Microsoft vai forçar actualizações do IE
Uma das principais portas de entrada de vírus e malware nos computadores são os browsers. A não actualização para as mais recentes versões, que corrigem bugs e problemas de segurança, permite que sejam exploradas vulnerabilidades. A culpa desta situação é muitas vezes dos utilizadores, que ignoram simplesmente essas actualizações.
A Google resolveu esse problema ao ter as actualizações a serem feitas de forma automática e sem qualquer necessidade de intervenção dos utilizadores. A Microsoft, que tem uma elevada quota de utilizadores com browsers desactualizados, resolveu mudar a sua postura e passará a usar o mesmo mecanismo de actualização automática.
Segundo informação disponibilizada pela Microsoft num dos seus blogs, já em Janeiro do próximo ano, o IE passará a fazer parte das actualizações que são instaladas de forma automática.
Com esta mudança, todos os que tenham as actualizações automáticas do Windows activadas passam a ter sempre a última versão do IE instalada. Naturalmente que a versão do IE que irá ser instalada está dependente da versão do Windows que estiver a uso nesse computador.
Desta forma a Microsoft garante que os computadores onde o Windows está instalado têm disponibilizada a mais recente do IE e por conseguinte está com os níveis de segurança aumentados.
We want to make updating to the best protection possible as fast and simple as we can for Windows customers. IE is how millions of Windows customers connect to the Web, so keeping that part of Windows updated at all times is critical to keeping them safe online.
With automatic updates enabled through Windows Update, customers can receive IE9 and future versions of Internet Explorer seamlessly without any “update fatigue” issues.
Até agora as novas versões do Internet Explorer eram facultativas, o que levava a que na maioria das vezes eram simplesmente ignoradas.
Esta instalação será transparente para o utilizador, tal como já acontece com as restantes actualizações de segurança no Windows. Naturalmente que todas as configurações, favoritos, passwords e outras definições que os utilizadores tenham nas versões anteriores serão importadas para as mais recentes.
Para as organizações que pretenderem atrasar a instalação destas actualizações irá estar disponível um toolkit que irá impedir essas instalações. A Microsoft não recomenda que estas situações sejam aplicadas, mas entende a necessidade da existência de ritmos diferentes entre organizações e mesmo dentro destas.
Esta nova forma de actualizações começará a ser aplicada já em Janeiro, sendo inicialmente apenas testada na Austrália e no Brasil. Posteriormente será alargada aos restantes países e aos seus utilizadores do Windows.
Com esta mudança a Microsoft procura forçar a actualização dos browsers mais antigos e que os utilizadores insistem em não actualizar. Vão ainda poder dar a estes utilizadores o acesso às mais recentes funcionalidades que foram sendo desenvolvidas e aplicadas nas mais recentes versões do IE.
Possivelmente será desta que a Microsoft acaba com as muito velha e ultrapassadas versões 6 do IE, levando todos os utilizadores a estar com pelo menos a versão 8.
Homepage: Internet Explorer
Este artigo tem mais de um ano
Sempre deveria ter sido assim. Mas sinceramente, quem usa o ie6 merece tudo que lhe possa acontecer.
Atenção que há PCs antigos, que se arrastam com o ie7. Nesses a alternativa ou é o chrome, ou o opera ou então manter o ie6.
Merece?? Todos são obrigados a perceber de computadores? Acho que é bem pensado no sentido de ‘quem percebe menos’ não ter tantas preocupações e não ter de andar sempre a correr para os informáticos.
Sim, merece. Se vais trabalhar com algo devias saber um mínimo sobre o que estas a usar. Não e preciso nem tão pouco e considerado “perceber de computadores”. se assim fosse, tal coisa tão trivial seria um insulto a quem realmente sabe. Isso ainda e mais verdade com a massificação da internet.
so usam ie6 2 tipos de pessoas, os piratas e os completamente desinteressados em actualizações. Os primeiros, se foram habilidosos para arranjar uma licença pirata também o deviam ser para saber que o ie6 e ma ideia. Os segundos, não tem razão nenhuma para não actualizarem, até porque as actualizações vem activadas por defeito, logo ou não sabem ler o que esta escrito a frente deles ou é desleixo/preguiça.
não tenho pena de nenhum destes casos.
@ K – nao podia estar mais de acordo contigo.
licença pirata?não sabia que era preciso licença para o IE…lol
As actualizações automáticas não instalam novas versões do IE.
Mas seguindo o teu raciocínio, quem comenta em blog também deveria saber escrever, coisa que não sabes. Os acentos existem e são para usar…
Eles podiam era fazer uma opção para o usuário final fazer o download de um browser (Opera, Chrome, Firefox, Safari, Midori, …) e deixar de estar a bater no ceguinho com IE que nem lhe considero um browser.
Isso já existe há algum tempo no Windows update e que para quem, como eu ainda utiliza o XP é a actualização “Actualização do Ecrã de Selecção do Browser da Microsoft para os Utilizadores do Windows XP no EEE (KB976002)”. Desactivo-a sempre quando tenho de fazer updates numa instalação nova do windows.
Mesmo assim, continuo a não perceber qual o mal de a Microsoft continuar a incluir o IE, é a mesma coisa que dizer que a Apple não deveria incluir o Safari ou o Linux o Firefox. Temos de começar por algum lado. Quem não gosta utiliza outro. Eu pessoalmente, prefiro o Chrome.
Cumprimentos a todos.
o teu comentario secalhar é considerado um browser…
gosh
@offtopic
Pessoal, conheço alguém com um problema recente (bastante urgente) na sua conta de Hotmail. Já ouvi falar de vários casos desta situação, no entanto ainda não consegui que ninguém me explicasse, ou me ajudasse a resolvê-lo.
Basicamente, a conta de Hotmail dessa pessoa apareceu bloqueada, de um momento para o outro. Isto é, não é possível aceder ao email, porque aparece um texto a explicar que a conta foi bloqueada porque alguém acedeu indevidamente, etc etc… De seguida pede o numero de telefone do utilizador, para ser enviado um codigo – o código foi de facto enviado para o telemovel, mas deu sempre erro ao colocar o código no respectivo espaço. Entretanto apareceram umas mensagens esquisitas no telemovel, sem qualquer significado aparente.
Alguém sabe o que isto possa significar? Agradecia imenso qualquer ajuda…não posso dar informação mais detalhada, porque como referi, a conta não é minha.
PS: O site parecia oficial, mesmo o link, que tive o cuidado de verificar. (tinha mesmo “Microsoft Corporation US” a verde, como aparece no site oficial, antes do link).
Obrigado
isso pode ser fraude vê se o PCs onde o utilizador usava a conta de hotmail têm malware. até apostava que sim que tem algum bicho.
http://explore.live.com/windows-live-sign-in-account-temporarily-blocked-ui
Apoio esta opção, alias, o Windows devia vir com todo o software Microsoft instalado de origem (MSN, Security Essentials, Office gratuito mesmo que apenas o básico, browser, etc)
Não sou apoiante de ninguém mas apenas acho que deviam ter esse direito sobre o seu software, é um conjunto de serviços prestado, só compra quem quer…
Também concordo. Poupava muito tempo na configuração de um pc. Perde-se mais tempo a actualizar um windows que a instalá-lo.
Também concordo, mas não deixam.
Caíam-lhe em cima com um monte de multas.
bom fim de semana!
Eu sou completamente contra. Quem quer que o instale, eu não quero crapware no meu sistema. É por isso que o IE tem a cota de mercado nos browser que tem, visto ser o browser pre definido.
Sou da opnião que o windows durante a instlação tivesse a opção para escolhermos o que queríamos instalar via internet como acontece com o archlinux. Demorava um bocado mais mas teríamos um sistema mais rock solid. Mas isto não convém à Microsoft porque já sabe que iria perder muitos utilizadores.
ja existe essa opção ha muito tempo ! vesse mesmo que és anti..
mas pronto
Por esse ponto de visto a apple tmb n devia incluir o safari nem nada de origem…
Já existe essa opção? Onde? Quando instalas o windows vem necessariamente com com “a sua tralha” desde de media player, browser, wordpad, ..
O que estás a falar é fazer uma custom ISO, podendo até colocar alguns tweaks. Mas isso é outra história.
Eu respondendo ao teu comentário, não sou anti Microsoft, apenas defendo mais abertura do sistema para bem de todos.
O caso da Apple é diferente visto que quando compras um produto made by Apple compras todo o pacote (hardware e software). Infelizmente no caso dos portáteis não é bem assim. Compras o hardware e levas uma prenda da Microsoft.
Relativamente ao comment dos browser era irónico. Certamente já viste várias piadas com “novas versões do IE” em que pediam para fazer o download de um outro browser.
http://www.makeuseof.com/tech-fun/internet-explorer-is-like-an-ex/
Mas é consenso geral que os tech experts e web designers detestam o IE devido à sua compatibilidade com os standards da web (ver Acid test), os power users devido à falta de extensões, carregamento das páginas, segurança, …
O que eu defendo é um browser o mais o minimalista possível ou mesmo via linha de comandos fazer o download o browser pretendido (existir repositórios para o windows) como acontece com o archlinux no qual temos total controlo sobre o sistema, instalámos o que queremos, desde ambiente gráfico, drivers, …
o que dizes não faz qq sentido…
Seria como ires à Ford e trazeres um carro sem rodas apenas para “teres” a sensação inutil de escolheres tu a supostas roda numma ofician cá fora,qd no fundo podes sempre o fazer depois,mas se calhar vinhas com o carro ás costas certo? mas por amor de deus a Microsof no SEU sistema mete os SEUS produtos, não queres, não compras… DONE!
Se isso não é ser anti… então não sei o que é.
O que estás a dizer do windows e dos browser é dizer mal de tudo o que os outros sistemas operativos que existem têm e fazem. Ou seja está a por tudo no mesmo saco, mas estás a por o windows no lixo das coisas podres, e o outros nos sacos da reciclagem para dar uma sensação de que está a fazer/usar/etc uma coisa correcta.
Até mesmo os open source fazem o mesmo que o windows… O software que o microsoft e sistemas operativos no geral têm que oferecer um mínimo de ferramentas indispensáveis a qualquer função que se vai ter, seja trabalho ou lazer… e que podem ser utilizadas sem ser necessário recorrer a outras na primeira utilização.
Fazer download do browser por linha de comandos? Antes de ler essa parte, pensei que podias ir ao cumulo de dizer isso, e parece que aconteceu mesmo no fim… Pensas que a pessoas nascem ensinadas? Tudo o que esta no sistema operativo e a sua evolução é para facilitar o melhor possível a vida das pessoas, coisas rápidas, fáceis e que estejam logo a mão é que se quer.
O Sistema operativo é um pacote, e como um pacote tem que trazer algum conteúdo. Se estiver vazio não nos serve de nada 😉
Não me fiz compreender.
O que eu quero dizer é que durante o processo de instalação do SO, os engenheiros podiam fazer uma GUI onde selecionmos os produtos Microsoft a instalar, desde Internet explorer, media player, … tínhamos assim uma instalação mais limpa e mais rápida.
Pegando no exemplo da Ford e fazendo um paralelismo é como escolhermos um dado modelo e dizer que queremos ar condicionado, pneus sport, jantes de 17, .. (mais opções de escolha)
Não era necessário grandes conhecimentos de informática desde que a GUI fosse bem feita.
Quem quisesse instalava tudo simples.
Cumprs.
Só agora me apercebi o quão atrasada anda a Microsoft relativamente às novas tecnologias. A MS só faz Sistemas Operativos?
Qual é a razão de estarem tão desactualizados?
Bom dia ,
O @ Tony Silva não está a delirar só está a escrever o correcto .
Aceite os meus sinceros cumprimentos
Serva
Esqueci-me de dizer que o Firefox já tem esta opção das actualizações automáticas desde a versão 3 , a Microsoft anda um bocado atrasada , é uma vergonha a cota de mercado que ainda existe a usar o IE 6 , existem mesmo empresas grandes com departamentos de TI , que têm na pasta partilhada novas versões do IE , mas que não instalam , a minha mulher só a 1 mês é que lhe mudaram do XP para o 7 e o browser que usava anteriormente era o IE 6 e estamos a falar de uma empresa que é talvez o maior grupo empresarial Português .
Portanto não sei como é que a Microsoft vai tornear os problemas de Administrador de grande partes dessas maquinas que são pertença de empresas e para os quais os utilizadores não podem alterar uma virgula .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Sim mas a Microsoft já tem um SO, anti vírus, firewall, Office, serviço de email, entre muitas outras coisas há muito tempo. Onde estão as opções da Mozilla?
Mais uma vez repito, não apoio ninguém, apenas pensem um bocado antes de apontar o dedo a alguém por “incompetência”
Caro @João Ramiro ,
Boa noite , desculpa não percebi o que é que a Mozila tem a ver com sistemas operativos , estamos a falar de browsers e não de anti vírus ou SOs , limitei-me a constatar o óbvio a Microsoft tem uma grande parte da sua cota de mercado ainda assente no Windows XP , se os informáticos das empresas que têm poderes de administrador não actualizam os browsers , esses utilizadores vão mesmo com esta medida da parte da Microsoft e forçar através do Windows update ficar na mesma com o IE 6 .
Cumprimentos
Serva
Ficou confuso o texto , as minhas desculpas , queria dizer , mesmo com a medida correcta da parte da Microsoft em forçar a actualização de versões do IE mais antigas para a mais recente , essas medidas poderão só ter efeito nos pcs de casa , visto que nas empresas estás vedado a instalar um simples update de segurança .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Só estão atrasados pelo menos 4 anos.