Mozilla promete um botão “desligar” para desativar a IA do Firefox
A nomeação do novo CEO da Mozilla foi acompanhada por um anúncio que gerou uma onda de críticas. A chegada da IA ao Firefox. Para apaziguar os ânimos, a empresa acaba de prometer a integração de um "botão de desativação", uma ferramenta que permitirá aos utilizadores desativar por completo as funcionalidades de IA no Firefox.
CEO da Mozilla esclareceu tudo
O CEO da Mozilla Firefox anunciou que o seu browser iria passar a utilizar a inteligência artificial gradualmente. Os utilizadores, longe de estarem satisfeitos com a novidade, manifestaram amplamente o seu descontentamento. Apenas 24 horas depois da polémica, a Mozilla tentou apaziguar os ânimos e prometeu introduzir um "botão de desativação" de IA no seu browser.
Recém-empossado, Anthony Enzor-DeMeo, o novo CEO da Mozilla Firefox, causou grande controvérsia na comunidade. Anunciou que o Firefox se tornaria um browser "baseado em IA", tal como outros, como a OpenIA e o seu browser Atlas, disponível através do ChatGPT, ou o Perplexity e o seu browser Comet.
Firefox vai receber novidades em 2026
Esta funcionalidade, prevista para o início de 2026, não agrada a todos os utilizadores de browsers. Embora a Mozilla pareça estar a abraçar a sua transição para a IA, e o CEO do Firefox afirme que "a IA é o futuro do Firefox", o mal parece já estar feito para os utilizadores.
Perante esta controvérsia, a Mozilla está a tentar acalmar os ânimos. Numa publicação no Reddit , Anthony Enzor-DeMeo tentou tranquilizar os utilizadores. "Fiquem descansados, o Firefox será sempre um browser construído em torno do controlo do utilizador". O CEO afirma que a IA nunca será imposta ao browser. Apenas os utilizadores que desejarem testar as capacidades de IA poderão fazê-lo. Todas estas funcionalidades permanecerão opcionais e poderão ser desativadas com um único clique.
Um botão "desligar" para desativar a IA
Apenas 24 horas após o início da controvérsia, a Mozilla tentou acalmar os ânimos e tranquilizar os utilizadores. Clarificou as suas ambições em relação à inteligência artificial e anunciando a chegada simultânea da IA ao browser, bem como de um botão de "desligar".
A equipa de desenvolvimento da Mozilla utilizou o Mastodon para esclarecer ainda mais a situação, afirmando que o Firefox terá uma opção para "desativar completamente todas as funcionalidades de IA". Esta funcionalidade "removerá permanentemente todo o conteúdo de IA e nunca mais o exibirá". Resta saber se este recurso tranquilizará os utilizadores.





















Esperemos que sim senão adeus Firefox!
Claro, todos pensam numa só direção, agora é a AI, porque não fazem um browser que consuma menos recursos e seja mais rápido?
Isso só vão começar a pensar agora, visto que a RAM é mais cara que ouro. Vai tudo vira-se para browsers mais leves ou não atualizar os que usam porque não vão ter memória que chega para aguentar as “novidades” e “melhorias” que estas empresas inventam.
Ora pagar 900 triliões, de dólares, por ano, para ter data centers, com o browser, a aceder, a eles, nada mais simples que sacar 500%, da memória, que os clientes usam.
É que, cada vez mais, browsers, usam a memória e os temporários, para suportar a estrutura. Basicamente, são torrents, que dividem, o trabalho, dos servidores. Daí que, já há browsers a exigir 16gb RAM ou a reservarem 40gb, de espaço livre, em disco.
Já dá para desactivar há bastante tempo, mas é preciso mudar manualmente em about:config
browser.ml.enable = false
browser.ml.chat.enabled = false
browser.ml.chat.shortcuts = false
browser.tabs.groups.smart.enabled = false
sidebar.revamp = false
browser.ml.chat.page.footerBadge = false
browser.ml.chat.page.menuBadge = false
browser.ml.chat.shortcuts.custom = false
browser.ml.chat.sidebar = false
browser.ml.checkForMemory = false
browser.ml.linkPreview.shift = false
browser.ml.linkPreview.shiftAlt = false
browser.ml.linkPreview.enabled = false
browser.tabs.groups.smart.enabled = false
extensions.ml.enabled = false
browser.urlbar.quicksuggest.mlEnabled = false
places.semanticHistory.featureGate = false
Um browser tão bom e a Firefox quer o condenar porquê?
Que façam uma versão específica para AI e quem quiser que faça download dele.
E não aproveitarem, os jovens, a pagar 6000 milhões, de euros, por semana, para os usar, gratuitamente, sem darem por isso? Mau negócio.