Mozilla mostra à Microsoft onde estão os $10.000
Já vimos que a Microsoft, não anda a poupar esforços e recursos financeiros para ganhar uma quota preciosa de mercado na web. Recentemente a subsidiária da empresa de Redmond na Austrália, iniciou um serviço livre de caça ao tesouro onde oferecia 10.000 dólares. Parecia ser finalmente uma manobra de marketing bem feita.
Mas digam qual era o browser que se tinha de usar?
Claro que tinha de ser o IE (ou então a extensão IE Tab no Firefox 😉 ). Até agora tudo bem e a ideia até me parece bastante inteligente, mas a Microsoft continua a não encontrar o método ideal para que a mensagem seja passada de uma forma correcta.
Eu penso mesmo que os responsáveis da empresa norte americana precisam de renovar a sua equipa de marketing (fica a sugestão).
Passo a explicar: imagine que por mais que estivesse entusiasmado em participar nesta boa ideia da Microsoft e embarcasse na caça ao tesouro no site TenGrandIsBuriedHere.com, como iria reagir se não usasse o IE e visse seguinte imagem?
Não sei se os nossos caros leitores repararam da simpática mensagem "Mas nunca vai conseguir encontrá-lo (ao tesouro) com esse browser. Portanto livre-se dele ou desapareça daqui". Claro que surgiram algumas críticas a esta iniciativa ao longo da Internet e tom hostil com os utilizadores.
Para quem começa a ver seriamente ameaçada a sua posição no mercado de browsers, penso que não é propriamente a forma mais correcta de se dirigir a potenciais novos utilizadores do IE. E, por outro lado, não seria interessante abrir a iniciativa a outros browsers e bombardear o site com banners do IE ou dar uma compensação aos utilizadores que usassem IE? Mas quem sou eu para opinar sobre marketing ? 😉
O principal rival da Microsoft no mercado de browsers, a Mozilla, aproveitou a situação. E não o poderia ter feito de uma forma mais bem pensada e brilhante. Aliás os tiros consecutivos no pé que a empresa de Redmond anda a dar, torna obviamente a vida mais facilitada aos seus rivais directos.
Recordo que a Mozilla com muitos menos recursos que a Microsoft ao longo do tempo tem tido ideias ao nível de Marketing bem mais originais e eficazes para promover o seu browser.
O caro leitor não se lembra que a Mozilla conseguiu de uma forma engenhosa orquestrar uma campanha de marketing (com um estrondoso sucesso diga-se) em que ideia era (e foi atingida) bater um recorde mundial do Guinness e promover o seu browser?
Mas em concreto a resposta da Mozilla foi através da sua própria versão de caça ao tesouro no site TenGrandIsBuriedThere.com. O site consiste numa estrutura simples usando o Google Map. Basicamente o que o utilizador tem de fazer é sempre realizar "zoom in" ao mapa, nós mostramos o resultado da caça ao tesouro da Mozilla por si.
Estamos perante duas campanhas de marketing, uma com um tom agressivo e despropositado para o publico alvo da campanha (os utilizadores que não usam IE), a outra campanha bastante inteligente (e certamente com menos recursos gastos) da Mozilla que não é hostil com nenhum dos utilizadores dos browsers concorrentes e com esta campanha dá uma verdadeira bofetada de luva branca à Microsoft.
Parece-me que a imagem de alguma forma degradada ao longo dos últimos anos por parte da multinacional de Redmond, justificavam uma nova atitude não tão agressiva e mais humilde, num mercado que a curto / médio prazo poderá ser dominado pelo Firefox.
Estará aqui patente um certo nervosismo por parte da Microsoft devido ao processo em curso na UE e ao facto de cada dia que passa perder quota no mercado de browsers? Deixamos as respostas para os nossos leitores. TechCrunch
Este artigo tem mais de um ano
Vivam a Mozilla e o Fierefox!
Fierefox? Sério? Onde posso sacar? Deve ser um espectáculo ehehehe…
O k ele keria dizer era FieryFox 😉
O homem enganou-se…
Parece que nunca se enganaram!
Sois mas é uns grandes totós que só se armam…
O que ele quer dizer era FarofaFox.. 😀
Muito engraçado 😆
A velha batalha do software proprietário contra o software livre …
mudam os tempos, mudam os argumentos.
—
http://www.cheaptrade.pt
Se calhar não é o melhor local para dizer “Google Chrome 4ever!!!”… lol
Mas realmente desde que o saquei pela primeira vez que tem sido o meu browser de eleição, e achei a campanha da google simples mas eficaz (se forem a google.com com o IE aparece-vos um banner a dizer para sacarem o Chrome =D).
Seja como for, jogada brilhante do pessoal do Firefox, foi o chamado pontapé nos….er…. cookies 😐
Não só google.com mas orkut, youtube, gmail, esses três de uma forma mais discreta…
Concordo plenamente Chrome Forever e agora comas suas extensões… Uma das outras maneiras que utilizaram para publicitar o Chrome foi uma colectânea de vídeos engraçados (alguns estúpidos) https://www.youtube.com/watch?v=5535Ts-iOP0&feature=SeriesPlayList&p=483EE5FD751A8625
Por acaso engraçado o video xD
São 11 aquilo é uma playlist
Até achei curiosa a noticia, embora acha que ou a mozilla muda as evidentes lacunas de codigo que o seu browser tem (resultando uma falta de performance evidente)ou tambem, mais dia menos dia, vai ser passado por cima. O utilizador comum está, cada vez mais, a perceber que existe alternativas cada vez mais rentaveis e eficiente do que o ie/firefox. So por curiosidade, eu usei o firefox desde os seus primordios….mas actualmente (e não só devido aos complementos como muita gente diz…mas principalmente porque existe uma evidente má programação)é um bixo dificil de sustentar.
Mas bom trabalho Rui!
Entrei com o Chrome no TenGrandIsBuriedHere.com e não me apareceu a mesma mensagem. Já devem ter alterado para algo mais soft …
Claro que eles não são nenhuns parvos, quando foi publicitado essa história da frase (má publicidade) pensaram duas vezes e alteraram logo isso
Existem 2 sites: Um k é “Here” e outro k é “There”…
Ou seja, a mozilla desvendou a localização do “tesouro” e colocou lá o icone do FF?
2?
eu sinceramente não entendi direito também…
Me parece que faltou deixar claro se tratarem de sites diferentes.
O endereço publicado pela Microsoft é enquanto o publicado pela Mozilla é .
Notaram a diferença?
Agora estou tentando entender o que há de genial nisso.
Parece que filtraram minha mensagem…
os endereços são
Microsoft: tengrandisburiedHERE .com
Mozilla: tengrandisburiedTHERE .com
A diferença pode ser notada nas logomarcas das campanhas.
Também não entendi a parte do genial.
Aliás, quando li a 1ª vez (atravessado) julguei que a Mozilla tinha descoberto o tesouro com o Firefox e aí penso que já seria genial.
2
Sim foi isso que pensei que tinha acontecido (que era brutal!)…
Vitor podes explicar realmente o que aconteceu de genial?
Acho q anda gente a mais na Microsoft….
http://www.cidadeviseu.com
Não sei qual é o espanto…
A Microsoft sempre teve ideias infelizes e usa um markting abusivo para atingir os seus meios… é por estas e por outras que a marca tem sempre uma conotação negativa no mundo informático…
Bem, até me parece que o tom da mensagem inicial do pessoal da Microsoft australiana era um tom de brincadeira pura! Lá está, depende da interpretação! Se tivesse um bonequinho sorridente à frente se calhar já tina sido lido de outra forma:
“Mas nunca vai conseguir encontrá-lo (ao tesouro) com esse browser. Portanto livre-se dele ou desapareça daqui” 😉
Tenho a ideia que essa malta que vive no outro extremo do planeta tem um sentido de humor mais britânico, como é óbvio 😉
Agora também me parece curioso que no título “TenGrandIsBuriedThere.com” basicamente copiaram o T de “Ten” para o “There” e até ficou com pouca qualidade de imagem! Seja por que motivo for, até acho piada por lhe dar um ar amador 😀
E agora, não descobri os $10.000 mas descobri que falta um “h” no meu comentário… 😛
Lol
+1 ponto para a Mozilla
Para nós, não Norte-Americanos, parece-nos um escândalo, no entanto a publicidade nos Estados Unidos é assim desde há muitos anos… alguém alguma vez viu algum anuncio das pickup Toyota ondem dizem mal das Ford e vice versa (chegam mesmo a destruir um pickup da concorrência)?
É publicidade comparativa no seu mais baixo nível, e os americanos gostam disso. Para nós, é escandaloso (pessoalmente acho discriminatório), para eles é normalíssimo… por isso não me espanta, principalmente vindo de quem vem.
Por acaso já vi um exemplo disso com a Coca Cola e a Pepsi.
https://www.youtube.com/watch?v=IVndvFoQt34
Por acaso tb ja conhecia esse… Bastante castiço até =)
Cá pelo menos na publicidade não é permitido isso, até porque nem sequer são lançados porque não obteem a autorização…
Temos o grande exemplo da publicidade da MediaMarkt, da cena da Parvônia… e eles foram obrigados a retirar toda a publicidade sobre isso porque indirectamente chamavam parvos aos clientes que iam às outras lojas que não fossem MediaMarkt.. e vejamos.. nem foi uma publicidade directa a falar mal da Radio Popular, Worten e afins.. mas só o facto de insinuar tiveram que retirar…
cá em Portugal temos o mudasti.
nestea vs icetea
Sim mas mudasti é um sinal de mudança…não é propriamente ofensivo.. 😉
é ofensivo a partir do momento em que o slogan é “muda de icetea”
pelo menos no meu ponto de vista.
Icetea é a marca…
“Iced Tea” como é usado no slogan, abrange o produto em si e não a marca rival…
iced tea = chá gelado 😉
Mozilla portable…
Já agora, deixo-vos um bom exemplo de publicidade da Audi em que entra outra marca ao barulho… e eles nem precisam falar mal dessa mesma marca…
É apenas uma forma de mostrar que eles estão ao mesmo patamar na concorrencia…não com isso rebaixando a outra marca… 😉
https://www.youtube.com/watch?v=jaJK9WqAvnQ
Altamente x)
Parabens a Mozilla e ao firefox pela intelegencia na promocao bem sargaz opa e segue o que diz use o IE tab heheehh
IE tab necessita do IE instalado ehehehe…
Pois, tudo muito giro.
Mas neste caso poderia também dizer-se que a Mozilla só aperfeiçoou algo originário da Microsoft… Tipo, roubou a ideia como se costuma dizer que a Microsoft faz com a Mozilla.
E digo mais, não me espanta nada a sugestão da Microsoft de quem quiser procurar o tesouro que o faça só com o Explorer.
Sei de muitos fóruns onde essa sugestão é feita, mas no sentido inverso (deixar de usar IE para usar Firefox)para por exemplos se visualizarem imagens alojadas no ImageShack.
Chamasse a isso concorrência.
Eu por acaso uso Firefox porque me agrada mais, mas isso não signifa que esteja preso a esse browser.
Se entretanto o IE melhorar não tenho qualquer problema em mudar.
“…por outro lado, não seria interessante abrir a iniciativa a outros browsers e bombardear o site com banners do IE…”, achas isso criativo ou mais interessante? Acho que te devias apresentar à Microsoft, se achas as tuas ideias tão boas…
eu vou dormir …
acordem-me quando a M$ fizer alguma coisa de útil à Humanidade….
acho que vou dormir parar sempre…
Parece-me que andas a dormir há muito tempo…bons sonhos.
Loooooooooooooool ca grande resposta 😀
Olha que os pesadelos ainda te metem da cama a baixo…
Ainda resolvem inventar um Windows “Paisagens” (para condizer com Vista) e dps quem sofre é o teu nariz lol
Pessoal, tanto me enganei, que está confirmado a Microsoft modou a campanha e agora permite que todos os utilizadores com qualquer Browser possa participar nela:
Fonte:
http://www.techcrunch.com/2009/06/19/microsoft-tells-its-ie8-campaign-to-get-lost/
Afinal não estou assim tão mal das lições de marketing que tive na faculdade 🙂
Mas ca granda bofetada de luva branca que a Mozilla espetou …
As pessoas só usam IE porque vem imbutido no windows
se assim não fosse essa bostazinha do IE nunca tinha chegado á luz do dia
Mais um campanhã da treta à estilo Balmer… O Bill Gates ainda tinha uma postura diferente, agora esse gajo tem a mania que a microsoft é a maior e o resto são uma m****. Estava na altura de mudar de pensamento…
O pessoal que utiliza Linux (como eu) não podia participar neste concurso, porque explorer no Linux não existe!! 😉
Bom, a Microsoft (Austrália) lançou uma caça ao tesouro de 10.000 dólares (australianos, presumo, o que dará 5.800 euros). A partir de hoje vão saindo pistas (a primeira era 3000, o que em numeração romana dá MMM, o que invertendo dará WWW – o que, segundo alguns, seria a primeira pista.
Caiu “o Carmo e a Trindade” em cima do “get lost”, na gíria “cai fora”, mas literalmente é “está perdido” (diz a Microsoft que era o que queria dizer – “sem o IE 8 estás perdido”). Entretanto o “get lost” foi-se e pode-se participar com qualquer browser.
Não sei se haverá grandes coisas para dizer. O que escrevi foi só para situar a história, porque num comentário vinha já que o “get lost” foi-se.
Penso que a noticia esteja um pouco confusa e sem muita credibilidade.
De facto a ms lançou esta campanha. Apenas foi lançado na autralia pela sua subsidiaria, logo não foram os americanos ou chineses ou mesmo o Balmer!
Depois, não sei qual a campanha que a mozilla fez (até porque é a 1ª vez que ouço) mas os seus fanboys já arranjaram maneira de copiar o site e andar a espalhar a imagem acima como também corre imagens de um suposto IE8 a dizer que não é possível aceder ao site (na prática é IE7 com recantos de photoshop).
Agora quero ver como vai a mozilla ficar, tendo em conta que a sua grande apoiante (google) mandou-a as urtigas e deixa de haver uma data de milhoes para desenvolver o browser.
Caro.
Não é questão de ter pouca credibilidade, foi o que aconteceu. Isto é, um falhanço incrivel na equipa de marketing da microsoft austrália, ao ponto de “alegadamente” a Microsoft “mãe”, não ter ficado satisfeita com a situação e ter comunicado com a sua subsidiária.
A afirmação “desaparece” não me parece a mais certa mesmo que possa ser interpretada de poder se perder como o aver referiu. Parece-me que se eles quisessem que não fosse feito esse equívoco não teriam sequer usado essa afirmação.
A microsoft depois de ver que fez asneira, abriu o concurso para todos os browsers e reformulou as frases do evento.
Ainda acerca com credibilidade da notícia, foi interpretada como um falhanço de marketing por nós e pelo reputado site tecnológico TechCrunch, também não percebi a questão de estar confusa, pareceu-me bem clara 😉
Quanto a esta frase:
“Agora quero ver como vai a mozilla ficar, tendo em conta que a sua grande apoiante (google) mandou-a as urtigas e deixa de haver uma data de milhoes para desenvolver o browser.”
Diz-me uma fonte para isto sff já que não vi nenhuma notícia que dá conta de uma redução do investimento da Google na Mozilla 🙂 , já que pareces mais informado que eu 😉
A parte mais divertida da mozila foi mostrarem como fizeram o logo no campo 😛
https://www.youtube.com/watch?v=l_KXhf1BI-k
… em Agosto de 2006.
Esta malta por aqui é muito novinha mesmo! O site do firefox era a dizer que o tesouro era o próprio firefox e que há muito já estava encontrado. E usaram a imagem que mais celebrizou o Firefox, o “Firefox Crop Circle”
O logo foi criado no Oregon – EUA (12/08/2006)
http://lug.oregonstate.edu/wiki/Grain
O melhor mesmo foi a forma que encontraram para irem anunciando o feito:
foi apresentado como um bug do Firefox e assim tratado no bugzilla:
https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=347226
Bug resolvido!
Fotos: http://lug.oregonstate.edu/gallery/v/Summer-06/firefox-crop-circle/
Em Novembro a imagem apareceu no Google maps e depois no Earth
http://maps.google.com/?ie=UTF8&om=1&z=16&ll=45.123785,-123.113962&spn=0.012112,0.024097&t=h
45° 7’25.79″N 123° 6’49.48″W – Google Earth
Podem ler mais coisas:
http://www.google.pt/search?q=Firefox+crop+circle
PS: é uma frase batida mas real – o humor dos australianos nem mesmo os ingleses o entendem!!