PplWare Mobile

NethServer – Um Linux com todos os serviços que precisa


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Ricardo Valério says:

    Bom dia, sou um tanto quanto leigo no assunto, mas gostaria de saber se com esse sistema eu poderia montar um servidor para gerir uma rede com mais ou menos 100 dispositivos, Para tarefas simples como filtro de URLs por ip, Servidor dhcp e webproxy, seria mais ou menos algo para desempenhar o papel que uma mikrotik faz.

  2. Paulo Horta says:

    Alguma vantagem em relação ao ClearOS ou Zentyal?

    • Pedro Pinto says:

      Vantagem vantagem só se for a interface. “lá por baixo” é quase tudo igual

      • Cenerentola says:

        “lá por baixo é quase tudo igual” ????
        Os dois primeiros têm motor CentOS e o Zentyal tem motor Ubuntu.
        Por alto, o gestor de pacotes não é o mesmo e os ficheiros de configuração podem ter nomes diferentes e/ou estar em localizações diferentes!!! Um exemplo que repito muita vezes, servidor Apache… Para instalar no CentOS “lá por baixo” #yum install httpd; no ubuntu #apt-get install apache2. No CentOS a maior parte das configurações fazem-se em /etc/httpd/conf/httpd.conf ao passo que no ubuntu há a meu ver uma maior organização por ficheiros dentro de /etc/apache2/…
        Convém sempre perceber o que se passa debaixo do capôt quando a camada superior, Nethserver, clearOS, Zentyal, Webmin, falha ou não deixa fazer aquilo que quero!

    • Augusto Carneiro says:

      O Zentyal estou a usar e gosto bastante. Relativamente ao ClearOS agora não sei, mas há um ano atrás estive a testar, e apesar de gostar muito do interface, não gostei do sistema de criar e gerir pastas partilhadas de rede. Era muito básico e não me servia lembro-me que por exemplo não me permitia dar numa pasta acesso a um grupo de leitura e escrita e a outro apenas de leitura.

      • Filipe says:

        Olá Augusto, instalei o Zentyal 4.0, e no inicio pareceu-me 5 *, no entanto tive alguns problemas… como diz que gosta bastante, posso lhe pedir o e-mail para lhe perguntar algumas coisas sobre o zentyal?
        Obrigado.

    • NethServer compared with ClearOS has an installation much simpler and is much more adherent to the standards of CentOS. We don’t try to recompile anything and we try to completely follow the evolution of the software upstream.

      Under the hood is plain CentOS 🙂

      Zentyal is an Exchange Replacement based on Ubuntu. NethServer is a Mailserver/FileServer/PDC but also Firewall UTM, Owncloud, and other stuff. Feel free to ask whatever you want join our community: http://community.nethserver.org

    • Paulo Horta says:

      Obrigado.

  3. Panhonhas says:

    Quero sugerir um post: façam uma analise aos diversos Control Panel gratuitos (zPanel, Webuzo…) para instalar em vps Linux. Com o aparecimento de VPS baratas linux aliadas ao facto de cada vez mais pessoas as usarem em vez de shared hosting, penso que faz sentido.

  4. Carlos says:

    Faz de DC (Samba4) ?

  5. learner says:

    Boas. Alguém sabe se existe alguma formação sobre cent os ou opensource que seja e-learning ( Pd ser paga) mas q de algum certificado?

  6. Alex says:

    Pode-se usar linux para fins comerciais? Não vem os da pica da ASAE?

    • Rúben says:

      “Não dês o peixe, ensina a pescar.”

      Tendo em conta esse bom provérbio que ajuda bastante no desenvolvimento auto-didáctico, dou-te uma pista:

      -> Pesquisa por Open Source;

      Depois disso, terás sempre opções grátis e pagas 😉

  7. Pedro says:

    Boas

    Gostava de experimentar, mas estou com algumas dificuldades na instalação.

    instalaram em vmware ou de raiz na maquina???

    depois de colocar a password n me aparece esse menu grafico.

    CMPTS

  8. johnson says:

    é necessária alguma parametrização especial para correr no proxmox?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.