O botão Start vai mesmo voltar com o Windows 8.1
Desde que foi apresentado que o Windows 8 tem sido alvo de criticas por muitos utilizadores por ter abolido o sempre presente e necessário Menu Iniciar. Muitos foram os que sentiram a necessidade de recorrer a ferramentas externas para o ter de volta, por ser a forma a que estavam habituados a aceder aos seus programas e a outras funções.
É certo que todas estas funcionalidades podem ser acedidas através da CharmBar e na ModerUI, mas não foi bem recebida esta alteração.
Os rumores de que a Microsoft iria trazer de volta esta forma de aceder às aplicações já na nova versão 8.1 do Windows começaram a tomar forma e agora mais uma confirmação surge, o que dá quase como certo o retorno do Menu Iniciar e do botão Start ao Windows.
As imagens e esta confirmação foram feitas por Paul Thurrott, conhecido guru do Windows e que através de 2 screens mostrou algumas das novidades que o Windows Blue vai trazer já em breve.
A mais importante e que será com certeza do agrado de muitos utilizadores do Windows 8 é o regresso do Menu Iniciar e do botão Start.
Não funcionará da mesma forma como estamos habituados no Windows 7 e em versões anteriores, mas dará acesso a um menu do estilo Metro onde poderemos ver as nossas aplicações.
Este botão estará visível no Desktop tradicional e terá o mesmo comportamento que actualmente tem o botão Start no Windows 7, com animações e mudanças de cor.
Com esta mudança o acesso que temos actualmente à ModernUI ao aproximarmos o rato do canto inferior esquerdo desaparecerá e veremos o botão Start.
Caso estejamos numa aplicação Metro e aproximarmos o rato dessa mesa zona também passaremos a ver o botão Iniciar e não o acesso à ModernUI.
Outra novidade que foi revelada e confirmada é a possibilidade de termos fundos de ecrã partilhados entre os desktops. Isto significa que podemos usar a mesma imagem de fundo na ModernUI e no desktop tradicional.
Esta funcionalidade permite fazer uma transição mais suave entre os dois ambientes de trabalho no Windows e ter apenas um ambiente de trabalho global e mais ajustado às preferências do Utilizador.
Segundo Thurrott esta opção apesar de presente necessita de ser activada.
Por fim, e também do agrado dos utilizadores, temos a possibilidade de iniciar o Windows directamente no ambiente de trabalho tradicional. Esta muito pedida alteração está presente na mais recente versão do Windows 8.1, mas também desactivada por omissão.
Ainda não existe uma versão final do Windows 8.1 e até esta surgir algumas alterações podem ainda surgir, mas o que agora foi mostrado revela que a Microsoft ouviu os seus utilizadores e decidiu dar-lhes algumas das funcionalidades que foram pedidas e fazer regredir algumas das inovações que implementou, tentando aproximar estes dois mundos de forma mais gradual.
Este artigo tem mais de um ano
Retrocesso.
Mostram o botão… que até agora é invisível… a malta não consegue trabalhar por intuitivo… tem de ter a papinha toda feita… pensar/memorizar custa.
Não é retrocesso nenhum.
As pessoas esquecem-se que da transição do 98 para o XP (se não estou em erro) tinhas a OPÇÃO para trocar para o menu iniciar estilo classico se pretendesses.
No 8 isso não se verificou, foi imposto, coisa que um Windows, que supostamente é feito para o utilizador, não o fez.
Não nos dividemos, uns a dizer que é retrocesso, outros a dizer que menu iniciar é forever. Apenas tenho a certeza que é bom senso dar tempo a uma mudança destas, que para muita gente é radical. E acabava-se com esta longa discussão sem sentido nenhum, e provavelmente tinhas de 5% para 10% de Windows 8 no mercado PC’s.
A ver se agora os choramingas se calam…
vai dar ao mesmo, com esse botao ou sem esse botão, abre na mesma o METRO.
O pessoal apenas cria o botao xD
Com sorte implemento um start8 a maneira no 8.1 🙂
que bom!! volta esta muito esperada! (apesar de ter me acostumado com o 8 ainda sinto falta da boa, velha e fiável barra iniciar)
Não sinto falta nenhuma do botão iniciar. Já estou 100% habituado com o Windows 8… Já o uso desde os betas e gosto muito, sou sincero, no inicio não gostava muito do novo “estilo” mas me acostumei rápido.
MAC OS X FTW 😀
Depois vão inventar um programa para remover o botão pois não faz sentido neste Windows
Conclusão nunca se está contente com nada..
Compreendo o facto de muita gente querer que o Windows arranque directamente para o desktop e também acho que deveria haver uma opção de origem para o fazer, mas sinceramente não sinto falta do Iniciar clássico.
windows 2012 server arranca diretamente para o desktop.
Estás a comparar duas coisas diferentes. Lembra-te que o Windows Server 2012, apesar de ser baseado no Windows 8, é um sistema com funcionalidades reduzidas e não faz sentido gerires o teu servidor por uma aplicação metro, dai não a usares. E mais em um servidor o componente que menos interessa é a gráfica por isso não faz sentido usares a Metro.
Agora que já me esqueci dele, lá vão meter de volta borringggggggg
Metam mas é um botão para chamar uma shell de linux, isso é que era de valor.
Como é que estás a pensar por uma shell Linux no Windows?? Dois sistemas diferentes, “shell’s” diferentes, no Linux a shell e no Windows a linha de comandos
Acho que era uma piada…
Acho que o “miúdo” chegava lá sozinho Vitor 😛
Por isso é que disse que era de valor!!!
Se fosse fácil fazia eu 😀
E já agora que actualizem os icones ao estilo metro como por exemplo o do file explorer. Desde que nao sejam amareloes lol
Muda para linux e vez que é bem diferente, e podes alterar as cores, há e também tem a opção de duas janelas…
tenho um amigo q comprou um pc novo a uma semana atras e ja tinha esse botao iniciar de origem. é um asus novo. será ja o win 8.1??? tera sido erro??? a minha namorada comprou 1 igual e nao trazia…
e o computador era novo?
era novinho em folha, e ele não instalou nada pois ele mal o comprou deu-me o pc para eu prepara-lo para os trabalhos da escola dele. até achei estranho pois a minha namorada comprou igual. e o botao era igualzinho ao da imagem dai.
pode ter algum software extra instalado como por exemplo o Start8 ou outro free
exactamente. Um amigo meu tb comprou recentemente e trazia um botão para desligar o pc na barra de ferramentas. Esse botão era uma app programada pela marca do pc.
A Worten (e provavelmente outras também), instalam imagens modificadas do Windows nos seus computadores que trazem o menu iniciar incorporado.
Tanta coisa para depois voltarem atrás… ai microsoft, só tu…
Não sinto falta
Isso vai dar para actualizar de borla a quem comprou o Win 8 online?
A informação eu tenho é que quem tem o Windows 8 original vai poder actualizar para Windows 8.1 sem pagar nada
Sim David, vai.
obrigado
Agora só falta saber se podemos remover o botão start (na minha opinião só ocupa espaço desnecessário)
“Segundo Thurrott esta opção apesar de presente necessita de ser activada.”
Já me acostumei e o botão do Windows no teclado e algumas letras “tecladas” fazem exactamente o mesmo…
curioso, porque as teclas do windows para chamar o “start” já o faziam antes do windows 8, e acredito com a maior força do mundo que do windows 8 para a frente vão continuar a faze-lo!…
mas compreendo que a microsoft tenha feito os utilizadores usarem mais o teclado….., afinal, se ele sempre lá esteve, porque não usa-lo!………
+1
Instalei uma spp para o star e desinstalei-a no mesmo dia.
Usar o W8 sem start é muito mais intuitivo.
Não, ninguem sente fal, pra quê… Há sempre uns herois… Por alguma razão a microsoft está a voltar atraz e uma empresa destas a voltar atraz tem muito que se lhe diga.
Eu acho é que esta porcaria do windows, nunca mais vai ser a mesma coisa.
o que a Microsoft fez foi por o botão visível… porque o que ele vai fazer, é que se faz quando se clica na conto inferior esquerdo…
As pessoas é que não são capaz de interagir sem ver o botão…
O problema nunca foi o botão não estar lá, mas sim o menu em si (ou a falta dele)… pelo menos para mim.
Destas novidades, a que realmente acho grande vantagem é a imagem do desktop ser a mesma no “ecrã inicar”. Acho que isso torna a area de trabalho mais unida.
De resto, não me incomoda nada. Com diz o “zuca”, será que podemos escolher ter ou não esse botão? Porque para mim, não estar lá não é problema nenhum…
As actualizações do Windows, serão gratuitas para quem tem o orginal. A Microsoft actualizou a sua estratégia, semelhante a outras empresas, de disponibilizar as novas versões gratuitamente para quem as compro, assim como a Google faz com o Android e a Apple com o IOS/MAC. Logicamente poderá surgir uma versão nova, que pode exigir uma compra, mas não será certamente aos mesmo valores que um SO novo.
Tambem acho que a partilha das imagens de fundo entre o modern UI e o desktop tradicional e uma alteracao estectica interessante. Quanto a adaptacao da Microsoft face a concorrencia, no que se refere a updates, anteriormente designados por service packs, creio que seria abusivo cobrar valores por uma actualizacao de um sistema operativo com menos de 1 ano. A minha principal critica vai para o desenvolvimento dos novos produtos da Microsoft sobretudo na area empresarial, que sao cada vez mais complexos e sem melhorias que possam ser transpostas para a productividade e usabilidade dos sistemas. Por esse facto continuo fan de muitas das alternativas Linux/Open Source.
Que novos produtos!?
Nunca ouviste falar em Marketing?
A Microsoft não mudou nada, nem pôs nada free, isto não passa de um service pack, nunca viste ninguém a pagar para instalar um service pack.
“disponibilizar as novas versões gratuitamente para quem as comprou, assim como a Google faz com o Android”?
O Android é gratuito!
Senti alguma falta ao inicio… foi difícil mas agora já não preciso dele já me habituei ao novo sistema.
Para mim que se lixe o botão, o menu indexado é que me facilitava a vida.
A METRO é uma versão inacabada de tudo, visualizador de imagens etc…
É giro para quem não faz mais nada ao não ser navegar na net…
É giro trabalhar numa VM teres o ecrã maximizado e surpresa ao carregares no botão do windows abre o menu na VM…
Mas pronto toca a desactivar a entrada de teclas na VM, é o menos.
O Start8 da stardock tem melhorado a produtividade de todos os PCs com 8 onde tenho instalado, até para pessoas que se habituaram a «nova» maneira, lá por ser nova não significa melhor para todas as pessoas. O iniciar é giro e mais interactivo para toque mas para quem tem rato é para esquecer.
A gestão de ficheiros e o gestor de tarefas estão muito bons, alguma metadata que ecrã escrita no win xp e esquecida no 7 voltou, infelizmente não chega ara eu mudar.
“O iniciar é giro e mais interactivo para toque mas para quem tem rato é para esquecer.” Com rato é para esquecer!? Então se os botões são maiores, qual é a dificuldade do rato clicar neles!?
Depois, eu trabalho no Win8 e não tenho qualquer dificuldade em trabalhar…
“por ser nova não significa melhor para todas as pessoas.” – É uma realidade, mas também não se pode dizer que é má, apenas porque eu não gostei.
Alem de ainda não conseguiram-me explicar qual é o problema do Win8… sinceramente não consegui perceber. Mas devo ter algum problema… porque consigo trabalhar no Win8 e não consigo perceber as criticas ao Win8…
vou-te explicar assim,
quem usa desktop/laptop, usa 10/20% METRO 80/90% DESKTOP
quem usa tablet, usa 10/20% DESKTOP 80/90% METRO
agora pensa……, e se calhar responde-te à pergunta de qual é o problema do windows 8
Isso não é nenhum problema.
Esses 10% em desktop é para abrir os programas. É usado como ecrã de icons, arrumados como tu queres, para utilizar na forma que quiseres.
É o que eu digo, devo ter algum problema… porque consigo trabalhar no Win8 e não consigo perceber as criticas ao Win8…
Exactamente, a pesquisa no windows 8 took a turn to the worst…
antes por exº bastava escrever “remov” para me encontrar o adicionar/remover
“actual” para ir logo para a pag do windows update.
Outra coisa que me tira do sério no windows 8 é a obrigatoriedade de meter pass….
Este SO foi claramente pegado a partir do win 7, tiraram-lhe tralhas e meteram-lhe outras (que dpx acabam por se “contradizer” – o tal exº de tiramos a obrigação de meter pass na gestão de energia e aquilo cagar e obrigar-nos a meter na mesma…)
outra que me dá sério galo é para desligar/hibernar etc…antes era só carregar na tecla win e clicar no pretendido, agr temos de ir para um dos cantos. clicar em definições, clicar em…..enfim
acima de td o que mais me irrita foram os srs terem decidido por mim o que é melhor para mim, ao obrigarem-me a gramar a metro ui, isto e aquilo. No mínimo, deviam dar a escolha e espero sinceramente que o 8.1 venha devolver-me esta liberdade de escolha do que quero ou não quero (as apps se as usei no total 5 minutos numa semana e tal foi mt – para apps tenho o tmv, aqui francamente não se enquadra!)
1º podes programar um login automatico (n precisas de por a password, ela assume-se automaticamente)
2º podes não entrar com uma conta microsoft, mas sim com uma conta local, nunca te vai pedir password…
“outra que me dá sério galo é para desligar/hibernar etc…antes era só carregar na tecla win e clicar no pretendido, agr temos de ir para um dos cantos. clicar em definições, clicar em…..enfim”
ALT+F4 e escolhe-se como encerrar. Depois o numero de clicks para desligar o PC é o mesmo no Win8 e nos outros Windows – 3 clicks.
O processo de desligar num Win anterior ao 8 é: levar o rato ao menu iniciar, click; levar o rato até ao botão encerrar, click; escolher a opção que quer usar, click.
No Win8: levar o rato ao lado direito do ecrã, click nas definições; levar o rato ao botão desligar, click; escolher a opção desligar, click.
Se usar teclas: ALT+F4 e escolher a opção como acontece em qualquer um Win.
Por isso não vejo a complicação.
Esta lá tudo, mas arrumado de maneira diferente.
Enfim… Não faz falta para nada.
Um botao nao vem acrescentar nada ao S.O.Acaba por ser mais vantajoso deixar ficar como esta, e so levar o ponteiro para o canto inferior esq. em vez de estar a apontar para o botao:)
Por esses disparates cada vez uso mais linux.
Eu fico pasmado com algumas opiniões quase que fundamentalista de retrocesso, é para os choramingas etc etc… E nao uso Windows 8 logo nao tenho uma opinião sobre o mesmo. A única coisa que me apras dizer é que a Microsoft nao tomaria esta decisão por meia dúzia de choramingas ( como ja li algures em cima) obviamente que deve haver uma grande percentagem de queixas. E afinal quem compara o produto a Microsoft? Se a Microsoft nesta fase nao agradar a maioria dos clientes estaria bem tramada… Mas isto é a minha opinião.. Ate porque o que me da a entender é que com o 8.1 nao será como no 7 é apenas uma espécie de… Isto para tentar agradar a todos….
.. Ainda para os que dizem que por mão verem o botão etc etc… Aconselho a ler manuais de usabilidade…. Concerteis se lhe apresentarem um écran sem nada ele ira andar a martelar as teclas todas…. Na descoberta…. Super pratico nao?
“.. Ainda para os que dizem que por mão verem o botão etc etc… Aconselho a ler manuais de usabilidade…. Concerteis se lhe apresentarem um écran sem nada ele ira andar a martelar as teclas todas…. Na descoberta…. Super pratico nao?”
Como não utiliza, talvez não sabe…Mas quando se encosta o rato no canto inferior esquerdo (onde costuma estar o botão iniciar) aparece um pequeno quadrado a mostrar o ecrã iniciar. Ou seja, simplesmente não desapareceu e a pessoa tem de andar a procura.
É a mesma coisa de ter taskbar escondida (coisa que muita gente usa, talvez muitos que se queixam) e só quando levam o rato ao local onde ela esta é que aparece. Neste caso é a mesma coisa, quando a pessoa leva o rato ao mesmo local do tradicional botão iniciar, aparece uma miniatura do ecrã iniciar, depois é só carregar…
Visto que esta forma criou confusão a muitos utilizadores, eles vão lá por o botão… Mas por sua vez, estará a ocupar espaço no taskbar. Talvez mais tarde eles voltem a tirar ou dar a opção de ter ou não o botão.
Primeiro aprende-se a forma comum depois vem os atalhos…. Aqui eles fizeram ao contrario e as deduções nem sempre sao praticas no primeiro impacto. Dai ser confuso para alguns.. Quanto a mim a tecla win é mais intuitiva no entanto para outros pode nao ser… Eu acho que eles com o 8.1 vao tentar “agradar” a todos. Mas quanto a mim as coisas tem que avançar, nao da para ficar preso ao passado, mó entanto também nao sou a favor de ” fundamntalismos”. E continuo a achar que se eles ao introduzirem esta características é porque existe uma grande percentagem que assim o exige… Em ultima analise somos nos consumidores finais que fazemoscom que a ideia deles resulte ou nao.
Mas este botao iniciar vai ser apenas um atalho para o modern UI? ou vai ser o antigo iniciar com todas as funções que tinha?
Vai ser um botão para o start center, tal e qual como o atalho “invisivel” existente no Windows 8.
O botão tanto faz, estar lá ou não estar vai dar ao mesmo, talvez fique mais fácil do que levar o rato até ao canto do ecrã, e mais fácil para um iniciante usar.
Quanto ao iniciar para o desktop é sem duvida uma mais valia, vejo por mim todos os dias a ligar o pc e a ir carregar logo na tile do desktop, pois costumo hibernar e já tenho as apps abertas.
Este fim de semana estive a ajudar a minha filhinha a preparar-se para os testes intermédios do 2º ano
Um dos textos era sobre o Avô e o menino que foram vender o burro à feira…
=)
Depois de dizerem que não vai haver Verão era só o que faltava não ganhar uma licença premium do Spotify.
Vocês estão todos bem, mas a Microsoft não acha o mesmo.
A Microsoft sabe muito bem o erro que cometeu, e já admitiram varias vezes, que o Windows 8 foi feito para tablets.
Eles com o menu iniciar, tencionam conquistar os fãs do desktop, já que nesse mercado, O Windows 8 com dificuldades passou o MAC.
Muito bem!!Comentário curto mas o mais certo dos que vi neste artigo.
Mas de que adianta ter um botão para o menu iniciar, se o menu em si é o mesmo?
Desde que instalei o Start8 NUNCA mais tive necessidade de entrar na interface metro, mas pronto, se calhar sou retrógrado/opositor da inovação por querer usar o que mais me beneficia.
+1
Ainda bem que decidiram trazer o iniciar de volta.
O metro é bom apenas para quem usa o pc para ir ao facebook e ouvir musica porque para trabalhar é um pesadelo.
O que mais me irrita é se quero abrir uma aplicação, fazer uma pesquisa, etc… ter de ir ao metro, não poder abrir um “mini metro” sem ter de sair do desktop, e levar com a brusca mudança de layout. Não é pensado para multijanelas.
E na minha opinião tornar um sistema intuitivo não é ao esconder botões e funcionalidades, ter de arrastar ou usar uns 3 cliques para fechar uma janela…
“dessa mesa zona”. Não queriam dizer antes: “dessa mesma zona”?
O desaparecimento do Botão Iniciar foi uma das grandes novidades do Windows 8 e uma das que, até hoje, causam polêmica. Falando sobre os constantes pedidos de usuários e o 1,5 milhão de downloads do aplicativo que traz a função de volta ao sistema operacional, a diretora do segmento, Julie Larson-Green, afirmou que a empresa realmente cogita retornar com a antiga função.Segundo a executiva, o objetivo da companhia é entender o que exatamente está por trás dos pedidos incessantes – seria uma questão de usabilidade ou apenas um costume arraigado há anos. Para ela, trata-se de uma questão de conforto: alguns usuários simplesmente gostariam de ter o Botão Iniciar na tela, mesmo sabendo que ela é uma solução muito melhor de interface para acessar os aplicativos.Larson-Green não afirmou se essa será uma das mudanças que veremos na versão 8.1 do Windows, que deve chegar ao público ainda em 2013. Segundo ela, as primeiras versões para desenvolvedores devem ser liberadas em junho, durante um evento realizado pela Microsoft.
Acho que sim que a MS deve meter o Start mas como alternativa, tipo o utilizador escolhia se cria o botão ou não. Primeiro obrigam os users a se habituarem a não o terem e depois voltam a inseri-lo?? Penso que deviam por como alternativa para quem quiser mete e quem não quer ele não está lá. Isso e o iniciar direto para o desktop.
A microsoft não percebeu que o problema não é a falta do botão mas sim a falta do menu iniciar tradicional.
A minha sugestão é simples, no momento da configuração do windows os utilizadores podiam optar pelo menu inicar novo ou pelo tradicionar. Nos tablets ficava obrigatório o novo, que faz todo o sentido.
concordo!
Ora o menu iniciar tradicional está integrado no metro ui, abre é em ecrã inteiro. Qual a ideia de ter o menu iniciar tradicional se se tem o menu no metro ui?
Pessoalmente até nem uso nem um nem outro, uso sempre a pesquisa.
Agora que já me tinha desabituado do botão, vou ter de me habituar de novo.. é com cada uma
boas,
sim fazendo netplwiz pelo cmd lá resolve a coisa, mas eu que não sou propriamente um calhau não sabia disto; tive de investigar, tive de perder tempo. uma vez mais -added complication já para não falar de comandos que te dizem que sim, mas que dpx são overwritten algures por outra mer** qqr…
ah, e quantos utilizadores normais conhecem o alt+f4?! Quantos j+a não ouvi queixar-se dp de lhes terem instalado o wind 8 “como se sai das apps e como se fecha minimiza uma app?!”
Não me lixem, cada pessoa tem direito de gostar o que lhe apetece, agora a microsoft aproveitar da dominância em termos de pc’s para impingir a metro ui e assim ver se consegue vender + uns telefones, não me lixem!
Apps é mt bom, mas é para actividades “passivas”, não para trabalhar! Portanto, MICROSOFT, o 8.1 que dê a opçao de termos as coisas como por exº no windows 7 (unified search, Win+espaço, Win+tab, etc etc) a quem quer; quem não quer simplesmente escolhe a outra opção!
essas guerras do nº de clicks fazer isto ou aquilo, já não tenho idade/paciência, quero é um SO estável e que facilmente se adapte às MINHAS necessidades e não à de uns sacanitas do marketing que acharam genial meter a interface que foi desenvolvida para um telemóvel num pc na expectativa de criar habituação 🙁
OFFTOPIC: Sou estudante de EI, e apaixonado pela novidade decidi logo instalar o windows 8 não largando o Ubuntu…
Meu espanto quando chega a hora do trabalho e meto o Matlab a “Bombar” e me deparo com uma grande diminuição de eficiência(mais propriamente no tempo de execução). Criei uma nova partição instalei o W7 e comprovou-se, tive um ganho de mais de 50% em alguns casos.
Agora porque? não faço ideia… o pc é o mm…
haters gonna hate
no começo todos reclamaram, trazem de voltam e, surpresa! Todos reclamam… vai entender.
Isto é tudo muito bonito e isso tudo mas como se resolve o problema wireless? Tenho uma pen SMC e no windows 7 a internet funciona bem. Instalo o windows 8 e simplesmente a internet esta sempre a ir a baixo e a dizer que não tenho net e depois não aparece o router e depois é net limitada e por ai fora. Não consigo navegar na internet no windows 8. Ja li em vários sítios gente com problemas com o wireless no w8 mas não consegui resolver. Alguém sabe de algo que ajude?
As drivers no site da SMC são para windows 7 não tem lá para o 8 mas o próprio windows reconhece logo a pen.
Alguma ajuda?
windows …
penso que o problema não era a falta do botão iniciar (até fica bem sem ele) mas a falta do menu iniciar.
Tem uma certa logica para o primeiro utilizador. Melhor ainda se pudesse ser opcional para quem ja se habituou a ter mais um espacinho na barra e a usar o canto esquerdo.
por mim até podem por 30 botoes start
quem não gostar que se mude… existem muitas alternativas como sistema operativo
Até nem existem. Como alternativa viável, apenas Linux e talve Mac OS. São poucas….
Sinceramente, a única coisa que me irrita é que no metro quando escreves nomes de coisas que queres encontrar tens que dizer (clicar) que tipo de itens queres encontrar!!! Porquê????
Eu no Windows 7 não abria um explorer para encontrar um ficheiro que fosse!
“win” + “inicio do texto” e voalá: Ficheiros + Programas + Defenições + tudo -> seta pra baixo as vezes que fosse preciso mas estava tudo à vista e no mesmo siteo!!!
Eu quero lá saber se é bonito ou feio ou se está organizado de maneira diferente! Nós vivemos na era em que o computador antecede as nossas perguntas e não termos que dizer qual o tipo de resposta que queremos!!!!