PplWare Mobile

Primeira impressora 3D portuguesa à venda a partir de Setembro

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Diogo says:

    Alguém sabe o preço desse brinquedo?

  2. Daniel Moreira says:

    Boa noite.

    Vi uma apresentação destes 2 senhores à uns dias e ficou um pouca aquém. Se calhar foi por causa do (pouco) tempo, mas a verdade é que ficaram muitas questões no ar sem resposta.
    Disseram que o material utilizado secava quase imediatamente e tornava-se rijo, como pude verificar com as peças que mostraram, mas centrara-se num apito, que tem uma parte oca com uma bolinha lá dentro que é o que faz o assobio. Se o material seca e fica rijo como foi possível imprimir uma bola lá dentro que não está presa a nada?
    Outra questão: Compro uma impressora 3D e imprimo uma impressora 3D, é um negócio rentável? Ou isto não é possível?

    Impressão 3D é um assunto que me fascina e me deixa confuso ao mesmo tempo 🙂

    Com os melhores cumprimentos,
    Daniel Moreira.

    • Gerardo says:

      Não é possível porque as impressoras 3D imprimem tudo no mesmo material. Imagina moldes ou bonecos em plástico. Não podes fazer coisas de metal, vidro, papel, etc etc. É mais para moldes ou maquetes ou como quiseres chamar…

      Imprimir um Koenigsegg Agera R ás peças ainda é uma coisa de ficção cientifica 😀

    • Alexandre Pinto says:

      Por acaso tenho andado a investigar bastante este assunto porque também queria construir a minha impressora 3D e já tenho algumas ideias sobre este tema.
      Não conheço a tecnologia desta impressora, mas a questão da bolinha do apito pode ser conseguida sem problemas desde que exista um suporte que segure a bolinha no ar dentro do apito.

      Existem impressoras que utilizam um pó como suporte. Basicamente deixa uma camada de pó em cada passagem que serve como suporte para segurar objectos que ficam no ar. No fim esse pó é retirado e ficam as estruturas todas soltas.
      Outra forma de conseguir o suporte é a impressão de pequenos “pilares” que no fim devem ser cortados. É semelhante ao que acontece com a construção de pontes, onde durante a construção tens pilares e vigas a suportar a estrutura e no fim são retirados.

      Em relação a uma impressora imprimir outra, o que é possível é imprimir quase todas as partes que constituem uma impressora, como as peças de suporte estrutural, rodas dentadas e pouco mais. A parte electrónica como os motores, circuitos electrónicos e outras peças mecânicas não são possíveis de reproduzir.
      Se estás interessado como pesquisar por reprap no google. É uma comunidade open-source que visa exactamente esse principio.

    • Luis Mendes says:

      Daniel,

      O apito foi “impresso” com a bola lá dentro, e a bola estava ligada ao apito por um fio que foi cortado posteriormente de forma a soltar a bola lá dentro.

      Quanto a parte de imprimires uma impressora 3D é possivel, isto é podes imprimir a estrutura que mantem a impressora de pé, mas toda a parte de eletronica (motores, controladores) e drivers terás que ser tu a faze-los (compra-los).

      • Daniel Moreira says:

        Obrigado a todos pelas respostas.

        Fiquei mais esclarecido agora do que na apresentação deles 🙂

        Tenho que estudar melhor isto da impressão em 3D

  3. A. Lopes says:

    Este tipo de impressoras vai dar muito jeito no futuro. Por agora, pelo menos para mim, a descrepância custo-benefício para o utilizador casual não justifica a compra. Mas sim, até gostava de ter uma para imprimir peças para jogos de tabuleiro e afins.

  4. SexOnaSal says:

    ps. o link para o site deles está “quebrado”

  5. PapiMigas says:

    Podiam era ter usado outro nome, de resto parabéns!

  6. Gerardo says:

    “polímero feito à base de milho que, para além de ser renovável..”

    renovável = reciclável ou biodegradável ou ambos ou nenhum ??

  7. Alexandre Pinto says:

    Adoro este tema. Estive durante algum tempo a pesquisar bastante sobre estas impressoras porque queria construir uma para mim. Estava a basear-me numa reprap que é bastante simples e fácil de construir. Podem ver mais info aqui: http://reprap.org/wiki/Main_Page

    Entretanto o problema destas impressoas ainda tem a ver com a qualidade de impressão e a resolução das mesmas (resolução).

    Por causa disto, encontrei um outro tipo de impressora bem mais simples de construir e com relativamente o mesmo custo.
    Estas impressoras utilizam um projector de video DLP que projecta camada a camada sobre uma resina que fica sólida em frações de segundo.
    Este tipo de impressoras permitem muito melhores resultados, mas a resina é extremamente cara.
    Podem saber mais neste link: http://www.3ders.org/articles/20120911-a-list-of-diy-high-resolution-dlp-3d-printers.html

    Em relação a esta impressora, é com agrado que vejo destes projectos por cá. É uma tecnologia fantástica. Estou curioso em saber mais pormenores sobre a mesma.

  8. Joni Costa says:

    De uma coisa tenho a certeza: estas impressoras 3D a média /longo prazo vão revolucionar o mundo, principalmente quando deixarem de produzir apenas “brinquedos” e passarem a produzir objectos com microprocessadores e circuitos integrados. Pode parecer uma coisa muito à frente, mas penso que já não estamos assim tão longe disso.

  9. sergio says:

    a minha perspetiva para o futuro é a seguinte: com a evolução destas impressoras no futuro restarão 2 empregos, tratar da matéria prima para as impressoras e o outro é criar desenhos de peças 🙂

  10. jorge santos says:

    Será possível imprimir a Liberator?

  11. David Graça says:

    Na minha empresa temos uma
    Makerbot Replicator 2X

    Tem duas cabeças de impressão (que imprime em duas cores) e imprime em ABS…sem duvida a melhor relação qualidade preço do mercado atual.

    Mas Aveiro está de Parabéns por ter formado bons engenheiros na UA que agora desenvolvem bons projetos. Grande amigo meu trabalha na BitBOX!
    Parabéns Puto!

  12. Bem meus senhores, isto é facil de entender.
    A impressora em causa é um FDM pelo que aparenta, Fuse deposite modelling. O que faz é pegar num objecto 3d, corta-lo em fatias consoante o tamanho que se pretende de filamento (entre 0.1 e 0.4mm)e depois fatia a fatia vai imprimindo a peça.
    As impressoras 3D são autoreplicáveis no sentido que conseguem imprimir as peças principais para fazerem outra. Obviamente não imprimem o hardware, mas mesmo isso já está a ser estudado e já se conseguiu imprimir um step motor.
    Em questoes de cores as FDM imprimem com tantas cores quanto as cabeças de impressão que tem. geralmente o máximo é 3 cores porque mais que isso a cabeça da impressora fica demasiadamente pesada para o eixo e deforma a impressão.
    Eu dou workshops de 3d printers. Neste momento só estamos a da-los gratuitamente para instituições e para clientes nossos mas futuramente vamos fazer abertos ao publico.
    se o tema vos interessa veja a nossa página no fb chamada helllo3dprintingworld e façam as perguntas que quiserem.
    Quanto a Liberator, podes imprimir, mas já aviso que para a imprimires tens de ter uma máquina muito mas mesmo muito bem calibrada o que requer tempo e paciência. Deves ter a noção que as apresentadas foram impressas em maquinas que só estão lá para esse fim. Se tentares em casa tens mais de 90% de hipótese da tua calibração não estar assim tão bem feita e a arma te expluda na mão.
    O PLA é reciclavel e bio-degradável. ao comprares uma maquina podes tb comprar uma filastruder que te recicla as poucas sobras que isto produz.
    Neste momento estas maquinas imprimem: PLA, ABS Laywoo (composito de madeira) ABS condutor, borrachas, chocolate e um compósito parecido com o cimento.
    Já agora gostava muito de ter esta máquina disponível também, deixa ver se é possivel!

  13. A máquina em questão aparenta ser uma máquina de FDM Filament Deposite Modelling
    A forma de funcionar é simples, o software corta as peças em fatias consoante a resolução que queres (entre 0.1mm a 0.5mm)e depois vai imprimindo essas camadas.
    Estas máquinas conseguem imprimir até 3 cores diferentes com o recurso a 3 cabeças de impressão, mais que isso tem a tendência a ficar muito pesada para o eixo e deforma a print.
    O PLA é reciclável e biodegradável.
    Os materiais que estas máquinas trabalham é ABS(capas nokia antigas), PLA, Laywoo (compósito de madeira), borrachas chocolate e compósitos parecidos com cimento.
    A liberator não te aconselho a imprimir, pois se tiveres a máquina 0.01mm descalibrada pode-te explodir na mão o que não era engraçado.
    Fica muito barato imprimir nestas máquinas o preço do material ronda os 20 a 23 euros na net, há mais barato certamente.
    Eu dou workshops gratuitos para instituições e clientes sobre 3D printing, mas futuramente serão abertos e gratuitos ao publico geral, se tiverem interessados passem na nossa página do fb chamada hello3dprintingworld, o site está em construção.
    Gostava muito de ter esta maquina lá, vou ver se trato disso.

  14. Sr. Balelas says:

    Boas Pessoal,
    Alguém sabe de empresas ou pessoas que tenham possibilidade de imprimir em 3D?

    Estou envolvido num projecto e preciso de mandar fazer umas peças o mais rápido possivel, é óbvio que pagarei todo o material que for necessário.

    Se puderem passem pelo forum do PPlware, tenho um tópico na área dos classificados, mandem PM.

    Tenho alguma urgência.
    Os Melhores Cumprimentos
    Sr. Balelas

  15. Tiroliro says:

    Assim que sair, vou comprar uma para imprimir um Ferrari! Porreiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.