Microsoft pede à Google para remover links do OpenOffice
A Microsoft sempre foi uma das empresas mais empenhadas na luta pelos direitos de autor. Nesse sentido, muitas têm sido as acções e mecanismos implementados nos seus próprios produtos para combater as cópias ilegais e/ou abuso de conteúdos.
Quando os utilizadores pretendem encontrar algo “pirata”, o motor de busca da Google é provavelmente o serviço mais usado para tal situação. Com o objectivo de ter sempre os melhores resultados, a Google permite que os utilizadores/empresas solicitem a remoção de links que façam parte de acções de piraria e/ou abuso de conteúdos.
A Microsoft é das empresas que mais solicita a remoção de links….que até incluem o OpenOffice.
A noticia foi avançada pelo site TorrentFreak que dá conta que a Microsoft solicitou à Google a remoção de links associados ao OpenOffice. De acordo com o relatório de transparência da própria Google (ver aqui), só no ultimo mês a Microsoft entregou uma lista com mais de um milhão de links para serem removidos….só que nessa lista constavam também links (legais) do “concorrente” OpenOffice.
Como podemos ver pelo extracto anterior, existem um conjunto de links que não afectam os produtos da Microsoft e que dizem respeito ao OpenOffice. De referir que o OpenOffice está inclusive para download oficial via torrent.
Após questionada pelo responsáveis do TorrentFreak, a Microsoft diz continuar empenhada na defesa dos direitos de autor e que o aparecimento de links do OpenOffice se devem a falsos positivos do sistema que trata de obter links supostamente ilegais.
Microsoft is committed to ensuring copyright is respected online and enforcement measures are appropriate and accurate. We apologize when a notice is mistakenly directed to non-infringing content and take immediate action. We are committed to fixing the process that led to this result
Esta questão de envio de links que não são da empresa/organização lesada é algo que acontece com alguma frequência.Tal como existem “sistemas” para obter tais informação, também haverão certamente formas de remover os falsos positivos antes de enviar o relatório final para a Google… Podem consultar aqui a lista os titulares de direitos de Autor que têm solicitado à Google para remover links.
Qual a vossa opinião sobre este assunto?
Este artigo tem mais de um ano
Então a Apache também pode solicitar a remoção de links do Microsoft Office ?
Julgo que Apache, não tem programas com nomes semelhantes aos programas da Microsoft. Os termos de pesquisa seriam outros.
a apache é a “dona” do open office
O que a google fez? Removeu os links ou não?
Olá Alberto, por enquanto ainda estão disponíveis e na minha opinião a Google não deve aceitar o pedido da Microsoft. Esta tem todo o direito em se defender mas penso que isto já é pisar a linha.
A microsoft deve é ter um bot a pesquisar na internet tds os links q digam office e dps reporta-os aos google de forma automatica.. Estes devem ser alguns convenientes falsos positivos xD
São falsos positivos, sem dúvida. Contudo, quem divulga ou tem interesse em que esta informação seja pública?
A informação é publica podes ver todos os links que o ppl pede para remover.
Ah! Ok não sabia. Obrigado.
Não acho isso nada alarmante. Se notar-mos os links encontram-se em sites que todos nós sabemos que mais de 75% do conteúdo é ilegal. O sistema automático, limita-se a percorrer esse tipo de sites e pesquisar termos que afectam os produtos da Microsoft, neste caso “Office”.
Outro ponto de destacar é o facto de que esses torrents não estão bem escritos porque o programa chama-se “OpenOffice” e não “Open[espaço/traço]Office”. Logo o termo “office aparece sozinho e o programa vai analisar o termo sozinho “office”.
Acredito que isto não seja a primeira vez que acontece, talvez tenha desta vez chamado mais atenção porque recentemente a Microsoft valou “mal” do OpenOffice.
O sistema automático limita-se a fazer o que o programador quer que ele faça.
completamente de acordo…
isso não é desculpa…alias parece-me a mim que não existe mesmo desculpa…
cmps
Concordo! No entanto não deixa de ser um erro conveniente.
Vou enviar uma carta às televisões nacionais para removerem as publicidades (comerciais) que existem nos intervalos e entre os programas das televisões. Não estou interessado em ver publicidade a coisas que não uso.
Mudas de canal
eheheheh
Não é bem assim. Se reparares quando um canal (estou a falar dos generalistas em TDT) entra em intervalo, em poucos segundos o da concorrência entra também. Os estúdios têm monitores com os canais concorrentes a dar.
Não sei, não vejo esses canais 🙂
Fazes muito bem, afinal de contas és o único indivíduo em Portugal que vê televisão e por isso mesmo a publicidade que passa deveria ser dirigida apenas e só a ti! -.-‘
Ah, esqueci-me de referir.. se usares uma conta do google, indica-a na carta que mandas às televisões nacionais (e já agora rádios também, caso estejas na rua a ouvir alguma coisa e a publicidade não te agrade), pois assim eles podem ter acesso ao que realmente tu gostas ou não gostas! 😉
@André… eu estava no gozo, caso não te tenhas apercebido.
Não quis ofender, mas dados alguns comentários que se têm visto ultimamente por aqui no pplware, nunca fiando! 😉
O que é que uma coisa tem a ver com outra? Aparecem produtos na publicidade com nomes registados por ti?
Se lesses o artigo em vez de ler apenas o título e depois fazer comentários parvos porque nem entendeste o que trata o artigo..
Ele estava a tentar dizer que ninguém quer saber da publicidade, ou vais-me dizer que gostas de ver publicidade.
Leste também o que é que trata este artigo ou também só leste o título e vens comentar?
Bom, eu até que nem acho esta acção tão descabida quanto isso.
Lutar a favor da remoção de links que são “ilegais”, provavelmente vai contribuir imenso para que o pessoal menos atento faça menos downloads de setups (e outros), de fontes que não sejam proprietárias.
Neste caso, se o Open-Office, assim como outras ferramentas, estão disponíveis no próprio site, então porquê existirem outros links para sacar o mesmo?! Com o risco de apanhar software corrompido?
É a minha forma de ver :).
Cumprimentos
Concordo. A probabilidade dessas versões estarem corrompidas é grande. Até deviam agradecer.
Normalmente no site pede para sacarmos dos torrents, para assim não sobrecarregar tanto o servidor onde está o site.
Se utilizares o link para o torrent que está no site não existe o problema que apontas.
Certo!
No entanto, na lista que a Microsoft aponta, aparecem piratebay’s…PirateReverse’s…torrent hound…a esmagadora maioria destes podem deixar de existir, daí até nem ter discordado da acção :).
Mas quem diz para o OpenOffice diz para muita outra coisa!
Já vi pessoas a sacar o Firefox por torrents -.-‘
Mas estes links não são do site oficial. Alias pelo o nome dos ficheiros, de certeza que não são a versão oficial.
Entendo o que dizes!
O problema não são as pessoas atentas. São as pessoas que entendem menos de informática + internet e que sacam as coisas descuidadamente e depois não sabem porque os PCs ficam…como ficam :).
Por isso até é bom para o próprio OpenOffice que esse links sejam removidos.
Tráfego!
Se produzires software e puderes despachar os downloads para outros servidores, a casa agradece.
realmente, faz sentido serem falsos positivos, só que… o Libre Office tb aparece na lista? o Kingsoft Office aparece? SoftMaker Office? isto se formos pela teoria de que foi utilizada a palavra “Office” para se efectuar as buscas…
Se calhar até aparece, mas não falam disso…
Devem aparecer igualmente.. só que devido à última “campanha” contra o OpenOffice por parte da Microsoft alguém decidiu criar aqui um caso! eheh
Alem disso, nem deve ter sido a primeira vez.
Uma possivel razão é que a palavra Open é bastante vaga, enquanto a palavra Libre, Kingsoft ou Softmaker poderão ser facilmente descartadas pelos bots.
Viva.
Independentemente da forma como a Microsoft obtem estes links, a mim parece-me um bot, parece-me que deixou de ser uma empresa de confiança.
*obtém
Uma coisa não tem nada haver com outra. Até porque os links em questão, são de sites que praticamente todo o seu conteúdo é ilegal.
Eu nunca iria sacar o OpenOffice desses links, porque o risco de terem vírus e afins é muito alto. Por isso, até é um favor esses links serem “barrados” do Google.
Bom, analisando mesmo de forma superficial os dados da Google, quem pediu a remoção das ligações foi uma empresa chamada MarkMonitor AntiPiracy e não a Microsoft diretamente.
E essa empresa representa outros 43 titulares de direitos de autor para além da Microsoft.
Mas se calhar isso não ajuda a manter a teoria da conspiração…
E de repente se fez silencio!!!
Boa Carlos
Bem lembrado!
Não deverias divulgar isso… Assim o artigo deixa de ser mais um saco de pancada na Microsoft. Tu imaginas quantos já estavam a desinstalar os offices e windows só por causa deste artigo? E que se continuarem são menos umas centenas de computadores sem possibilidade de serem infectados por vírus.
E agora uma pergunta. São os links que são legais ou o software OpenOffice? A Apache aprovou a existência desses links? E assegurou que são versões inalteradas do OpenOffice? Se sim é interessante saber que a Apache utiliza o PirateBay para divulgar o seu software…
Tenho a certeza que a Apache, não aprovou aqueles links. Só olhando para o nome dos ficheiros/links, percebe-se que não é o programa 100% original.
Então ainda deviam agradecer à Microsoft por não permitir o download do OpenOffice alterado. he, he, he…
Afinal a Microsoft até é amiga… lol
Só pode estar relacionado com os links ou alterações ao software e não com o OpenOffice original…se até o Bing mantém o link para o OpenOffice original…(sim, eu sei que o pessoal pouco se lembra do Bing 😉
E saber um bocado mais sobre a licença sob a qual está o OO? Não vejo onde está o problema de redistribuir o conteúdo, a licença permite e ninguém tem que aceitar o que quer que seja desde que o copyright esteja lá no software.
Mas se calhar ser ignorante é melhor.
Parece que a Microsoft esta nervosa.
Nervosa com o que?
O software que mais tranquilidade deve dar a Microsoft deve ser o Office.
Nota-se que usa muito o OO para dizer isso ahah.
É o resultado de produtividade lool
É como um Rico virar pobre!
Deixa-os andar…
Pela lógica terá então que pedir para remover os seguintes:
LibreOffice
Hancom Office Suite & ThinkFree Office
Kingsoft Office
Yozo Office
SoftMaker Office
Ability Office
EasyOffice
WordPerfect Office
Siag Office
Picsel Smart Office
Polaris Office
QuickOffice
SoftMaker Office
etc
LOL. A Microsoft teme a concorrência. É só miúfa!!!
Ora exactamente navyseal, nao ha que se desculpar com o termo seal, tudo o que acontence e a MICROSOFT a fazer mais uma jogada. Mais acrescento que so ganha quem joga… e a microsoft sabe bem disso! Se passasse, era uma vitoria!
E como sabes que não pediu? Leste isso no artigo?
A Microsoft não defende o direito de autor; defende aquilo que é a «sua» propriedade. Detalhe? Não. Há uma grande diferença…
mas…
as outras suites de office são da M$??
disse-te isso implicitamente…
cmps
micro$hit e g00gle é td a mm mrd! kando n sabem inventar, roubam!