O 1º Sistema operativo a suportar USB 3.0 será…
O Linux. Depois de um ano de trabalho, a experiente programadora da Intel Sarah Sharp, anunciou que o Linux será o primeiro sistema operativo a suportar a norma USB 3.0.
Esta programadora, também envolvida na programação no Kernel de Linux, anunciou no seu blog que já está disponível a primeira versão do controlador para esta norma. A norma USB 3.0 usa tecnologia Extensible Host Controller Interface (xHCI) que é a base do desenvolvimento concluído para o Sistema do Pinguin.
Está previsto que estes drivers agora disponibilizados, dêem já entrada na próxima versão do Linux Kernel 2.6.31. Isto significa que qualquer utilizador de Linux a partir de meados de Setembro deste ano, possa já tirar partido desta tecnologia.
Embora esteja a ser adoptada de forma tímida pelos fabricantes, existem passos claros dados por empresas, como a NEC, que lançou o primeiro controlador hospedeiro USB 3.0.
Acerca das funcionalidades esperadas pelo USB 3.0, claramente a velocidade será o principal incentivo para o uso desta tecnologia, já que é esperado que esta norma suporte velocidades de transferências na ordem dos 5 Gbps.
De modo a abrir a discussão aos nossos leitores, não deixo de salientar que o Linux é visto pela sociedade como o aluno "calão" que copia as inovações dos seus colegas, i.e. outros sistemas operativos (Windows ou Mac).
Já vimos que não é bem assim, posso dar o exemplo da empresa de Redmond que adoptou o mecanismo de segurança UAC , que é na opinião de muitos bloggers uma cópia de fraca qualidade do sudo que há muitos anos existe em sistemas baseados em Linux.
Esta notícia é contudo uma evidência cabal, que os papéis começam cada vez mais a inverter-se e que a inovação está hoje em dia presente no software livre. O Kernel do Linux promete liderar uma nova onda de inovações tornando-se cada vez mais num bem de valor inestimável ao acesso de qualquer pessoa. ozelwebtasarim
Este artigo tem mais de um ano
É caso para dizeR:
ORLY?!
—–
http://nocontinues.net/
e SATA3? que sairam as normas!
Novo NCQ que vale por muito.
Isso sim é interessante!
Espetáculo! Cada vez gosto mais de Linux.
No outro dia comprei uma webcam Labtec paa o portátil da minha mulher… Tinha acabado de instalar um Mint. Foi só colocar a cam e estava a funcionar!
Internet movel Huawei USB, colocar e funciona, Zapp telemodem, colocar e funciona! Zero Drivers /zero cliques!
Windows… Sacar CD, instalar, actualizar driver: aceitar licença, escolher pasta, Next, next, next, “quer mesmo instalar?” – Sim, next, next, OK. “ufa já está!”
ohh que bom… és o meu heroi
Vejo aí uma ponta de inveja?
inveja? cada um usa o que quer
concordo com a opinião de que o windows é uma chatice para instalar algumas coisas, e tem muitas falhas…mas não era preciso essa hostilidade toda
windows continua a ser o mais usado e felizmente como já disse, cada um usa e defende o que gosta
Sendo um utilizador aguerrido do windows, e cada vez mais averso ao Linux talvez por não ter bases, tenho de concordar que este SO anda na linha da frente e que tem muita coisa de bom.
E também nao sou dos que concordam que neste mundo dos SO um copia o outro. Apenas um inova e todos implementam, tal como em qualquer outra industria.
Tenho pena que não tenha conhecimentos para dominar este SO, mas por outro lado o windows também nunca me deu razoes para me mudar. 🙂
Excelente noticia por parte do Linux!
Alexandre Pinto
Aparece no fórum, e termos o prazer em te tirar as duvidas que tiveres sobre linux na secção de GNU/Linux
Também és meu herói, mas sem ironia.
Ainda hoje estava com um conhecido que me mostrou o notebook novo da compaq, estava muito bonitinho, mas tinha um defeito, usava o XP. Este era lento no arranque e bloqueava com facilidade.
Pus-lhe a correr o novo Ubuntu Remix através da Pen, foi rápido e aceitou todo o hardware, inclusive o Kanguru, praticamente sem perguntas. Meus senhores isto não é ficção, aconteceu mesmo.
No final da demonstração o meu conhecido pediu-me por favor para lhe instalar aquela maravilha do software livre.
Testes feitos por pessoal do SAC Kanguru revelaram muito menos problemas de utilização das Pen’s em SO’s Linux do que no Windows (principalmente o Vista ou 7).
Seja qual for a marca (Huawei, ZTE ou Option) ou modelo (temos e tivemos muitos) é muito mais fácil a instalação e utilização em Linux.
Já para não falar que quem usa Linux é porque percebe alguma coisa de informática (um mínimo que seja) e não se põe a mexer onde não sabe, ou se o faz percebe que errou… não é como a maior parte dos clientes que diz que deixou de funcionar, esquece-se é de referir as porcarias que andou a fazer antes… Enfim.
Hum, não sei que Windows andas a usar, mas eu nem faço a minima ideia onde tenho os cds com drivers de todos os meus dispositivos… e tudo o que se liga por usb é limpinho.
Até o meu telemóvel que nunca o consegui a meter a funcar em linux nem cd precisei no Seven ou Vista… decididamente tens que deixar o XP como plataforma de comparação de compatibilidade de dispositivos móveis.
No entanto és o meu heroi!
Eu ja nao digo o mesmo, o meu modem 3G nao da uma para a caixa em linux, é assim dar dá mas com umas horitas valentes a investigar, e no fim para ter resultados de bosta. Masa culpa nao é do linux é do fabricante do modem. problemas de drives culpo sempre o fabricante, se bem que isso do linux tar pronto a funcionar e giro, mas em windows passa-se o mesmo.
Anyway usa versoes actuais de windows e depois diz se tens stresses 😉
Quanto a noticia, e bom de saber isso mas ser o primeiro ou não, vai dar ao mesmo, pois até que o pessoal tenha o hardware, ja existe para mac, windows, e afins…
Já experimentaste o Se7en? Não precisei de instalar nadinha, instala tudo por ele, quer no meu desktop quer no laptop. Limpinho!
Já agora posso emprestar-te a minha placa TV e zumba funciona logo? com 0 cliques.
É custa cada vez que instalo uma versão nova tenho de fazer varias linhas de comando.
Já agora em que windows tem de carregar cliques para o Huawei USB ou melhor que operadora?
Ola!
Quero instalar linux num computador meu. Eu uso o computador para net e trabalho grafico. O meu irmao usa para jogar cs…
Qual me aconselham?
Obrigado!
Trabalho gráfico? especifica…
Joga CS? com o Steam?
FEDORA!!! Sem dúvida!
Esquece jogos em Linux… não é a plataforma ideal.
Se queres testar Linux recomendo que o faças com o Ubuntu, instalando com Wubi. O Wubi permite-te instalar o Ubuntu como se tratasse de uma aplicação.. não muda nada no teu disco (nem partição). Se não gostares podes fazer “uninstall” e já está.
O linux é como a primeira vez que usamos o Firefox… é feio ao primeiro toque.. só fica bom depois de investirmos algum tempo a por o SO como nós queremos. Garanto-te que compensa o esforço.
Como costumam dizer, o Linux primeiro estranha-se e depois entranha-se!
@joratis
Sim, CS com steam. Trabalhos graficos, por ex, photoshop, fireworks…
@kaisersoze
ja trabalhei com linux, axo que era ubuntu. gostei, sobretudo pela simplicidade e “leveza” da coisa…
Leve?? Tens a certeza que era o Ubuntu??
não sei, se um arranque em 20seg não contribui…
não existe nenhuma versão oficial do Steam para Linux, apesar de ser possivel correr um CS non-steam através de WINE (acho que isto não é solução)
Photoshop também não existe em Linux, apesar de existirem alternativas gratuitas, mas iria obrigar a voltar a adaptar às funcionalidades existentes nesses programas.
@pedro
Nao, nao tenho a certeza…
@joratis
O photoshop ainda posso dispensar, pq tenho outras opcoes onde o usar, mas CS e “indispensavel” ao meu irmao. Se nao for complicado, instalo. Se for, fico me pelo xp.
O Cs:s Steam corre perfeitamente através de wine é só next next next como em windows.
Também tens uma alternativa que é o Cedega.
É possivel também jogar por exemplo C0d4 sem dificuldades.
Experiência própria CS em Ubuntu sobre Wine corre melhor que em Vista…
Eu pelo menos testei o Non Steam e posso garantir isto, agora o CS Source esse nunca experimentei…
@Guilherme Morais
Consegues jogar cod4 em linux sem problemas?
o photoshop so podes usar a versão portátil através do wine e ainda tem muitas falhas (isto o cs4, o cs2 da quase perfeito).
o cs tenho jogado e da sem falhas, por isso experimenta..
mais uma estalada naqueles que dizem que o linux não tem futuro!
😀
Tudo tem futuro! Nem que seja a extinsão! eheheh
Mas concordo ctg que o linux, apesar de algumas limitações tem mtooo para dar e vai continuar ai cada vez mais! 🙂
Nao sei qual é o stress de ser o primeiro. Os dispositivos com suporte para USB 3.0 ainda não são mainstream nem o serão antes do fim do ano. Para lém disso enquanto os fabricantes de hardware nao apostarem claramente nessa tecnologia de pouco servirá suportar.
Também é preciso perceber que a utilidade do USB 3.0 ainda é bastante limitada actualmente. A velocidade de transferencia que suporta dificilmente será aproveitada pelos dispositivos actuais.
Pessoalmente acho que o USB 3.0 só fará realmente sentido daqui mais 1 ou 2 anos.
Think out of the box.
É para quando o USB3.0 se popularizar o SO já ter drivers estáveis e robustos para poderem ser usados pelos end-users.
Se não houver um primeiro nunca vai haver um segundo!
Não consigo deixar de pensar como seria diferente este comentário se o primeiro fosse o Windows…
Errado. Eu até uso varios SO. Não tenho palas nos olhos… felizmente. Só as tem quem se dedica a um unico SO.
Volto a frisar a importancia das fontes e das traduções na verdade não é um ano de trabalho mas sim um ano e meio.
De referir também que não é nada definitivo é somente uma publicação de uma pessoa, pode não acontecer na realidade.
Seria também útil se alguem puder explicar como funciona o git tree onde se encontra o código desenvolvido por ela
«De referir também que não é nada definitivo é somente uma publicação de uma pessoa, pode não acontecer na realidade.»
Oi?
Sempre a inovar.
offtopic. E um especial 10 junho?? com umas imagens que relembrem porque razao dá gosto ser portugues???
Ai dá? 😛
Concordo
E novidades não?
Conta aí algumas.
Mas será que o pessoal tem palas nos olhos e não consegue olhar para os lados como os burros? Ou só vêm windows, ou só vem linux, ou só vêm apple! Volta e maia convém olhar para os lados! Eu uso ubuntu, gosto, aliás, acho-o melhor que o windows, mas não sou extermista, e quando é preciso ponho a mão no windows, até porque linux tem um grande defeito que é a falta de aplicações, e para provar isto basta ver que a maior parte de nó, utilizadores linux, temos o wine instalado, porque será?
concordo em tudo o que disseste.
Uso Ubuntu, Windows XP e Windows Vista. É preciso é dar valor ao que todos têm de melhor e não ter em conta apena um.
Não consigo deixar de pensar como seria diferente este comentário se o primeiro fosse o Windows…
Responder Nao opinião de alguns,a MS ou tinha-o roubado ou copiado!
Amigos, vamos pensar friamente. Foi uma boa tentativa da moça lá (Sarah Sharp) mas que carece de solidez. Alguem realmente acha que a Microsoft ou Apple ou a Sun Microsystems com o seu Solaris, não estão a trabalhar o driver, ou se adquando à “nova” tecnologia ?
As pessoas, os sites, os blogs e os palpiteiros procuram, freneticamente, aparecer na midia internet e para isso vale tudo. Ora, quando Setembro chegar, qual sistema não estará preparado para se integrar à tecnologia xHCI ?
Valeu pelo post do Rui, 😐
O senhor Rui Oliveira é um entendido do linux e de como dar notícias que parecem uma grande coisa. Depois é giro ver os grandes comentadores do costume a reagir com comparações do linux/windows e de qual a melhor distribuição.
Cuidado Microsoft, o fim avizinha-se! (6)
Dispenso a ironia (se é que é a que vi no teu comentário 😉 ) Eu não sou especialista em de uma pequena notícia fazer uma festa.
Apenas apresento Factos (com referências devidamente assinaladas) 🙂
“Cuidado Microsoft, o fim avizinha-se! (6)”
Esta frase então é tentar meter radicalismo no contexto do meu texto. Parece que os meus artigos de linux andam a causar incómodo a algumas pessoas 🙂 . Não percebo também o ódio exarcebado ao Linux nos teus comentários que aqui ando ultimamente a ver.
Eu não quero o fim de nenhum sistema operativo, apenas que os 3 que existem, estajam num ambiente de igualdade entre eles na luta de mercado. Ao contrário do que tem acontecido desde sempre em que há um monopólio praticado por uma empresa => Microsoft. Todos temos a ganhar que os 3 sistemas operativos existam e estejam de boa saúde 🙂 . Eu uso o Linux, de vez em quando uso Windows (especialmente quando trabalho para Visual studio para efeitos académicos) e tenho pena de não ter podido até agora mexer mais em MacOSX.
Embora a minha preferéncia vá para Linux, mas isto não é nada que os nossos leitores já não saibam sobre mim 😉 . Tal como o Vitor M. preferirá Windows, outros preferirão Mac, enfim…
bem só podia
usem Linux (se quiserem ser livre)
Boa noticia. Mas quando começar a existir hardware a usb 3.0 já todos os SO suportam…
http://www.cidadeviseu.com
OFF TOPIC : falando de USB, da uma olhada nisto que pode dar um jeitão :
http://delaorden9.com/2009/06/10/bugigangas-gadgets-ion-ttusb/
É Linux, está tudo dito.
Et tu, Intel? Heresia, digo eu! Onde iremos acabar?… O tempora! O mores!
Ola pessoal do pplware…
Gostava que me aconselhassem uma distribuição Linux.
Gostaria de instalar Linux num portátil. O PC serve para trabalho de webdesign e criação de web sites, ao qual sou obrigado a ter todo o software “Adobe”.Não posso prescindir de Flash e Photoshop.
Qual me aconselham, visto que já tenho alguma experiência em Fedora (versão 6).
Existe maneira de utilizar Flash Cs4 através do Wine ? Existem alternativas ??
Só ainda não mudei para Linux por causa destes problemas.
Estou tentado a experimentar Fedora 11, Ubuntu, ou Caixa Mágica.
Obrigado!
Se queres essas aplicações a funcionar em pleno das duas uma:
Dual boot windows XP e Linux, ou Windows XP em máquina vistual dentro de linux (por exemplo usando o Virtualbox).
Se queres te ambientar o mais rápidanente em Linux, podes testar Ubuntu que é actualmente na minha opiniãoo a distribuição de linux mais amigável e sobre a qual mais informação encontras na internet.
Se quiseres mais informação ou apoio, aconselho-te a secção de GNU/Linux do nosso forum => forum.pplware.com (nunca é demais relembrar ;))
Obrigado pela dica.
Já tive no passado DualBoot com xp e fedora, parece que vou ter de fazer o mesmo.
Vou “clonar” ou arranjar as alternativas mais válidas de programas que uso actualmente em windows para Linux.
Acho que consigo facilmente, à excepção do flash, pois para o photoshop existe o Gimp.
Obrigado pela opinião.
Pergunto eu:
será que vão existir adaptadores PCIe ( entre outros )para quem tem máquinas com o suporte USB 2.0 ??
Ou o pessoal terá de comprar novas motherboards? ??
Linux: adiciono repositório openoffice, por exemplo e não preciso mais de me preocupar em ir ao site ver se já saiu alguma versão nova. A verificação e respectiva instalação é automática.
Windows: verificar regularmente se já existe uma nova versão, fazer o download, abrir o executável e clicar 5 vezes em next e… ufa! acho que já está…
Linux: para ligar ao euduroam na 1ª vez, é só colocar a passe, o protocolo, utilizador e identidade anónima e já está. Sem programas nem complicações.
Windows: fazer download do programa SecureW2EAP, instalar, reiniciar o pc, depois ainda tenho de colocar o utilizador e a passe.
Linux: coloco a minha pen Kanguru, selecciono Kangurufixo e já está! Em menos de um minuto já tenho net. E a net fica disponivel automaticamente sempre que ligo o pc.
Windows: coloco a pen, esperar que instale uns drivers, abrir um executável, clicar 5 ou 6 vezes em next, esperar que instale outros drivers, ao fim de 15 minutos já devo ter net. Quando ligo o pc, ainda tenho de clicar em ligar/desligar para ter net.
Linux: qual fragmentação, qual quê?
Windows: desfragmentar pelo menos uma vez por mês, ou sempre que se instala uma aplicação gigante.
Linux: tenho drivers para tudo tanto para a versão de 32 bits como para a de 64.
Windows: não arranjo drivers para o Bluetooth nem para o leitor de cartões na versão de 64 bits.
Linux: selecciono tudo o que quero instalar, ele faz o download e instala tudo automaticamente. Tudo num só programa.
Windows: ir aos sites fazer download, depois instalar tudo um por um…
Windows: se durar 3 meses já estou com muitíssima sorte!
Linux: formatar após 6 meses porque já saiu uma nova versão do ubuntu.
nao acredito