Microsoft atualiza o Copilot no Windows e dá-lhe uma integração única
A Microsoft foca-se na integração da sua IA no Windows e isso têm-se visto nas últimas atualizações. Agora, o Copilot no Windows foi atualizado com os Conectores e a Criação de Documentos, permitindo ligar-se a serviços externos e gerar ficheiros do Office rapidamente.
Microsoft atualiza o Copilot no Windows
Há uma nova atualização para a aplicação Copilot no Windows. A versão 1.25095.161.0 adiciona várias funcionalidades importantes, incluindo os Conectores Copilot e a Criação de Documentos. Por um lado, o Copilot Connectors permite ligar a aplicação a contas pessoais da Microsoft e de serviços de terceiros, como o OneDrive, Outlook, Google Drive, Google Calendar e Google Contacts, entre outros.
Esta funcionalidade permite o uso de linguagem natural para recuperar informações relevantes diretamente dessas contas. O recurso é opcional e está desativado por defeito. Para o ativar, os utilizadores devem aceder às Configurações, Conectores e ativar os serviços que desejam utilizar.
Por outro lado, a funcionalidade Criação de Documentos permite ao Copilot gerar e exportar documentos em diversos formatos, incluindo Word, Excel, PowerPoint e PDF . Os utilizadores podem solicitar que uma parte do texto seja convertida num documento Word ou PDF, ou que as tabelas geradas sejam exportadas para Excel.
Capacidade de pesquisar e criar documentos
Se a resposta gerada exceder as 600 palavras, é apresentado um botão dedicado. Este vai permitir exportar as informações diretamente para a aplicação do Office correspondente. Isto acabará por agilizar a criação de documentos sem passos adicionais.
Embora a atualização já esteja a ser distribuída para todos os Windows Insiders, a disponibilidade destas funcionalidades pode variar, uma vez que a implementação é gradual. Não se preocupe se ainda não vir os Conectores Copilot ou a opção de criação de documentos; provavelmente aparecerão nos próximos dias.
Com esta atualização, o Copilot da Microsoft foca ainda mais integrado e mais acessível para novos cenários. A possibilidade de criar documentos é excelente, ainda mais se associada a serviços de Microosft e em especial, da Google. Por outro, e mesmo com esses serviços, é possível pesquisar e obter informações essenciais e importantes.






















É tudo muito bonito. E a privacidade do utilizador e das informações confidenciais?
Ainda acreditas nisso?
No Pai Natal tbm?
Não. Mas quando tens documentos empresariais e confidenciais, no teu PC. É complicado virem com IA’s e contas Microsoft.
Contas pagas, pessoais ou empresariais ficam com as informações guardadas no perfil, as informações não são tornadas públicas nem são usadas para treino de llms.
Quem não sabe isto não sabe nada de chatbots muito menos de AI a sério
Uma coisa, é o que as empresas dizem, outra coisa completamente diferente, é o que fazem.
É tudo muito bonito, mas as coisas de vez em quando, dão para o torto. E quem se lixa sempre, é o mexilhão.
Importante: como desligo todas as funções do Copilot (e mesmo os serviços em RAM)?
Aliás, para os entendidos: há alguma app que me desligue os serviços “extra” do W11 para deixá-lo light (estilo modo Xbox que foi visto em beta na consola Xbox Ally X)? Eu queria tipo uma app com um botão e desligava tudo o inútil e logo voltava a ativar tudo normal.
Há duas soluções para isso: Linux e Mac. De nada!
@ck: tu dás Linux ou MacOS como alternativas, quando nenhum dos dois funciona ou é compatível com todas as Apps e Hardware como o W11. Eu conseguia fazer-te aqui uma lista bem grande (bastava começar por jogos) ou até hardware (eGPUs). Mas pronto, vejo que és o anti-Windows de turno.
utilizo este ha muitos anos nunca tive problemas no windows 10, julgo que também funcione no 11 nao sei, experimenta : https://www.w10privacy.de/english-home
Soa bem, vou ver isso, obrigado
Há uma app portatil … Revo Uninstaler que é capaz de tirar todo o bloatware que vem com o Windows. O que não te serve desinstalas e ficas com o sistema mais light. O resto podes até procurar ao próprio Copilot…
Já usei no W10 mas no W11 nunca, vou ver, obrigado
Pois, não sei o que foi mas o Edge começou a ficar mais lento!
Pois. Cada vez mais colocam mais funcionalidades que ninguém pediu e que sobrecarregam o browser.
O problema é que cada vez metem mais algoritmos de AI e entre o processamento e recolha de dados, entope net e recursos de hardware.
E ainda assim as pessoas continuam a usar o Windows. E so rir. Depois nao se queixem.