MWC2012 – Destaques dos dias 26-27/Fev
É na MWC (Mobile World Congress, que decorre em Barcelona de 27 de Fevereiro a 1 de Março) que são apresentadas as tendências anuais no mercado tecnológico móvel. A generalidade das marcas está lá presente e as novidades são muitas, muitas mesmo, notando-se claramente que a "competição" está num nível muito elevado, dominando o Android da Google como sistema operativo.
Após a quebra deixamos o que mais se destacou no primeiro dia, 27 de Fevereiro, com algumas das novidades reveladas ainda no dia 26.
Smartphone Samsung Galaxy Beam
O Samsung Galaxy Beam oferece uma experiência invulgar e permite reproduzir conteúdos multimédia em qualquer lugar e a qualquer hora. De que é que falamos? De um projector de vídeo!
O Galaxy Beam é um smartphone que inclui um projector que permite ao utilizador projectar conteúdos multimédia em telas, paredes ou qualquer superfície plana reflectora, mesmo que improvisada. Os conteúdos possíveis de projectar são aqueles que o Android é capaz de reproduzir, desde vídeo, fotos, mapas, apresentações, jogos, etc, tudo projectado com alta definição até 50" de tamanho máximo. O seu sistema operativo é, infelizmente e para já, o Android 2.3 Gingerbread.
É um smartphone com características interessantes: CPU dual-core Cortex-A9 1GHz, ecrã de Super AMOLED de 4" (480x800 píxeis), 8GB de armazenamento interno, 768MB de memória RAM, câmara traseira de 5MP (autofocus + flash LED) com gravação de vídeo 720p@30fps e traseira de 1.3MP. Tem um peso de 145g, espessura de 12.5mm e a bateria tem capacidade de 2000mAh.
Tablet Samsung Galaxy Note 10.1
A aposta da Samsung no conceito Note continua mas desta vez num tamanho de ecrã consideravelmente maior, 10.1". O Note é caracterizado pela inclusão da S-Pen que actua no ecrã como de uma simples caneta se tratasse, bastante mais aprimorado que as velhinhas "stylus".
Possui um ecrã PLS TFT com 800x1280 píxeis de resolução, suporte para cartão microSD, armazenamento interno de 16/32/64GB e memória RAM de 1GB. O processador é dual-core @ 1.4GHz, câmaras de 3.15MP (autofocus + flash LED + vídeo 1080p@30fps) e 2MP.
Há uma novidade neste design onde as colunas se encontram na parte frontal, junto à moldura negra. O sistema operativo é o Android 4.0 Ice Cream Sandwich, peso de 583g, espessura de 8.9mm e a bateria tem uma capacidade de 7000mAh.
Smartphone Huawei Ascend D quad / XL - o mais poderoso da actualidade
A Huawei não pára de surpreender. Os seus equipamentos estão a aumentar de qualidade a olhos vistos e as características são TOP.
Desta feita apresentou o Huawei Ascend D quad que inclui um processador criado pela própria marca, denominado K3V2, com uma velocidade de relógio de 1.2GHz/1.5GHz e quatro núcleos. Tem um ecrã IPS+ LCD de 4.5" (720x1280 píxeis), armazenamento interno de 8GB, memória RAM de 1GB, câmara traseira de 8MP (autofocus + flash LED duplo) com gravação de vídeo FullHD 1080p@30fps e câmara frontal de 1.3MP com gravação de vídeo 720p. Tem um peso de 130g, espessura de 8.9mm e a bateria tem capacidade de 1800mAh. O sistema operativo que o equipa é o Android 4.0 Ice Cream Sandwich.
O seu lançamento é esperado para o segundo trimestre do corrente ano.
Tablet Huawei MediaPad 10 FHD
Mais uma novidade interessantíssima... desta vez um tablet. O Huawei MediaPad 10 FHD tem um ecrã IPS LCD de 10.0" e possui uma estrondosa resolução de 1920x1200 píxeis, algo que deve ser fenomenal de ver ao vivo.
Inclui o mesmo processador do smartphone referido anteriormente, o Huawei K3V2 quad-core, 2GB de memória RAM, câmaras de 8MP (autofocus + flash LED) e 1.3MP e vem munido do Andoird 4.0 Ice Cream Sandwich. Tem suporte para redes 4G LTE.
O seu peso é de 598g, espessura de 8.8mm e para já não é conhecida a capacidade da bateria nem a autonomia.
Smartphones HTC One
A HTC apresentou uma nova série de smartphones de topo denominada One com o objectivo de unificar os produtos com o sistema operativo Android.
Todos eles têm um conjunto de aplicações e funcionalidades em comum como o sistema operativo Android 4.0 Ice Cream Sandwich, HTC Sense 4, HTC ImageSense (para imagem e câmara), Superfast Capture (foto em 0.7s e autofocus em 0.2s), Video Pic (foto e vídeo simultaneamente), integração do Dropbox no sistema (25GB gratuitos por 2 anos), entre outros.
-
HTC One X
Possui o chipset NVIDIA Tegra 3, processador quad-core @ 1.5GHz e GPU GeForce ULP. Tem um ecrã Super IPS LCD2 de 4.7" (720x1280 píxeis), 32GB de armazenamento interno, 1GB de memória RAM, câmaras de 8MP (autofocus + flash LED + vídeo 1080p@30fps) e 1.3MP (vídeo 720p). Tem um peso de 130g, espessura de 9.3mm e bateria com 1800mAh de capacidade.
Este é um modelo internacional que estará disponível em todo o mundo. Existe depois um exclusivo da operadora americana AT&T, o HTC One XL, que possui rede 4G LTE e tem um chipset Snapdragon S4 (Qualcomm MSM8960), CPU dual-core @ 1.5GHz Krait e GPU Adreno 225. Todo o resto é igual.
-
HTC One S
Possui um chipset Qualcomm MSM8260A Snapdragon, CPU dual-core 1.5GHz Krait e GPU Adreno 225. Tem um peso de 119.5g, espessura de 7.8mm e a bateria tem uma capacidade de 1650mAh.
-
HTC One V
O lançamento de todos estes smartphones é esperado a partir de Abril do corrente ano.
Novidades Nokia e Sony
Finalmente, mas não menos importante, a Nokia anunciou os smartphones Lumia 610, Lumia 900 e um novo conceito com o Nokia 808 PureView.
A Sony apresentou a nova linha Xperia NXT com os modelos Xperia S, Xperia P e Xperia U.
Brevemente serão aqui publicados, no PPLWARE.COM, artigos mais detalhados com todo o pormenor das novidades enumeradas acima.
Google chega à marca de 450000 aplicações e 300 milhões de dispositivos!
Na MWC 2012 está presente um grande ecossistema onde predomina a Google e o seu sistema operativo Android.
O crescimento médio anual desta plataforma é superior a 250% onde actualmente são activados diariamente 850000 dispositivos Android, atingindo a totalidade de 300 milhões de dispositivos.
No ano passado, na MWC 2011, foi anunciada a marca de 150000 aplicações disponíveis no Android Market. Hoje esse número triplicou e atingiu as 450000 aplicações com cerca de mil milhões de descargas mensais!
No Stand montado pela Google na MWC é possível encontrar mais de 100 dispositivos Android diferentes que são "apenas alguns" dos cerca de 800 diferentes dispositivos Android lançados até ao momento.
Este artigo tem mais de um ano
Poxa… não me lembro da Huawei assim…. :-O
De facto bastante interessantes estes Huawei.
Pois, a Huawei está a querer investir em grande no mercado dos dispositivos móveis. Resta saber é se chega mesmo cá, alguns smartphones desta empresa ficaram pelo caminho..
também estou curioso com o huawei ascend p1 s (e com o preço de ambos).
Quero o HTC oneX grande maquina da 20 a 0 ao iphone lol
cumps
mas vcs tão sempre a bater nos iphones lol será dor de cotovelo?
Lá vêm a dor de cotovelo sempre a bater na mesma tecla.
Eu pessoalmente possuo um Huawei u8160 (Vodafone Smart 858) e estou acho que é smartphone muito bom para o preço que tem.
Verdade seja que com a ROM de origem (neste caso da Vodafone, Android 2.2) é um pouco mais “pesado” no seu funcionamento, mas efectuei logo no dia em que o comprei a alteração para a ROM CyanogenMOD 7.2 (Android 2.3.3) e o dispositivo ganhou outra vida.
Mesmo com a ROM de origem já é um smartphone muito bom, com a alteração para CyanogemMOD 7.2 é excelente.
De referir que a equipa do CyanogenMOD está neste momento a trabalhar numa versão CyanogenMOD 9 (Android 4.0) para este dispositivo.
lolada.
A Cyanogen nem suporta esse aparelho nem tão pouco as specs são as mínimas necessárias para correr ICS.
Boa sorte.
Só podes estar a brincar…
Tanto tenho o CyanogenMod 7.2 instalado no meu Huawei u8160 (Vodafone Smart 858) que te estou a responder dele…
Vê se te informas antes de te armares em esperto…
E para poderes confirmar por tí próprio, podes verificar aqui:
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1364780
Boa noite,
Paulo, tenho o mesmo telemóvel e gostava de fazer isso, podes ajudar-me?
Cumprimentos
Não fosse a CISCO dona da Huawei, eu ficava surpreendido… Para mim esta marca ainda vai dar muito que falar… positivamente… 😉
Não querendo duvidar do teu conhecimento sobre a matéria, não estarás a confundir com outra empresa?
estou a dizer isto porque depois de ler o teu comentário fui pesquisar e só encontro processos da cisco contra a Huawei por causa de patentes..
Disse isto sem ter pesquisado… Apenas estou a citar o que um professor meu de comunicações móveis me disse… Agora se não é verdade, peço desculpa… pelos vistos não é.
A Huawei já neste momento tem muito boas ofertas!
O X3 para entrada de gama e o X5 já é um belo telefone!
Esses apresentados são TOP!
Novidades interessantes.
Agrada-me o facto de a Huawei estar a apostar forte neste mercado de tablets/smartphones. Está-se já a tornar num importante player neste mercado.
De todos os dispositivos, destaco o Galaxy Note 10.1. Gostei bastante do conceito do smartphone de 5” (embora seja para públicos alvo específicos), então aquelas funcionalidades com a S-Pen num tablet 10.1”, parece-me uma boa aposta e só se pode esperar um bom resultado! Gostei bastante!
De resto, é a evolução natural.. O mini projector num smartphone também pode ser interessante, mas é algo que temos que ver com os próprios olhos.
O Galaxy Note 10.1 pareceu-me muito bem, mas estou mais curioso com o Huawei MediaPad 10, principalmente porque provavelmente vai ter um preço mais apelativo..
Já se sabe alguma coisa em relação ao preço e à data de lançamento do Huawei MediaPad, Huawei Ascend D quad e ainda do Huawei Ascend P1/P1 S?
“Está-se” .. ?!
Novidades espetaculares… a Huawei está evoluindo bem :p
A Nokia também com boas novidades, e gostei dos tablets, mas gostei mesmo foi dos processadores QUAD-CORE!!! 😀
HTC One X! 😀 😀 Minha nossa!
A HTC esta cada vez melhor … HTC oneX a minha próxima compra
Simplesmente brutal
cumps
Então e o Padfone !!!??? 😀
As primeiras imagens do design final são brutais, principalmente porque está muito, muito, muito, melhor que o protótipo. Não vejo a hora de por as mãos no meu!!
Pena ser “só” um dual-core, mas o pormenor da caneta ser também auricular bluetooth !!!!! OMG, mandei-me para o chão!!! Era o único defeito que lhe apontava, ter de comprar o auricular para quando estivesse em modo tablet. E agora a ASUS faz isto! Estou extasiado. 😀 😀
E segunda surpresa foi qye ainda vamos poder usar teclado se quisermos. É o verdadeiro TUDO-EM-UM. Não gastem dinheiro no transformer. Esperem por este, principalmente se estão a pensar mudar de telemóvel.
http://asus.adrenaline.uol.com.br/tecnologia/noticias/11590/asus-surpreende-ao-turbinar-o-padfone-no-mwc-2012.html
Gostei bastante do Smartphone Samsung Galaxy Beam… há uns anos que se vem a falar nisto 😉
Projectar qualquer coisa numa superfície que queiramos… espetacular 😀
Projectar cenas numa superfície que queiramos… dá imenso jeito :p
Ontem passei na Praça Catalunha em Barcelona e estava laa barraquinha da samsung, e tinham lá artistas a fazerem retratos as pessoas no Galaxy Note 😀 e com cartazes gigantes a divulgar o Galaxy Note 10,1 só depois e que me lembrei da razao.
Devo dizer que este ano foram aprensetadas grandes maquinas haja €€€ para elas 😀
Em smatphones e tablets a coisa funciona assim – apresentam-se os produtos, Android, Windows Phone, etc, as suas especificações e anuncia-se o “roadmap” para o seu lançamento.
Depois sai o iPad 3 (em Março) e o iPhone 5 (em Outubro) e vai toda a gente a correr alterar o roadmap.
Alguém alterou alguma coisa por causa do iPhone 4S (que, se contares bem, é o 5)?
Não, pois não?
O que é que o iPhone “5” pode ter que o HTC One não tem já? Tirando da Nokia (que ainda não se sabe o que vai fazer lá mais para o fim do ano), os concorrentes da Apple já há muito tempo que lhe passaram à frente. Não são eles que têm de apanhar a Apple, é precisamente o contrário.
A mim parece-me que neste momento ambos (Apple e Google) correm lado a lado, e não um atrás do outro. A Microsoft parece estar a aproximar-se a grande velocidade, e em pouco tempo veremos os 3 lado a lado, com uma enorme qualidade, vantagens e desvantagens em todas as plataformas. A escolha cairá sobre os gostos e necessidades do consumidor, e essa concorrência, possibilidade de escolha, só nos favorece.
No entanto há alguma verdade em relação ao que o aver disse.. não há como negar que a Apple tem influenciado bastante acções dos seus concorrentes. De facto o iPhone 4S não mudou muito, nem tal era de esperar, mas lembra-te do que aconteceu há 1 ano com o iPad 2.. e o Galaxy Tab 10.1 original (10.1v).. a Samsung anunciou o Galaxy Tab 10.1, a seguir a Apple anunciou o iPad, e a seguir a Samsung deu uma facada nas costas dos clientes e anunciou um Tab 10.1 revisto… 😉
Qual dos smartphones que esteja à venda ultrapassou o iPhone 4S ? Com benchmarks a provar porque pela velocidade do CPU não chega – um smartphone é um todo, não se podem comparar partes isoladas.
Um dos que foi atrasado foi o lançamento do Galaxy Nexus. Havia o coro, do costume, de que o 4S não trazia nada de novo, de tal maneira que – se o Galaxy Nexus saísse na data prevista (início de Outubro) – se se percebesse que era bastante mais fraco do que o 4S(na verdade era mais fraco que outros Android que já existiam) era a maior das barracas. Assim, invocando o respeito pela morte de Steve Jobs, o lançamento foi adiado para 19 de Outubro, quando isso já estava esquecido.
O que é que o 4S trouxe de novo?
Nada, zero, niet.
Ao menos o GN ainda conseguiu inovar alguma coisa em hardware com o sensor de cam sem lag e com o software com o 4.0
lolpple.
Deixa lá que a Apple nem estava à espera de conhecer muitas das novidades apresentadas na MWC 😉
Na parte do Huawei Ascend acho que está um erro aqui:
“bateria tem capacidade de 2000mAh.e bateria de 1800mAh. ”
Não faz grande sentido
O correcto é 1800mAh. Obrigado pelo reparo, já corrigi.
Grandes máquinas.
PS na primeira frase têm um erro, deveria ser “lugar” e não “ligar”
O Huawei Ascend em branco e o HTC One X. 2 hipóteses em cima da mesa até à chegada do Galaxy S III, aí sim vou poder decidir o meu próximo aparelho.
Mas não fiques como o “bocage, sempre com o tecido às costas à espera da última moda” 😀
Mas ele custa tanto a ganhar!… Há que fazer a melhor escolha! 😀
Tomara já que seja lançado o Galaxy S3, para comprar um S2, usado por um bom preço XD
Eu também estou a espera do Galaxy 3 , penso que vai ser uma referencia , existem de facto muitos rumores acerca desta maquina ,mas alguns são muito contraditórios , por isso é difícil dizer o que esta maquina nos vai trazer de novo , para além do ICS como é óbvio .
Estranhei que este Galaxy que foi apresentado ainda venha com o Gingerbread 2.3 , é que não faz qualquer sentido , quanto a parte do projector , essa achei uma boa ideia ,vamos ver como é que ele se comporta e qual a sua autonomia e se será útil para apresentações em empresas ou na faculdade .
De facto estarmos a falar neste momento de quad core para smartphones até parece mentira , a tecnologia tem evoluído a uma velocidade estonteante .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Ainda no MWC:
WIT Software delivers RCS-e apps to GSMA to iOS, Android
Mobile communications software provider WIT Software has been selected by the GSMA to provide RCS-e (Rich Communication Suite – enhanced) applications for iOS and Android handsets. WIT Software will provide a downloadable RCS-e client for existing iPhone and Android users, through Apple AppStore and Android Market, under a GSMA service agreement available to all prospective service providers.
http://www.iphone-ticker.de/mwc-2012-so-sieht-rcs-e-der-sms-nachfolger-auf-dem-iphone-aus-31131/