Microsoft confirma Windows 7 sem Internet Explorer
Já falamos várias vezes na nova atitude por parte da Microsoft. São vários os exemplos que confirmam esta tendencial: refiro-me aos standards aceites pela Microsoft quando implementou (uma mão cheia deles) no novo Internet Explorer 8, a inclusão do formato .odt (Open Office) nos ficheiros compatíveis com aplicações de edição de texto Windows e mesmo o próprio Windows 7 que foi uma resposta aos gritos de tormento, provocados pelo Windows Vista.
Agora foi a decisão de permitir que o Windows 7 seja lançado com a opção de remoção do Internet Explorer, correspondendo a várias solicitações dos utilizadores e acções judiciais que têm forçado a empresa de Redmond a mudar de rumo.
De facto é de fazer essa cara de espanto, caro leitor. Agora no Windows 7 poderá requisitar a janela Windows Features e desligar as seguintes aplicações: Internet Explorer 8, Fax e Scan, handwriting recognition, Windows DVD Maker, Windows Gadget Platform, Windows Media Player, Windows Media Center, Windows Search e o XPS Viewer. Além claro de vários serviços do Windows.
Sim eu sei que estas aplicações já nas versões anteriores ao Windows 7 (as que existiam) também poderiam ser "desactivadas" mas não podiam ser removidas. Instalei a recente versão do Windows 7 a build 7048 e... agora sim, estas aplicações são removidas do Windows 7 sem apelo nem agravo.
Sim pode posteriormente activar e voltar a instalar as mesmas, mas é uma vitória para quem exigia há décadas esta opção. Na minha opinião esta atitude não torna o Windows mais limitado, bem pelo contrário, esta atitude potencia o Windows para uma concorrência onde o benefício será claramente para o próprio sistema operativo.
Este artigo tem mais de um ano
Um pequeno á parte: Pra qd está previsto o RC?
Vitor, qual sua análise quanto ao desempenho do SO sem as amarras do IE?
Lembro de ter testado a remoção do IE ainda nos idos do SP1 e a diferença em termos de velocidade, em várias operações, eram consideráveis.
A janela Windows Features vai ser largamente utilizada, estou mesmo a ver… 🙂
Finalmente bom senso para os lados de Redmond.
Finalmente! Agora só falta:
Windows Defender,Sidebar,Windows Firewall,DVD Maker,Windows Mail,Windows Calendar,Windows Journal,Windows Movie Maker,Windows Meeting Space,Windows Photo Gallery,Windows Media Player,Windows Contacts and Bitlocker.
ah.. e se possivel poder limpar a pasta winsxs
Finalmente! Internet Explorer não faz falta!
http://www.nyzux.net
Sinceramente, a pressão efectuada pela Comissão Europeia, foi uma grande, e vão-me desculpar o termo, balela.
Porquê?
E as distribuições Linux, irão surgir, igualmente, sem o Firefox, por defeito?
E o Mac OSX? Irá surgir sem Safari, por defeito?
E o Mac OSX, irá começar a ser disponibilizado para outras máquinas que nãos as da própria Apple? (No domínio legal, claro.)
E qual o navegador que irá ser instalado, por defeito, no Windows 7? Ou não irá haver algum?
Será ao critério do utilizador?
Não me levem a mal. Sou a favor que o IE seja uma opção de instalação.
Mas, sou, igualmente, a favor, que se há pressões para um lado, então, também deverá haver para outros.
“correspondendo a várias solicitações dos utilizadores”
Quem são esses utilizadores que querem o Windows sem o Internet Explorer?
Aliás isto é absurdo, o que a micrsoft devia fazer era incluir uma versão mais básica do office já com o Windows e coisas do género e não retirar funcionalidades ao sistema!
Então o FF, o Safari e outros browsers não são melhores que o IE? Para que precisam desta ajudinha? São envergonhados?
É ridiculo que tecnotretas que se lixaram para o sistema financeiro, que o deixaram á solta, agora andem atrás de uma empresa que por acaso até trabalha bem .
É ridiculo
estou de acordo com o m00nbl00d
essas pressões são no minimo uma patetice…
É um dia triste para a industria é impor cotas de mercado é como cotas para as mulheres na politica é triste é absurdo, só serve prejudicar os utilizadores aliás porque não tiram a shell do windows para poder-mos optar por uma versão da KDE ou da GNOME para o Windows!!!
Isto revolta-me!!!!
O safari no mac os X pode ser desinstalado sem problemas. O mesmo aconteçe com o firefox (e outros browsers) em linux. Não sei porque choram voces. Isto so permite desinstalar o Internet Explorer. Nada mais.
Eu sou a favor de, quanto mais completo o SO melhor, menos dinheiro temos que gastar.
Penso também que se o IE não estivesse no SO, os outros não eram grátis…
E mais não digo.
Por os outros browsers serem melhores que o IE é que esta é uma grande vitoria. Acham bem os utilizadores que não estao tão à vontade com a informática como alguns de nós, logo não têm conhecimento de qual o melhor navegador, serem obrigados a usar um dos navegadores mais inseguros, mais lentos e menos flexível disponível no mercado?
Nas Distro Linux, tem o firefox por defeito, mas podemos remove-lo quando nos apetecer, e ao contrário do IE, é bem mais seguro e rápido em determinadas situações…
Agora, que a Apple deveria ser sujeita a este tipo de pressões é bem verdade.
Pelo que entendi, o Win7 virá com o IE8 instalado, mas você pode optar por desinstalá-lo caso queira. É isso?
BRUTAL!
Vou querer este W7, ta a ficar perfeito 🙂
Já agora, um pequeno pormenor: se nao instalar-mos o IE, como vamos à net sacar o FF?
Tudo isto se resume a dores de cotovelo por parte de uns lol
Soube agora que o Firefox tem uma quota de mercado de 100% … na Antártida 😀
Nas “guerras” das estatísticas (leia-se, encontrar as estatísticas mais ao gosto do utilizador) o statcounter.com também é bastante citado. Tem a particularidade de apresentar resultados por países, para browsers, sistemas operativos, etc.
http://gs.statcounter.com/#browser-an-daily-20090101-20090306-bar
@ Darkblonde
Os outros navegadores não são melhores que o IE.
O que acontece, é que, o Internet Explorer ganhou má fama com a sua versão 6. Muito em parte devido à sua insegurança, e devido ao facto de a Microsoft não se preocupar muito com a segurança dos seus utilizadores. Não só no que diz respeito ao IE, mas também no que diz respeito ao próprio sistema operativo.
A Microsoft mudou de atitude, e com isso, o IE7 já oferece bastante segurança, e segurança esta nativa. Tal como os sistemas operativos, e mais concretamente o Windows Vista, e agora o Windows 7, ainda vai mais adiante.
O IE8, que já uso a RC (Release Candidate), já lá vai um tempo, está mais rápido, mais seguro, mais prático. Atrevo-me a dizer, que, em termos de velocidade, está tão rápido quanto o Opera 10 Alpha.
E, nativamente, hoje em dia, quase nenhum navegador da Internet oferece a segurança que o IE7/IE8 oferece. Digo quase, pois o Google Chrome tem uma caixa de areia integrada; se bem que, como um todo, a sua segurança deixa a desejar.
Tanto se fala do Firefox, e não sei o quê, mas a realidade, é que, para se ter segurança com este navegador, têm que recorrer a “add-ons” de terceiros.
“Add-ons” estes, que também não deverão dispensar a sua quota parte de bugs.
É uma questão de ver como as coisas são.
E a questão fulcral é – Qual o mal de a Microsoft englobar o seu próprio navegador no seu próprio sistema operativo?
Não me levem a mal, pois como havia mencionado anteriormente, sou a favor. Mas, sou a favor que cada utilizador possa ou não desinstalar o IE, e não que este venha, por defeito, desinstalado.
(Caso contrário, quantas pessoas não irão comprar o seu Windows 7, instalá-lo (não é tarefa difícil), e depois aperceberem-me que não têm o Internet Explorer, e que sempre usaram.)
Não é o que a Apple faz ao seu sistema operativo? Permitir, por vias legais, o seu uso, apenas em máquinas Apple?
Gostaria de ver a Comissão Europeia a pressionar a Apple a portabilizar o seu sistema para outras máquinas, e sem ser um sistema “aleijadinho”.
A todos os que fazem comparações ao Linux e Mac… com os seus browsers por defeito… a Politica destes 2 Sistemas é bem diferente do Windows, isto porque a remoção de qualquer browser nestes dois é totalmente disponivel, contrariando a do Windows que usa o Internet Explorer como parte do Sistema… assim como o resto dos programas que muitos nem usam ( meu caso ) no Vista, que por exemplo, não posso desisntalar a Barra lateral, o Movie Maker… etc…etc… a Politica da Microsoft é… “podes não usa-lo… ” mas então para que ter isso a gastar uns belos Megazitos no meu disco se não os uso ?…. 😉
Para os interessados em debaterem a segurança ou não do IE e outros navegadores, e sistemas operativos.
Aqui têm algo interessante sobre o Firefox – http://www.eweek.com/c/a/Security/Security-Report-Ignites-Firefox-vs-Internet-Explorer-Feud/?kc=rss
Caso queiram poderei disponibilizar um link para um estudo feito pela IBM e que revela que Linux e Mac OSX foram os mais inseguros em 2008.
Abraços
@ A friend
Estou totalmente de acordo contigo. Mas, o que eu apenas mencionei, foi que, em
1º lugar – A Comissão Europeia a fazer pressões, então que faça as que realmente interessam.
2º lugar – Não distribuir o Windows 7, com o IE desinstalado, por defeito. Apenas, e isso sim, deixar opção para o desinstalar, posteriormente. O mesmo para as restantes aplicações.
@ ApacheDraco
Por alguma razão, o navegador Opera, deixou de ser pago há muito tempo atrás.
Parabens à M$, bolas até que enfim.
Para o resto da maralha que agora acha mal, pessoal, isto só diz que permite tirar o IE, apenas isso, quem gosta que mantenha e continue a comer o IE…
Ao menos quem não gosta passou a poder tirar apenas isso.
@m00nbl00d
2O IE8, que já uso a RC (Release Candidate), já lá vai um tempo, está mais rápido, mais seguro, mais prático. Atrevo-me a dizer, que, em termos de velocidade, está tão rápido quanto o Opera 10 Alpha.2
Só se for nos teus sonhos:D, e olha que eu já testei os dois. O opera alpha deixa a concorrência a anos luz, a nível de TUDO.
Eu aceito que possas gostar do IE8, mas… haja bom senso 😉
@m00nblo00d
Sim mas percebi o ponto de vista e concordo em tudo….
Obrigar a lançar o Windows 7 sem o IE, não faz sentido algum… acho que isso deveria fazer é parte do bom senso da Microsoft… não digo lançar o Win7 sem o Internet explorer, porque isso é de extremos, mas pelo menos tornar o sistema mais flexivel, e permitir a desistalanção de tudo aquilo que não nos faz falta como mensionei a pouco.
Quando à Apple, não faço comparações porque o sistema operativo MacOS sempre teve o intuito de ser um sistema dedicado aos MAC ( daí ser feita distinção entre PC e MAC ) . O sistema é como por exemplo um Synbian está para o Nokia N80 por exemplo, ou como o software que acompanha o seu telemovel, é feito dedicado para ele, e essa é a politica da Apple. ( temos o exemplo de os drivers serem especificamente para o Hardware usado nos Apple ) …
Como a Microsoft atinge um mercado diferente, talvez seja por isso a pressão feita pela Comunidade Europeia, exagerada, sim… mas talvez seja esse o motivo.
é pá!!! tanto barulho com o IE7 e afins, ELE está no sistema quem quer usa quem não o quer remove, e assim é que está correcto acho eu de que…
Isto não faz sentido nenhum, mas OK, é só a minha opinião!!!
Abraço,
———
http://www.best-cine.com/
@ Rui Oliveira
Eu faço uso dos três navegadores IE8 RC, Opera 10 Alpha e Minefield (versões de teste diárias).
Posso-te garantir com 100% de certezas que o IE8 RC é extremamente rápido, e ainda mais seguro que o IE7.
Eu não sou amante do IE. Mas, também não digo mal por dizer. O IE7 era lento, mas o IE8 RC está muitissimo mais eficiente. E devo dizer que em alguns casos, mas rápido que o Opera 10 Alpha.
Mas, já que tu dizes que não, que tal fazeres aí um live webcast e mostrar que estou errado, até quando testes feitos compravam a minha experiência?
@Im
Posiciona o GPS para a Terra! … 😀
O que está em questão é que… o Windows não permite desisntalar o Internet Explorer que já vem com a instação 😉
…essa teoria está correctissima… se fosse aplicada.
@lm
Concordo consigo. Cada um utiliza o browser que mais gosta. Ninguém é obrigado a utilizar o IE ou outro bowser qualquer.
Pessoalmente utilizo o Mozilla Firefox, simplesmente por ser bastante estável e por ter add-ons interessantes.
@m00nbl00d
não preciso disso para mostrar que estás errado:
1º teste:
http://www.linuxhaxor.net/2008/12/08/browser-speed-test-revisited-webkit-still-the-best-and-rips-opera-10-alpha-a-new-one/
2º teste
http://www.zdnet.com.au/news/software/soa/Internet-Explorer-8-RC1-Photos/0,130061733,339294590-4s,00.htm
O IE8 é o pior dos 4 browsers em javascript, (tecnologia presente para aí em 90% das paginas que navegamos), como os graficos mostram pior que o proprio opera em alpha que tem mais margem de progressao que o IE.
E já não vou falar, queo opera tem:
– cliente bittorrent
– cliente de email
– Cliente de Chat IRC
– Lista de gestão de contacots
– Widgets
– Temas
É a mesma coisa que comparares um browser “aleijado” com um browser cheio de funcionalidades, por isso não vás por aí… o opera cheio de funcionalidades é mais rapido que o ie que provavelmente nem tem metade delas
Mas já que és tão entendido damatéria, talvez me possas dar dados concretos para argumentarmos 😀
Eu uso IE8 RC há já algum tempo, e não me arrependo!
É um excelente Browser! Adoro-o e não o troco por nada.
E quem já teve a oportunidade de o experimentar no Win /, já deve ter visto bem a velocidade com que ele opera, bem mais rápido que FF.
*no Win 7
E uma óptima noticia, penso que para mim será útil, já que existem funcionalidade do Windows que não utilizo. Vai dar a oportunidade de o utilizador personalizar o seu SO Windows da maneira que mais o convém. Para mim uma óptima noticia.
Alguns ainda não perceberam o Post ou não o leram. É referido que o IE 8 poderá ser desactualizado ou desinstalado, não diz não trará o IE…Não percebo porque tanta polémica. Só o retira quem quiser.
A isto chama-se versatilidade … o que considero uma qualidade.
Pergunta estupida:
Quantos de voces os grandes defensores do corporativismo microsoft e do fantabulasticos Xp, Vista, W 7, office, IE etc, na realidade tem o produto original?
R: $$$$$$$$$$$$$$$$$ ( Hipocritas )
Para aqueles que ainda nao o perceberam deixem por um pequeno momento de serem ignorantes e informen-se do que na realidade significa posicao dominante do mercado.
Para ler
https://pplware.sapo.pt/2009/02/20/a-microsoft-o-internet-explorer-e-a-uniao-europeia/
Parabens victor por esta excelente explicacao do que significa posicao dominante do mercado
continua com o bomtrabalho que tens feito
https://pplware.sapo.pt/2009/02/20/a-microsoft-o-internet-explorer-e-a-uniao-europeia/
So uma questao, isso da velocidade nos browsers a diferença e na realidade de quanto (em segundos), e algo que comprometa a velocidade de navegaçao assim tanto comparativamente a velocidade de internet? E que por censo comm eu penso que sera uma questao de nada, entao o mais importante e de facto os erros, bug, e problemas de segurança. Alem que nenhuma pagina possuirá todos os scripts que nos sao apresentados no teste em simultaneo portanto o tempo sera menos importante na navegação, e o que eu penso… Anyway eu nao uso IE desde que saiu o firefox, portanto para mim tanto me da, mas a realdiade e que e existe uma imbirraçao unilateral por parte de UE, pois se quizessem, tinhas outras coias para pegar com outras empresas que nao interessa enumerar, posi sa sao do conhecimento de todos, mas so pegam coma microsoft, mas prontos, esta bem se eles fizerem oq ue vao fazer por um lado, mas por outro o SO e deles, eles podem fazer o que quizerem, agora se o ppl nao gostar nao usa, e essa a soluçao, e o que eu axo que deveria ser, se teem de escolher uma pizza, e nao gostam de kunami, e todas a pizzas tem kunami, o que vao fazer? Comem sem gostar, ou nao comem, aqui e o mesmo, nao vejo porque complicar. Quando sair o IE8 final tambem exprimente.
Eu digo muito sinceramente, desde que a Microsoft lançou o Windows Vista, que sou meio “Anti-Microsoft”.
Foram muitas poilitiquices e muitas funcionalidades que reduziram a concorrência ao máximo.
Hoje, vejo a Microsoft a tomar medidas mais correctas e isso torna-me feliz.
O facto de se poder desinstalar o Internet Explorer, é um enorme avanço para muitas outras tecnologias. Podemos falar em outros programas, que só abriam no Internet Explorer ou por exemplo, muitos sites serem redescritos para funcionarem com todos os browsers, dado não existir uma obrigatoriedade de usar o Internet Explorer.
Muitos falam que é mau a pressão da Comissão Europeia, e eu não subscrevo.
Eu acho muito bom a pressão da Comissão Europeia e isso vê-se nas novas acções da Microsoft.
Não sou daqueles que defendem que o Internet Explorer não deve vir instalado no Windows.
Defendo sim, num primeiro acesso à net, o utilizador ser informado dos 4 browsers principais: Internet Explorer, Firefox, Safari e Opera de forma a ter conhecimento que existem mais que um browser.
Diferenças do windows 7 para os outros:
Win7: Vais ao adicionar/remover programas (ou algo do genero, é mais para os que tem dificuldade em perceber o artigo) e lá aparece o IE, WMP, WMM, etc etc para remover como qualquer outra aplicação;
outros Win: vais ao adicionar/remover programas e nao aparece la estas opcoes
Na minha opiniao e muito bom isto no win7 visto que eu nao uso nenhum dos programas da microsoft que vem com o SO e so estao la a ocupar espaço, pastas, e icones.
Mac e Linux, tem muita razao em algumas coisas que dizem, mas tem a ver com o artigo?nao…e apenas mais um dos muito bem elaborados que explicam as novidades do win7…agora que ta tudo bem explicadinho podem parar de criticar uma atitude que nao afecta quem gosta do IE e ajuda quem nao gosta?e bom pa todos
Só fez aquilo que já devia ter feito a muito tempo. Tanto em Mac como em GNU/Linux podemos desinstalar as aplicações que vêm por defeito.
Quanto ao assunto da Comissão Europeia, eles têm a sua razão. O Windows domina a maiora do mercado de PCs e muitos dos seus utilizadores não estão interessados em procurar novos browsers, simplesmente usam aquele que vem por defeito. Sendo assim já que a Microsoft não faz produtos de qualidade, mais vale dar acesso a outros. Isto é tudo para o bem dos próprios utilizadores, mas pronto os fanboys não vêm isso.
Nesta situação da Comissão Europeia, parem de comparar Windows com GNU/Linux, é ridículo, não tem lógica. Comparações com Mac pode ter alguma lógica, agora com GNU/Linux não. Por 3 razões:
O Firefox não é propriedade da Canonical, Red Hat, etc, ao contrário do IE e do Windows que são ambos propriedade da mesma empresa.
Em segundo, GNU/Linux já traz diferentes browsers, dependo da distribuição, não é sempre o Firefox. Exemplos: Epiphany, IceWeasel, Konqueror.
Esta última aplica-se também a Mac. Tanto Mac e GNU/Linux não têm uma posição dominante no mercado, logo qual é a ideia de mudar os browsers lá? Pouca diferença iria fazer.
O Linux e o Mac não são líderes de mercado não havendo assim um abuso de posição. A MSFT ao ser líder e colocar à força o IE (e não dando a possibilidade de remover) está a prejudicar o mercado não deixando espaço à livre concorrência.
Com certeza um grande avanço por parte da Microsoft. Deixar o usuário customizar o sistema que vai utilizar no PRÓPRIO PC é o ideal. Não me refiro a “se não quer não use” me refiro a “se não quer remova” o fato de existir uma coisa que não quero dentro do MEU PC não me agrada.
O Windows deveria ter uma ferramenta semelhante ao apt-get para produtos gratuitos da Microsoft.
Quanto a SO completos, bem isso vai diminuir com o tempo: Cloud Computing + EFI (é uma interface criada pela Intel para substituir o velho BIOS):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Efi
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cloud_computing
Pareceme óbvia que esta decisão vem benificiar todos- Pena é que haja pessoal que não saiba ler… O IE8 vai vir na mesma, os utilizadores é que agora têm a possibilidade de o remover.
Será que isto muda alguma coisa? Muita coisa eu diria… Para que é que eu e muitos utilizadores, temos que gramar com o IE senão o uso? e o Windows Media player a mesma coisa.
Acho um pouco ridiculo para ser sincero, algumas pessoas virem aqui protestar disto acontecer e defenderem o IE8 com bastante “clubite” à mistura, essas pessoas em nada vão ficar prejudicadas, e agora todos ganham com essa mudança.
Falam muito do linux, mas eu se quiser no ubuntu desinstalo o firefox, e instalo por exemplo o Epiphany, ou Konqueror. E é assim que sempre deveria ter sido, se a microsof não se aproveitasse de falsos problemas técnicos para embutir e impedir que os utilizadores desinstalassem o IE.
Acordem para a realidade, o Windows tem que satisfazer a gregos e troianos.
@ Rui Oliveira
E para que é que eu quero um browser com cliente bittorrent? Com cliente de email? Com cliente de Chat IRC? Com gestão de contactos? Não uso nada disso, ou se os uso quero-o num software a parte.
Quer dizer, por um lado critica-se a Microsoft por incluir/impingir funcionalidades e programas que os utilizadores não querem, não precisam, não pediram, mas se for o Opera a vir com um browser “tudo-em-um” já é porque é um software bom e completo, com tudo o que precisamos, etc etc?
Haja coerência então.
Alguem ai falou que o IE7 é mais seguro que o FF3… Que diabos vc fumou rapaz?
Vai procurar a informação na fonte, e não em sites suspeitos:
Vulnerability Report: Microsoft Internet Explorer 7.x
Unpatched 26% (9 of 34 Secunia advisories, 9 buracos abertos)
http://secunia.com/advisories/product/12366
Vulnerability Report: Mozilla Firefox 3.x
Unpatched 9% (1 of 11 Secunia advisories, 1 buraco aberto)
http://secunia.com/advisories/product/19089
Vulnerability Report: Opera 9.x
Unpatched 0% (0 of 22 Secunia advisories, isso mesmo ZERO)
http://secunia.com/advisories/product/10615
Vulnerability Report: Safari 3.x
Unpatched 14% (1 of 7 Secunia advisories, 1 buraco aberto)
http://secunia.com/advisories/product/17989
Vulnerability Report: Konqueror 3.x
Unpatched 14% (2 of 14 Secunia advisories, 2 buracos abertos)
http://secunia.com/advisories/product/3166
Essa é pra quem teima em usar o IE6:
Vulnerability Report: Microsoft Internet Explorer 6.x
Unpatched 16% (22 of 135 Secunia advisories)
Utilizadores de linux: 60% linux fan boy, militante ou simpatizante do bloco de esquerda ou desinterassado da politica, especialista no contra!
Nem daqui a 200 anos um linux vai a algum lado, 1º porque existem centenas de distribuições de linux não uma! Eu vou ao wc mandar uma cagada e vem-me a ideia vou fazer um linux e la anda mais um pela net fora!
Depois o meu linux ja consegue instalar o programa com um click do rato mas eu kero uma extensão minha, a extensão .chit! assim so instala no meu que no ubunto ja é .deb e eu n gosto dessa!
Se dentro do proprio linux a rivalidades com podem os marmelos criticarem os outros, eu n percebo!
@Ricardo
pois não o linux não vai a lado nenhum, é por isso que esta página e outras estão alojadas em servidores linux.
Podem existir dezenas de distribuições,mas muitas acabam por desaparecer, e muito poucas chegam realmente a vingar, ou seja muita concorrência, só as melhores chegam ao de cimo, por isso não vás por aí.
Quanto a essa da instalação “.chit” e o teu argumento de exectutáveis em linux nem vou comentar de tão patético ser.
E para terminar um pouquinho de moderação nessa lingua ficava-te bem, pois nenhum utilizador de linux aqui te rotolou politicamente, chamou fanboy, ou marmelo. Precisas de uma atitude mais construtiva nos teus comentários 😉
@Ricardo
É preciso não ter olhos na cara para dizer que o Linux não vai a lado nenhum já que até a Microsoft esta preocupada com a a sua concorrência.
2º acho muito bem que o IE tenha opção de remoção, porque é um absurdo que quem não gosta do browser seja obrigado a gramar com ele.
@ Rui Oliveira
O 1º teste que mencionas, diz respeito ao IE8 Beta 2 e não à versão RC, que trouxe bastantes melhoramentos.
Quanto ao 2º teste, não lhe dou muito valor, e pelo simples facto de que, quando uso o Minefield (versões de teste diárias), sinto uma diferença na lentidão a abrir as páginas, quando comparado com o Opera 10 Alpha, e nesse teste o Opera está ligeiramente à frente do IE RC.
Portanto, esses testes, muito sinceramente não reflectem a realidade, e realidade essa que é nada mais nada menos do que o momento em que entramos x ou y sítio da Internet.
E existe um comentário interessante nesse teste
“Sunspider might be considered “The benchmark” for Javascript performance, but that just shows how sad the state is. It’s a lousy benchmark, or collection of micro-benchmarks – with all the problems that micro-benchmarks have.
The individual tests are badly coded or even buggy (but in that sense, they might be representative of code on the internet in general). The tests aren’t weighted in any way, and their scores are just summed. It makes no sense, methodologically. And it gives no idea what is really being tested.
Opera scores badly on Sunspider, but is still one of the most responsive and speedy browsers in practice.
Making a good benchmark is hard. Apparently harder than most who attempt it realize.”
E neste comentário, eu concordo, também, quando é dito que o Opera é dos navegadores mais rápidos. Mais rápido que o Firefox.
Portanto, qual a validade desses ditos testes?
Creio que a Microsoft quis fazer do Windows 7 um sistema completo e funcional, para que não houvessem reclamações dos usuários. Mas a UE taxou isso como monopólio, por isso as tais modificações no sistema. Quem sai ganhando com isso é o usuário, pois assim a concorrencia entre os programas aumenta e estarão cada vez melhores para superar o outro. 🙂
@m00nbl00d
estes testes demonstram que o IE é o pior e mais lentos dos 4, e se reparares em ambos é frisado isso.
De qualquer maneira estes dados são melhores que os teus, que até agora não me deste nada 😉
@m00nbl00d
“Caso queiram poderei disponibilizar um link para um estudo feito pela IBM e que revela que Linux e Mac OSX foram os mais inseguros em 2008.”
Esta passoui-me, e partiu-me todo :D, não podia deixar de responder.!
Tão se a IBM achasse de facto o linux mais inseguro que o Windows achas que o usava nos seus servidores e soluções de alto desempenho e segurança?
Conheces aquele concurso de hacking do ano passado, em que a ideia era comprometer 3 máquinas com Mac, Windows, e Linux (Ubuntu).
Sabes quem foi a maquina invicta que ninguem se deu ao trabalho de quebrar por ser demasiado dificil? Isso mesmo Ubuntu (Linux)
O que esse estudo da ibm diz, é que o linux nesse ano lançou mais fixes para o seu sistema operativo que a microsoft. Que como foi dito na blogoesfera a microsoft, fazia actualizações no inicio do ciclo de vida do Windows Vista ofuscadas (sem o utilizador saber).
Esse estudo sim, não diz rigorosamente nada.
Que venha com o firefox! 🙂
De certeza que arranjam alguma para aquilo instalar depois… para windows updates e isso…
http://www.jogosecharadas.com
..está quase. Ainda vão acabar por lançar já com o Firefox.
@m00nbl00d as outras plataformas não são lideres de mercado, Portanto não estão a usufruir desse poder… Será que ainda não perceberam ?
Firefox,chrome!!!!
Viva ao software livre!!!!!
Já li vários comentários sobre as pressões e a comparação como firefox ou com safari, que quanto a mim, estão a comparar alhos com bogalhos.
Que é verdade que todos eles vem com browser é, mas que é verdade, mas a diferença é que o windows não permite desinstalar o IE, o que pode acabar sendo um transtorno e uma obrigação.
Quando li isto até arregalei os olhos. 😀
Acho uma óptima notícia e não consigo perceber o pessoal que está contra. Compra-se o Windows Seven, este vem com o IE8, quem gosta usa-o e quem não gosta tem a oportunidade de se ver livre dele. Simples!
@m00nbl00d
Como já foi dito as outras plataformas não dominam o mercado e para além disso em qualquer distribuição de linux sempre pudeste e podes remover o firefox e instalar outro programa o que não acontecia com o windows até aqui.
…. Porque será que existe tanta gente que acha bem ser forçada a comprar um computador com um sistema operativo pré instalado (pelo qual teve de pagar uma licença) e que até pode nem ser o mais adequado para o que o utilizador quer fazer visto que a versão que vem pré instalada pode não trazer alguma funcionalidade necessária? E mais ainda, nesse mesmo sistema operativo são obrigados a ter programas que podem não querer ou ser os melhores, que não podem remover mas defendem que isso está bem.
Mas se forem ao café pedir um galão e um bolo e o tipo vos trouxer para além disso mais uma sandes de atum vocês reclamam que não pediram aquilo e não pagam.
Por causa de um bando de nerds, lá têm que complicar a vida ao utilizador comum. Espero que seja tudo instalado por defeito, que quem não quer o IE e outras aplicações é que tenha de ir à caixa e impedir a sua instalação (ou remover depos).
Quero lá saber de FireFoxes, Operas e outras tretas. Tenho o IE e estou bem satisfeito com ele.
Meus caros, mas, vocês têm dificuldades de compreensão?
Eu NÃO sou contra o facto de ser possível desinstalar o IE!, ou outra qualquer aplicação. Acho muitíssimo bem! Pois, se não usamos, por que razão as havemos de ter instaladas?
O que eu sou contra, é o facto, de acordo com esta notícia, o IE não estar instalado por defeito. Ou seja, vem desinstalado por defeito. Depois, e aí sim, quem quer instala.
Ora, devia ser precisamente ao contrário. Por defeito, instalado, e quem não o quer usar, desinstala. Simples.
Agora, vir o sistema sem navegador, isso, acho simplesmente ridículo.
Sim, é verdade que o Linux permite a desinstalação do Firefox. Mas, pergunto, porque não o Opera por definição, e nem sequer como parte das distribuições?
Porque razão há-se ser o Firefox a vir com Linux? Dão-me uma explicação válida? Porque não o Opera? Ou outro? Porque razão há-de ser o Firefox?
E esta história toda quase que parece a oposição ao governo. É o bota-abaixo, já que não conseguem ir longe por mérito próprio.
O IE vem instalado, mas não é usado por 100% das pessoas. Se calhar não são usados por mais, pois nem todas as pessoas têm tempo a perder, para saber ou não se existem outros navegadores da Internet.
O que estas pessoas pretendem, é o que o sistema operativo, pelo qual pagaram, seja funcional. Ou seja, que quando o usam pela primeira vez, consigam ir à Internet, consigam ver o seu e-mail, consigam ouvir música, etc.
E mais uma vez, digo, acho muito bem que seja possivel a desinstalação de qualquer aplicação que não se use.
Mas, há que não a vida díficil a quem a quer simples – os utilizadores.
Vocês imaginariam o que era se o Linux fosse distribuído apenas como núcleo? Ou seja, o sistema operativo em si, sem ser distribuições, que já trazem aplicações englobadas?
Imaginam o que era isso? Não trazia simplicidade alguma, apesar de ser o mais simples possível – apenas o sistema operativo.
Compreendem?
Eu acho que todo mundo tem direito de usar o que quer, se não gosta do IE remove ( é isso que eu vou fazer), e quem gosta usa!!!!
Simples.
@Angelo
Não não é por causa de um bando de nerds, tem a haver com liberdade de escolha, coisa que não existia e que apenas melhorou ligeiramente com esta medida.
Claro que os utilizadores que só vêm msn e hi5 à frente não se vão ralar com isso, mas esses comem o que lhe meterem à frente, seja linux, windows ou mac, desde que tenha um cliente msn e um browser tudo serve.
Este comentário é apenas um teste.
O que aconteceu ao que eu coloquei ainda há pouco tempo? Quando o tento recolocar diz que é um duplicado.
O linux so vai fazer concorrencia a alguma coisa quando se desenvolver um unico linux ao qual se invista bem, e para isso ele terá de ser pago! Eu tenho uma empresa de jogos para quê produzir um jogo para o linux quando os utilizadores não querem pagar pelo sistema operativo, certamente não querem pagar pelo jogo tambem! Para quê produzir drivers para linux quando eles não são faceis de instalar em todas as distribuições e para isso terei de produzir varios drivers! Porquê produzir-los se eu tenho uma empresa de hardware e os utilizadores linux têm ideais de o SO deve ser leve o programa deve ser leve, porque não querem investir em hardware!
O linux serve os ideais dos pobres, e as pessoas preferem ser pobres e não pagar o linux e tê-lo no seu pentium 4 com 8 anos, do que se revoltarem e exigirem melhores condições de vida!
No caso dos servidores serem linux é pura e simplesmente pela razão dos custos tanto no SO como em hardware!
Não tenho nada contra o linux, axo um sistema operativo bastante bom, agora não tenho ilusões, nem tenho nada contra a microsoft, a qual alimenta milhares e milhares pessoas pelo mundo fora!
Em portugal criou-se o ideal de que o patrão é rico, e que se aproveita dos pobres e que as empresas não prestam, por isso é que o mundo vive a crise que vive!
Continuo a achar que era melhor eles incluirem um Internet Explorer Light, que só serviria para ir buscar outro browser e pouco mais… uma espécie de Notepad da internet, que não poderia ser desinstalado (era leve demais para poder ser desinstalado)
m00nbl00d diz:
8 de Março de 2009 às 1:49 pm
…
O que eu sou contra, é o facto, de acordo com esta notícia, o IE não estar instalado por defeito. Ou seja, vem desinstalado por defeito. Depois, e aí sim, quem quer instala.
Ora, devia ser precisamente ao contrário. Por defeito, instalado, e quem não o quer usar, desinstala. Simples.
…
@m00nbl00d
De acordo com a notícia o IE vem instalado por defeito e só o desinstala quem quer!
Citando parte da notícia: “Agora foi a decisão de permitir que o Windows 7 seja lançado com a opção de remoção do Internet Explorer, correspondendo a várias solicitações dos utilizadores e acções judiciais que têm forçado a empresa de Redmond a mudar de rumo.”
O que eu percebo com isto é exactamente o que disse acima… o IE continua a vir instalado por defeito, mas se o utilizador desejar desinstalar, tem essa opção apartir de agora.
@R00KIE
Onde está a falta de liberdade de escolha? Que eu saiba sempre foi possível instalar os outros browsers no Windows. Quê? Querias também desinstalar o IE? Porquê? Ocupa assim tanto espaço em disco? Ou é por outros motivos mais “nerd”? Porque raio faz comichão ter o IE no computador sem utilizá-lo?
Eu ficava mais agradado com uma instalação em que podéssemos escolher o que instalar, em vez de ir desinstalar depois … mas vá … um passo de cada vez.
Concordo com você m00nbl00d!
“Unhas por unhas, dentes por dentes”
“Já agora, um pequeno pormenor: se nao instalar-mos o IE, como vamos à net sacar o FF?”
hahahahahahahahahahaha
Francisco,
Assim que instalar o W7, virá com o IE8. Acesse o IE8 para baixar o FF e assim, desinstale o IE8..
Só isso