Quantcast
PplWare Mobile

NSA tem a capacidade de decifrar as chamadas GSM

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Pato says:

    MAS QUAL É O PROBLEMA?!

    JESUS QUE GENTE DE PARANÓICA!!!

    • lol says:

      Not sure if serious..

    • Quim says:

      Absolutamente nenhum…
      Acho até que deviam instalar videovigilância em todas as casas e monitorizar..

    • Lynx Pardinus says:

      Sim concordo com o Pato.
      O GSM é escutado por todos os que tenham interesse desde 2003.
      A novidade seria a NSA não decifrar o GSM e as suas Variantes !!!!!!!

      • lmx says:

        Lince Ibérico…

        pois ele até pode achar correcto, mas como é uma violação aos meus direitos e a minha vontade…esta errado!!
        Ninguém tem o direito de violar as leis de outro País…
        Em portugal ainda se fala Português!!

        cmps

    • navyseal says:

      “O pior cego é o que não quer ver”. Não consegues entender que tudo isto tem a ver com espionagem politica, cientifica, comercial e industrial, servindo apenas para manter a hegemonia de uma potência e o factor antiterrorismo é o mais pequeno de todos? É óbvio que todos os países se espiam uns aos outros, mas nenhum tem tamanha dimensão na forma como os EUA fazem e é preciso de todas as formas parar essa espionagem em massa caso contrário isso vai apenas fazer despoletar a corrida à espionagem e violações da privacidade a todo o custo. Seguindo mais ou menos a retórica da bomba atómica, um tem o outro quer ir mais longe.

    • Mafidi says:

      O problema é a informação privilegiada. Imagina que tens uma ideia de negócio que te pode dar milhões, mas precisas de investir algum ou perder bastante tempo… agora enquanto estás a tentar por em prática alguém com dinheiro está a ouvir a tua conversa, investe, coloca patente, e deixa-te de lado. Ganha milhões e tu? Passas a ser o Paranoico, certo?
      Agora imagina o que pode acontecer a quem investe, a quem tem informação proverbiada sobre os mercados, aquisições, patentes, negócios de milhões…

    • Miguel says:

      Quando tiveres em momentos intimos com a tua esposa ou namorada, manda um sms a avisar para o ppl dar um look, já que não te importas…

    • Tiago Santos says:

      Estas mesmo a querer uma lista de 5000 respostas

    • GSM says:

      Eles é que ouvem todas as chamadas e nós é que somos paranóicos ?…

    • Lynx says:

      Sim também creio que é paranóia, pois o GSM e muitas das suas variantes estão descodificadas desde 2003. A escuta do GSM está disponível para o todos.
      A novidade seria não conseguirem escutar !!!!

      • Paulo Correia says:

        Não vi em detalhe como é recolhida a informação. Mas se for a escuta do GSM e registo automático com indexação do conteúdo/teor da conversa, talvez por aí seja a novidade/preocupação.

    • Paulo Correia says:

      Caro Pato,

      compreendo que para alguns seja dificil entender o conceito de privacidade e de como ela pode ser usada para própositos que vão contra os teus interesses. E como tal, vou tentar explicar-te um dos milhares de cenários possíveis.

      Hoje em dia apesar de termos relações comerciais entre os USA e Europa, existem também competição a nível comercial e empresarial. Imagina por exemplo o cenário em que os USA obteem através de um dos seus canais de espionagem informações tão básicas como por exemplo problemas na produção de um produto que a comunidade europeia costuma importar dos USA por um preço X. Estando eles em posse dessa informação, podem sempre ajustar o preço para espremer mais dinheiro de quem precisa do produto em causa. Situação que não iria acontecer se não tivessem acesso a essa informação. Considere também isso acontecer, a alguma empresa europeia que tenha um produto inovador, e que tenha enviado os desenhos/qualquer coisa que descreva o produto em causa por um email do Gmail. Imagine também que você trabalha nessa empresa e que na altura do lançamento do produto inovador, alguma outra empresa nos USA lança um igual, ou até melhorado que ditam que a empresa onde trabalha, não conseguirá sobreviver no mercado, e como tal, irá para o desemprego.
      Enfim, os cenários possiveis são imensos. Desde negociação de matéria prima como petroleo, aço, etc. a tecnologia.
      Verdade que sempre existiu espionagem industrial. No entanto, esta é “limitada” pelo dinheiro envolvido. Tudo muda de figura quando quem anda nessa espionagem é um governo com fundos “ilimitados” que tudo fará para que o seu país tenha aquela vantagem extra em relação aos outros paises do mundo. A quantidade de dados recolhidos é muito maior. A informção obtida no processamento desses dados, aumenta de qualidade e nunca poderá ser comparada com o tipo de informação obtida através de espionagem industrial de uma empresa em concreto.
      Vivemos a era digital onde tudo fica registado. O problema é como esses dados são processados.
      Um outro exemplo talvez mais próximo a si. Imagine que anda a sondar o mercado para obter um plano de saúde para a sua família. Vai à empresa X, Y e Z, e estranhamente, todos eles aplicam o mesmo preço para a sua situação. Coincidência? E se todas as empresas tiverem acesso ao seu rendimento, bens, etc, e consiga estipular que você consegue pagar um valor, digamos 150 € por mês. E que como tal, todas as propostas que você encontra são a 150€ por mês. Percebe agora como isto o pode prejudicar?
      Informação é poder, e a balança de poder não pode ficar desiquilibrada, porque é assim que começam as guerras.

    • Sharp says:

      De momento não há grande problema.

      Mas imagina que se tornam num governo estilo ditadura.
      Se antes as pessoas que vivem em ditadura já estavam super limitadas, imaginem num futuro em que o governo tem acesso a TUDO o que é informação pessoal dos seus habitantes.

  2. lmx says:

    pois…isto é asustador…

    criaram o monstro e alimentaram-no?!Agora aturem-no…

    cmps

  3. António says:

    Qual é mesmo a novidade disto? É certo e sabido que toda a tecnologia existente para o público é com 100% de certezas decifrável por todas as agências de espionagem que existem.

    Não me digam que ainda não sabiam…

    • lmx says:

      isso ja a gente sabe…mas desta forma é que continua a ser noticia…

      Que cada pais tem espiões por todo o lado…a gente ja sabe, mas desta forma massissa a gente a saber o que acontece e não se faz nada???isto é que é estranho!!

      Sem o teu concentimento violam regras e mais regras de privacidade, leis internacionais, etc de protecção dos cidadãos, mas…ninguém se chega a frente…

      Por muito mas mesmo muito menos aconteceu a primeira guerra mundial…

      A 3º guerra mundial ja esteve muito perto de acontecer em varias ocasiões….agora so ainda não aconteceu, porque mais uma vez os amigos Russos, teem ponderado e aguentado a revolta de muitos povos, fazendo com que ainda não tenha começado…

      Neste momento a China anda doida para que comece…

      a Russia não quer começar sem a India incluida, e a india ainda não tem tecnologia suficiente(nem a propria china que a nivel de aviação militar estão 30 anos atrás da russia…a nivel de motorização a jacto)…

      Por outro lado e sendo que a Europa apoia estupidamente a América…Russia+china+india+irao+coreia,etc, ainda não teem hipotses….mas lá virá o dia…a equação começa a ficar muito equilibrada…

      Se não fosse a Europa apoiar os EUA, ja tinha começado….mas com a Europa na equação a russia precisa de mais alguém com tecnologia de ponta…

      Não é ao acaso que o brasil por exemplo já escolheu a Russia…estão a crescer exponencialmente, e com os mesmos planos de aprendizagem militar Russos, que estão em vigor na china e na india…não sei não.

      A china esta a se desenvolver a um ritmo medonho…e a culpa é nossa que os ajudamos!!!
      A india vai muito mais trasada, embora existam planos integrados de aceleração de tecnologia militar vai levar muitos anos…

      Mas a mim parece-me que dentro de 10-20 anos uma das partes da equaçao vai prevalecer…e essa é a parte oposta a nossa….

      Os Alemães ainda não podem com os Russos por estes terem ocupado o seu territorio durante decadas…mas eu não posso culpar os Russos, só os Alemães…os Russos foram as vitimas, assim como o resto da Europa decente…e os Americanos foram uns aproveitadores, e usurpadores de tecnologia…eles não vieram ajudar, vieram gamar…e so apareceram no final da guerra, porque se teem aparecido muito antes ja não existiam americanos lol…os Alemães tinham nos comido ao pequeno almoço no meio de uma carcaça…

      Apareceram no final em grande estilo, quando a guerra estava morta, apenas existiam posições firmadas de ambos os lados, ja muito debilitados ambos os lados, e foi so gamanço…principalmente aos Alemães…não percebo porque é que os Alemães apoiam os Americanos…eles também dominaram parte do seu territorio…que burros!!

      cmps

  4. Jorge Lists says:

    Agora imaginem em paises de segundo/terceiro mundo e de profunda corrupção politica (como Portugal), onde o controlo da faturação/compras de cada contribuinte permite aos “mentores” da ideia (governo) ceder/vender essa informação aos grupos económicos que os apoiam nas eleições…

    Querem provas?
    Não é dificil … apreciem os “lobbies” entre a AT e algumas Software House …

  5. Valente says:

    Por isso o Barak Obama tem systemas de segurança sofisticados no seu phone implementados pelos Serviços secretos e só tem 10 pessoas na agenda. Para ele o problema são as NSA’s dos outros.

  6. J0K3r says:

    Mas….não é uma empresa de Israel(salvo erro) que já vende só a governos e forças de segurança (segundo eles 😉 ) aparelhos para “coscuvilhar” todas as comunicações (sublinho TODAS) que quiserem????
    Lembro-me de ter visto salvo erro na sic, em uma reportagem sobre o assunto…..
    Portanto qual é o espanto desta “novidade”? E a reportagem já não foi assim tão recente quanto isso.

    • lmx says:

      O problema é que a info que a gente vizita na net, vai toda á america , ou quase toda…esse é o problema…se a Europa obrigasse a quem faz negócio cá a ter cá os sesu datacenters, com equipas europeias a fiscalizar, isto não acontecia…

      E a comissão europeia ja esta a preparar leis sobre este assunto…o que me espanta é…sendo que a internet já é uma coisa mais ou menos implementada na Europa ha uns 10-15 anos…porquê só agora???
      Incompetência??Muito provavelmente!!

      cmps

  7. Ricardo Santos says:

    Eles só não vêem o que não querem, a partir do momento que estás conectado ao mundo, seja por que meio físico for aguenta-te a bronca…. =D, anyway,… isto para nós é o que? somos mexilhões…

    Agora sempre que fizerem uma chamada, na altura de desligar mandem também um abraço e um beijinho à NSA =)

    ps- isto de quebrar o GSM, nomeadamente o a5/2 (que acho que a partir deste conseguem obter um dado que permite quebrar o algoritmo mais forte, a5/1) ja tinha sido demonstrado, pelo menos “academicamente” na alemanha, e com hardware que nao ultrapassava 30 mil dolares… para o comum dos mortais é um investimento e peras… agora para NSA é o que?.. melhoram o algoritmo, eles metem mais 30 mil de equipamentos… lol é e será sempre assim…

  8. Asdrubal says:

    E para quando a substituição do sistema GPS na europa? Há uns anos li um artigo que a união europeia estava a implementar um sistema, e enviar satélites para substituir o GPS americano na europa. É que esta é de caras, o governo americano sabe exactamente onde se encontra cada pessoa que utiliza o GPS.

    • Paulo Correia says:

      Pior ainda. Tendo em conta que tropas dependem do GPS, e é sabido que no confrontos no Médio Oriente, os USA alteraram o sinal emitido pelos GPS, para dar posições menos precisas a quem não fosse militar dos USA.

      • navyseal says:

        Simplesmente usaram os 24 satélites de GPS deixando apenas 12 para uso civil, é normal que estes últimos deixem de ser tão precisos, afinal a tecnologia é deles portanto fazem o que bem entenderem.

    • Nelson says:

      Mas que comentário inteligente… Se te desses ao mínimo trabalho de procurar saber como funciona, saberias que o GPS é unidirecional.

      • Ricardo Santos says:

        e por o sinal do gps ser unidirecional dando as coordenadas e tempo ao receptor isso significa que o satélite é inacessível parte do criador? obviamente que o canal de comunicação com o satélite é outro, não acha? Estaríamos bem tramados se os USA e os russos nao conseguissem efectuar correções no sistema desses satélites, principalmente no que toca à sincronização do relógio atómico, pelo que, caso não saiba, o tempo lá em cima (22milKm) anda mais rápido uns microsegundos, uma vez que a gravidade é cerca de 4x mais fraca (ja einstein dizia) e se isso não fosse ajustado, como os receptores utilizam a variável tempo que o sinal do satélite é emitido, não tardava a ver aviões que tinha que aterrar em Lisboa ir parar ao telhado da venda do pinheiro (o que não seria má ideia, mas isso é outra história)

        • Nelson says:

          O sinal do GPS não te dá as coordenadas, não é como a internet onde pedes uma coisa e ela dá.

          O receptor calcula as coordenadas em função do sinal GPS. Os sinais GPS são sinais de relógio, e dependendo do atraso de três ou mais sinais, o teu receptor pode triangular a tua posição.

          Não interessa muito o relógio “cá na terra”, o que interessa é o período (ticks) que têm de ser certos. E sincronizados entre os GPS’s.

          Os satélites GPS só enviam dados, e receber, só recebem dados vindos do Tio Sam.

          • Ricardo Santos says:

            Viva Nelson, mas isso foi o que eu disse… “receptores utilizam a variável tempo que o sinal do satélite é emitido”.

            contudo deduzo que te refiras a “dando as coordenadas e tempo ao receptor” no inicio. sim tens razão foi mal explicado, uma vez que isso é feito “cá em baixo”.
            O que eu queria dizer ai é que o sinal com o tempo vinha e era calculado as coordenadas. obrigado pela observação.

            Contudo, conforme ambos sabemos so os Donos “mexem” e nós meros utilizadores é que recebemos o que eles nos querem dar.

      • Asdrubal says:

        Realmente é verdade, tens razão, é unidirecional. Ainda assim acho mau a união europeia estar a depender dos states.

        • Nelson says:

          Exacto.

          Além disso, o departamento de defesa dos USA tem acesso a mais informação que é enviada cifrada, que permite localizar com uma precisão muito superior á versão civil (que é a que os outros militares usam).

          Houve uma altura também que lhes apeteceu desligar o GPS na guerra do Irão ou do Afeganistão e ficou toda a gente apagada, e dai, começaram a pensar duas vezes muitas potências, a pensar se precisam ou não de um sistema de posicionamento global…

    • João says:

      LOL
      Em primeiro este comentário é fenomenal, espero que sarcástico.
      Em segundo, vamos pagar um sistema destes??? Não obrigado, vamos é agradecer a quem lá tem um e nos deixa usar o sinal gratuitamente.

      • Paulo Correia says:

        E quando eles quiserem adulterar o sinal para te prejudicar (por exemplo, num conflito) aguentas e pagas o preço da tua passividade nessa altura.

    • lmx says:

      O Galileu esta a ser contruido e ja conta com alguns satélites…mas esta crise na Europa veio atrasar um pouco a coisa…

      Será um sistema de longe mais preciso que o Americano e é uma prioridade!!

      Os EUA roubam muita informação á Europa, pois temos satélites alugados…que são deles…um caso crasso, foi o roubo de tecnologia dde ponta á AirBus que nos custou os olhos da cara e apareceu logo nos Boeing 😀 …isto foi aqui ha uns anos…na investigação que se fez…descubriu-se um um satélite americano que se estava a usar…foi o usurpador da info :S

      Também gostava de ver a europa mais independente…
      A alemanha passa-se com tanto roubo…mas a verdade é que a maioria(quase a totalidade) dos satélites que estão para lançar são alemães…e pasmem-se custam dez vezes mais que todo o sistema de lançamento russo…pois é “pra mais de um balurdio”…estes alemães também não dão passo em falso…

      cmps

    • Telmo Monteiro says:

      Mas não há já GLONASS e GALILEU?

  9. nfu says:

    só pergunto uma coisa, muito simples.

    se for eu a desbloquear e interceptar comunicações, sou um criminoso.

    e estes, são o quê?

  10. sakura says:

    WOW de so metadata, a ter todas as minhas passwd e voice call s.
    good job, hacking all….. pena nao ter um igual mas 35GKW em luz ficava muito caro.
    metadata + super pc== no security.

  11. jack madruga says:

    Espionagem da NSA, então e os “Outros?” ou será só a dita? Não acredito. Amigos os serviços de inteligência estão destribuidos por várias agências das diversas potencias. E já agora por curiosidade, já a alguns anos que uso como nome da máquina, “Mafidi”, mas vou ter de adotar outro para não ser igual ao Nik de um user.Só por graça já viram se o PP.Coelho se lembra de cobrar imposto sobre as vezes que vamos á sanita? Como será que ele vai controlar.

  12. Ru1Sous4 says:

    O que eu vejo preocupante aqui n é a privacidade ser afectada, qualquer um pode espiar à vontade se tem meios para tal, n há novidade nenhuma nisso, o grave é o nosso governo (Europa) ter conhecimento disso, saber quem esta a praticar o crime e nada fazer para os punir…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.