Netbook Eee PC com Moblin em Outubro?
Já em artigos anteriores salientámos a flexibilidade e elevado potencial do Moblin como plataforma por excelência para computadores pessoais com ecrã de reduzidas dimensões. A Asus parece partilhar da nossa opinião e vê com bons olhos a plataforma criada pela Intel, ao contrário da Acer que pretende apostar no Android para esta linha de portáteis.
Segundo o site netbookreviews que tem uma fonte próxima da empresa com sede em Taiwan, a Asus já tem um modelo com Moblin pronto para comercialização e irá lançá-lo em Outubro.
Mais do que isso a boa notícia é que esta aposta não se ficará apenas por um modelo, visto que o gigante tecnológico está a considerar seriamente disponibilizar para todos os modelos de netbooks no futuro uma opção com a versão do Moblin. Claro que tudo dependerá do sucesso do primeiro Eee PC com o sistema operativo open source.
Além do Moblin, a Asus está a trabalhar em estreita colaboração com a Google para poder distribuir e talhar o Chrome OS para num fututo próximo o disponibilizar em modelos na sua linha de mini computadores. Nada que seja notícia visto já termos anunciado a Asus como um parceiro da Google.
E já que falamos de Moblin temos observado alguns comentários relativos à sua falta de maturidade e desenvolvimento à volta desta plataforma. Quanto à maturidade lá chegará, quanto ao desenvolvimento aqui começam a existir boas notícias, os programadores da comunidade de software livre começam aos poucos a abraçar esta tecnologia.
Srinivasa Ragavan programador do cliente de email e produtividade Evolution, desenvolveu uma interface bastante agradável e adequada para ecrã pequenos dos ultra portáteis essa interface faz parte do projecto Anjal.
Já que o Evolution é aplicação cliente de email que faz parte da imagem do Moblin disponível no site deste projecto, esta interface será uma possível candidata a ser incluída (juntamente com outras alterações prováveis à base Moblin) na versão que a Asus irá instalar no modelo que escolheu do Eee PC. Veja a seguinte imagem recentemente publicada pelo autor do projecto do calendário do projecto Anjal para ver como poderá no futuro visualizar / agendar as suas reuniões no Moblin.
Os OEM não parecem desistir dos seus planos de apostar numa nova geração de sistemas operativos open source. E de facto será assim tão difícil de entender a razão? É sim difícil ignorar esta nova geração de distribuições de Linux amigáveis por duas razões, ausência de preço e qualidade da própria base Linux.
Isto é mais um argumento que vem contrariar todos os analistas que anunciavam a extinção do Linux no mercado de ultra portáteis com a chegada do Windows 7, simplesmente não parece corresponder à realidade. Espera-se que estas distribuições de Linux sofisticadas tenham uma elevada divulgação no mercado e esperamos também ver alguns destes modelos no mercado de língua portuguesa.
Embora não haja para já confirmação se estes modelos vão chegar ao mercado português este ano ou alguma vez. Muito provavelmente o impacto e o sucesso destes modelos nos mercados externos irão ditar uma comercialização no território luso.
A análise que faço em relação aos OEM onde a Asus se inclui, é que estes começam a ganhar autonomia de vários anos de ligação "obrigatória" ao Windows. Nesses tempos não havia alternativas credíveis ao contrário de hoje e sabe outro factor que pesa?
É o facto dos OEM estarem a encarar o Linux como uma oportunidade de negócio, nomeadamente pelas margens de lucros que podem ter e devido também a dinheiro que poupam em licenças, que poderá ser útil para o desenvolvimento do seu plano de negócios. Netbooknews
Este artigo tem mais de um ano
😀 viva la vida ! 😉
😛
🙄
É claro que há grande interesse em adaptar sistemas operativos gratuitos e opensource a este tipo de maquinas, pois permitem uma costumização a vontade do freguês neste casa do fabricante, alem de ser gratuito, permitindo preços baixo neste tipo de maquinas e com a chegada do W7, o preço destas maquinas que portem este SO deverá ser mais elevada, e há um consequente interesse de criar alternativas baratas, penso que o interesse nestes investimentos passa mais por ai.
Mas vamos ver no que isto vai dar, pois há gente que compra o netbooks com linux por serem mais baratos, mas depois não se safam com a facilidade que se safam, em Windows e arrependem-se pois não “dominam” tal SO, mas a realidade é que é bom e é bom surgirem alternativas viáveis e baratas, mas penso que o Windows 7 vai permitir a MS ganhar alguma cota perdida nestes anos.
Ora não podia estar mais de acordo com uma boa parte do que disseste 😉
Só devo acrescentar que o moblin não é um sistema operativo open source qualquer. A sua qualidade e flexibilidade permite-me até compará-lo ao android, é a tecnologia e a base para desenvolver versões talhadas para netbooks que o tornam especial.
Contudo, diga-se de passagem que a intel acertou no interface com o utilizador. É difícil desenvolver uma interface com tão bom aspecto e moderno (visto integrar várias componentes sociais na net) com um resultado tão simples e compacto como o que o moblin tem.
Acho esta aposta da Asus, uma excelente aposta até que, se para um sistema “sem maturidade” (palavras de terceiros não minhas) chegar a tão bom porto em tão pouco tempo parece-me excelente só prova que este “pequeno” recém nascido vai começar a caminhar cedo.
A outra é que no mercado de S.O Linux para netbooks que se tanto tem falado, e a primeira distro que realmente vejo se enquadrar nos padrões de um netbook, perfeitamente adaptado para a sua função. (menosprezando os que os comprar porque apenas porque são piqueninos e tão fofinhos).
Acho realmente ser, e arrisco dizer, o primeiro S.O inteiramente netbook disponível no mercado actual.
Rui ou Vitor,
nao sei se ja o fizeram, mas se puderem falem um pouco sobre o Jolicloud!
http://www.jolicloud.com/
Pareceu-me bestial!
🙂
A Ana Narciso já deu um “lamirez” aqui:
https://pplware.sapo.pt/2009/01/26/jolicloud-so-para-netbooks/
De qualquer das formas assim que sair uma versão beta (parece-me prematuro testar uma alpha), poderemos analisar com mais cuidado. Não te preocupes estamos atentos e obrigado pela sugestão 😉
Estou a usar a mais recente alfa (2c, se não me engano) há já uns dias e até agora não encontrei nenhum bug.
Obrigado Rui! 🙂 Foi erro meu nao ter feito pesquisa dentro do blog, mas dadas as horas avançadas, so quis mesmo dar uma sugestao para dormir mais descansado. 🙂
Gostei bastante do Moblin quando o experimentei há algum tempo atrás, apesar de ter muitas falhas e de faltarem certos aspectos fundamentais (sendo um deles a impossibilidade de configurar fácilmente uma rede wireless apenas porque não havia uma ferramenta para tal), mas adorei a interface e a simplicidade desta distro que ainda vai dar muito que falar, até porque há mesmo muita gente a trabalhar neste projecto.
Cá fico à espera pela versão final 🙂
Eu por acaso tenho o
Windows 7 + Media Portal 1.0.2 + PS3 Blu-Ray Remote (uso o comando Blu-Ray da PS3 para mexer no Media Center)
e funciona bastante bem (gostava do XBMC mas a versao Windows nao tem aceleraçao video por HW e as versoes Linux dao montes de problemas no meu HW)
Por acaso nao me sabem orientar para versoes MEDIA CENTER LINUX que funcionem a 100%? REQUISITOS: optimizaçao para Core 2 Duo, aceleraçao em gráficas NVIDIA, suporte HDMI, suporte 1080p, suporte Bluetooth (se possível compatível com o comando PS3 Blu-Ray), suporte IMDB (ir á net buscar info e capa dos filmes).
Talvez estejas à procura disto http://www.mythbuntu.org/ ?
Obrigado Rui, vou experimentar isso, já fui á página e promete!