Microsoft apoia Linux!!!
Microsoft fecha acordo com a Novell para apoiar Linux! Com a nova parceria, Microsoft e Novell esperam que mais empresas venham a usar Windows e Linux juntos, sem o risco de sofrer colapsos de sistema Adversárias de longa data, Microsoft e Novell firmaram uma trégua tecnológica que promete facilitar a integração do sistema operativos Windows, ainda dominante, com o cada vez mais popular sistema aberto Linux. O acordo, anunciado ontem, tem implicações importantes para o mundo dos negócios, da tecnologia e nos tribunais. "Isto ergue uma ponte importante de propriedade intelectual entre as faces proprietária e open source do software", disse o advogado da Microsoft, Brad Smith. Sob os termos da parceria, a equipa de vendas da Microsoft oferecerá a seus clientes corporativos a oportunidade de licenciar o sistema operativo Windows, dentro de um pacote que incluirá manutenção e apoio técnico para a plataforma Suse Linux da Novell.
A Novell vive, principalmente, das taxas de assistência técnica para ganhar dinheiro com o software Linux, que é desenvolvido por uma comunidade internacional de criadores que não são funcionários de nenhuma empresa específica e partilham o código gratuitamente. Trabalhando juntas, Microsoft e Novell esperam que mais empresas venham a utilizar Windows e Linux juntos, sem colapsos de sistema.
As duas empresas também esperam melhorar a interacção entre o pacote de programas Office, da Microsoft, e a alternativa gratuita, o OpenOffice. Esta parece ser a única parte do acordo com impacto sobre o utilizador final. Para encorajar mais empresas a abraçar a plataforma Novell, a Microsoft compromete-se a não exercer os seus direitos de patente sobre partes da sua tecnologia que venham a ser integradas ao Suse Linux.
Fonte: Estadão
Este artigo tem mais de um ano
Caramba… Meu Caro Vitor, juro que não pensei viver o bastante para ver isso. :O
@Amigo Vitor será que hoje é dia 1 de Abril e eu não tinha dado conta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
LOL
Só pode ser!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Já já a Micro$oft anuncia a compra da Novell…..
Iv@n
Coisa estranha, a algum tempo a MS chamou o pessoal do Mozilla para garantir que o FF funcione 100% no Windows Vista, agora isso!
Aparenta que a MS está querendo agradar a comunidade livre! Onde será q a MS quer chegar?
Isso me deixa com a pulga atrás da orelha!
Bem, não sei bem o que quererá dizer esta aproximação da Microsoft ao Linux, coloquei esta informação para recolher mais informações que eventualmente vocês possam ter. Agora que é estranho…
A Microsoft está é a arranjar maneira de não perder mercado por isso apróxima-se das empresas de código aberto! 😀
Mais uma boa jogada do Tio Bill que quer dominar o mundo com o Windows! Qualquer dia vê-se ai uma junção! 😛
Um abraço,
CHAGAS.
Marketing puro ou seja com este acordo a Microsoft quer credibilizar a sua imagem e ao mesmo tempo ganhar dinheiro reconstitando alguns mercados que estavam a ser absorvidos pelo Novel (Linux Suse) e ferramentas open source, e influenciar dramaticamente o linux a favor das suas tecnologias de forma a tornar cada vez mais standard essas tecnologias.
Decaminho a microsoft sai-se com uma distribuição de linux também lol
Acho que isto traz água no bico. É óbvio que de certeza a microsoft vai ganhar com isto…
Claro que vai ganhar. Isso é o óbvio. Ninguém trabalha para aquecer.
Agora a forma como o vai fazer é que não consigo perceber. Qual o interesse em apoiar o Open Office em vez do MS Office?
Qual o interesse da MS em mostrar às empresas que o Linux é uma alternativa muito mais fiável e barata do que os sistemas Win?
Eu ficaria satisfeito se com a aproximação da M$ com a turma da Mozilla os fizesse adotar padrões, tipo o Web Standarts. 😛
Ok vou passar de:
MCSE – Microsoft Certified Systems Engineer
para:
MCLE – Microsoft Certified Linux Engineer
@DigitalFox, essa foi demais!
Será q MS está querendo aprender algo com o pessoal da Novel??
Talvez algo sobre segurança 😀
Acho que é boato, não faz sentido, a Microsoft não precisa da Linux e a Linux perdia os seu principais utilizadores ou seja aqueles que não podem pagar licenças ou simplesmente porque são anti sistema. É preciso vêr que 90% dos computadores dométicos têm Windows licenciado instalado.
Bem Haja
Carlos
Uma razão forte para o facto é que, ao que parece, o Windows Vista, com as restrições e “controlos” excessivos que quer praticar, vai atirar com muitos utilizadores do Windows XP para os braços do Linux.
Eu, um dos utilizadores do XP, creio que vou continuar ainda por muito tempo a sê-lo. Mas já venho prativando o Linux para no futuro me despedir do amigo Bill.
Não podes vencer o “inimigo”, junta-te a ele!
É o que a Microsoft está a fazer neste momento!
Have Fun
BisMarques
@Carlos 90% dos computadores domésticos com Windows Licenciado? Só se for ai em Portugal, afirmo com convicção que 90% dos computadores domésticos brasileiros são piratas!
Não tarda nada e estamos a fazer apt-get aos servidores da MircoSofre
Mentira não e a novell confirma
http://www.novell.com/linux/microsoft/
@Evandro
Essa afiramação não dignifica em nada o teu Pais pensa lá bem na enormidade do que comentaste
Bem Haja
Carlos
@Evandro
A noticia dos 90% é a nivel mundial Brasil incluido e já saiu em várias revistas da especialidade e não só caso da Forbes e da Fortune entre outras, agora custa-me a acreditar apesar de os indices de criminalidade no Brasil serem bastante elevados em relação aos Europeus que 90 % dos utilizadores domesticos de computadores sejam Piratas, os pc’s ai não trazem já o Windows instalado?
Abraço
Carlos
Por um lado isso é muito bom!!!
Mas desconfio muito dessa atitude da MS… Tem coisa no meio! =s
Eu Acredito que mais dias ou menos dias….
A Novell Vai ser comprada hehehehehe !!!!!!
abraço
Esta história é muito esquisita. Há uns anos atrás comparavam o Linux ao comunismo…
Fui ler as notícias relativas a esta operação e fiquei um pouco preocupado, porque uma das clausulas tem a ver com o licenciamento cruzado de patentes de software, o que pode ser prenúncio de uma futura facada nas costas da Novell (a história a repetir-se…).
Espero estar enganado, mas parece-me a velha táctica da Microsoft: “Embrace, Extend, Extinguish”
Isto trata-se apenas de uma maneira da MS poder usar sem qq tipo de problema, código de Linux para melhorar o windows. O linux por enquanto ainda não é preocupação para a MS pois continua a faltar (embora tenha melhorado) o “user friendly”.
A preocupação é sim o OSX q agr com a compatibilidade com processadores intel vai abrir mts portas.
http://www.uneasysilence.com/os-x-proven-hacked-and-running-on-an-ordinary-pc/
@carlos
“A Novell” e não “a Linux”. “A linux” não existe 🙂
gente e se pensarmos o que o linux tem que o windows ainda nao tem… será que é isso que eles querem aprender… para conseguir ter a estabilidade do linux??
instalar os pacotes que nao preciso de reinicio da máquina pk só são usados qnd são chamados. ou mesmo reiniciados por eles mesmos sem termos de reiniciar a máquina umas 500 vezes só por serem updates.
@nuno
Eu sei o que é a Novell e o Linux, agora crticares por trocar numa escrita mais rapida o ” o pelo a” aiai não deves ter muito para comentar nest post, deixa lá de ser picuinhas.
Abraço
Carlos
@nuno
Pelo que sei e se não estou em erro estás enganado quando dizes que o Linux não existe pois pelo que sei de alguns livros e de alguns professores é que existe uma fundação gerida por Linus Torvalds o principal criador do Linux que é ainda responsável por certos códigos do Linux. Apesar de existirem várias distribuições essa fundação continua a dedicar-se de corpo e alma ao desenvolvimento do Linux “inicial” usado ainda em muitas aplicações, etc…
Um abraço,
CHAGAS.
Vejam 😉
http://br-linux.org/linux/microsoft-anuncia-que-ira-promover-o-linux-se-compromete-a-nao-processar-desenvolvedores-e-mais
@carlos
se foi erro de escrita desculpa, mas há quem ainda pense no linux como uma empresa, como outra qualquer (i.e. microsoft) e por isso achei necessária a correcção.