Nokia Asha 210: primeiro telefone com botão WhatsApp
A moda dos telefones dedicados ao social parece estar a surgir a passos largos. Exemplo disso mesmo é lançamento do novo Nokia Asha 210 que vem oferecer uma forma inteligente de comunicar socialmente. Como? com um teclado de orientação QWERTY, Wi-Fi e um botão dedicado do WhatsApp, conversas online nunca foram tão rápidas como promete a marca finlandesa.
Sem dúvida que não é algo passageiro, pois a Nokia apresentou um telefone com um design diferente e as mais variadas e ousadas cores: amarelo, azul cian, preto, magenta e branco.
Caracterizado por um teclado de qualidade, este desde logo será uma grande mais-valia para aqueles e aquelas mais viciados na escrita de texto. Mas nem só do WhatsApp vive este Asha 210. Com ele fazem-se acompanhar sem cerimónias outras ferramentas socialite como o Facebook, Twitter e o «velhinho» email para que nunca nos afastemos daquilo que gostamos mais: o social.
Um standart de qualquer smartphone que se preze é o facto de podermos capturar e partilhar grandes fotografias através de uma (pobre) câmera de 2 megapixels na parte traseira e que pode ser activada através de um botão dedicado na parte da frente. A vantagem é que esse botão dedicado funciona mesmo quando o telefone está bloqueado, de forma a nunca perdermos uma foto.
Contudo, a câmera traz consigo software de imagem inteligente que apresenta os mais recentes efeitos, como podem ser recursos de auto-retrato que com a voz podemos orientar para que zona queremos fixar o nosso rosto na câmera. A edição de fotos é um factor importante que pode ser feito directamente na aplicação da câmera para depois partilhar tudo, seja nas redes sociais seja via tecnologia Nokia Slam que nos permite a partilha via Bluetooth sem necessidade de emparelhar os dispositivos.
Outra grande vantagem deste Nokia Asha 210 passa pela experiência de navegação e custos associados. Nas zonas em que fiquemos sem WiFi e tenhamos de recorrer à ligação de dados paga, o telephone inclui consigo o navegador Nokia Xpress Browser que com tecnologia própria baseada na nuvem pode reduzir o consumo de dados até 90 por cento. Existe ainda a aplicação Nokia Nearby que nos ajuda a descobrir as atracções locais, restaurantes e outros pontos de interesse.
Este telephone apresenta-se em duas versões: simples e Dual-SIM. Esta última, o Dual-SIM, traz consigo a tecnologia Easy-Swap que permite mudar de cartão SIM em movimento sem a necessidade de desligar o telefone para mudar o cartão SIM na slot na lateral.
Já nas questões da bateria, segundo as informações do fabricante, a Nokia não deixou nada ao acaso. Sabendo que este pode ser um telefone de muita utilização e consumo em barda de bateria, o Asha 210 oferece uma autonomia de bateria impressionante com uns fantásticos 46 dias em standby (até) com o modelo SIM único, e até 24 dias com o Dual SIM.
Por fim, o mais importante de tudo: preço e disponibilidade. Apesar de ainda não existir nada em concreto, a marca aponta para 72 dólares americanos e lançamento ao mercado no segundo trimestre de 2013.
Vídeo promocional:
Sistema: GSM / EDGE 900/1800 (Single e Dual SIM), 850/1900 (apenas Único SIM) Interface do Utilizador: Series 40 Dimensões: 111,5 x 60 x 11,8 milímetros Peso: 97,3 g Display: 2,4 polegadas QVGA (320 × 240), até 65 mil cores Memória: até 64 MB, suporte para até 32GB cartão microSD Conectividade: WiFi, EGPRS multislot classe 32, Bluetooth 2.1 com EDR; MicroUSB
Este artigo tem mais de um ano
Vejo que o autor do texto incluiu entre parêntesis a palavra “pobre” para se referir aos mpx.
Primeiro, mais mpx não quer necessariamente dizer melhor câmara.
Segundo, o que mais se poderia esperar de um telemóvel básico com S40 que é igualzinho ao meu Nokia 206 (menos na câmara que é de 1,3 mpx e não é Qwerty). Sabem quanto é que custou o meu? 59,90€
Eu tb gostava de ter 5 mpx no meu Nokia 206, com umas lentes Carl-Zeiss de ótima qualidade.
Tens razão no teu segundo paragrafo, mas a nokia está farta de enganar os clientes, mesmo que fosse um asha com 8Mpx comportaria-se como um 3.2Mpx…
A melhor caracteristica que vi neste terminal foi o dual sim juntamente com o teclado qwerty, de resto não precisava de mais nada porque o telemovel nao dá para muito mais…
—
O pplware irá fazer um review ao Galaxy S duos? (eu sei que já tem uns meses, mas é dos melhores DualSim que vi até agora, apesar do desempenho e autonomia ser medianos)
Sabes porque é que a Samsung retirou os S Duos no mercado?
Passo a explicar, numa unica simples frase…
Não é Always On (como no site diz e publicidade enganosa por parte da Samsung) para dois cartões activos…faz reencaminhamento de chamadas…e faz tudo que não seja dois SIM’s activos….
A Nokia neste momento está em bom agrado…este telemóvel apesar de simples…chamou-me atenção pelas curvas e pelo design…está de parabéns 🙂
lol…mas 72 dolares americanos, ronda esses valores em euros…o target do mercado é o mesmo…agora deve ser mais caro a versão Dual-Sim…penso eu…
cumps
Prefiro o meu Xiaomi M1s x)
Pois, mas smartphones Android com sepcs respeitáveis não se deviam comparar a telemóveis básicos da Nokia com S.O. S40.
Cada “macaco no seu galho”.
Em termos de comunicação esmeram se, parabéns nokia.