Pplware

Mozilla gosta mais de HTML5 do que de Flash

A Fundação Mozilla juntou-se ao coro que aclama o HTML5 como o caminho do futuro!

Por enquanto a Mozilla não vai tão longe como a Apple – Flash ainda é suportado no Firefox. O vice-presidente de produção Jay Sullivan disse ao The Register que “o produto da Adobe nunca será integrado ao navegador. Como acontece agora com o browser da Google.


Não é especificamente na Adobe onde reside o problema – na verdade são os padrões da web, incluindo HTML5 que traçam os caminhos desta indústria. Qualquer pessoa pode instalar aplicações ou scripts que melhoram a sua experiência de navegação – isso faz parte de ser um browser de código aberto. E, se alguém tiver já o Flash instalado, o Firefox poderá, eventualmente, fazer a actualização do plugin (que não o faz agora, mas que o Chrome já faz, pois o Google Chrome traz embutido o Flash).

Foi somente na semana passada, com o lançamento da versão do Firefox 3.6.4, que a Mozila equipou o seu browser com conta-medidas para proteger o utilizador de crashes proporcionados pelo Flash (ou QuickTime ou Silverlight) num computador com Windows ou Linux. Para Mac apenas será suportada esta função numa versão futura.

Esta pequena abertura informativa poderá querer apontar esse suporte para a esperada versão Firefox 4.0 que está a poucos meses de ser lançada.

Obviamente que seria insensato para a Mozilla fingir que a Adobe não existe. Pese o facto de cada vez mais programadores estarem a abraçar o HTML5, não poderemos esquecer que o Flash ainda é um “padrão” da indústria em vídeo na web. Seja como for, este comportamento é inesperado, até há bem pouco tempo a Mozilla dava sinais claros de estar sintonizada com a Adobe.

Estão agora nomes de peso, Apple, Microsoft e Mozilla a inclinar o barco para o HTML5, isso deixa claramente uma questão no ar: terá o Adobe Flash os dias contados?

Mesmo sem abandonar completamente o Flash, isso seria contraproducente, estão a deixar esta tecnologia passar de essencial a omnipresente. Sabem que a tecnologia está lá mas não dependem dela e não estão “confinados a ela. Isso é uma nova visão mesmo no campo da animação e vídeo na web.

Este é mais um sinal, depois de tudo o que já havíamos falado em artigos sobre o tema, que se estão a alinhar as vozes com o que, de forma mais eloquente, disse Steve Jobs quando traçou a estratégia para o iPad.

Quem será o senhor que se segue?

Artigos relacionados:

Exit mobile version