Novo álbum dos U2 “Leaked”
Qual é o pior cenário que poderia acontecer, a uma banda, apoiante de DRM e fortemente contra partilha peer-to-peer de ficheiros? Isso mesmo que estão a pensar, o seu álbum estar a ser distribuído por este meio e antes de ser lançado.
Foi o que aconteceu aos U2, ao ver o seu novo álbum "No Line on the Horizon" que está com data de lançamento prevista para 3 de Março, espalhado pelos sites de distribuição de ficheiros da especialidade, antes do tempo. Isto aconteceu devido a um lapso da editora da banda irlandesa, a UMG, que disponibilizou o álbum para venda num site de comércio electrónico de música que possui, antes do tempo. Porém, não se sabe ao certo, como o site deu acesso directo às faixas de música aos seus utilizadores, o que se sabe é que as faixas estão a circular por aí, com qualidade de CD, e livres de DRM.
A banda sempre fez questão de defender agressivamente os seus direitos, pela boca do seu manager Paul McGuiness, que já acusou serviços como YouTube, de construir indústrias multi-bilionárias, às custas dos conteúdos da banda, sem pagar por eles. Este mesmo senhor, já em múltiplas ocasiões se desdobrou em contactos com vários ISP's. de modo a que estes implementassem uma tecnologia à base de filtros, para que os seus utilizadores sejam impedidos de descarregar, cópias de músicas (algo que não é sequer ilegal, se as pessoas que tiverem comprado os CD's que descarregam), sendo claramente defensor de DRM.
Justiça poética, ou mero cenário de pirataria que já nos acostumámos a ver? Eu diria um pouco das duas, até porque estou à vontade de dizer isso porque, não sou nem de perto nem de longe apreciador dos U2.
Por um lado, é lamentável que haja uma cultura à base da promoção da pirataria em tudo, seja software, filmes ou musica. Tenho a certeza que a generalidade das pessoas se iriam admirar, do conteúdo gratuito e legal, com qualidade que existe por aí. Fora isso, quando queremos bastante algo que só existe a pagar, é justo que quem produziu esse bem, receba o fruto disso. Por outro lado, estas bandas e as suas produtoras, ainda não viram o que todos já vimos, DRM não é a solução para nada. Esta tecnologia só prejudica o utilizador que no final compra um álbum ou uma faixa, e nunca a possui totalmente, pois não pode usá-la em qualquer meio de reprodução que queira. Eu diria que até incentiva em alguns casos a pirataria, pois é natural que as pessoas que vêm a sua liberdade limitada por terem comprada conteúdos com DRM, recorram às redes de distribuição peer-to-peer, para encontrar o mesmo conteúdo livre desta tecnologia maligna.
Fonte: ArsTechnica
Este artigo tem mais de um ano
O feitiço virou-se contra o feiticeiro. 😀
confirma-se:
U2-No_Line_On_The_Horizon-Retail-2009-XXL
realmente ha mto mais vantagens e “sacar” as musicas, do que em compra-las. Enquanto for assim, ninguem terá mao na pirataria…
no que toca a mim, o sr. Bono pode ficar descansado, que não sou fã! E o que são menos uns trocos nos bolsos dos senhores, e da industria milionária que sao as produtoras? Tendo em conta as suas politicas de chulice, nao lhes faz mal nenhum levarem com estes cortes não programados de vez em quanto!…
enquanto o preço do filmes/musicas/jogos estiver ao preço que está, não é de admirar a quantidade de pirataria..
ultimamente tenho comprado CDs/DVDs no amazon.co.uk. A desvalorização da libra face ao euro permite agora comprar titulos recentes a quase metade do preço.
Que ninguém se preocupe com esta questão da pirataria. Os músicos irão sacar nos concertos ao vivo o que não ganham nas vendas. Os preços irão aumentar, aumentar… Quanto às editoras, porque razão tenho eu de pagar as promoções dos artistas de lixo que eles querem impingir à população. Porque razão tenho eu, que consumo sobretudo Heavy Metal, de andar a pagar a lavagem ao cérebro feita com a Britney Spears???
http://aospapeis.blogspot.com
Mas isto é uma brincadeira? Já não é a primeira vez que aparecem justificações deste género. “Ah, desculpem lá. Nós pusemos os ficheiros à disposição para download mas foi um eeeeeerrroooo, tá beeeeeem???? Foi um erro e já vamos tirar isso”.
A sério, esta gente que não goze. Querem é ruído à volta disto e conseguiram-no.
Sinceramente acho que não há outra solução para a pirataria sem ser a consciência de cada um.
De uma coisa não há dúvida: os DRM só dificultam a vida a quem compra as músicas legalmente.
@Luís Alves Pinto
Concordo planamente, tenho muitas dúvidas que tenha sido um erro e não uma manobra de marketing…
Também acho que enquanto as empresas quiserem sempre ter lucros milionários a pirataria vai crescer, pura simplesmente não seria melhor para um empresa de um jogo por exemplo, que vende o jogo a 50€ ou mais vendar o mesmo jogo a 15€ e vender três vezes mais ou algo do género…
Sou grande fã da banda. Já ouvi o album e acho que está espectacular.
No entanto, quando sair o Cd vou comprá-lo na mesma.
Hä aqui algumas imprecisões que merecem ser esclarecidas. O Paul McGuiness fez algumas declaracões mas sempre em nome individual e não em nome da banda. Aliás a banda, através de Bono, esclareceu públicamente que em alguns pontos não partilhava da opinião do seu manager…
Os U2 são conhecidos por proteger fortemente os seus direitos artisticos e de imagens, mas vários elementos da banda não só não são contra como aplaudem a troca/partilha de concertos da banda desde que este não tenha fins lucrativos.
eu já decidi a muitooooo tempo. nao compro cd’s.
Apoio sim as bandas, vou aos concertos, e nao me importo de pagar…
as editoras querem ganhar tudo..
Nunca mais me esqueço o que o dono da virgin disse uma vez: a maria carei teve um sucesso, comprei uma ilha, depois foi a jackson e construi metade da ilha… e no fim do dia, tinha o rabo assentado numa retrete de ouro…
enfim…
U2 – No Line On The Horizon-2009-GiELBEELEN, já cá canta desde 18/02…
Ainda bem que eu não sou fã de U2 (sim, é verdade que tem 1 ou 2 músicas aceitáveis, mas já lá vão muitos anos)…
A minha opinião pessoal é a seguinte.
– Relativamente aos DRMs sou peremptoriamente contra, por e simplesmente não existe nenhuma razão justificável para tal (já agora também sou contra a codificação regional dos DVDs)
– Relativamente à pirataria, legalmente sou contra, agora, moralmente já é outra história. Eu percebo que os autores do que quer que seja recebam pelo seu trabalho, a questão é, até que ponto o preço que pagamos por o trabalho deles é justo. Um exemplo específico, actualmente com a “massificação” do Blue-ray, o preço dos DVDs tem tido um tombo bastante significativo, ora eu como fã de muitos filmes, não me importo de pagar 5, 6, até 10 euros por um filmes em DVD, até porque na generalidade tem mais qualidade do que as versões que encontramos pela net, já pagar 29 ou 30 Euros faz-me um pouco mais de confusão, só mesmo se gostar imenso desse filme (ou lá o que for). O que levanta uma questão:
– Ora as empresas e as bandas (algumas) queixam-se de terem perdas avultadas de lucros por causa dos downloads. Pergunto, como é que eu perco algo que nunca foi meu, e já agora como é que eles fazem os cálculos. Será legítimo pensar que, se o indivíduo A fez download ilegal da música X, eu, como empresa, devo assumir que o tal indivíduo, uma vez retirada a hipótese do download ilegal, iria fazer a compra de tal música. É no mínimo suspeito.
Tanto quanto sei muitos dos que fazem download de material ilegal não o fazem por e simplesmente com o intuito de possuir uma obra, mas sim de avaliar se vale a pena, e não me venham dizer que é para isso que existem os pontos de escuta… OK.
Ao contrário do Rui, eu sou fã dos U2, mas mais dos tempos do “Acthung Baby”… duvido que este novo album seja algo desse género, mas pronto, esperar para ver… erm, “ouvir”.
É de facto curioso notar como os filmes em DVD baixaram dos 20-30 euros para os 2-5 euros (não são as novidades, claro). Só mostra as margens de lucro brutais que estavam a ter (duvido que os estejam a vender com prejuízo…)
As perdas brutais da indústria devem ser calculadas com base no preço máximo a que conseguiam enganar os clientes (20-30 euros) e não no custo real para a indústria. Para serem _perdas_ tem de haver custos maiores que os rendimentos.
Não estou a justificar a pirataria. Apenas a dizer que foi a indústria que matou a galinha dos ovos de ouro ao querer tirar os ovos todos ao mesmo tempo… Já ganharam muito… agora vivam de rendimentos e do preço justo!
Existem duas grande noções que todos deviam ter. Em primeiro lugar, as bandas recebem uma miséria pelos direitos de autos. Quem recebe o grosso da venda de cd’s, dvs’s e afins são as editoras.
Em segundo lugar, e tendo em conta a primeira premissa, o grosso do que as bandas ganham advêm de merchandising e dos concertos.
Por isso, quando vejo as bandas a defenderem o fim dos P2P e outros (para quem se recorda do fenómeno Napster e os Metallica), pergunto-me se os tostões que eles não vão ganhar com isso servem para marcar alguma posição importante.
Porque se toda a gente deixasse de ir aos seus concertos e de comprar o seu merchandising, aí sim teriam muito que se queixar.
PS: Sou grande fã dos U2, desde que me lembro de ser gente. Tenho os vinis (sim, vinil!) deles, cd’s, dvd’s, fui à estreia do filme deles (o Rattle & Hum), vi concertos deles. Perdoem-me se me apetecer sacar uma música ou outra…
já agora, alguém tem o print do CD ? é que só me falta mesmo essa imagem para “comprar” o CD … se alguém poder facultar esse ficheiro era óptimo!
obrigado pela colaboração!
É muito bem feito. DRM whores! Ganância do carago…
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Foi sem querer foi…
Ca para mim até foi a agência a meter o cd em tudo o que é site de torrents e emules…
Mega campanha de marketing… novo cd, publicidade gratuita a banda e ao cd… se o pessoal gostar, no dia 3 ta na loja a comprar… Curem-se… Andam a tapar o sol com a peneira xD
@Diogo Alves – Adorei essa teoria :D…Tem tão de malévola quanto de possível 😀
Epa as coisas nao saem po mercado dos torrents assim de qualquer maneira, como ja disseram, foi a propria empresa que pos la o o album, pois parece que nao quem quer comprar compra, nao o saca, eu e que nem sou fa da banda, por isso tanto me da, mas se eles fossem inteligentes baixavam o preço das coisas e que parece que nao mas o pessoal perfere ter o original que ter o gravado, se o preço fosse mais acessivel, era isso o que se passava, e que um cd custa 50 centimos, o resto e quase so lucro…
Não não Spulva-
Um CD custa-lhes uns 2, 3 cents se tanto. Incluindo o cd, a caixa e tudo.
Depois é só os custos de publicidade e transporte.
Tudo o resto é lucro. E claro a grande fatia é para as editoras.
Já não me lembro onde vi originalmente a chamada de atenção para este clip de 15 minutos mas este post está mesmo a pedir para o relembrar:
Michael Masnick (Editor/President & CEO, Techdirt Blog/Floor64)
presents
The Trent Reznor case study
https://www.youtube.com/watch?v=Njuo1puB1lg
15 minutos de uma apresentação que vale bem o tempo de a ver quanto mais não seja pela abertura de mentes que pode trazer a quem a quiser ver com “olhos de ver”…
N’joy! 😉
Nem sequer gosto de U2, mas dada a politica agressiva baseada nos DRM que eles tao fortemente apregoam, faço questao de sakar todo e qualquer album deles, distribuir por quem gosta e depois apaga-los.
Tenho dito.
Não tenho pena nenhuma!!!
E vocês também não tenham amigos!! 🙂
E não se deixem ir na conversa do tipo “Ah, depois as bandas acabam, elas só sobrevivem se vocês comprarem os álbuns”
Grande treta! Banda que é banda, adora actuar ao vivo, e se vierem visitar Portugal, desde que eu goste, estarei lá e pagarei um bilhete bem mais caro que um CD!!
As editoras são o pior mal da música, sem dúvida, são desonestos, só vêem na música um negócio. As bandas nem precisariam de vender cd’s! Bastava que os disponibilizassem e depois fizessem concertos que todos íamos assistir. Eu pelo menos ia. E acreditem, as bandas ganhariam para comer e para muito, muito mais!
Um álbum tão mau como este último dos U2 não merece que se gaste um único EURO com ele.
Em 11 faixas salva-se o single…
Já tá a sacar 🙂
http://alhoscombogalhos.blogspot.com/
“Por um lado, é lamentável que haja uma cultura à base da promoção da pirataria em tudo…”
Noção essa directamente apoiado na noção “preço justo” a que estão os cds, dvds, etc, etc…
Eu so queria mesmo era inflamar a discussao!
http://www.raymond.cc/blog/archives/2009/02/23/impressive-zemana-antilogger-proactive-protection-free-1-year-license/
Eu serei apoiante da pirataria e tudo o que seja livre até morrer.
: D
sou 1 criminoso ?
nao.
Apenas gosto de ajudar a “lixar” os chulos das industrias bilionarios, sejam elas kuais for.
será que com tanta conversa e ainda ninguém descarregou o álbum ? eu gostava mesmo da imagem do CD para eu ficar aqui com uma replica quase perfeita. colaborem é por uma boa causa!
http://www.mercuryrecords.co.uk/u2/myspace/artwork.jpg
des.vitormachado, knock yourself out.
@Cornolius tem la calma pah!
eu ainda sei googlar e essa imagem daria algum trabalho, e talvez, fosse impossível tirar a perspectiva para a ter em plano de topo. Com esse feitio ficas velho muito cedo páh! tens de ser mais relaxado, e aliás é Carnaval … onde habita o teu espírito festivo? ou também pertences ao Ministério da Justiça ? mas mais uma vez era mesmo “porreiro páh”, era a imagem, assim tipo 5* qualidade nice para eu imprir aqui no cd que já esta a espera vai pra mais de muitos dias.
Olha para mim com espírito festivo:
Vou comprar o álbum no dia 2 de Março, só para fazer “scan” às imagens e dar-tas.
Que tal, des.vitormachado?
@Cornolius
LOL
O Bono é o principal impulsionador do “Mickey Mouse Protection Act” que permitiu estender os direitos de autor por mais uns bons anos (estava-se no final do exclusivo Disney para as primeiras personagens). E de tal forma que se designa igualmente por Sonny Bono Copyright Term Extension Act.
http://en.wikipedia.org/wiki/Sonny_Bono_Copyright_Term_Extension_Act
Actualmente está a tentar o mesmo para os direitos de autor em Inglaterra.
Já quanto a este caso as últimas notícias apontam para fuga interna, ou seja, aproveitamento do marketing gratuito distribuindo o disco e assim se conseguiu tempo de antena. Publicidade barata, já que uns milhares de cópias não lhes custa nada!
A táctica já é antiga
http://torrentfreak.com/new-u2-album-tracks-leaked-after-bono-plays-stereo-too-loudly-080816/
“U2 manager Paul McGuinness, who wants file-sharers to be disconnected from the Internet, has something else to complain about today. Four songs from U2’s upcoming album ‘No Line On The Horizon’ have been leaked online after Bono played them too loudly on his stereo – and a fan recorded them.”
Só para rir mesmo!!
http://www.smh.com.au/news/technology/web/look-who-leaked-u2s-new-album/2009/02/20/1234633039937.html
eras um tipo mesmo “fixe” ! E já agora compras-me um bilhete para o possivel concerto deles cá ?! com tudo fico a espera da imagem então! muito obrigado
A verdade é que bandas vivem de shows e não de cds,quem se importa mesmo com os Cds são os gigantes da indústria fonográfica que não querem perder algums milhões,eles são milionários,têm vários carros e apartamentos,mas não é o suficiente para eles,sempre querem mais e mais…ao invés de querer comprar 10 casas enormes por anos podiam se contentar com “apenas” 8.
@alain
ps> errei um pouco no português 😛
alguns* ano*
Acho que já foram, tiveram seu auge mas não perderia nem meu tempo para o download. Uma aposentadoria ia bem…cuidar da Ong melhor seria.
Abraço
Iv@n
Ainda há pouco tempo dei 120 euros á Madonna
Prefiro pagar por um concerto do que andar a dar dinheiro aos porcos gulosos
das editoras que nada fazem
@Nuno:
Não foi à Madonna que os deste… Lol
acedam a http://www.thepiratebay.com e vejam o cartoon que eles têm na pagina inicial! acho que diz tudo sobre a pirataria e as suas supostas consequencias que acabam por nunca se observar!!!
ed2k://|file|U2-No_Line_On_The_Horizon-2009.rar|74594643|972C18AAB7DE1316D425264D5FF89AD7|h=W2Z2ECU7QQ4DRKWZYA2LQJRZ5UVRAOXI|/|sources,81.84.42.197:43712|/
deixem nos andar
@Nuno
120 euros por um bilhete para o concerto da Madonna?
Isso não é gostar de fazer´música porque simplesmente se “gosta”, isso é usar a música como um verdadeiro negócio, o que é muito triste…
120 euros?!? WTF!!!!
Eu já ouvi o CD, e está muito bom. O Get On Your Boots apenas foi para assustar um bocadinho.
Claro que, como grande fã que sou da banda, vou comprar o CD. Nesta edição: http://is.gd/kCTH
Mas agora, lá que dá vontade de fazer downloads ilegais só porque os DRMs existem, dá. Felizmente a Apple já não vai colocar DRMs nas músicas do iTunes.
Eu acho que DRM é algo essencial nos dias de hoje mas é algo que se for abusado quem paga é sempre o consumidor final.
DRM em musicas é uma porcaria, normalmente as pessoas compram os cd’s mas gostam de ter uma copia de segurança ou mesmo usa-las no mp3 por isso só prejudica quem compra.
Em programas e Jogos já é diferente mas acho que nada como uma key e muito conteúdo multiplayer para motivar o pessoal a comprar =)
Aqui no Brasil os músicos já acordaram e estão vivendo de apresentações ao vivo, e o preço destas também acordou para a realidade, nos anos 90 vi Deep Purple por algo próximo a U$ 10,00 na pista, agora o show desse ano aqui não sai por menos de U$ 108,00 na pista e na mesma casa de espetáculos!
É uma nova era! E as gravadoras tem que se adaptar ou irão desaparecer.
Uma cantora muito popular aqui acabou de recusar um contrato com a Warner porque eles queriam participação com os lucros de seus shows. É o desespero das gravadoras…
Em tempo, DRM já foi quebrado à muito por crackers!
Depois de ter ouvido a noticia á uns dias, e só para ver a M*r*d* de musica que este sr. faz ( dsculpem os fãs ) em poucos min. saquei o album e o Video clip, ouvi e já bazou , nem vontade deu para ir comprar o CD, o turra que fique com a musica
PorquinhoBranco: curioso que o seu webmaster impeça o download desse mesmo cartoon, que nem sequer tem os direitos limitados.
Não vale a penas andar a apregoar liberdade de utilização dos materiais quando o próprio site foi construído de uma forma que impossibilita a utilização desses materiais. Até pode ser falta de capacidade de produção, mas revela que primeiro devemos olhar para nós próprios
Mas como tudo se consegue aqui fica o cartoon com a mensagem das empresas de entretenimento (pelo menos enquanto não for actualizado):
http://static.thepiratebay.org/doodles/cartoonish.gif
E é sempre de visitar o site do DYLAN HORROCKS, autor do cartoon:
http://www.hicksville.co.nz/all%20about%20dylan.htm
Não sei se sabem mas os responsáveis do Piratebay estão a ser julgados na Suécia, à cerca de uma semana, por violação dos direitos de autor.
Como diz o Ministro da Educação da Noruega (tradução do Google para inglês, porque para português fica um arrazoado incompreensível), no seu blogue (é verdade, tem um blogue) o julgamento está a levantar ondas.
Tal como ele, penso que: “Não há futuro em combater a disponibilização da música através da internet”. Mas podem encontra-se formas de compensar os produtores … como a receita da publicidade em sites de P2P.
bem feita >_>
@Cornolius
então meu caro, já adquiriste o álbum dos U2 para me facultares a imagem do CD para eu imprimir ?
obrigado pela tua dedicação! ehehe