Microsoft lança…
ferramentas anti-phishing Quer jogar e navegar na Web sem espiões por perto? Então a Microsoft tem novidades para si. A produtora do Windows anunciou ontem ter lançado duas aplicações complementares (add-ins) para a ferramenta MSN Search Toolbar with Windows Desktop Search, que permitem a detecção de códigos de phishing em sites e videojogos. Um dos add-ins permite alertar os cibernautas para a presença de códigos de phishing nos sites que visita. Este add-in, que ainda se encontra em fase de beta, tem por base a tecnologia que será disponibilizada no Internet Explorer 7.0 e destina-se aos utilizadores da versão 6.0 deste browser (que operem com Windows XP SP2), que assim podem proteger-se de uma das principais ameaças da Web.
O outro add-in tem por destinatários os entusiastas dos videojogos e promete segurança sempre que se efectua o download de um jogo grátis na Internet.
O phishing é uma prática que tem por base o recurso a códigos maliciosos dissimulados, que permitem interceptar e recolher informação sensível de computadores infectados que têm estes códigos instalados. Normalmente, o phishing dissemina-se através de correntes de e-mail, download de jogos, aplicações gratuitas e música, ou simplesmente, após a visita a sites controlados por hackers.
As duas aplicações alertam os utilizadores sempre que detectam um site suspeito (alerta amarelo) ou um “phisher” confirmado (alerta vermelho). Os alertas podem ser amarelos ou vermelhos e são apresentados por baixo da barra de ferramentas. As duas aplicações disponibilizam “botões” que permitem notificar a Microsoft sempre que é detectado um site suspeito.
Requisitos:
MSN Search Toolbar com Windows Desktop Search Microsoft Windows XP/Server 2003/2000 Microsoft Internet Explorer 5.01 ou superior
Download: add-ins.
Este artigo tem mais de um ano