Pplware

Microsoft e Samsung fizeram as pazes e voltam a ser parceiras

As guerras entre as gigantes da industria da tecnologia podem assumir contornos que muitos não entende, mas a base de todos estes litígios está quase sempre assente nos lucros e na forma de assumir, mesmo que indirectamente, o controlo do mercado.

A Microsoft, graças a todo o seu portfólio de patentes, tem uma grande fatia dos lucros que o Android gera, mesmo que de forma indirecta.

Depois de terem passado muito tempo a bater-se em tribunal, a Microsoft e a Samsung chegaram agora a um acordo e os processos foram terminados.

A batalha entre a Samsung e a Microsoft teve início em meados do ano passado e resumia-se a um incumprimento de um acordo de troca de patentes estabelecido em 2010 entre estas duas empresas.

O acordo estabelecido entre a Microsoft e a Samsung estabelecia uma partilha de patentes, para que a Samsung pudesse usar o Android sem ter de se preocupar em ser levada a tribunal.

Claro que as contrapartidas estavam presentes, tendo a gigante Sul Coreana de pagar periodicamente à Microsoft uma taxa de utilização dessas patentes.

Mas a recusa da Samsung em de pagar essa verba e utilizar na mesma as patentes levou a Microsoft a agir e a colocar nas mãos da justiça a resolução do caso.

Vários meses depois, e sem que houvesse necessidade de uma decisão superior, as duas empresas chegaram a uma acordo e ambas as partas fizeram esse anúncio.

Samsung and Microsoft are pleased to announce that they have ended their contract dispute in U.S. court as well as the ICC arbitration. Terms of the agreement are confidential.

Os contornos desses acordo e as verbas a serem pagas pela Samsung não foram reveladas, mas abre-se assim caminho a uma convivência mais saudável entre estas duas empresas e a uma possível colaboração, mesmo que indirecta, no campo dos dispositivos móveis.

Este acordo pode agora abrir algumas portas à Samsung, uma vez que quer alargar ainda mais a sua oferta de equipamentos e entrar novamente no mercado dos dispositivos com Windows Phone.

Esta intenção ficou clara recentemente, com a aproximação da Samsung a estes dispositivos e com o manifestar do interesse em investir neste sistema operativo.

Caso pretenda a Samsung deve conseguir colocar novos equipamentos no mercado já no terceiro trimestre deste ano, reforçando assim também a oferta que existe no mercado do Windows Phone e funcionando assim a favor da própria Microsoft.

Este acordo vem também resolver alguns problemas que a própria Samsung tinha com a utilização do Android e assim evitar problemas maiores com a utilização de patentes sem a autorização expressa da Microsoft.

Exit mobile version