Microsoft quer “ler” documentos para cegos
A Microsoft e o DAISY, consórcio de audio books sem fins lucrativos, querem criar uma aplicação que permita transformar documentos Word num ficheiro áudio.
A medida destina-se essencialmente aos invisuais. Criar uma ferramenta que converta documentos gravados em Open XML, formato padrão do Office 2007, para o formato DAISY XML. Neste último formato, os ficheiros conseguem produzir som digital e outros formatos.
A Microsoft e o DAISY vão colaborar na criação deste plug in. Ao que tudo indica, será uma aplicação gratuita para download e que deve chegar no início de 2008, avança a Reuters.
O DAISY (Digital Accessible Information System) é um consórcio de bibliotecas de audio books, sem fins lucrativos. Foi criado em 1996, com sede em Zurique, para ajudar na transição do analógico para o digital nos livros falantes, adoptando padrões livres da Internet.
Da parte da Microsoft, a medida parece ser uma “operação de charme”, para angariar votos necessários à implementação do Open XML como formato. Recorde-se que numa primeira votação do ISO, a proposta já foi chumbada, havendo nova votação em Fevereiro do próximo ano.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano
A avançar não será só útil para os cegos, eu que gosto de ler e tenho por hábito ler ebooks no pc, fico por vezes com a vista cansada de olhar para o monitor, se der para passar a funcionar como audiobooks será óptimo.
podes crer e fantastico ter alguema ler pro nos que naoa a nossa vista, se eles forem avante com isso iria ser fantastico, aumentando a acessibilidade a algumas pessaoas e seria uma cosia boa, para outras
Parabéns Microsoft e DAISY, pelo projecto!
—————————
http://www.sounatural.com