox , em Linux o Firefox está fantástico , embora o Chrome não lhe fique atrás , a dias a preparar-me para um tutorial estava a medir a memoria ram ocupada pelo Firefox e Chrome e curiosamente o Chrome consumia mais 2 MB de memoria é insignificante mas revela que este browser veio abanar o mercado fazendo com que todos os outros evoluíssem a um ritmo muito acelerado .
Cumprimentos
Serva
A simplicidade…
Olha, usava até pouco tempo o Opera. Agora uso somente o Chrome. Mais ainda acho os recursos do Opera bons, pena que a velocidade e estabilidade e compatibilidade o Chrome vence.
Por duas vezes tentei voltar ao FF por gostar do projecto e nao gostar mto k o google tenha a minha vida online. Mas o chrome nao da hipotese é demasiado bom para nao usar !
Eu uso o SRWare Iron baseado no chromium, no Windows. E Chromium em Linux.
É simplesmente o melhor browser que alguns de nós provavelmente irá usar no tempo útil de vida que ainda resta antes de irmos para a cova.
Já fui utilizador de Internet Explorer, Firefox, Netscape, Opera, e de todos os que utilizei o Chrome foi o que menos problemas me deu com Flash, é muito mais rápido a carregar as páginas, muito menos problemas com CSS e JavaScripts, enfim, obrigado Google por tudo! Google Chrome, GMail, Google Maps, Google Docs, Google Groups, enfim, uma maravilha tecnológica.
Cumprimentos. 🙂
Era adepto do FF faz alguns anos até à 2 meses. Tem realmente tudo o que preciso, addons excelentes, mas… as últimas versões, pelo menos nas minhas máquinas, têm deixado a desejar.
Já tinha dado oportunidade o Chrome, mas voltava sempre ao FF, até que… chegou a hora da mudança!
Sinto o carregamento de páginas bem mais rápido, uma navegação mais fluída, menos “crashes” e estou, a cada dia que passa, cada vez mais satisfeito com o browser da Google.
Está com boa oferta de extras e dá muito jeito ter o browser sincronizado em várias máquinas e tudo correr conforme é suposto, de forma simples! Apenas instalo, faço login e “voilá”, browser configurado à medida.
Mas… não desinstalo o FF! 🙂 Estarei sempre atento à sua evolução ou… quem sabe, desaparecimento.