MWC13 – Nokia apresentou quatro novos dispositivos
A Nokia anunciou no Mobile World Congress 2013 novidades que prometem fazer furor no mercado dos telemóveis, principalmente no mercado de baixo custo.
A empresa nordica apresentou o Nokia 105, um equipamento que será a escolha de muitos milhões de novos utilizadores que querem entrar agora no mundo das comunicações móveis.
É um telemóvel simples, com alguns preciosismos, como Rádio FM, relógio com múltiplos alarmes e lanterna. Mas a Nokia ainda lhe atribuiu a “credencial” de duro e radical, pois é resistente à poeira e aos salpicos de água, já agora, tem uma bateria que permite uma autonomia para 35 dias ou mais de 12 horas de conversação.
Mas há mais novidades, entre elas novos Lumia, que vão fazer o mercado vibrar!
Os novos equipamentos que a Nokia apresentou fazem parte da estratégia de expansão da empresa e mostram que não está a ser apenas investido tempo e recursos na criação de equipamentos topo de gama e smartphones.
Os equipamentos de gama média/baixa que tanto celebrizaram a Nokia voltam a estar presentes e estes dois modelos agora apresentados mostram isso mesmo.
Nokia 105
Mas este equipamento tem mercados muito bem definidos. Poderá pensar que, no nosso mercado, este seria mais um, mas na verdade a Nokia está a pensar noutros mercados alvo.
O Nokia 105 será vendido na China, Egipto, Índia, Indonésia, Nigéria, Rússia, Vietnam, entre outros países de África, Médio Oriente, Ásia e Europa. Países menos desenvolvidos que ainda não tenham uma penetração tecnológica de alto débito.
Este equipamento tem como objectivo combater os equipamentos chineses de baixo custo, mas com a chancela finlandesa, com a qualidade e controlo sobejamente conhecidos.
Características Nokia 105
Rede: Dual band, EGSM 900/1800Tamanho/peso: 107 x 44.8 x 14.3 mm; 70 g (incluindo a bateria)
Ecrã: 1.45” 65k Cores – TFT Display
Memória: 8MB ROM
Conectividade: conector de carregamento 2.0 mm, conector AV 3.5 mm
Bateria: standby até 35 dias; conversação até 12.5 horas
Cores: preto e ciano
Homepage: Nokia 105
Nokia 301
O Nokia 301 é clássico Nokia da cabeça aos pés, desde o seu teclado numérico icónico ao design clássico este traz, ainda assim, algumas surpresas na manga.
Para começar, o Nokia 301 tem uma câmara de 3.2 megapixels, com alguns recursos de software inteligentes.
Traz um temporizador para tirar fotos de si mesmo com outras pessoas. A câmara também possui um recurso de auto-retrato à mão que usa voz para lhe dizer como posicionar o telefone para que o seu rosto esteja enquadrado na imagem.
A câmara é mesmo o recurso que serve de chamariz a este Nokia. Com este dispositivo o utilizador pode tirar fotos panorâmicas, sequenciais, etc...
Esta câmara foi inspirada nos Lumia.
O Nokia 301 também suporta ligações 3.5G e, combinado com o Navegador Nokia Xpress, há ganhos em cerca de 90% na compressão de dados. Resultado? isto possibilita uma navegação rápida e suave. Ele pode até mesmo transmitir vídeos do YouTube, assim como descarregar esses vídeos a partir da aplicação Vuclip.
Características Nokia 301
Rede: GSM - 1800 MHz, 850 MHz, 900 MHz, 1900 MHz, WCDMA - 900 MHz, 2100 MHzTamanho/peso: 114 x 50 x 12.5 mm; 100.5 g (incluindo a bateria)
Ecrã: 1.45” QVGA (320 x 240)
Memória: 64 MB / Expansível por MicroSD
Conectividade: conector de carregamento 2.0 mm, conector AV 3.5 mm, Bluetooth 3.0
Bateria: standby 936h (2G)/888h (3g)/; conversação até 20h (2G)/6h (3G)
Homepage: Nokia 301
Nokia Lumia 520
O Nokia Lumia 520 vem abrir um novo combate no segmento de gama média. Este smartphone com Windows Phone 8 vem com um preço mais acessível.
Apesar de ser um smartphone de gama média vem equipado com o mesmo processador Snapdragon Dual-core de 1 GHz e 512MB de RAM. A diferença maior está no ecrã de 4 polegadas que equipa o 520 e que não encontramos noutros equipamentos da gama Lumia. A câmara fotográfica que podem encontrar neste equipamento está na parte traseira e é de 5Mpx.
As lentes que equipam este Nokia são as mesmas que podem encontrar em toda a gama Lumia, o que garantem as melhores fotografias em quaisquer situações.
O seu ecrã, sensível ao toque, é de tal forma sensível que a Nokia se gaba de poder ser usado com quaisquer luvas calçadas.
Todo o software que podem encontrar nos restantes Nokias pode também ser visto no Lumia 520. Todas as experiências e o potencial deste hardware pode ser explorado ao máximo e, tal como na restante família Lumia dá-nos uma excelente experiência de utilização.
A somar ao excelente hardware temos presente o Windows Phone 8 que se adapta perfeitamente. Este pode ser o Lumia mais barato de toda a linha da Nokia, mas não é por isso que deixa de ser um excelente equipamento.
Nokia Lumia 720
A equipa Lumia viu o plantel reforçado com a entrada de dois novos reforços. O Nokia Lumia 720 é a nova oferta para o utilizador mais exigente, que quer usar o Windows Phone 8 como o seu sistema operativo de eleição.
Este equipamento traz toda a magia do SO da Microsoft e aposta numa câmara de alto desempenho, no entanto está numa fasquia ligeiramente abaixo dos Lumia recentes com Windows Phone 8, é uma aposta para atrair mais utilizadores a este segmento.
O Lumia 720 traz uma câmara com uma grande abertura focal de f/1.9, lentes Carl Zeiss exclusivamente desenvolvidas para levar mais qualidade de brilho e luz às fotografias, quer em cenários diurnos quer nocturnos. Para tirar mais proveito das vídeo-conferências, a câmara frontal possui qualidade e resolução HD.
Homepage: Nokia Lumia 720
Este artigo tem mais de um ano
Fibrar?
Sim, dar fibra 🙂
Claro que é vibrar!
Lol!
ahahaah
mas esta ou estava escrito fibrar, preferias que não comentasse?
Grande notícia para mim! 🙂
Quando é que o Nokia 301 chega a Portugal, mais ou menos?!
Interessante o Nokia Lumia 720… para um preço de 300 euros… será?
A representante da Nokia diz num dos vídeos, que não está aqui no pplware, 250 euros sem IVA e subsídios de operador.
Penso que é este o vídeo: http://youtu.be/aC_FmgV6Av0
“The Lumia 720 will be available from about €249 before VAT”, senão for esse o vídeo, foi isto que alguém da nokia disse.
boas malta,
apenas um reparo. o link do nokia 301 diz nokia 105.
cumprimentos
Já não diz.
Obrigado
Caramba,o Nokia 105 é mesmo bonito,o da cor ciano.Parece que vai custar 15 euros,mais uma ou outra taxa e ficará nos 25 euros,provavelmente.Eu compro logo um.Não me digam que as operadoras nacionais não terão o Nokia 105 à venda em Portugal??Para um telemóvel básico é bem fixe.Não me digam que a Optimus,a TMN ou a Vodafone não irão comercializar este modelo em Portugal!!Fogo… 🙁
Tu lanças os foguetes e apanhas as canas… Calma, logo se vê se alguma operadora o terá.
Gostei muito dos novos modelos! 😀
É bom saber que apesar de tudo a Nokia ainda sobrevive
Depois do mau passo que deu ainda estar de pé é fantástico
Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
Qual a diferença entre o Nokia Maps e o HERE Maps? Apenas o nome ou algo mais?
Vi também que no 520 não indica o City Lens.. Quer dizer que não suporta a app ou apenas que não vem de origem?
Ao que parece o 520 não tem bússola, daí a falta do City Lens (info retirada de um blog nokia). Não sei se é esta a razão ou não, mas fica a info.
Uma dúvida.. qual é a diferença entre o Lumia 620 e o Lumia 520??
O Ecrã do 520 é maior(4.0″ vs 3.8″), o 520 não tem camara frontal e penso que o 520 tem um ecrã mais sensível, mas isso ainda falta confirmar…De resto é tudo dentro do mesmo, pode ter a camara melhor o 620 e algum hardware a mais.
Então.. basicamente o Lumia 520 para quem não faça vídeo chamada é a opção certa, visto até ser mais barato? Estranho a Nokia lançar dois modelo tão parecidos e com valores €’s diferentes..
Na minha opinião sim, visto que tem um boa hardware/preço, falta é saber valores cá em Portugal, mas para quem pensa tem um smartphone WP8 a um bom preço o Lumia 520 é a melhor aposta.
Aqui tens uma comparação melhor http://www.phonearena.com/phones/compare/Nokia-Lumia-620,Nokia-Lumia-520/phones/7593,7745 se tiveres interessado
A diferença é que o ecran do 620 é de 3.8 polegadas e o do 520 de 4.
Outra coisa a ter en atenção é os 512 de ram destes 520, 620, e 720, algumas apps e jogos requerem 1gb de ram e logo estes smartphones vão ficar de fora.
Pelo que eu entendi, 1GB de RAM é requerente a WP8 com ecrã 1280×720 ou 1280×768, não há restrição em nenhuma aplicação nos smartphones com 512MB desde que o ecrã seja de 800×480, nem fazia sentido nenhum isso. Mas posso estar enganado no que digo.
O do 620 é LCD Clear Black, o 520 é IPS.
Que telemóveis bonitos…. pena não funcionarem!
ai não funcionam? que estranho então venderem telefones que não funcionam..
ainda hoje mandei um Xperia U para trás e la tive que ir buscar um velhinho Nokia E66 que ainda funciona perfeitamente.. até comprar outro smartphone actual, mas desta vez não vou cometer o mesmo erro.. quem quiser que compre outras marcas, eu fico-me pela Nokia..
Só não funcionam para ti pelos vistos…
Tenho pena da Nokia, estes aparelhos de gama baixa são bons e simples..que o digam os meus pais…..os outros fabricantes já não querem saber do publico alvo destes aparelhos e acham que todos querem tlm high tech!!! Isto não é bem assim….vejamos o nosso país em que talvez um terço da população seja idosa…..eles querem lá saber do android e do ios….
Boa altura para a NOKIA aproveitar os novos….Firefox OS…Tizen e companhia…..pq com a Microsoft……vão ao fundo…….
Não percebo a fixação na ideia de que a Nokia vai ao fundo com a Microsoft.. mas já experimentaram o WP8?
Em relação à oferta, a Nokia tem do mais básico até ao high tech..
Acredito que o Nokia 105 vá vender muito bem..
Concordo perfeitamente contigo. O único problema do WP é a falta de apps no market, do resto é o melhor OS que existe para mobile, e a nokia fez muito bem fazer esta parceria, caso contrário seria mais uma no “belo” mundo fragmentado dos androids. Usem o WP durante uns tempos e depois digam alguma coisa antes de fazerem comentários sem conhecimento de causa.
Mas é normal a falta de apps para o WP8..O “problema” é os outros já terem montanhas de apps..
É preciso dar tempo para aparecerem mais e mais apps de qualidade.
Pois… aproximadamente mais de 70% das app do android são lixo. Do iOS deve estar perto disso. Pelo menos no WPM são um bocado menos mas não há tanto lixo.
http://www.windowsphone.com/en-us/store
Sim, não disse que é anormal. O que eu queria dizer é que neste momento a única “critica” que se pode fazer é a falta de app, porque o OS é 5*. Em relação as app, pelo que tenho visto, a MS está a fazer um esforço bem maior para promover a plataforma junto dos Dev do que a Apple e a Google junta já fizeram.
Mudei de IOS para android e agora ando com vontade de experimentar um WP
Vejo sempre tudo a falar mal deste e daquele, ao menos eu vou experimentando em vez de opinar prai 😛
Aconselho vivamente a experimentar o WP… eu tinha Android e mudei para WP – :estousatisfeito:
Mudei de iOS para WP estou super contente!! 😀
Que mundo tão colorido e bonito! 🙂
As apps não são assim tão más quanto isso, e o IE é tão mas tão ridiculamente fluído, que é só adicionar os sites ao ambiente de trabalho (como se de uma app se tratasse) e usa-las no IE!
Não é a mesma coisa, mas tenho usado o facebook assim (não gosto da app oficial) e funciona tão bem que é ridículo!! 🙂
esta fixação tem também outro nome.. ignorância..
não sabem mas dizem que é mau, o que ainda por cima é muito bom como já começa a ser percebido em relação a estes WP..
Tive android e ios! Mas agora tenho um lumia 800 e nunca mais mudo! 🙂
Like 🙂
Para quando um Nokia com windows phone 8 dual sim?
Alguém me dá uma esperança?
Se sair cá, penso que o 105 vai custar 20 euros
Terminais como o 105 fazem falta não só a quem não pode/quer dar dinheiro por telemóveis mais caros, como também para quem precisa de telemóvel para emergências e para utilizadores de smartphones que façam muitas chamadas (aqui, nada como arranjar cartão gémeo na operadora).
Espero que venha para Portugal e depois vejo se mando ou não o G6600 à vida, que já tem alguns problemas.
Porque raio de ideia os novos 620,920,820 não têm nenhum rádio FM ?
Os 720 e 520 têm rádio pela internet!!!!!!
Os 510, 610, 710, 800, 900 todos têm FM.
Outras marcas no mesmo segmento e sistemas operativos Windows 6.5 , 7.5 e 8 usam.
Andam a gozar ou a poupar muito poucos cêntimos que custa essa parte do circuíto?
Sem ser o objectivo principal é uma coisa que se usa frequentemente e por vezes diariamente.
Entretanto constata-se que são tantos os modelos que se canibalizam uns aos outros em características.
Em definitivo não só por isto~, não vale a pena esperar por mais “novidades”.
Será o melhor caminho?
Tinha ideia que o problema deriva do WP8 e não dos equipamentos, mas posso estar enganado.
A Microsoft (ainda) não implementou o rádio FM no WP8… há que esperar.
Ó Nokia, e que tal apostares também em acessibilidades no WM8 para pessoas com necessidades especiais!?! Muitos, Imensos, de utilizadores preferiam nesse caso ter Nokia do que ter que continuar a roer a maçã ( que continua a ser a única com atenção especial neste assunto).
E o problema é da Nokia ou do sistema operativo?
Não as uso por isso não sei muito bem do que falo, mas sei que o WP8 tem funcionalidades de auxilio.
Aquele Nokia Lumia 520 vai ser meu, custe o que custar. So espero que venha abaixo dos 150€ bloqueado a uma operadora (de preferencia vodafone). E tao lindo. Adoro-o =)