Neuralink: Elon Musk quer “ligar” o cérebro ao PC
Elon Musk, fundador da SpaceX e Tesla, criou uma nova empresa à qual deu o nome de Neuralink.
De acordo com algumas fontes, a ideia é criar tecnologia que permita criar laços neurais, permitindo assim ligar o cérebro humano às máquinas.
Com apenas 45 anos, Elon Musk é o "pai" dos muitos modelos da Tesla e um visionário dos tempos modernos. Segundo o The Wall Street Journal.
Elon Musk criou uma nova empresa que atuará na área da “investigação médica”.
Apesar de ainda não haver muita informação, sabe-se que o objetivo poderá passar pela criação de tecnologia para que permita ao cérebro humano ter também uma componente de inteligência artificial.
Esta empresa foi registada no ano passado, mas só agora estão a ser contratados investigadores e alguns especialistas no campo neurológico.
Alguns rumores referem que as soluções desta empresa poderão ajudar pessoas com doenças como Parkinson, Alzheimer, Epilepsia, etc.
Este artigo tem mais de um ano
Apesar de não serem muito conhecidos, a Darpa, tem projeto a decorrer nesse campo, julgo que, aprovados no contexto da Iniciativa do ex-presidente Barack Obama, a que deram o nome de década do cérebro. Nela propõem-se a encontrar a cura, em 10 anos, para a maioria das doenças mentais actualmente incuráveis. Do ponto de vista militar, a alternativa a futuras armas autónomas, serão as armas controladas directamente pelo cérebro, também ele melhorado pela ligação a computadores.
Parece ficção cientifica, mas se pensar-mos que já se conseguiu devolver a visão e a audição a crianças, através de implantes que se ligavam ao cerebro, podemos perceber que não se está a começar do zero.
Quando é que as pessoas não percebem que a vida humana não é um algoritmo nem matemático?
Neurónios funcionam de uma maneira totalmente diferente de um circuito.
Leiam o livro love and math de edward frenkel e percebam porquê é que a IA nunca na vida irá alcançar o poder humano.
Essa frase foi dita ao longo de toda a História sobre coisas tão simples como electricidade, comunicações sem fio, aviões etç. Nunca diga nunca, nunca!
Sim, mas aqui estamos a elevar noutro patamar. Saber que o cerebro humano é das coisas mais complexas do mundo e que não sabemos nem metade daquilo que pode fazer. Da mesma maneira, que só conhecemos <10% de todo o oceano. Uma coisa é produzir electricidade com energia, outra coisa é isto. Se conseguirem, é preciso uma tecnologia muito mais avançada que a actual.
Tem que se começar por algum lado, talvez este projeto acabará por se revelar um falhanço no seu objetivo principal, mas como o artigo disse a investigação pode ajudar em outras doenças. E mesmo que não haja nenhum progresso, será suficiente para se aprender o que não fazer…
+1
AHAHAHH! Obg por me fazeres rir, lol
Comunicação de pulsos elétricos no cérebros não passa de algoritmos quânticos, o universo é regido por emaranhado de números.
Investigação medica é bom, desde que não se deixe corromper como algumas grandes industrias farmacêuticas que diz-se, verdade ou mentira, tentam atrasar investigações em áreas como tratamento de cancro e não só, para não perderem o rendoso negócio de medicamentos.
Isso era verdade para a sida e outras patologias, para o cancro há muito que há cura, o único problema é a eficiência dela e o que te faz ao resto dos orgãos.
E os intresses capitais. Há muito tratamento que não está alcance de todos, a não ser, como ajudas. Contudo, não vamos queixar porque, o pais mais, supostamente, desenvolvido, nem planos de saude (em condições) ao povo tem. Toda a gente sabe o pais em questão.
Discordo, muitos desses tratamentos têm efectivamente tanta rentabilidade porque a maioria dos estados os comparticipa ou paga na totalidade, o que permite aos grandes laboratórios abusarem no valor que pedem pelos tratamentos, sabem se ninguém ficará sem acesso e que receberão bom dinheiro por eles.
O formato desse país é para onde estamos a caminhar, muitos sistemas de saúde pura e simplesmente não têm capacidade financeira para se suportarem com padrões elevados de qualidade, daí a toda a gente ir para serviços privados, a vantagem é que com essa massificação os valores dos seguros diminuem em muito, o que é só vantajoso para todos. Em Lisboa só “pobres” vão ao público, qualquer família de classe média tem seguro de saúde.
Bem, por este andar daqui a 700 ou 800 anos o conceito de ensino e aprendizagem/instrução vai mudar e muito. As mentes serão programadas, carregadas de instruções, ao estilo do que se viu no Matrix, “Quero aprender a pilotar um helicóptero, ok não há problema,faz se o download das instruções e “injecta-se”a informação no cérebro. Trigonometria? Ah é na boa vais aquele site sacas e bota abaixo. Claro que se assim for muita coisa irá mudar e quem quiser aceder a informação talvez tenha de pagar e muito
A Evoluçao do ser humano, qua do visto ha 40 anos, ja se nota e bem em varios sentidos. Isto porque com a evolução, e consequente reprodução, o homem e a mulher, transmitem informação no ADN, às crianças que geram. Hoje temos crianças muito mais evoluídas do que eramos ha 20/40anos. Fruto da evolução, da aprendizagem. Quando hoje se diz que as crianças ja nascem ensinadas, o ADN ja la esta. Elon Musk vai juntar o util ao agradável. Veremos, no futuro….
Não concordo quando dizem que elas já nascem ensinadas, mas respeito a opinião. Acho que esse “ensino” não é mais do que a curiosidade natural das crianças. Nasci em 80 e na minha infância não havia consolas e telemóveis para se mexer mais se existissem deixe lá que a nossa curiosidade também se voltava para aí, porque as crianças são assim mesmo curiosas. Naquela altura tínhamos que ter engenho, não havia muito para brincar portanto jogava-se a bola, desmontava-se o radio só para ver o que tinha dentro, e faziam-se carrinhos de rolamentos. Lembro-me quando a primeira disquete me veio para as mãos tive de desmontar aquela cena para ver bem aquela tape porque aquela nesga que se via não me chegava eheheheh. Já hoje o engenho não é tão estimulado, porque a tecnologia esta tão massificada e acessível que a curiosidade está toda voltada para os tablets consolas jogos e afins.
Concordo, as crinças são mais evoluídas porque tem acesso a mais informação que antigamente. Simples, hoje em dia, tu sabes que A e B são amigos porque viste na TV, antigamente não sabias nada e acreditavas no que dizias, por vezes mal, porque não havia meios de transmissão.
+1 😉 Não acrescento nem uma virgula!
@Lumia 630 DS
Lá por o nosso conhecimento ter aumentado brutalmente nos tempos modernos, isso não significa que tenha havido um aumento na capacidade do cérebro. Na realidade o nosso cérebro nos ultimos 1000 anos pouco evoluiu.
Por este andar não é daqui a 700 ou 800 anos.. mas sim daqui a 70 ou 80 anos! A tecnologia que tínhamos há 10 anos atrás é que temos hoje em dia… faz com que 2007 aparente ser um passado longínquo!
700 anos? Mete 50 nisso. A nível biónico eu diria mesmo 10 anos.
Este Homem é de outro mundo.
Pena haver poucos visionários como ele.
Elon Musk = Nikola Tesla ou Albert Einstein ou Thomas Edison e tantos outros, do tempo moderno! Ainda bem que de tempos em tempos lá aparece um géniozinho para evoluirmos um pouco!
RF, eu percebo o que queres dizer, mas Elon Musk nunca na vida pode ser comparado aos nomes que falas, porque a “pequena” difenca reside no facto deste Elon ter apenas visoes e nunca na vida fez nada (sozinho), enquanto os outros fizeram as coisas sozinhos ou apenas com a ajuda de mais uma ou outra pessoa. Se queres comparar este homem com alguem, fa-lo comparativamente a Julio Verne e similares.
E não te esqueças de outro pormenor: este quer ganhar dinheiro!
quem achas que criou o paypal? (com a ajuda de mais um como tu dizes, porque so assim deve ter valor). Para alem de ter aprendido a programar sozinho e ainda bem novo. Nao fales de alguem como se conhecesses quando nunca o viste na vida sequer! (nem eu, mas bastou uma pequena pesquisa para saber isto).
It’s a human revolution
Steve Jobs o maior genio e agr o filho continua
Tomara o Jobs, esse só queria alimentar o ego dele conseguinte cifrões a troco de produtos que se dizem revolucionários e que mudariam a vida das pessoas. O Musk efectivamente vende ideias que mudam a vida das pessoas, pessoas ricas, mas muda 😉
Nunca mais desenvolve o MK1, pá!
Estou mortinho para ver a primeira versão ironman suit de verdade 🙂
Elon Musk, again ?
Estou deveras tentado a escrever ao Srº para saber da sua disponibilidade para ser padrinho dos meus filhos, ou a indagar do seu interesse a desposar uma filha minha. Como MORTAL, isso me daria por inerência o acesso a galeria dos IMORTAIS, certo ?
Com as comparações feitas por outros users a figuras relevantes e ímpares da historia, fiquei baralhado, que fez até hoje Elon Musk, para constar da tabela ?
Fez….isso…pois….nada…nada não, manda fazer, já não é mau.
Como povo, Portugal, sempre se deixou deslumbrar por tudo o que vinha do exterior, se no inicio do sec. 20, o CHIQUE , era falar Francês e ter ido ou frequentar Paris, já no Sec. 21 ler Inglês ou seguir os expl. emanados dos EUA ou G.Britain, é agora o grande desiderato, poderão argumentar, que é dai que provem as NOVIDADES; eu diria antes: EFEITO MANADA, é conhecido e descrito, proficuamente.
Alvega, comentario que me fez rir ….. e assino por baixo 🙂
Em cima, referi que apenas podia ser comparado a Julio Verne apenas pela “visao” ou sonhos, mas se pensar um pouco, acho que nem isso, porque ao menos Verne ainda escreveu os livros, este Elon nada faz a nao ser ter dinheiro e comprar empresas que TENTEM concretizar o que ele gostaria de ter… mas isso no fundo é o que todos os chefes querem, querem muito sem saber fazer e que mandam os seus empregados fazerem…… ja agora, digo o mesmo sobre o Steve Jobs…. e um ou outro chefe que ja tive antes LOL….
Espera la, acabei de ler o Wikipedia e tenho que dar o braco a torcer…. afinal este gajo tem o dinheiro que tem hoje devido ao seu proprio credito…. inicialmente criou a empresa Zip2 (e seus produtos/servico) e dps da sua venda (bastante lucro) seguiu a mesma logica de criar novas empresas para mais tarde lucrar com a sua venda…. Ok, nao inventou nada para a humanidade, mas pelo menos o que tem hoje é causa da seu trabalho e não herança de familia.
+/- foi o pai que lhe emprestou dinheiro para começar a sua empresa. Nem todos os pais o podem fazer. Existe um documentário no youtube sobre ele.
“permitindo assim ligar o cérebro humano às máquinas.”
Nao bastava a recente (ou talvez nao), mania de colocar o homem a competir com as maquinas, pelo TRABALHO, e eis que o próximo passo é os HÍBRIDOS.
Os puristas da tecnologia, devem estar irritados, como podem MISTURAR, um animal, CHEIO de DEFEITOS, com algo que é INFALÍVEL e IMORTAL !!
Deixem-me fazer uma PREVISÃO, o celebro a ser utilizado numa maquina toda XPTO, vai ser de….claro quem mais poderia ser. Elon Musk.
Os ditadores, nao sao de geração expontanea, vao-se assenhoreando do lugar, com a complacência dos restantes. Foi a 70 anos atrás que um deles teve milhões de seguidores a elege-lo, resultado….GUERRA. Pasme-se que nessa altura foi dado um grande salto em frente na tecnologia, e métodos de produção. Pelas piores razoes.
Quando isto acontecer, já tenho aqui de lado uma dram de 256k para fazer backup do cérebro do meu chefe.
Não será RAM a mais? Depois ele irá exigir muito mais 😀
Claro que caminhamos para o futuro biónico, esse é o destino até pelo que vemos da evolução da tecnologia na medicina. Há dias vimos um Implante de coração artificial…
E as pessoas que não têm cérebro…? Vão ligar o PC ao quê…?!
É que conheço tantas nesta situação… Tadinhas…
Tadinhas não…estas são as mais favorecidas, sempre online não necessitam do cérebro para pensar. Para mim esse é o grande perigo, em vez de controlarmos a máquina, passamos nós a ser controlados por ela.
Por isso, acho que primeiro devíamos rever o nosso conceito de humanidade. Aliado a todo o potencial tecnológico o cérebro poderá ser duplamente perigoso…porque sempre o foi e parece que vai continuar a ser. Mas também, é maravilhoso e criativo, por isso também pode ser duplamente poderoso em todo o seu potencial progressivo e altruísta.
Questionei-me agora, onde é que os egípcios ligaram a cabeça para construírem as suas pirâmides, que estão de pé, para aí 4000 ou 4500 anos, ou mais? eheheh
Sejam felizes com as vossas cabecinhas.
Nem sabem onde estao se metendo
veremos, eu já nem digo nada… mas não acredito que a evolução médica seja o objectivo mas sim um pretexto. O q evoluiria a IA se pudesse ter “acesso” ao cerebro?