PplWare Mobile

Microsoft exige que removam o nome Windows das aplicações


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

40 Respostas

  1. Leandro says:

    Parece me que se fosse a Apple a tomar esta decisão, que vocês não achavam a ideia tão bizarra..

    Eu acho que faz todo o sentido.. Se for à loja de aplicações e encontrar uma aplicação Windows Batata, pensaria que a Microsoft tinha feito uma aplicação chamada Batata.. assim como qualquer um pode chamar a sua aplicação Windows Paint 2 e levar os utilizadores a pensar que é a segunda versão do paint..

  2. Joao Ptt says:

    Como é que podem registar “Apple”, “Windows” e outros nomes comuns que já existiam muito antes das empresas é que me espanta, mas enfim, se deixam… toca de aproveitar para proibir os outros de as usar, é a chico espertice no seu pior.

    • N1ldo says:

      Verdade… como alguém pode se apropriar de um nome tão natural como esses.

    • Sérgio E. says:

      Por curiosidade: qual eram as palavras que ainda não existiam antes de serem registadas por uma empresa ? Mercedes ? Jaguar ? Sapo ?

    • AiOGajo says:

      Tens um autocarro dedicado ao serviço de transportes de passageiros com o nome de “XYZ” em que metes lá dentro 35 pessoas.

      Dessas 35 pessoas, 15 levam t-shirts a dizer “XYZnomeqq” o que leva as outras 20 pessoas a lhes pedirem indicações pensando que são funcionários da empresa…

      Aqui ninguém fala em patentes, mas de regras de utilização do serviço de transportes do autocarro.

      PS: E eu não estou a dizer que defenda a medida, porque não defendo! Acho mal.

  3. Daniel says:

    Bem… tirado das próprias guidelines da MS quanto a brand and trademark:

    App Guidelines

    Your registered publisher name and everything about your app—name, logo, description, screenshots—must be unique and free of Microsoft trademarks unless (1) you’ve secured permission from Microsoft through a license or equivalent (though such licenses are not generally available in this context); or (2) you’re only using a Microsoft trademark (not including logos) to describe that your product is designed to work in conjunction with a Microsoft product or service and as long as your app logo and/or name:

    – does not suggest/give the impression your app is actually published by, affiliated with or endorsed by Microsoft; and
    – denotes your own unique brand so as to clearly signal to users that there is no affiliation or endorsement by Microsoft.

    In addition, Microsoft logos cannot be used as a source identifier for your app icon.

    https://www.microsoft.com/en-us/legal/intellectualproperty/trademarks/usage/general.aspx

    Gosto especialmente do 2).

  4. Silvio Lins says:

    Daqui a pouco vão proibir vendas de janelas em lojas do ramo.

  5. caetano says:

    Tem lógica, a concorrência também deu o nome da marca à loja e não o nome do sistema operativo.
    Por outro lado, enquanto não surgirem com outro dispositivo móvel no mercado, o nome “janelas” tem os vidros muito embaciados/sujos na opinião pública.
    Não acredito que a MS deixe o mercado móvel.

  6. maria vieira a atriz says:

    tudo e possivel vindo da microsoft bando de incompetentes

  7. falcaobranco says:

    Daqui a pouco pedem para tirar o nome windows dos nossos pc’s… 😀

  8. José says:

    É assim: Tudo começou, parece que com este sistema operativo Windows 10. Cada um que julgue por si, eu julgo por mim, que esta atitude da Microsot, não tem por onde se lhe pegar. Windows=Janelas, não é um nome inventado pela Microsot. Penso que este assunto vai cair em tribunal, e não tenho qualquer duvida, que a Microsot, não se vai sair nada bem.
    Gosto realmente dos SO da Microsoft. Mas julgo que este SO Win 10 não está a sair o melhor da Microsoft. Um SO tem que ser e ter, cabeça tronco e membros. Este Win 10 nunca mais tem fim. E deveria ter tal como todos os outros anteriores, depois sim atualizações de vez em quando, e não este atropelo de compilações e mais compilações. Um dia destes os Utilizadores, fartam-se. Depois se verá por onde escolhem, se bem que de momento, não há assim muita escolha.

    • Ney Vigas says:

      Além deste problema e de outros do SO, abandonei-o. Uso o linux, nunca mais lentidão nem problemas com virus e outras afecções do gênero. A microsoft sabe perfeitamente que precisa melhorar a estrutura do windows, contudo, esta mudança implicaria incompatibilidade ou necessidade de emulação por um tempo com os equipamentos mais antigos, ela prefere continuar remendando o Windows. Em 97 existia um sistema operacional que inicializava em 8 segs, mas a M$ com suaas manobras fez a empresa falir, atualmente estão tentando ressucitá-lo, mas a passos muito lentos. Nada explica a necessidade constante de atualização de hardware ou mesmo que não se veja ganhos exponenciais nos hardwares mais novos. Nisso até mesmo o linux está devendo!

    • Jorge says:

      Vão manter-se no w10 na mesma acredita.

  9. Manel says:

    A meu ver faz todo o sentido, aplicações com o nome windows trazem uma falsa tranquilidade, se for instalar o Race Windows game é diferente de instalar o Race game. A palavra Windows pode levar o utilizador a acreditar que se trata de uma aplicação da Microsoft. Tal como a apple não gostaria de ter aplicações de terceiros com nomes do tipo “iMusic”, “iVideo”, “iCinema”, etc. Faz todo o sentido para que não se aproveitem do nome para proveito próprio.

  10. KingDi says:

    Posso usar pplware nas apps ou em outra coisa e/ou o logótipo??? Faço uma “bosta” qualquer com esse nome e/ou logótipo e quem vai ficar “sujo” à primeira vista??? Seria eu??? Que coisa bizarra, hein…!!!

    • Vítor M. says:

      Se for para colocar na nossa loja, correr em cima do sistema operativo pplware… pode. Haaa espera, não pode, não temos loja, não temos plataforma, não temos sistema operativo nem isso é o core do nosso negócio. Pois… mas é o da Microsoft…. minúscula diferença 😉

  11. Mike says:

    A mim cheira-me a uma acção de um gabinete de advogados a querer ganhar dinheiro. Repararam na nota? Não é a Microsoft que está a enviar essas notificações, mas sim AppDetex que tem uma autorização da Microsoft…

  12. sakura says:

    O mundo mudou um bocadinho….. cada vez + as marcas tem que se defender é o que faz a MS.
    ex:

    http://napoli.repubblica.it/cronaca/2017/12/25/foto/steve-185185905/1/#2

  13. José Maria Oliveira Simões says:

    Penso que a Microsoft , legalmente vai perder. Primeiro, há varias empresas que usaram a palavra “Janelas” com o conhecimento da Microsoft, à vários anos, pois era publico o uso e nunca o esconderam. Por outro lado , a palavra “Janelas” já existia anteriormente ao registo pela MIcrosoft. É muito complicado para quem quer que seja, cumprir e aceitar que a Microsoft tente impedir o uso duma palavra/coisa que é usada pelas pessoas já usavam à décadas. Por outro lado, não percebo como é que a Microsoft conseguiu efectuar tal registo. Seria interessante, a Microsoft tentar impedir o uso da palavra “portas” ou “sapatos”, ou “uvas”

    • LR says:

      José, as palavras em questão já existiam muito antes da Microsoft as utilizar, tem toda a razão. Mas também é verdade que a marca Windows está registada pela Microsoft, tal como as palavras Mercedes (nome comum em Espanha), Jaguar (o animal), Vaqueiro, Sapo, Tesla, etc, etc.
      Todas estas palavras, sendo de uso comum, foram registadas como marcas, ou seja, Trade Mark. Assim, não podem ser utilizadas em designações comerciais sem autorização do detentor do registo.
      Se é um pouco excessivo da Microsoft, sim, talvez seja. Mas, caso não haja uma autorização expressa da detentora da marca, nada feito, a razão assiste totalmente à Microsoft.

      • LR says:

        “tal como as palavras Mercedes (nome comum em Espanha), Jaguar (o animal), Vaqueiro, Sapo, Tesla, etc, etc.” estão também registadas pelas respectivas empresas.

  14. Alex says:

    Não consigo entender onde está o problema… apesar de alguns comentários de pessoal que veste a camisola… windows faz parte da lista de trademark da Microsoft… quanto ao comentário de Windows não ser invenção da Microsoft… toda a gente sabe que a maçã que caiu na tola do Newton era invenção do Jobs 🙂 eh eh

  15. eu says:

    Desenvolvo aplicações para todas as lojas, excepto para a Microsoft.
    De 2 tentativas que fiz, acabei por ter de desistir.
    A primeira foi porque na altura a loja (no inicio) exigia tanta burocracia e custos que era insuportável.
    Por um lado compreendo mas se deixaram fazer assim de inicio, acho mal agora voltarem atrás.
    Total incoerência.
    Para mim a loja da Microsoft já encerrou, só eles é que ainda não sabem.

  16. Rudi says:

    Típico de empresas de advogados à procura de uma forma de cobrar dinheiro ao cliente.

  17. André says:

    Se fosse a Apple a fazer isto vocês diriam que era uma boa atitude para os utilizadores perceberem bem que apps são feitas pela própria e as que não são. Como é a Microsoft já é uma atitude “bizarra”.

    • Vítor M. says:

      Quem o diz são os próprios developers 😉 por isso queixa-te aos developers. Para nós é bizarro só agora terem tomado essa atitude. Se fosse a Apple, com as manias que têm de protecionismo, já o teriam feito há anos… bizarro na Apple era só fazerem depois de tanto tempo.

  18. Gastão Botelho says:

    Mais uma bizarria Americana. A juntar a um presidente bizarro que foi “eleito” o que se esperaria? Tudo normal na “nação” americana. Pensem bem… é só mais do mesmo.
    Mas é pena pois realmente partilho de muitas opiniões, isto é, gosto do SO Windows. Mas continuam “a dar tiros nos pés” e este é mais um

  19. Alvaro Campos says:

    Não tirando a razão à M$ (o Windows ainda é o core business deles e é uma marca registada por eles) pode matar ainda mais a loja 🙁

    • stealth says:

      sim e tambem e aquilo em que muitos os se baseiam para os ambientes graficos e tambem e aquilo que tenho nas paredes de casa com vidro.. se tem windows no nome se calhar e porque so suporta windows, porque afinal haver uma aplicacao para mac ou linux chamada windows batata nao fazia muito sentido…
      mas e melhor estar calado senao ainda me obrigam a tirar as “windows” de casa

  20. Paulo says:

    Honestamente acho muito bem. Windows é igual a Microsoft para a grande maioria dos utilizadores, como tal faz todo o sentido proteger a imagem da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.