Microsoft anuncia o fim dos smartphones Nokia X com Android
Hoje está a ser um dia complicado para a Microsoft. Depois de anunciar o despedimento de 18 mil colaboradores, a empresa anunciou também que vai reduzir os esforços noutros sistemas operativos para se concentrar no seu principal objectivo, fazer crescer o segmento do Windows Phone, mesmo nos segmentos de baixo preço.
Segundo Stephen Elop, vice-presidente executivo da Microsoft Devices, esta decisão visa focar a empresa em áreas em que é possível agregar mais valor.
Sem margem para dúvidas que é uma situação estranha, isto porque a compra da área de mobilidade da Nokia, os lançamentos do Nokia X e as mais recentes versões o Nokia X2, nada faziam prever um desfecho destes.
Sabia-se que estes dispositivos eram estranhos à filosofia da Microsoft e que a curto prazo poderiam ter um rumo diferente dentro da nova estrutura. Apenas não havia certezas de como seriam tratados. Agora o caminho está mais claro e com ideias bem definidas.
Fruto dessa nova filosofia, implementada por Satya Nadella, a Microsoft está agora ainda mais focada em preparar o mercado para o Windows Phone e para o seu crescimento. Para isso foca-se em apostar, num futuro próximo, no volume de vendas do Windows Phone, focando-se no segmento de dispositivos mais baratos, que é o mercado que mais está a crescer, com a família Lumia.
A somar às ofertas já conhecidas, planeiam disponibilizar dispositivos Lumia de entrada de gama, mudando os planos na aposta nos produtos Nokia X para dispositivos Windows Phone. Esta mudança está a ser já preparada, contudo, vão continuar a vender e dar suporte aos produtos Nokia X que estão no mercado.
Poderá ser uma nova fase da Microsoft ou uma consequência do que se passa no mercado global?
Este artigo tem mais de um ano
pode ser estranho pq mandaram a pouco um novo modelo.
mas faz todo o sentido após anunciaram o wp a custo 0 para os OEM a propria MS apostar no android nao faz sentido
já não era sem tempo…
Esta coisa do Microsoft vs Google so vai ser pior para os users :/
Nunca deviam ter existido. A aposta devia ter sido sempre no WP e desde muito cedo.
Perguntem à RIM qual o preço a pagar.
+1
Concordo contigo.
Além demais nem fazem qualquer sentido.
Os nokia X eram Android com uma store que só relembrava a store dos symbians XD
Pouco hardware e realmente pouca coisa para fazer nesses telemóveis.
Nem entendo porque é que os criaram, o WP era 1000x melhor que aqueles androids sem play store XD
Shoot yourself in the foot – part 323242
Este projecto de android foi uma herança da Nokia. Desde início que a MS deu indícios que não era esse o caminho que pretendia seguir – em especial depois do Satya Nadella ter tomado posse esta ideia foi mais reforçada. Não é um tiro no pé, é apenas mais uma decisão resultante da reestruturação.
E parece-me que as coisas não vão ficar por aqui. A MS está a meio de uma revolução interna.
A ver se eles conseguem puxar mais o mercado de telemóveis, como tem a ios e android… queremos e competição, que fica a ganhar somos nos.
também comprar um smartphone com 512 de ram com interface horrível e ainda só com um botão? mais valiam não ter criado…
Não percebo a Nokia/MS. Primeiro, o symbian touch, com várias versões programadas. A meio, não estava a dar nada, viraram-se para o Meego, software super-revolucionário lançado com hardware excelente (N900 salvo erro). Anunciaram-no para aí um ano antes. Meio ano depois disseram que estavam cancelado que não sairiam outros modelos. Mesmo assim, o telemóvel pelo que foi dito foi um sucesso de vendas. Agora, depois de tanto tempo e de tanta gente a pedir um Nokia com Android eis que ele sai. De repente, terminam com a plataforma. Claro que, sendo assim, não pode haver confiança na marca, o utilizador precisa de sentir que o que compra tem futuro.
Ainda bem que nao fui pra um desses, ainda pensei ir pra um, mas vi umas reviews que treta…..fiquei com um lumia 635 e gosto…..:)
também pensei o mesmo, só que comprei o L630 DS
E o fim do android ahahah. E a debandada total, todos fogem do lagdroid! Em 2015 o windowsphone ultrapassara esse SO mediocre que diga se e mto melhor neste momento
tadinho do windows phone
Também não é bem assim, o problema é o android em certas marcas de smartphone, porque em nexus, em alguns LG, hwawei, BQ, etc funciona muito bem…..
Bruno Carvalho: Estou com dó de você cara, não sabe ler e entendeu tudo errado. “Debandada geral ???” Só a fracassada e decadente da Microsoft que tá largando o Android, o resto do mundo tá abraçando! Vamos fazer uma aposta, se o windowsphone ultrapassar o Android eu te dou um carro zero. Mas se o windowsphone continuar sendo o fiasco de sempre você me dá uma bicicleta. Tá apostado?
Vai sonhando.
Windows phone fiasco?
Já trabalhas-te com um?
Eu tenho um quad core android com 1 gd de ram, e um single core Windows phone com 512 de ram e o Android é bastante menos fluido que o Windows phone.
Como sistema operativo o Windows phone dá 10 a 0 ao android, ainda lhe faltam algumas coisas é certo, mas que com a atualização par o 8.1 ficou quase um SO completo.
Ó Marco, MIKE e Jeromo Brown é provável que o WP nunca ultrapasse o Android, mas desde quando é que isso significa que o Android é melhor que o WP? Desde nunca, pq não é. O vosso discurso já faz lembrar o do pessoal dos iPhones.. Eu antes de experimentar um Lumia, tb dizia que era uma treta e que era esquisito.. Lá está, era um agarradinho à publicidade da Apple, Sony, Samsung etc. É verdade que a Apple e a Samsung vão continuar a liderar o mercado dos smartphones, tablets e phablets.. e isso é uma pena, pq por 100€ compras um Lumia 520 que a unica desvantagem que tem em relação ao iPhone, na minha opinião, é não ter uma store com montes de apps inuteis.
Depois desta noticia, a Google vai com toda a certeza anunciar o fim do Android 🙁
Até que enfim as coisas ficam claras.
Com um bom sistema operativo e bons aparelhos estava difícil de compreender a convivência com o android.
Mais um tiro no pé da Microsoft… Para dominarem o mercado bastavam venderem nokias com android. Com a qualidade do hardware que a Nokia tem rebentavam com isto tudo!
Claro… E que se esta mesmo a ver um android correr excelente em 512mb de ram… E sem uma store de apps em condições…
Try next time, so com WP e que consegues ter bons resultados a correr em máquinas de hardware baixo. A decisão deles foi muito acertada, eleminar o lixo para se concentrar naquilo que promete e tem futuro.
Mas para que interessas bom hardware se o Android enquanto SO está mal construído e mal otimizado?
É um SO fragmentado, e que perde rendimento após uns meses de utilização…
Parece-me que alguem foi ou vai ser despedido… ups, e não é que foram 18.000 pró olho da rua!?
De acordo com este site http://communities-dominate.blogs.com/brands/2014/06/final-q1-smartphone-market-shares-top-10-brands-os-platforms-and-installed-base.html parece que as vendas do Nokia X estavam a “roubar” a clientela dos Lumia. E mais uma vez esta empresa volta a descontinuar produtos, sem qualquer respeito pelo consumidor. Não admira que mais uma vez estejam a perder mercado http://www.engadget.com/2014/04/29/nokia-final-earnings-report-separate-company/