PplWare Mobile

Nokia revela detalhes de Smartphone com WP7

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Flávio Castro says:

    Vamos a ver o que irá sair daqui.
    Experiência não falta á Nokia, mas será que está preparada para esta actualização?
    e os preço irão aumentar desmesuradamente ou será que se manterão?

    So esperando e vendo não é verdade…

  2. Guilherme de Sousa says:

    O design por acaso esta bastante interessante.. gosto imenso do preto.
    Só é pena ter abandonado o meego, na minha opinião foi o pior erro que podiam ter cometido.. esse nokia com meego era um mimo!

    cumps

  3. Sergio says:

    mas a Nokia não disse hoje que foi por uma questão de dinheiro. Que a Microsoft pagou e pagou bem?
    É que desta forma o WP7 não está condenado e ganha de forma imediata uma quota grande, podendo depois vir outros por arrasto. Além disso há todos os serviços e produtos que a Microsoft disponibilizará e ganhará bem com isso

  4. wtigre7 says:

    se lança um celular como nokia n8 misturado com motorola atrix ai sim vai se um nova era

  5. Hugo says:

    Óptima noticia, pessoalmente, não gosto da Andróide e a Sybian não era suficiente para usar em smartphones. Mas com a Nokia sempre foi para mim na minha experiência, a melhor, acho esta aliança uma bomba atómica para as guerras tanto de marcas de telemóveis com de software. Ansioso para ver um.

  6. Eu mesmo says:

    as acções da Nokia cairam 14% no dia do anuncio, e numa entrevista q li recentemente perguntaram ao Elop se ele era um “trojan” da microsft

  7. cris. says:

    Se for cm na imagem, quero o preto ! Agr resta saber o preço !

  8. SamC says:

    Quase todas as empresas tecnológicas caíram bastante nos dias 10/11.
    É natural, o WP7 ainda não deu provas de se tornar um futuro sucesso. Apostar nele é mesmo como o nome indica “uma aposta” já que não se consegue saber se terá futuro.

    As acções da Nokia continuam a descer porque finalmente se tornou mais que público a instabilidade na empresa e os resultados do trimestre também já foram apresentados sem notícias positivas. Caso contrário, até acho que o mercado iria responder de forma diferente, ora vejam:
    injecção de muito capital por parte de Microsoft – li que foram muitos milhões que a Microsoft investiu na Nokia)
    lay offs na empresa (num número que tende a ser elevado)
    custos possivelmente menores (li também que o OS vai ficar à nokia a um custo muito reduzido, a isto inclui-se diminuição dos custos no desenvolvimento de uma plataforma própria e custos de posterior suporte técnico)

    O que me surpreende é a data de lançamento dos primeiros modelos (talvez a prepararem-se já para o Natal de 2011), a Microsoft vai ter de trabalhar bem rápido no desenvolvimento do WP7 para apresentar um produto que corresponda ao nível de satisfação que os utilizadores têm com o Symbian. Por isso é natural que até lá vejamos muitas noticias sobre este tema aqui no PPLWARE.

    • lumitoro says:

      Plataforma própria?!?!?! Da última vez que vi a situação do Meego, a Linux Fundation ainda era a plataforma deste SO que é Open-Source e haviam muitas empresas empenhadas no desenvolvimento do mesmo, incluindo a Intel e a BMW. Então eles não estavam a criar nenhum sistema próprio, ou será que me enganaram?! Vou mesmo ter que pesquisar de novo, que massada, devo ser mesmo estúpido para confundir uma coisa destas.

  9. The STK says:

    Só acho que vão demorar muito a lançar. Por essa altura já vão andar outras novidades no mercado.
    E depois é provável que apareça o iPhone nano, prevejo coisas interessantes no agitado mundo dos smartphones…

  10. TheSmartOne says:

    Incrível… há uns dias atrás os users de fóruns estavam quase a querer crucificar a Nokia por ter mudado para o WP7, agora tanto faz a língua, país, fórum, etc, toda a gente quer o Nokia Preto… Enfim…

    Experiência, inteligência, design, coragem, diversidade, evolução, inovação, são tudo coisas que a Nokia e a Microsoft nos darão nos próximos tempos…

    As 3 hipóteses que existiam já eu falava nelas há muito… para que ser mais uma marca vulgar a ter o Android, se durante anos a Nokia foi praticamente a única a ser diferente? (mantendo o seu característico symbian, sem nunca falir) Das 3 Hipóteses, continuar a desenvolver algo que só tem funcionalidades em tablets, era afundar-se… ter Android tornava-se vulgar… e que tal abrir horizontes, e formar uma aliança com um poderoso que precisa de ajuda?

    Nunca ocorreu a ninguém que numa parceria há troca/partilha de tecnologias? Já pensaram que pode vir a acontecer, existir um telefone Nokia com controlo Kinect?

    No dia seguinte à confirmação da Noticia houve logo quem ficasse com o MeeGo. Já estão planeados tablets, e até notebooks com MeeGo, por parte de outras empresas!

    Pensem Grande, no Futuro, não tenham medo, se o WP7 não tem aplicações é por nossa causa, users, que não trabalhamos para elas como trabalhamos para Android ou iOS… A Microsoft só lhe falta vir a nossa casa instalar-nos o software no PC… Eles oferecem o Visual Basic, o Silverlight, dão palestras, fazem concursos, só falta haver coragem e meter os pés ao trabalho…

    O sucesso de uma empresa, é sempre, sempre, o seu cliente, e aquilo que ele quer ou faz…

    • TelmoB says:

      Gostei do teu comentário, falaste nos pontos mais importantes a meu ver.

      Sendo que concordo com a tua opinião e apesar de poder ser uma aposta de risco era necessário apostar, porque mais cedo ou mais tarde o Symbian ia perder todo o mercado e depois tinham que ir gastar dinheiro nele para uma mudança profunda. O MeeGo era uma boa aposta mas não para substituir o Symbian, mas para tablets como falaste e primeiro a Nokia tem que ganhar novamente o mercado dos smartphones e só depois apostar nos tablets, contudo a Nokia pode sempre lançar um tablet com MeeGo e também um smartphone para ver no que dá e eu também gostava de ver como ficava, podia era ter sido o N8 😀 .. já fizeram isso com o N900/Maemo.. e até iria ter mais suporte poque como tu disseste há empresas a “adoptar” o SO..

      Realmente eles oferecem tudo para nós termos a possibilidade de desenvolver para a plantaforma, sendo eu estudante do ISEC, não de infomática, mas sei que já houve palestras e formação para quem queria aprender a desenvolver. E o Android vai bem porque o pessoal gosta de java e vai lançando aplicações.

      O iOS é minimalista como o WP7, agora se o WP7 tiver mais apostas nas aplicações, fica sem dúvida no mesmo patamar.

      • TheSmartOne says:

        E por falar em minimalista repara-se, o que tem o iOS de melhor em relação ao Android? É pura e simplesmente o design das aplicações…

        O Android é muito bom, sim senhor, mas aquelas aplicações deixam muito a desejar a nível gráfico…

        Podem-se apontar muitas facas à Apple, mas a sua exigencia leva à excelencia… e eu acredito nas potencialidades do WP7, não sou fan, mas quando ninguem acreditava no Android há uns anos atrás, eu acreditava…

        É preciso investir, acreditar, mudar mentalidades, não é só dizer “Fizeram mal” ou “Que desgraça” é preciso meter os pés ao caminho e fazer as coisas acontecer, e isso é o cliente que tem de fazer…

        Nokia e Microsoft tem tudo (tecnologia e design), o melhor de 2 mundos (Android e Apple)… só falta trabalhar…

    • Não tem aplicações?

      a loja já conta com 7500 aplicações, o que é um crescimento mais rápido do que o Android nos primeiros meses.

      É uma questão de tempo…o SDK é bom mas é preciso que hajam clientes. É normal os programadores não apostarem tanto nesta plataforma. mas com esta noticia, talvez algumas coisas mudem! 😉

      • TheSmartOne says:

        Eu dizer “não tem aplicações” é apenas em resposta ao que muitos users usam como arma para apontar ao WP7, de todo que não acho que não tenha aplicações…

        O Mercado está a crescer a um excelente ritmo, e assim afirma-se como uma promessa… digo isto apenas algumas pessoas pensarem que tudo o que é bom nasce já feito…

        Quanto ao video, era o que eu afirmava, deixem a Nokia começar a usar o banco de recursos da Microsoft, e de seguida vão ver o que é tecnologia de ponta, robusta…

    • Peço desculpa pelo double post.

      Mas fui procurar pelo kinect e fica aqui um video para que vejas que isso nao foi esquecido.

      https://www.youtube.com/watch?v=2mktWd0-WGs

      Já agora multitasking: ( a partir de 1 min e pico)
      https://www.youtube.com/watch?v=qUO51jMGiNA

    • Scheldon says:

      Verdade, mas fazer oque, natureza humana+mercado é complicado, o jeito é ver o que sai desse mato

  11. aver says:

    Vale a pena ler o que escreveu Daniel Kihlberg, Director do Qt “ecosistema” no seu blogue. Não há dúvida que a Nokia escolheu o WP7 como primeira plataforma para smartphones. Isso significa desinvestir no Symbian e no MeeGo, com o consequente despedimento de bastante gente que trabalhava nestas plataformas. Mas, como ele diz, há 200 milhões de utilizadores de Symbians e mais 150 milhõs dos equipamentos que se vão vender nos próximos anos e mantém-se o compromisso de lançar um equipamento MeeGo em 2011.
    Embora a um nível mais baixo a Nokia vai continuar com o Symbian e o MeeGo.
    http://blog.qt.nokia.com/2011/02/12/nokia-new-strategic-direction-what-is-the-future-for-qt/

    P.S. Usar o Qt para o WP7 é que parece não ser possível. Pressupunha que se fizesse um fork no WP7, o que é uma coisa que ninguém quer.

  12. Sammboga says:

    Tenho algumas duvidas do que por ai vem. A aposta no Meego seria quanto a mim o melhor. Numa fase mais avançada do WMP7 talvez fizesse sentido. Eu gosto muito dos telefones da Nokia mas parece que vou deixar de comprar uma vez que não gosto do Windows nos telefones. Nesse aspecto acho que a Nokia vai perder. Continuem a apostar bem forte no Symbian. Talvez necessitem de programadores mais ambiciosos e designers com sentido de inovação diferente. Não se deixem levar pelo WMP7. O Windows 7 esta um SO bastante bom e aceitável mas nos telefones eles estão ainda atrasados.

  13. johnito says:

    Eu acho que vai ser um sucesso, esta união entre a nokia e a Microsoft, pelo menos aqui na Europa. A nokia, como marca de telemóveis, já tem créditos firmados, a Microsoft, apesar de tudo, tem o sistema operativo mais vendido aqui na Europa (se calhar em todo mundo). Ou seja temos a melhor marca europeia de telemóveis junto com a marca do SO mais popular.
    O da compatibilidades das mesmas vai ditar a longevidade da união, na minha opinião.

  14. johnito says:

    Eu acho que vai ser um sucesso, esta união entre a nokia e a Microsoft, pelo menos aqui na Europa. A nokia, como marca de telemóveis, já tem créditos firmados, a Microsoft, apesar de tudo, tem o sistema operativo mais vendido aqui na Europa (se calhar em todo mundo). Ou seja temos a melhor marca europeia de telemóveis junto com a marca do SO mais popular.
    A compatibilidades das mesmas vai ditar a longevidade da união, na minha opinião.

  15. pfbatista says:

    Já tinha visto estes “protótipos” há uns dias. Embora não acredite nestes, porque são esboços para apimentar, acredito noutros que virão. Nokia com SO Microsoft parece-me uma grande aposta.

    A perceria perimite a partilha de Know-how entre as duas gigantes… e isso é muito bom, principalmente para o utilizador e para a sua concorrencia… que vai ter de pedalar muito para fazer face e até tentar superar a suposta qualidade do produto final da “Nokiosoft” ou “Microkia” 😛

    Vamos aguardar e esperar pelos primeiros produtos…

  16. Marcos Santos says:

    ” A mpresa tinha três alternativas.” existe um erro.

    Venham eles, é só o que digo 😉

  17. Alexandra says:

    Quando penso Nokia a primeira coisa que me vem à cabeça são telemóveis robustos, de qualidade e bastante estáveis. O mesmo não acontece quando penso em Microsoft, mas como nunca tive a oportunidade de testar o WP7, não vou julgar. No entanto basta-me conhecer a experiência da Nokia em fazer telemoveis completamente adaptados ao software e acho que não nos vão deixar mal. A ver vamos.

    • pfbatista says:

      Alexandra,

      Nesta parceria, o único problema é exactamente esse, a ideia preconcebida relativamente à Microsoft… os erros do passado ficaram na memória e independentemente do presente, continua-se a olhar para ela como se continuem a produzir maus produtos… Para os conhecedores da matéria sabe-se que isso é completamente errado.

      Nokia = “construtores” de bons e robustos telemóveis
      Microsoft = Fazem bom Software que consegue aproveitar ao máximo o hardware…

      Certamente que vamos ter aqui bons produtos.

  18. Joao Reis says:

    Gosto da forma e look destes smartphones.
    Nokia é sinonimo de qualidade, os telemoveis duram imenso tempo e com o dinheiro que receberam da MS, vão fazer um produto de valor acrescentado. Não tenho dúvidas.

    Cumpts

  19. nsa says:

    Lá vou eu deixar a nokia…

  20. phixie says:

    Não sou fã na Nokia nem da microsoft mas reconheço a valor de ambas.
    A base de utilizadores da Nokia vai, com certeza, manter-se fiel à marca pelo que o WP7 vai ter sucesso.

    No meio de tudo isto só lamento pelo quase abandono de projectos como o Maemo, Meego, LiMo… o Android foi o único *nix a ter sucesso no campo dos smartphonese e se tivesse concorrência directa decerto que faria com que a Google se “esmerasse” no desenvolvimento do Android em vez de ir desenvolvendo ao “bochecho” e lançando major updates que vêm colmatar lacunas que deviam ter sido tratadas de início…

  21. Scheldon says:

    Bem sintetizando os comentários dos colegas e do Sr elop, só posso deduzir que ou esse vai ser o negocio do ano, ou vai ser o fracasso da década, sem chance para meio termo(eu torço pelo sucesso, adoraria um “Nokia zune”).

    P.s: porque “mil milhões de euros” ao invés de um bilhão?

  22. Carlos says:

    Nota: O Sr. Elop NUNCA disse Windows Phone Seven. Ele só disse, SEMPRE, Windows Phone.

    Por outro lado o WP8 deve sair lá para o fim do ano, o que está completamente de acordo o lançamento da Nokia…

    Já agora, lá para meio do ano deve sair o 7.5 ou 7.1 ou sabe-se lá que nome vai ter.

  23. Trimegisto says:

    Este é apenas mais um capítulo na batalha entre a Microsoft e a Google pela supremacia mundial dos diversos das marcados das TI/telecomunicações.

    Durante vários anos tive telefones Nokia e é bem verdade que são umas máquinas robustas e funcionais. Há cerca de três anos mudei para o binómio HTC/Windows Mobile e não me desuludi; a robustez é idêntica e a possibilidade de instalar milhentas aplicações levou-me a aderir a esta plataforma de forma incondicional.

    Há 3 meses comprei um HTC HD7 e confesso que estou desiludido… o SO, apesar de promissor, tem muitas lacunas e deixa mesmo muito a desejar, especialmente para os power users, como eu 🙂

    Espero que esta parceria empurre a MS para uma actualização brutal do WP7 caso contrário a Nokia irá afundar-se, neste momento o WP7 não está à altura da concorrência.

    Aguardo com ansiedade pelos desenvolvimentos desta parceria que promete dar muitos e bosn frutos no futuro.

    • Posso perguntar que lacunas são essas?

      O que é que o OS não faz que gostavas…

    • Joaquim Oliveira says:

      Também gostava de saber que falhas são essas, tudo o que o meu LG Maximo 7 faz, faz muito bem.. Claro que o que esta para vir copy paste e multitasking faz falta mas também tenho a certeza que vêm muito bem implementado e ainda melhor que a concorrência..

      Cheira-me é que és daqueles que nunca mexeu num WP7 e só vem aqui criticar pq ouvis-te dizer que era mau!!

      Desafio a quem diz mal de experimentar por uns dias e dps vir aqui dizer mal.. E nota que ñ estou a dizer que é prefeito mas que funciona muito bem lá isso funciona..

      • Trimegisto says:

        Acho de mau gosto que façs um comentário assumindo que eu estou a mentir!

        Se escrevi que tenho um HTC HD7 é porque tenho!

        Lacunas? Falta o tethering, copy/paste, multitasking, ligação aos Exchange empresariais, obrigatoriedade de sincronismo via Zune, impossibilidade de aceder directamente ao cartão SD, falta de acesso ao marketplace em Portugal, impossibilidade de comprar aplicações…

        É claro que algumas destas situações podem ser “marteladas” mas a verdade é que eu queria estas funcionalidades de raiz!

        Eu expliquei-me bem, o sistema é promissor mas tem lacunas!

        Tu é que só o deves ter visto em revistas…

        • O market pode ser contornado é verdade, mas compreendo muitas vezes fartamo-nos de ter sempre se usar truques para que as coisas funcionem!

          Quanto ao resto, o copy/paste e o multitasking está mesmo para chegar é uma questão de esperar.

          É um SO recente, e muitas das falhas inicias estão a ser corrigidas! É só ter um pouco de paciência 😉

  24. Vasco Silva says:

    É se salientar que a Nokia vai poder alterar o WP7

    • aver says:

      Depende do que se entenda por alterar. “Fork” (divisão em dois ramos separados) não vai haver. Houve dois “forks” no Android que deram origem a dois ramos chineses, de tal maneira que as app escritas para Android já não dão para eles. Também é suposto que quando for lançado o WP7,5, o WP8,0 etc., dê para todos os smartphones dos vários fabricantes desde que preencham os requisitos de hardware.

      A partir daqui só se sabe a Micrsoft exige requisitos mínimos de hardware e que os três botões básicos (penso que são return, menu e procurar) estejam no mesmo sítio (no Android nem essa uniformização há).

      Agora, é bastante provável que com este acordo a Nokia fique em melhores condições para apresentar os melhores smartphones com Windows Phone … o que também é capaz de empurrar os restantes fabricantes ainda mais para o Android.

  25. Nuno Paiva says:

    Acho que foi o melhor que fez. Aliar-se ao Android ainda bem que não o fez pois só iria-mos perder, por falta de concorrência. Se continuasse com o symbiam, na minha opinião em dois anos deixava-se de ouvir falar em Nokia…

  26. Ricardo Correia says:

    Para a mim o que nokia fez com os desenvolvedores só têm um nome Traição!!!!
    Quer dizer tanta porcaria com o QT,QT isto ,QT aquilo e agora de repente epá agora vamos meter WP7 nos nossos smartphones!!!!
    Porra comprei a licença para poder distribuir apps na Ovi store e etc para nada,comprei um nokia n8 para poder desenvolver QT no Symbian^3 para nada no final de contas fiquem agarrado…
    Desculpa lá nokia mas desta vez erraste e bem.

    • a Friend® says:

      A Nokia não traiu.. pelo contrario, so tinha a ganhar com isso.

      Mas estão tão atrasados e tão “afundados” que tiveram que arriscar na parceria, e foi sem duvida a melhor coisa a fazer nesta altura do campeonato..

      Mas não percam a fé.. a Nokia nunca irá arrumar o MeeGo e Symbian numa gaveta e esquece-lo… vai desenvolve-los (e até mesmo lança-los, apenas como modelos secundários) e quanto estiver num estado de maturidade elevado puxa-o cá para fora como sistema principal…

      É uma estatégia.. não percam a fé. Percebam apenas que foi a melhor atitude para salvar a empresa que estava em queda a pique e segundo se disse da ultima convenção dos “tablets” .. o Meego era o que estava pior.. teve mesmo avaliações muito más…

  27. EacHTimE says:

    A Microsoft fica com os mapas e ovi store e a Nokia ainda lhes tem que pagar por cima para ter o windows. Esta microsoft foi bem esperta.

    Vai sugar por completo a Nokia e ainda lhes pagam por isso..

  28. eWandscheer says:

    Com certeza essa parceria com a microsoft não foi muito bem recebida. Todos sabemos que o WP7 é um código super fechado, diferente do symbian. A Microsoft odeia QT, por ser código aberto. Tenho quase certeza que ela quer matar o Symbian e o projeto do Meego.

    Não gosto nenhum pouco do WP7. Espero que a nokia não abandone o Symbian e nem o Meego. Associar-se com a M$ foi a declaração de falência da nokia.

    A M$ também aderiu contrato com a nokia, por ela ser líder mundial, e o WP7 foi um fracasso. A M$ quer atingir alguns países subdesenvolvidos como o Brasil que é um dos países subdesenvolvidos que mais tem Smartphones Nokia rodando Symbian. e é o maior montador entre os subdesenvolvidos.

    (Nokia N8 é fabricado no Brasil e não montado)

  29. eWandscheer says:

    Só isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.