Mozilla confirma que se prepara para trazer o Firefox para o iOS
Surgiu na Internet, no final desta semana, um formulário que dava a todos a possibilidade de se registarem para testar uma futura versão de beta do Firefox para iOS.
Junto ao formulário de registo não surgiu qualquer informação adicional da Mozilla, o que deixou muitos sem saber muito sobre o que a empresa pretendia.
Mas surgiu agora, finalmente, a posição oficial da Mozilla e os seus planos para a chegada do Firefox ao iOS.
A ideia da Mozilla é clara e está bem definida. Querem o Firefox espalhado pelo máximo de plataformas e acessível a todos.
O passo lógico seguinte, e que muitos há vários anos esperam que seja dado, é a sua passagem para o iOS e assim disponibilizar este browser a todos os utilizadores do iPhone e iPad.
A resistência da Mozilla em fazer essa migração esteve muitos anos presa à impossibilidade de usar o seu próprio motor de browser, tendo de optar pelo que a Apple fornece.
Mas tudo parece ter mudado e a Mozilla vai agora preparar o lançamento da sua versão do Firefox para iOS, seguindo as regras da Apple.
We want to bring Firefox to every language, platform and device possible. Although we can’t bring the full Firefox experience and rendering engine to iOS due to the restrictions, we saw an opportunity with the latest improvements and tools in iOS 8 to begin development of a Firefox experience for iOS.
Associada a esta decisão da Mozilla está também a disponibilização de um vasto leque de melhorias e de ferramentas adicionais que a Apple colocou no iOS 8 e que a empresa entende serem uma oportunidade a ser usada.
Apesar de terem agora aberto a possibilidade ao público de participar numa beta pública, ainda que restrita, a Mozilla tem estado a desenvolver intensamente esta versão.
Sendo fiel à sua filosofia, a Mozilla irá em breve disponibilizar o código fonte para esta nova versão no GitHub, e todos vão poder ver os trabalhos feitos e avaliar o código que está a ser usado.
Ainda não existem datas para a disponibilização das primeiras versões de testes, mas a Mozilla quer acelerar estes desenvolvimentos para assim que for possível dar a conhecer ao mundo a sua mais recente versão.
Depois de testes exaustivos, e como é normal nas fases de desenvolvimento do Firefox, as versões mais maduras vão ser disponibilizadas, desta vez para todos e directamente da Apple Store.
O Firefox está muito mais perto do iOS e desta vez veio para ficar, mesmo tendo de se reger pelas regras bem rígidas da Apple.
Este artigo tem mais de um ano
No meu Galaxy Tab S 8.4 WiFi com o Android 4.4.2 está complicado de usar o Firefox, ao aplicar zoom nas páginas as mesmas ficam toda bagunçada, fora a lerdeza para renderizar páginas relativamente simples, travando do nada às vezes também, poxa, será que é falta de otimização para a alta resolução da tela?
Se calhar é desta que me mudo de malas do Chrome para o Firefox. Eu gosto da experiência de ter tudo sincronizado com o Chrome, mas gostava de experimentar outros browsers com a mesma funcionalidade.