Novidades na Rede académica paneuropeia GÉANT
Acordo firmado entre FCCN e GÉANT permite melhorar os serviços de comunicação entre as comunidades científicas e operar uma redução de custos neste serviço
A FCCN e o consórcio GÉANT fecharam recentemente um memorando de entendimento que visa permitir uma melhoria considerável na ligação dentro da rede académica paneuropeia GÉANT, entre Lisboa e Madrid, utilizando para isso a partilha de recursos da infraestrutura de fibra óptica instalada nas redes académicas de Portugal e Espanha, criando uma ligação ótica transfronteiriça.
A rede GÉANT, cuja gestão é da responsabilidade da DANTE, é uma rede avançada de comunicações utilizada diariamente por investigadores, cientistas e académicos de todo o continente europeu. Até à data deste acordo, o projeto GÉANT contratava este circuito, com 10 Gigabits por segundo (Gbps) de capacidade, a um operador privado.
Desde o início de setembro que este serviço é usado para interligar Lisboa e Madrid, criando assim uma ligação mais direta e uma notável melhoria do serviço. Por um lado, reduzem-se gastos, uma vez que este circuito irá substituir o que a DANTE estaria a pagar a um provedor privado, entre os mesmos dois pontos. Por outro lado, daqui para a frente, passará a ser mais simples e económico aumentar a capacidade desta ligação sempre que as exigências da comunidade científica para a velocidade do intercâmbio de dados assim o justifiquem.
Para esta ligação ser efetiva, foi igualmente celebrado um acordo de colaboração entre a GÉANT e a rede de comunicações científica espanhola RedIRIS, cuja gestão é responsabilidade da Red.es. A RedIRIS e a FCCN formam atualmente um anel ibérico através da partilha das respetivas infraestruturas de fibra ótica. Neste novo modelo, a rede GÉANT irá assim beneficiar de um circuito baseado na interligação de infraestruturas da FCCN (Lisboa-Badajoz) e da RedIRIS (Badajoz – Madrid).
Sobre a FCCN
A FCCN é uma instituição privada sem fins lucrativos designada de utilidade pública que iniciou a sua actividade em Janeiro de 1987.
A FCCN tem contribuído para a expansão da Internet em Portugal com o apoio das Universidades e de diversas instituições de I&D nacionais. A sua principal actividade é o planeamento, gestão e operação da Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade(RCTS), uma rede de alto desempenho para instituições com maiores requisitos de comunicações, constituindo-se assim uma plataforma de experimentação para aplicações e serviços avançados de comunicações.
A FCCN presta serviços orientados preferencialmente à sua comunidade e está envolvida em projectos nacionais e internacionais na sua área de actividade.
Sobre a DANTE
A DANTE (Delivery of Advanced Network Technology to Europe) é uma organização europeia que tem como projeto principal a gestão da rede conhecida como GÉANT. Foi originalmente fundada em 1993 para coordenar a GÉANT – rede paneuropeia de investigação e educação, em colaboração com as NRENs (National Research and Education Networks) europeias. As redes de alta velocidade operadas por cada NREN conectam os países uns aos outros e estes ao resto do mundo, permitindo que cientistas, académicos, investigadores e estudantes comuniquem e colaborem, independentemente da sua localização.
Este artigo tem mais de um ano