Microsoft estará a desenvolver um novo IE para o Windows 10
A aposta da Microsoft no Windows 10 promete trazer para muito breve um sistema operativo completamente redesenhado e com novas e muito completas ferramentas.
São várias as áreas em que foram feitas melhorias de fundo, desde o suporte para formatos de ficheiros até agora não suportado e também em áreas que muitos vão que não voltavam ao Windows.
Uma área em que a Microsoft por norma realiza alterações sempre que lança uma nova versão do Windows é a do seu browser, e agora surgiram novidades que podem mostrar que o Internet Explorer 12 será uma ferramenta completamente nova.
Têm-se especulado que a nova versão do Internet Explorer será um browser completamente novo e que será novamente uma alternativa a ter em conta num mercado cada vez mais dominado pelo Chrome e pelo Firefox.
Esta versão, que para já está a ser chamada de Spartan, será uma aplicação completamente redesenhada e que fará uso de um novo motor de javascript.
Também a escolha do motor do browser foi algo de diferente, tendo sido escolhido manter o Trident em detrimento do WebKit, que seria a escolha mais óbvia.
Mas para além de dar a esta nova versão um conjunto de ferramentas necessárias para se adaptar às novas realidades, é também esperado que a Microsoft mude a imagem e o layout deste seu novo browser, para romper com o passado e ajustá-lo às novas exigências.
Na verdade esta nova versão poderá não ser o Internet Explorer 12 que muitos esperam ver chegar com o Windows 10, mas sim uma versão muito mais leve e adequada à utilização que actualmente se faz da Internet, permitindo assim à Microsoft competir com a sua concorrência actual.
É também muito provável que seja esta a primeira versão a introduzir o que muitos esperam há já muitos anos no browser da Microsoft. O suporte para extensões, que vão abrir novas portas para este browser e assim tentar alargar a sua faixa de utilização, que tem vindo a decrescer.
Caso seja verdade que este novo browser existe, o Windows 10 deverá surgir com dois browsers instalados. O primeiro será o tradicional Internet Explorer, provavelmente na versão 11 e que será usado para aceder a todos os sites que requeiram recursos mais exaustivos e até a compatibilidade com versões passadas.
O segundo browser, que será o Spartan, será uma versão muito mais adaptada às reais necessidades dos utilizadores e que conseguirá competir de forma igual com o Firefox ou com o Chrome.
É também provável que esta nova versão do Internet Explorer surja já no próximo dia 21 de Janeiro, altura em que se espera que a Microsoft apresente mais algumas novidades relativas ao Windows 10.
Esta pode ser a altura certa para a Microsoft fazer renascer o seu browser e dar-lhe todas as funcionalidades que actualmente são essenciais a um browser e que demoram a surgir nesta sua versão.
Depois de vários anos em que foi um browser sem expressão e que dificilmente conseguia cativar potenciais utilizadores é agora altura do Internet Explorer renascer e mostrar que a Microsoft ainda consegue criar ferramentas que muitos querem usar.
Este artigo tem mais de um ano
E esta nova versao sera para “metro” ou para desktop? queria ver o que a MS podera fazer em termos de design num novo IE para desktop!
Pela informação que “vazou” no ZDNet,o Spartan estará disponível tanto para versões desktop e mobile (samartphone/tablet) do Windows 10.
Thanks )
Foi trocado o webkit pelo trident? Q conversa é essa? O IE não usa o trident desde sempre, quase?
Tens toda a razão…o IE utiliza o tridente (quase) desde sempre.Mas.ao que tem sido antecipado,a Microsoft resolveu manter o tridente,mas o código foi totalmente re-escrito! Acho que não “gostam” do WebKit…
Ninguém com mais de 1 neurônio gosta do webkit
Opera
Apple
Google
BlackBerry
GNOME
Nokia
PlayStation
Nintendo
Palm/LG (webOS)
Kindle
Não têm um neurónio!
tens ai uma imprecisão a google fez um fork do webkit e a opera esta a usar esse mesmo fork.
http://www.netmarketshare.com/browser-market-share.aspx?qprid=0&qpcustomd=0
O azul parece ser o internet explorer. Posso estar enganado 😀
Como fica a sincronização entre o Windows Phone 10 e o Internet Explorer?
Também pergunto o mesmo 🙂
exactamente como quem usa o chrome no android/ios e no pc. ja existe isso com o IE11 e o windows phone 8.1
Exatamente! Eu tenho um Lumia e o Windows 8.1 e já é tudo sincronizado no IE.
sou so eu que acho o novo IE melhor que o chrome? Gasta metade da ram, as paginas ficam bem mais definidas em ecras de alta resolucao. A meu ver so falta o adblock e fica perfeito.
>sou so eu que acho o novo IE melhor que o chrome?
Sim
>Gasta metade da ram
Pois, isso porque muitos dos seus processos estão integrados no windows, com outros nomes.
>as paginas ficam bem mais definidas em ecras de alta resolucao
chrome://flags/ -> Enable high DPI support (ou usa o registry).
>A meu ver so falta o adblock e fica perfeito.
µBlock >>> ABP.
@Cris: nice, obrigado!
Para comparar a memória use o about:memory do Chrome, ele mostra dos browsers em uso no momento. E o Adblock Plus tb existe para IE.
Vale a pena lembrar que os addons que adicionas ao teu chrome o torna mais pessado. Mas sim, realmente o chrome anda mais como o antigo firefox, e o firefox mais como antigo chrome.
Se o IE, tivesse mais addons, ponderia em mudar, até lá..
“Também a escolha do motor do browser foi algo de diferente, tendo sido abandonado o Webkit em detrimento do Trident.”
Como assim? O IE desde a versão 3 ou 4 que utiliza o Trident.
Nox em moz extamox a expera d bons resultado mas k o w8 B-)
O IE10 e o Firefox säo brutalmente mais rápidos que o Chrome a entrar, e o IE10 > Firefox > Chrome em uso.
No tablet infelizmente só o IE10 tem interface verdadeiramente touch, daí ter que usá-lo e noto que é MUITO rápido e fluído, mas a interface (parte das TABS e Favoritos) é pouco prática.
Alguém conhece browser com interface intuitiva e prática para TOUCH em Windows 8.1 (x86)? (Firefox e Chrome funcionam com touch, mas a interface é de desktop…)
Chrome em metro fica bem. Mas também tens o v-browser, ainda um bocado buggy.
Pode ser que desta vez o motor de javascript passe a funcionar corretamente 🙂
Se apenas suportar windows sera mais um Safari… restrito a um sistema operativo.
Oh Pedro olhe que tá um pequeno erro no artigo. Quando diz:
“É também muito provável que seja esta a primeira versão a introduzir o que muitos esperam há já muitos anos no browser da Microsoft. O suporte para extensões, que vão abrir novas portas para este browser e assim tentar alargar a sua faixa de utilização, que tem vindo a decrescer.”
tenho a corrigir que O INTERNET EXPLORER JÁ SUPORTA EXTENSÕES/ADD-ONS DESDE A VERSÃO 6, PELO MENOS…
(isto faz-me sentir um bocado velho ahahahaha)
João,
Não compare o que o Firefox e o Chrome têm com o que o IE suporta actualmente. 🙂
Comparar comparar, não se compara mas, ainda assim, independentemente da qualidade, da quantidade e da implementação utilizada, não deixam de ser extensões.
As pessoas tendem a esquecer-se de que o Internet explorer também as suporta (independentemente da qualidade destas)
Eis um link do Majorgeeks.com que nos pode elucidar sobre este assunto:http://www.majorgeeks.com/news/story/microsoft_to_debut_new_browser_in_windows_10.html Já agora,excelente artigo,Pedro Simões.Muito obrigado por este artigo sobre aquilo que mais me fascina no mundo da informática,que são os browsers/navegadores. 🙂
Instalei a versão 10 e a impressora, HP 2420 deixou de funcionar. O que devo fazer ?