Pplware

Microsoft silenciosamente instala Windows 10 sem autorização

A Microsoft colocou a fasquia muito alta no que toca à adopção do Windows 10 no mundo. Não foi generosa sequer nos números que pensou e para os atingir traçou, certamente, um plano ambicioso, embora que alguns digam que nem sempre seja o mais ético.

Em três anos, a empresa quer ter o Windows 10 a correr em mil milhões de dispositivos e ao que parece, quer o utilizador queira, quer não, de forma silenciosa a Microsoft está a tentar remover as versões anteriores para colocar o novo Windows.

Instalar ou não instalar, eis a questão!

É um caso curioso e fala-se já em “truques sujos” e outras façanhas que, segundo alguns utilizadores, estão a acontecer nos seus computadores. Algumas máquinas estão a ser actualizadas do Windows 7 ou Windows 8 para Windows 10 sem que os respectivos utilizadores tenham solicitado.

De acordo com a Forbes, alguns utilizadores descobriram processos de instalação do Windows 10 já em curso depois das máquinas terem feito um reinicio. O download do Windows 10 foi feito completamente em “silêncio” sem o utilizador dar conta, o processo de instalação foi iniciado e só quando a máquina reiniciou e o processo retomou automaticamente e falhou, é que o utilizador se viu confrontado com tal novidade.

Esta já não é a primeira vez que a Microsoft força o utilizador a actualizar o Windows. Já no passado, mas apenas com a informação na janela de actualizações, estava disponível de forma bem visível e com avisos bem perceptíveis que o Windows poderia ser actualizado, uma pressão que se justifica com os tais objectivos traçados pela empresa de Redmond.

 

Windows 10 é recordista de instalações ao milhões

Há pouco mais de um mês, a Microsoft tinha anunciado que as instalações do Windows 10 estavam na barreira dos 110 milhões e passados 30 dias esse número voltou a crescer, situando-se agora nos 120 milhões. Assim, não tarda muito e volta a subir de forma substancial.

Por algum motivo, este Windows enfrenta outro tipo de resistência, como foi referido há umas semanas, há fabricantes a desencorajar a instalação do Windows 10 mas as razões não estão bem esclarecidas (presume-se que seja falta de suporte a hardware). Segundo esta notícia, entre os vários fabricantes destaca-se a Dell e HP que além de não aconselharem a actualização têm pedido aos utilizadores que voltem a ter versões antigas do Windows no seus sistemas. Há que referir que esta notícia já foi desmentida pela Microsoft que garante que os fabricantes de PC estão a trabalhar ao lado da empresa para fazer chegar ao utilizador a melhor experiência de utilização.

 

Windows 10 e a Privacidade… ou a falta ela!

Mas os problemas, a par da excelente qualidade do sistema, não se ficam por aqui. A privacidade parece também não ser o forte do Windows 10.

Na verdade, a Microsoft tem definidas algumas políticas “estranhas” que, na prática, lhe dão toda a liberdade de obter informações dos utilizadores das mais diversas formas. Por isso há quem queira desactivar determinadas permissões que recolhem dados “a mais” e os enviam á Microsoft.

No entanto, mesmo descactivando eles vão na mesma. Apesar do próprio Windows 10 trazer funcionalidades para activar/desactivar alguns parâmetros na área da privacidade, parece que o desactivar não funciona e os dados são na mesma enviados para a empresa de Redmond. Para combater esse “bug” foi lançado um software de terceiros que pode ajudar o utilizador.

 

2016 será mesmo para actualizar tudo para Windows 10

Pode ter sido um bug, estes casos reportado na Forbes. Bom, poder até pode, mas desde o lançamento do Windows 10 que a empresa de Redmond tem, de certa forma, forçado os utilizadores a actualizar o seu sistema para a nova versão. Recentemente, Terry Myerson, VP executivo da Microsoft referiu que já em 2016 a actualização para o Windows 10 será uma “actualização recomendada” e automática (dependendo das configurações ao nível das actualizações).

Depois de vermos o que já vimos… o mais certo é que não haverá escolha!

Exit mobile version