Mozilla quer mesmo remover barra de endereço dos browsers
O desenvolvimento que os browsers têm tido nos últimos meses começam a ultrapassar a simples actualização para as novas tecnologias e funcionalidades que foram surgindo. Existe um movimento que pretende mudar a forma como os browsers se apresentam e interagem com os utilizadores. Temos de concordar que a velha formula de aceder a um endereço e daí consumirmos os conteúdos está ultrapassada.
Hoje em dia andamos a saltar de site em site e a ver onde cada um nos leva e para que caminho nos aponta. Praticamente deixamos de aceder sempre aos mesmos endereços e passamos a navegar em função do assunto que queremos. A Google viu este caminho e começou a trilha-lo. Agora segue-a a Mozilla e de uma forma cada vez mais firme.
Ainda no passado fim de semana vos apresentámos a extensão LessChrome HD para Firefox que permitia que a barra de endereço deste browser fosse escondida. Era o início de um processo evolutivo para o Firefox que muito provávelmente irá terminar com uma interface completamente diferente e que privilegiará uma forma diferente de navegar na Internet.
Na verdade e se pensarem bem, tirando alguns sites que tenham por hábito visitar, todas as vossas navegações começam num motor de pesquisa e são orientadas ao assunto e não ao endereço. Esta mudança tem cada vez mais adesão e é, provavelmente, a forma mais correcta de se navegar na Internet hoje em dia.
Algum dos trabalho que vem sendo desenvolvido aponta para a certeza da remoção da barra de endereço nas WebApps que vão ser disponibilizadas para o Firefox. Nestas situações, e porque o acesso é feito de forma controlada e sem necessidade de ser alterado, a presença da barra é completamente desnecessária. Podem acompanhar o evoluir deste trabalho aqui.
O reforçar da ideia e da posição a Mozilla foi feito através de um artigo publicado no blog da Mozilla por um autor convidado, e onde é apresentada a sua opinião sobre o que poderá vir a ser a interface do Firefox.
Partindo de uma folha branca, David Regev, mostra a sua ideia de como a interface de utilização do Firefox poderia fazer uso de funcionalidades já amplamente exploradas em experiências anteriores (o Ubiquity é uma delas) e manter uma interface minimalista.
Uma das suas ideias mais fortes é sem dúvida a remoção da barra de endereço. Refere o espaço que ocupa de forma desnecessária e a coloca em causa a sua utilidade.
The location bar has to go. It has many problems. For one, it’s always visible and constantly takes up a large amount of space. Secondly, it’s hard to read, since people don’t really understand URLs. Moreover, it’s modal: it has a mode for displaying the current page’s location and a mode for entering your next destination. It’s not always immediately obvious which mode you’re in and what the current text is indicating, and switching modes is not easy either. Finally, the destination-entering mode is merely an example of running one command, and we already have a better interface for running commands: Ubiquity.
We need to separate the location bar’s two modes and remove the location bar as we know it.
A ideia que fica é que esta deveria ser substituída por algo mais intuitivo e que não apresente os problemas actuais. OUbiquity é referido como o caminho a seguir, se bem que adaptado e com outras funcionalidades.
O artigo evolui com a apresentação de muitas outras ideias que tornariam a interface do Firefox mais simples de usar e ainda mais intuitiva.
É certo que este artigo apenas mostra a ideia que este autor tem e não vincula a Mozilla, mas o facto de ter sido publicado no blog oficial mostra que muito provavelmente andam ideias no ar para esta alteração e que pelo menos a discussão está lançada.
Pode ser que as futuras versões do Firefox comecem a fazer a aproximação a estas ideias e que a interface evolua para algo mais adaptado às necessidades dos utilizadores.
O futuro dos browsers está a ser traçado agora. Podemos estar a assistir ao definir de muitas e boas novidades neste campo. Esperemos para ver o que a concorrência tem para a apresentar.
A questão da barra de endereço, ao estar apoiada por dois gigantes, parece estar praticamente resolvida. Resta apenas saber em que moldes e para quando a apresentação das versões definitivas.
Artigos relacionados:
- A Google vaticina o fim da barra de endereço nos browsers
- Chrome já tem interface minimalista
- LessChrome HD – O minimalismo também chegou ao Firefox
Homepage: Ubiquitous Firefox, Part 1: How Do You Design a Debris-Less Browser?
Este artigo tem mais de um ano
Embora em alguns casos ainda se justifique a sua utilização, como por exemplo cortar/editar parte do directório para navegar no site…já é mais valorizada a sua ausência do que a sua presença…
Toda a gente quer dar sumiço ao endereço, o problema que todos têm é como é que depois o utilizador sabe que está realmente no endereço certo.
A questão é que se mesmo com o endereço visível o phising funciona, sem se ver o endereço ficará ainda mais fácil funcionar.
E isso é um problema.
Se a barra de endereço desaparecer, eu não actualizo de certeza…
x2
me three
4
as pessoas ficaram burras do dia para a noite?
a barra não vai desaparecer, só vai estar oculta, pelas imagens podemos ver que temos acesso a ela clicando no símbolo da Mozilla ou carregando a tecla “alt”.
Não comecem a fazer filmes antes de termos estas “ideias” na prática.
Eu também.
Temos sempre o Opera em modo clássico.
O Firefox 4 suporta esconder a barra de endereços com facilidade. Vai a Firefox > Opções > Barra de Navegação, e já está. Se quiseres meter os botões ao lado das tabs, também dá facilmente. E quando quiseres ver ou usar a barra de endereços, carregas CTRL+L e já está. O Chrome só traz o facto de ser mais fácil de fazer isto, mas o Firefox já tem isto, e já tinha desde o 2.0, só os botões ao lado das tabs é que é só agora no 4.0.
O Opera também já suporta isto há algum tempo, mas não e tão personalizável. No Firefox também podes mudar o atalho para a barra de endereço se quiseres, mas tens que ter a extensão keyconfig para fazer isso.
Obrigado pela dica!
Eu já tinha ocultado a barra de endereços, mas não sabia como colocar os botões de comando ao lado da barra de abas.
Acho que o visual fica bem melhor e facilita a leitura.
Acredito que devam fazer essas modificações tanto no Firefox, quando no Chrome.
Já que o Ie9 possui uma barra de endereços reduzida;
Daqui a pouco vão sumir com essa barra também.
Nunca me tinha ocorrido isto… Não acredito que a maioria das pessoas queira ficar sem a barra de endereço – aliás a grande maioria aprendeu o que era a net através dela e não saberia o que fazer se ela não estiver lá…
Só espero que isto seja opcional e que pelo menos seja show/hide. Para que o utilizador pelo menos tenha alguma noção de onde se encontra.
Acho que isto é uma coisa que cada um pode escolher, e vai ter que ser feito como tal.
Já instalei o add-on para o Firefox e está.. lindo!
Alguns bugs, mas nada que não se resolva! :p
Fica aqui o link para quem quiser, que já foi aqui falado antes:
https://mozillalabs.com/prospector/2011/05/20/lesschrome-hd-more-space-to-browse/
Acho que é um exagero, também gostava de carros sem rodas mas assim já não eram carros, eram naves…
Um browser deve ter visível a barra de endereços porque contém muita informação, por exemplo o “httpS” no facebook.
Comecou a minha vontade enorme de odiar o google. Ate parece que aquilo que eles dizem e um dogma. Realmente o mundo do IT e dos negocios nao passa de “maria vai com as outras”. Quererem prender um utilizador a um grupo de sites promovidos por um dos grandes actores nem pensar. Quero la saber se e mozzila, chrome, IE, Opera, Maxton ou que raio seja la. Ando um pouco para o farto desta historia. Deixem a barra de endereco como esta. Alguma vez vou andar em sites promovidos seja la por quem for so para terem mais cliques a minha conta. Vao mas e trabalhar. Escravatura digital… vao mas e para um sitio que voces sabem.
Concordo.
Depois fazem um addon para ter a barra de endereços visível!!
Os engenheiros deviam ficar na programação, quando começam a filosofar fazem asneiras!
Dão-te mais uma opção de poderes ou não usar uma barra de endereço e chamas-lhe escravatura digital.
Está bem então.
Rant post is rant!
A barra de endereços vai continuar disponível, apenas com uma opção manual ou automática (ou ambas) para que se ajuste a sua visibilidade.
Não comecem a dramatizar, ninguém vos está a privar do quer que seja. E lembrem-se que só por um conceito ser bem aceite e prático, já tido como padrão e utilizado diariamente, não significa que o mesmo perdure eternamente e que não possa ser substituído por outro (de preferência melhor, claro).
Boas, acho mesmo mal que retirem a barra de endereços, pois é sem duvida um elemento importante num browser.
E concordo com a opinião do RF e do Fábio.
Acho que é ridículo. Vai implicar ir a um motor de busca… não faz muito sentido.
Mas enfim… eles lá sabem. Vou começar a guardar os setups dos FF antigos para depois não ter problemas.
Sem barra perco a vontade de navegar.
Pelo que percebo haverá sempre alguma forma de input.
Não faria sentido a barra ser eliminada, não é certamente a partir de um motor de busca que vou aceder a intranet’s, sites locais e outros invisíveis a motores de busca…
Sim… também deduzo que haja, alguma coisa que fique oculta quando não precisamos (género barra de tarefas do Windows)… mas mesmo assim, acho que não faz muito sentido. 😕
E sim, esse caso, de intranets, por exemplo… seria complicado, ou mesmo impossível aceder.
Não acredito que isto vá resultar.. Mas lá está como disse Fábio convém show/hide para que se possa saber onde andamos…
Não sei se será a vossa opinião, mas a minha é que a Fundação Mozilla tem aparecido consecutivamente com excelentes ideias, algumas mais revolucionárias, mas não consegue sustentar uma versão final e conclusiva dessas “inovações”.
Não digo no passado, digo depois da Google ter cimentado a presença do Chrome nas preferências dos utilizadores.
Se repararem muitas das inovações que chegam ao consumidor chegam pela mão do Opera e depois são traduzidas para as plataformas dos outros browsers e aparecem como novidade. Um exemplo claro é a interface e os objectos que compõem a estrutura dos browsers.
Em termos de tecnologias inovadoras de navegação também aparecem pela mão da Opera Software…
Há que destacar o novo IE9 que se distancia dos restantes mas numa linha diferente… um pouco atrasada mas a recuperar em termos de standards e aspecto.
Esta “inovação” ou proposta de inovação… é mais uma que a Mozilla lança e que ficará na gaveta.
O conceito de navegação não sofre alterações há muito tempo, há décadas diria mesmo. Criou-se um modelo e agora apenas de modelam ferramentas acessórias.
Mas se calhar sou eu…
Para já é melhor deixarem estar a barra de endereço.
Então e alguém que tenha acabado de criar um site? Como fará para divulga-lo?
Pessoal, óbvio que nunca vão matar a barra de endereço, caso contrário os URLs deixavam de ser necessários, nao? lol Vai ficar apenas oculta.
Eu instalar o addon no firefox e estou-me a sentir estranho.. acho.. acho que isto é AMOR. Se há coisa que eu tenho vindo a lutar quase todos os dias com o meu portátil é pela quantidade de espaço vertical disponível no meu ecrã! Há anos que não uso a status bar, e agora finalmente foi descartada pelo Firefox 4. Esconder a barra de endereço e a de bookmarks é fantástico! Acabei de ganhar mais 2 centímetros de espaço.
Experimentem antes de virem para aqui choramingar!
O firefox perde um bocado a sua performance com este addon instalado. Já não gosto!! -.-
Se premires a tecla F11 enquanto navegas na net ficas com muito espaço disponível. xD
Seria mais ou menos o que o Ópera ja tem ? http://twitpic.com/52b30i/full . Aí nesse caso usariamos o simbolo “+” e ele abre o tal do “dial” onde você tem sseus endereços gravados.
Sempre achei o Ópera um passo a frente. O único problema que eu acho dele é a renderização de imagens. Se você tem um blog ou site e tal, sabe do que estou falando.
Valeu o post !
A barra não vai desaparecer, apenas será escondida. O mais provável é ao passar o rato em cima da aba ele mostre o link.
Também será certamente possível ir a um endereço directamente. Quando abrimos nova aba aparecerá a barra para colocarmos link ou fazer pesquisa como normal nos actuais navegadores.
Ela não vai desaparecer completamente, apenas não está sempre visivel.
Quando precisas ela esta lá.
Não julguem as coisas antes de experimentarem/verem.
É um dos grandes problemas dos portugueses e que mais revolta contra o meu povo me dá.
Gostam de dizer mal antes de experimentarem e depois se calhar quem disse pior, é o primeiro a viciar nisso.
Abram a vossa mente por favor, assim não chegamos a lado nenhum.
esta é uma das coisas que detesto no nosso país!
gosto do novo conceito 🙂
Por este andar o futuro dos browsers é mesmo desaparecerem.
A Google com o Chrome/Chromium e a Mozilla com o Firefox.
Com tanto tirar, daqui a pouco não
existem Firefox nem Chrom(e/ium). Isto se a MS e Opera não seguirem o mesmo caminho…
A barra de endereços faz sempre falta em qualquer browser. Nem que seja auto-oculta.
“Por este andar o futuro dos browsers é mesmo desaparecerem.”
Ora, nem mais. Sem querer, disseste tudo!
Cada vez mais, o browser desaparece da frente do utilizador, dando total primazia aos sites/aplicaçõoes on-line, mas ganhando cada vez mais importância no sistema, tornando-se *o sistema*.
Mas… sou old fashion: para mim, a barra de endereço visível ainda é essencial!
Esta é uma das razões porque não gosto do google chrome
É assim desde que seja uma opção e que se eu escolher ter a barra visível ela esteja mesmo visível (não se esconda ou coisa assim) por mim tudo bem, é só mais uma opção, que não acredito que tenha muita afluência mas enfim, se vir-mos bem, hoje em dia o que não faltam é opções que a maioria dos utilizadores não usam. No fim de estar programado está feito e partem para a próxima ideia não muito popular mas que lhes faça valer os ordenados.
Já agora, digo estar mesmo visível porque por exemplo no Windows tb posso esconder a barra de ferramentas mas gosto de estar sempre a ver o que está no computador, infelizmente alguns estão a ir em sentido contrário mas enquanto isso for opção, por mim tudo bem 🙂
Deixem eu molhar o bico.
E sapatos sem atacadores o que acham deles?
Eu pessoalmente nao desgosto, sao giros e tal mas continuo a usar tb com atacadores (O meu lado drive test).
E as cores o que acham deve ser azul ou amarelo (eu sei que juntos dao verde mas so se eu quiser).
Portuga e sempre contra tudo e todos mas depois vota neles (I know out of range/topic).
Eu (opiniao muito importante) acho que nos netbooks e tablets da muito jeito nao ter a melga da barra (WorkSpace muito pequenote)por isso normalmente desactivo.
Sera que me custara muito activar a barra de espacos se vier por default desactivada (vou ter de pensar seriamente nessa possibilidade)?
Chavalada bora la ser mais positivos deixem o mundo criar.
Se nao gostas de vinho bebe cocacola mas nao te indignes com as vinhas que tanto podem dar para fazer fruta como para fazer vinho .
Beijos e Abracos.
Heheh… gostei da piada dos atacadores ;,)
Aqui a ideia é levar estas peseudo-inovações até ao fim e não ficarem apenas por mockups…
Mas tem sentido de oportunidade o teu comment. 🙂
Obrigado Vitinho (se me permites a familiaridade)so tu me compreendes
As lagrimas vieram-me aos olhos.
Nunca pensei ter a atencao de um tao conceituado Guro.
Aproveito este momento para te dizer, “q Xim e Prontos”, tas no bom caminho.
Nice blog (visto o estrageirismo da me da aquel ar inteligente?).
O mais interessante to teu blog e o nao fanatismo por nenhuma religiao da moda tipo Mac/windows/linux.
Artigos simples, deixas/am toda a gente comentar (ate eu q nao mereco). Apresentas solucoes e foges da critica barata.
Esta e a altura que deves comecar a babar e a mostar isto ao pessoal da “redaccao”.
E…. digo mais depois ou ainda te empolgas e nao escreves nada de interessante.
O pessoal todo a dramatizar ahahahahah
Isto é como tudo primeiro critica-se, daqui a uns tempos todos dizem que foi a maior evolução nos browsers em anos… HEHEHEHEHHE, esperem apenas que vão ver…
Se a barra for facilmente acessivel com o pressionar de uma tecla não vejo razão para tanto drama, coisa que pelo que li se vai passar.
Se fores utilizador activo do browser como eu, vai ser um acréscimo de centenas de cliques por dia.
eu prefiro uma barra que ocupa 10pixeis a ter de clicar sempre que quero vê-la..
É uma evolução de facto, mas certamente a adaptação será dura em vez de suave e parcial.
Eu uso o browser imenso, e alem disso não “clico” para usar a barra de endereço uso sempre um atalho, muito mais rapido que ir com o rato, e pelo que li vai ser possivel chamar-la com um atalho ou seja, vai ser espetecular para mim e para toda gente que nao tem problemas em usar atalhos.
E se consideras que é uma evolução então mais vale ser introduzido mais rapido para que as pessoas a comecem a usar mais cedo em condições que andar com meias coisas feitas.
Cambada, a barra não vai sumir, desaparecer! Ela vai ficar no modo auto-ocultar, chegou o mouse perto e ele aparece, tem gente que usa uns docks-bar bem esquisitos com essa função, assim como tem a função de auto-ocultar a barra/painel inferior do Windows/Linux fazem séculos, só por isso não é a configuração padrão.
Antes de falar, favor testar, se não gostou remove:
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/prospector-lessChrome-HD/
Recomendo:
https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/hostname-in-titlebar/
Estou testando e achei simpático!
Ctrl + L
so tenho uma coisa a dizer:
vimperator
:set gui=none
L O L !
tanta coisa querem remover a barra cliquem lá em cima e tirem o visto de “Barra de Navegação”
O meu motor de busca é a barra de endereços,, escrevo lá qualquer coisa e pesquisa logo no google. –.
gosto sempre de verificar os urls, e nem deve ser preciso explicar porque.
Barra de Endereços FTW!!
Realmente a coisa que mais me preocupa é a segurança… se já com a barra de endereços visível é o que é… sem barra de endereços vai ser o regabofe da insegurança… caramba até eu vou ter dificuldades em descobrir problemas de segurança do dia a dia, com a barra de endereços fora da vista.
Insegurança! Acho que a maioria não compreendeu ainda. Nada vai mudar em relação a segurança.
A barra de endereço não será excluída, apenas ficará oculta quando não for utilizada.
Inseguro ficaria se não aparecesse, no rodapé, o endereço ao passar o rato em cima do link. Aí sim..