Microsoft volta a ser penalizada!
O Tribunal de primeira instância da União Europeia confirmou os processos da Comissão Europeia contra a Microsoft. A mesma instância confirmou ainda a multa de 497 milhões de euros que o comissário europeu da Concorrência, Mario Monti, impôs à gigante informática em 2004 por um reiterado abuso de posição dominante, segundo avança o «Cinco Dias».
Assim, diz o mesmo jornal, em apenas cinco minutos, a Microsoft sofreu esta segunda-feira, no Luxemburgo, uma das suas maiores derrotas das suas três décadas de história. Durante a leitura da sentença, o presidente do Tribunal, Bo Vesterdorf, refutou quase por completo todos os argumentos apresentados pela legião de advogados da Microsoft. O Tribunal considerou que Bruxelas não se equivocou ao exigir à empresa que facilitasse a interoperabilidade do seu omnipresente sistema operativo, Windows, com os produtos de outras companhias rivais.
Multa mais alta da história da concorrência comunitária
Os juízes consideram acertada a decisão comunitária de exigir na Europa a comercialização de uma versão do Windows sem o programa multimédia Media Player, para oferecer ao consumidor a oportunidade de eleger outro programa. O veredicto considera, por último, que a multa imposta, a mais alta na história da política comunitária da concorrência, está de acordo à falta cometida.
A juntar a isto, a Microsoft está a sofrer uma acusação de Lu Feng, estudante da Universidade de Pequim, alegando que que o programa "Windows Genuine Advantage", que está incluído no Windows XP, retirou informações do seu computador pessoal, violando a sua privacidade. Lu Feng exige que lhe seja paga uma indemnização de apenas 1,350 yuans, 129,53 euros, para além de um pedido oficial de desculpas publicado num jornal nacional na China e de uma ordem judicial que obrigue a empresa norte-americana a destruir todas as suas informações pessoais.
Fonte: Agência Financeira
Este artigo tem mais de um ano
Isto é uma perfeita estupidez. Tirar o windows media player, pois, a concorrência, já agora tirem o internet explorer, o movie maker… A união europeia lembra-se de cada uma.
Acho isso estúpido… Desde quando o facto de trazer o Media Player instalado impede de instalar outros programas multimédia? Por favor…
E a Apple não faz o mesmo com o iTunes?
Multa puxada. Se a multa é pela defesa da concorrência e penaliza o abuso de posição dominante só posso apaludir
Mudando de assunto, nos free que fazem mossa à Microsoft há que destacar o lançamento hoje, pela IBM, da suite IBM Lotus Symphony, baseado no OpenOffice.org, para windows e linux, compatível com o Office.
http://symphony.lotus.com/software/lotus/symphony/home.jspa
Como a concorrência é boa para toda a gente, por sua vez a Microsoft acaba de anunciar uma suíte do Office para estudantes por 60 dólares e estar a desenvolver o Office Live online.
Isto já é velho a m$ só recorreu da decisão de 2004, hoje ou ontem soube-se o veredicto final. Não é nada que não possa pagar, além disso é da maneira que a empresa aperta o cinto e descarta alguns dos seus maus trabalhadores.
Estranho essa. A Microsoft coloca o MP que é seu produto dentro do Win. que tbém é seu produto mas não impede ninguém de usar um de sua preferência e de outra produção dentro de seu produto. E ainda é penalizada? Onde está a infração?
Abraço
Iv@n
Sem querer mudar de assunto mas já mudando. Alguém sabe o que aconteceu com os servidores do emule???
Convém não focalizar a questão no Windows Media Player. A questão principal que levou à multa é que a Microsoft não disponibilizou informação suficiente sobre o Windows, o que restringiu a interoperabilidade com os produtos baseados em outros sistemas operativos, o que conduziu ao reforço da posição dominante da Microsoft no mercado e ao risco de desaparecimento da concorrência.
Espero ter traduzido bem (está no link IP/04/832 de:).
http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=IP/06/979&format=HTML&aged=1&language=EN&guiLanguage=fr
Por aí sim amigo aver mas pelo MP não vejo fundamento.
Abraço
Iv@n
axo uma absoluta estupidez processar a microsoft do modo que ofi e verdade que e nessesaria concorrencia mas nao tem logiaca a microsoft ter que fornecer as suas tecnologias, nem tirar o Mp dos seus produtos e a cosia mais esupida de smpre, a UE quer e arranjar problemas… pra nada
Pois é… eu, tal como outros leitores, lendo a notícia quase fico com a ideia que a multa foi pelo WMP integrado. Trata-se apenas de uma das exigências em consequência da decisão, pois a questão principal é a falta de informação e documentação que permitisse inter-operabilidade com produtos que não fossem da Microsoft. E que esta tem tendências monopolistas não é novidade para ninguém.
Cumps
Acho que é como o knozer diz:
Se eu estou a vender um produto que é meu, porque não posso colocar mais produtos meus compatíveis com o primeiro?!
Tudo bem que devam fornecer informações sobre o Windows para ser possível desenvolver outras aplicações para o Windows, diferentes das originais, mas retirar o WMP é ridículo…
Para obrigarem a Microsoft a deixar de ter o Windows Media Player junto com o Windows, têm também que obrigar a Apple a separar o iTunes do MAC OSX.
É uma palhaçada grande. Mas nada que o Gates não possa pagar. Mas que a UE já está a abusar, está. Ainda lhes sai o tiro pela culatra.
Afinal não são só os tribunais portugueses a tomarem decisões sem lógica nenhuma, quem quiser pode usar outro programa como media player, eu uso três, o WMP, o iTunes e o Winamp, nunca verifiquei problemas entre eles.
“Para obrigarem a Microsoft a deixar de ter o Windows Media Player junto com o Windows, têm também que obrigar a Apple a separar o iTunes do MAC OSX.
@ Malamen”
A Apple não tem posição dominante no mercado, ao contrário da M$. Não percebi o porque do processo ter sido virado exclusivamente para o WMP, visto que o W$ traz uma porrada de software junto… IE, Movie Maker, Paint por amor de deus! Achei descabida a razão, mas merecida a multa. a M$ tem métodos pouco ortodoxos de “inovar”. Passo a lembrar o episódio em que a M$ “revolucionou” a aprendizagem em Java patenteando o BlueJ (http://www.bluej.org/mrt/?p=21)… Não só, tomando para si os louros todos. Se isso não é concorrência desleal, não sei o que é..
Malamen diz:
“Mas que a UE já está a abusar, está. Ainda lhes sai o tiro pela culatra.”
E isso quer dizer o quê? Que fazem birra e se retiram do mercado europeu despachando o stock de Vista(s curtas) lá para a Ásia a 5 euros cada bundle? 😀
Aqui entre nós que ng nos lê [ 😉 ] isso era do melhor que poderia acontecer à depauperada industria europeia das TIs mas não vejo qq hipótese de vir a realizar-se.
E, se duvida, basta googlar pelos disparates saidos de Redmond de cada vez que mais uma região europeia optou, e bem, por transferir o seu software instalado para Open Source e/ou standards abertos.
O que poderá, nmho, acontecer é a M$ tentar aumentar ainda mais os preços qna EU para tentar compensar a quebra nas acções derivada da multa e com isso empurrar mais uns milhões para sistemas alternativos.
E, de resto, nada de novo a Leste de Redmond 😉
Malamen diz:
“Mas que a UE já está a abusar, está. Ainda lhes sai o tiro pela culatra.”
E isso quer dizer o quê? Que fazem birra e se retiram do mercado europeu despachando o stock de Vista(s curtas) lá para a Ásia a 5 euros cada bundle? 😀
Aqui entre nós que ng nos lê [ 😉 ] isso era do melhor que poderia acontecer à depauperada industria europeia das TIs mas não vejo qq hipótese de vir a realizar-se.
E, se duvida, basta googlar pelos disparates saidos de Redmond de cada vez que mais uma região europeia optou, e bem, por transferir o seu software instalado para Open Source e/ou standards abertos.
O que poderá, nmho, acontecer é a M$ tentar aumentar ainda mais os preços disparatados que já pratica na EU para tentar compensar a quebra nas acções decorrente da multa e com isso empurrar mais uns milhões de users para sistemas alternativos.
E, de resto, nada de novo a Leste de Redmond 😉
Opss… desculpem-me o double post mas tive uma “escorregadela”. Se for possível apagar o 14 e também este agradeço à gerência. 🙂
E eu acho que nos estamos a centrar demasiado no problema WMP 😉
O problema está em que a Microsoft não quer dizer ás empresas produtoras de software como comunicar (API) com o windows, o que torna a concorrência desleal, não se trata de ter ou não o WMP nem de fornecer o código fonte do Windows.
Acho a multa muito bem aplicada, pena eu não receber 10% dela 😛
O problema é que a Microsoft evoluiu e ninguem prestou atenção!
Foram muito inteligentes em disponiblizar o seu grande produto, “Windows”, sem protecção real contra cópias, o que, permitiu a sua rápida disseminação por esse mundo fora! Agora chamam-lhe monopólio! Eu chamo-lhe saber fazer negócio… Agora, obrigar a pagar uma avultada multa só por não dizer como é que o seu programa realmente interage com outros programas “Não-Microsoft” é que considero abuso de puder…
Quem não quiser usar o Windows ou outros produtos da Microsoft, é simples, não use. Há por aí muita coisa, é só escolher. Chama-se Liberdade…
A UE até tem sido muito branda poderia assinar com os 27 estados membros um acordo de software livre, isso seria bem pior que uma multa. Mas não deverá faltar muito para isto. 😡
@Lapis Azul
“Foram muito inteligentes em disponiblizar o seu grande produto, “Windows”, sem protecção real contra cópias, o que, permitiu a sua rápida disseminação”
concordo plenamente, agora que as empresas têm os funcionários “agarrados” ao windows vêm-se obrigados a comprar as licenças (fica mais barato que formações em Linux)
Agora para quem não entende o que significa concorrência desleal por posição dominante, aqui vai uma explicação
O QUE É UM “ABUSO DE POSIÇÃO DOMINANTE”?
É a utilização indevida por uma empresa do seu poder de mercado quando este resulte na exclusão de concorrentes do mercado através da criação de barreiras artificiais à entrada (por exemplo, recusando o acesso a uma infra-estrutura essencial) ou na subida significativa e artificial dos custos para as rivais (por exemplo, através de discriminação ou condições contratuais difíceis de cumprir), ou se traduzem em práticas que impõem preços excessivos.
para saber mais http://www.autoridadedaconcorrencia.pt/FAQs_pos_dominante.asp
Só vontade de rir… Eu bem gostava de ser o Bill e sabia muito bem o que fazer!
Boas
Vou tentar esclarecer alguns pontos.
Nós vivemos num mercado concorrencial, ou seja, não pode haver uma empresa que comercialize um produto que mais ninguém comercialize. Tem que existir concorrentes.
A empresa em questão pode ter a patente e os concorrentes têm que pagar direitos sobre essa tecnologia/produto, mas não pode abusar disso, como por exemplo, aumentar os preços dos direitos a pagar pelos concorrentes e ela mesma fazer os preços ao publico mais baixos.
Como o Windows, no mercado do desktop, se aproxima dos 95% do mercado, significa que a MS tem uma posição dominante e todas as tecnologias do Windows que interagem com o hardware têm que ser disponibilizadas, ainda que pagas, à concorrência. Ora a MS no WMP utilizou tecnologias que não disponibilizou à concorrencia, embora esta (a concorrência) tenha utilizado outras técnicas para fazer o mesmo, por isso existem multiplos players que funcionem um Windows. A não cedencia dessas tecnologias é que despoletou este processo e a obrigatoriedade de retirar o WMP é uma espécie de retaliação, se ninguém pode ter essas tecnologias, a MS também não pode ter.
Quanto ao WGA, estou muito admirado por ainda não existir nenhum processo pela UE, pois o WGA vai contra a lei de proteção de dados e de privacidade da UE.
Talvez para a próxima…
Fiquem bem e espero que tenham compreendido.
“E a Apple não faz o mesmo com o iTunes?”
“E a Apple não faz o mesmo com o iTunes?” Não. o iTunes não vem com o SO.
to Malamen O iTunes vem no iLive ou é descarregado do site da Apple.
“E a Apple não faz o mesmo com o iTunes?” Não. o iTunes não vem com o SO.
to Malamen O iTunes vem no iLife ou é descarregado do site da Apple.